PplWare Mobile

MonPwr 1.0.12 – Poupe energia e o ecrã

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Daniel says:

    Desliga o monitor ou mete-o a pretos?

  2. Ricardo Ribeiro says:

    O problema é que esta aplicação fica sempre sobreposta em relação às outras janelas (browser por ex), o que é um pouco incomodativo. Não dá para alterar isso?

  3. Carlos Nascimento says:

    Já usei um programa desses há tempo, mas desde que comprei um portátil ASUS reparei que vem com a função de desligar o monitor através duma tecla de atalho Fn, dá mesmo jeito.

  4. Carlos Nascimento says:

    Lembrei-me agora…

    Quando tinha o HP, que não tinha o atalho com a função que descrevi acima, usava o Turn Off LCD, podem fixa-lo na barra de tarefas, é só clicar e desliga o monitor.

    Download aqui: http://www.redmondpie.com/turn-off-your-notebook-lcd-with-one-click/

  5. Hugo Cura says:

    Simples e eficaz. No meu netbook tenho um hotkey de origem que o desliga e uso-o bastante frequentemente.

    Este MonPwr é bem-vindo já que mais facilmente vou lá com o ponteiro do rato do que com um hotkey. O botão “Turn Off” é exactamente do tamanho da barra de tarefas que uso na vertical, do lado direito, e seria fantástico tê-lo lá… mas infelizmente não tem uma opção “Always on top”.
    Fiz uma pesquisa e testei vários programas que fazem iniciar um outro no modo “always on top”. O que me agradou mais foi o LaunchOnTop, onde basta corrê-lo com a localização do monpwr.exe como argumento. Infelizmente nenhum deles coloca o monpwr em always on top verdadeiro, pois se clicar no Iniciar da barra de tarefas, lá se esconde novamente.
    Alguém consegue resolver isto?

  6. a Friend® says:

    Por exemplo, nos portateis existe a tecla “Fn” que em conjunto com outra desliga o monitor.

    Mas nos desktops.. não será mas fácil chegar ao botão do Power e dar um clique? 😀

    De qualquer maneira no meu tenho o modo energético bem definido, após 15minutos de idle, puff… monitor a dormir…. para evitar esquecimentos.

  7. Bruno F says:

    Isto é algo que um monitor analisado por aqui não necessita ehehehe.
    Mas é uma óptima aplicação.
    Boa para nós, educativa para os nossos filhos não acham?

  8. Luís Alves Pinto says:

    O ” a Friend®” tirou-me as palavras da boca. Há gente que gosta mesmo de reinventar a roda. Acredito que até possa ter “algum” interesse em portáteis… mas num monitor normal, não me lixem, é mais fácil, mais rápido e mais cómodo pegar no dedinho e carregar no botão (físico) para desligar o monitor. Faço isso quinhentas mil vezes ao dia. Para quê uma aplicação?!

  9. antonio says:

    Também se pode simplesmente baixar o ecrã do portátil.. É o que eu faço sempre.

  10. a Friend® says:

    Epic Question:

    “Há isto para Mac?”

    Resposta:
    http://www.apple.com/downloads/dashboard/status/off.html

    Para mim, como já referi, não é útil… mas nunca é demais partilhar aplicações das mais variadas formas e feitios. 😉

  11. Vítor Araújo says:

    Atenção a quem usa nos portáteis o atalho da tecla “Fn”.

    Já vi em portáteis de várias marcas, inclusivamente no meu, que aquilo apenas desliga a lâmpada. Os pixeis continuam ligados, o que não é bom para o próprio ecrã.

    • Hugo Cura says:

      True, acontece isso no meu.
      Por esse motivo tenho a protecção de ecrã “Em branco” (que é preto) a aparecer em 5min.
      Suspeito que isso aconteça também quando a tampa é fechada, o que é muito mau. Daí recomendar a protecção de ecrã.
      No caso do “Turn Off CD” que acabei de adoptar, isso já não se verifica, e o MonPwr também.

      • a Friend® says:

        Exactamente. O processo de fechar a tampa é igual, desliga o “backlight” mas não o monitor.

        Lembro bem disso por causa de um portatil Acer que tive que o que fazia desligar era um botão que era pressionado com a tampa fechada. Ou seja, podia carregar nele sem fechar a tampa e acontecia precisamente isso.

        Em vez de background negros e afins, penso que a melhor opção passa por ajustar bem as definições de economia de energia do sistema operativo, para desligar o monitor.

        • antonio says:

          Penso que o meu desliga mesmo o monitor. Quando o levanto rápidamente noto a ligar os pixeis e posteriormente a lâmpada.

        • a Friend® says:

          @antonio

          Pois, deve variar de modelo e marca, e se calhar os mais recentes já desligam por completo. De qualquer forma convem sempre tomarem atenção a isso já que é quase imperceptivel. Lembro que só com luz do dia é que via os pixeis ligados, com pouca iluminação era mesmo imperceptivel.

          • Carlos Nascimento says:

            Confirmo o que o Vítor Araújo diz, embora tenha o atalho Fn, caso aponte uma lanterna ao monitor nota-se os pixels ligados, com o Turn Off LCD (que referi acima) isso já não acontece.

            PS: o meu ASUS é um UL30A Series, é um modelo bem recente.

        • Marco Magalhães says:

          Realmente acho que é isso que me acontece com a tecla Fn, eu quando desligo o monitor do meu portátil (Asus) fica tudo preto, mas se olhar bem consigo ver “a sombra” da janela que lá está, não fazia a mínima que isso faz mal ao monitor. E se dizem que ao fechar a tampa o processo é o mesmo, então acredito, nesse caso já adoptei o Turn Off LCD acima citado e vou sempre usa-lo, quer para ausência, quer quando deixo o computador ligado algumas horas apenas com a tampa fechada.

          Estamos sempre a aprender.

  12. Jean Santos says:

    Isso seria interessante num Windows Gadget… não me parece dificil de se fazer

  13. Emannxx says:

    Era mesmo disto que precisava.. o meu HP não tem o “Fn” para desligar o ecrã .. isto vai-me dar muito jeito =)

    Thanks

  14. avlis rotiv says:

    Gostei da simplicidade do software. Ele quando desliga o monitor “maximiza” a aplicação a modo não falhar quando carregamos no espaço ou no enter, como referido acima…
    Mas eu tenho um geitinho para sempre contornar um bom e correcto funcionamento dos softwares, que no meu caso não consegui “ligar de novo” o ecrã… Isso acontece quando são portáteis, normalmente tem botões de atalho que se ao carregarmos sem querer, antes do tal “acender de novo” essa aplicação do atalho sobre põe-se ao MonPwe, fazendo com o o espaço ou enter seja ignorado para a acção de ligar o monitor…

    Resumindo, não escorregue os dedos antes de ligar o monitor! 😆

  15. yuri rostov says:

    é uma aplicação interessante…mas quem tem um toshiba basta ter bem configurado o powersave…:)

  16. softclean says:

    Será que sou o único que não vê muito utilidade disso, ou simplesmente não percebi o conceito?

    Então dizem-me que isto desliga o ecrã. Porquê optar por isso, em vez de pedir ao Windows para suspender o ecrã de x em x tempo de inactividade?

    Eu tenho a ideia que é preferível evitar desligar os aparelhos com tanta frequência, e usar o o modo de suspensão quando vamos voltar a usar o aparelho de seguida. Já agora, aproveito para pedir uns esclarecimentos sobre isto, para quem souber, se será verdade ou não.

  17. Eduardo says:

    o problema, é que ele está sempre visível, não minimiza e fica sobre todas as outras janelas, mais é um aplicativo bastante útil.

  18. Brasil xD says:

    Ele não desligou aqui nãoo!

    ele deixou meu monitor em Gestão de Energia, e a tela ficou toda preta e tive que reiniciar o computador para tudo voltar ao normal!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.