Microsoft Visual Studio 2010
Hoje não vos trago nenhum tutorial mas sim um dos acontecimentos mais aguardados pela comunidade de programadores .NET, a versão beta1 do Visual Studio 2010 e da Framework 4.0.
Um pouco de história:
Muitas vezes falo aqui em Framework .NET mas o que é isso?
Esta foi uma plataforma desenvolvida pela Microsoft para facilitar o desenvolvimento para o Sistema Operativo Windows.
Até á altura da chegada desta plataforma a única linguagem realmente “potente” da Microsoft era o Visual Basic, mas como sabemos, não era nada brilhante, era difícil, o IDE era lento, com muitos erros e claro com o famoso “DLL Hell”. A ultima versão do Visual Basic sem ser .NET foi a versão 6, a partir daqui e em 2002 surgiu o .NET.
O .NET foi das ferramentas de desenvolvimento que mais sofreu alterações e melhorias face aos concorrentes directos (Java e C++) o que fez com que muitas pessoas o adoptassem e em comparação com a concorrência é muito mais simples de usar, a única “desvantagem” é não ser multiplataforma, ou seja, só podemos fazer programas para Windows.
Cronologia:
Visual Studio 2002 / .NET Framework 1.0
A primeira versão oficial da plataforma surgiu em fevereiro de 2002, com o .NET Framework 1.0 e Visual Studio 2002
Visual Studio 2003 / .NET Framework 1.1
Um ano depois, em Abril/2003 surgiu mais uma versão da plataforma, esta chamada de .NET Framework 1.1 e Visual Studio 2003
Visual Studio 2005 / .NET Framework 2.0
Em Outubro de 2005 a Microsoft lança a versão mais “madura” até ao momento da plataforma, é o .NET Framework 2.0 e o Visual Studio 2005. Que é o mais utilizado neste momento.
.NET Framework 3.0
No lançamento do Windows VISTA surgiu uma nova versão da Framework, a 3.0 (esta versão trouxe: WPF, WCF, WWF, entre outras). Apesar de não ter sido lançado para o mercado um novo Visual Studio, foi possível utilizar essas tecnologias através de pacotes que eram instalados na versão 2005.
Visual Studio 2008 / .NET Framework 3.5
Em Novembro de 2007 foi o lançamento do .NET Framework 3.5 e do Visual Studio 2008.
Aqui tivemos o lançamento do LINQ.
VS2008 / .NET 3.5 Service Pack 1
Menos de um ano depois, em Agosto de 2008, a Microsoft lançou o Service Pack 1 do Visual Studio 2008 e .NET Framework 3.5. Neste SP1 temos como novidade alguns dos principais temas do momento: ADO.NET Entity Framework, ADO.NET Data Services, ASP.NET Dynamic Data, etc.
Visual Studio 2010 / .NET Framework 4.0
Em Setembro/2008 a Microsoft anuncia que já prevê para 2010 o lançamento de mais uma versão da plataforma. É o .NET Framework 4.0 e o Visual Studio 2010.
Durante 6 anos de existência a evolução da tecnologia é notável e foi um grande feito por parte da Microsoft.
Novidades Visual Studio 2010:
- Para começar todo o IDE foi remodelado e construído em WPF, o que lhe dá um aspecto muito interessante e maior fluidez.
Ecrã de novos projectos:
- Este ecrã sofreu bastantes alterações e tem imensos projectos que podemos criar. E até podemos fazer download de projectos da Internet.
- Podemos também criar projectos de todas as Framework anteriores a partir da 2.0.
- Podemos usar o ctrl + roda do rato para fazer zoom (funcionalidade do WPF)
- Este novo IDE está totalmente vocacionado para Cloud Development (Windows Azure)
- Parallel Programming
- Mais integração com o Microsoft Office
- Muito mais ferramentas para Web, bem como total intelissense para JavaScript
- Mais ferramentas para desenvolver em SharePoint
- Total disponibilidade para desenvolver SilverLight
- ADONET Data Services 1.5
- Entity Framework 4
- Windows Workflow
- Possibilidade de arrastar os editores
- Possibilidade de criar classes a partir de uma declaração (como existe em plugins como o R#)
- E muito muito mais….
Novidade da Framework 4.0:
Esta nova Framework vai ter um novo CLR , até ao momento só tinha havido alterações na Framework 2.0, ou seja, passamos do CLR 2 para o CLR 4
- Possibilidade de parâmetros opcionais no C# como já existia em VB (será o fim do Overloading??)
- Variáveis dinâmicas
- Named Parameters
- Melhor Garbage Collection
- SortedSet Generic Class (Lista sempre ordenada após inserts, deletes)
- Melhor suporte para Threading
- Novo Tipo BigInteger
- E muitas mais features e melhorias ás existentes
Agora o que nos resta fazer é aguardar por esta maravilha.
Julgo que 2010 e ao contrário do que muitos pensam, será um dos anos em que a Microsoft se irá afirmar mais ainda no mercado das TI, ora vejam, Windows 7, Visual Studio 2010, novo Windows Server, novo Office… Vai ser um ano em grande para a comunidade Windows.
Deixo aqui uns links úteis:
- Neste blog encontram muito boa informação sobre o novo Visual Studio.
- E neste link podem fazer o download do Kit de desenvolvimento da nova Framework que tem alguns exemplos para testar as novas funcionalidades.
Cumprimentos a todos e até ao próximo tutorial.
Boa programação.
Este artigo tem mais de um ano
Eu como utilizador diário de Visual Studio só tenho a dizer bem, não é em nada inferior ao eclipse ou netbeans, diria até um pouco superior com a versão 2008 e penso que com esta nova versão vai ganhar bastantes pontos. Veremos como respondem as outras ferramentas mais vocacionadas para java.
Para aplicações Windows based é bastante superior que Eclipse e Netbeans.
Sim senhora a senhora Microsoft está apostar em grande!
ESTAMOS NO PÓDIO !
Visual Studio o melhor IDE do momento, ao contrario do k o Rui disse penso que esta anos Luz a frente do eclipse para n falar do netbeans.Já a framework tb me parece alguns anos luz a frente da biblioteca de java.
Que a Microsoft continue a trabalhar assim k nos programadores agradecemos.
acho que se encontra à frente desde o vs 2008 mas com os anteriores não encontro assim grande margem. Penso até que era bastante inferior o Vs 2003 em relação ao eclipse e netbeans da altura.
MAs mesmo com o 2008 quais são as grandes vantagens de IDE?
Quanto à framework acho que .net é superior a Java mas é uma opinião suspeita de quem trabalha mais ultimamente em c# e sabe mais de c# que java
Pois também sou suspeito, a versão com que realmente trabalhei foi o 2008 tive um interregno dd o VS6.0 k n acho tão frakinho assim ao contrario da opiniao do Henrique mas sao opinioes.
Grandes vantagens? Hmmm primeiro a qualidade visual, segundo a facilidade de criação de projectos de varios tipos, terceiro todas as opcoes inerentes a framework, entity model, wcf, wpf etc.
Eu sinceramente nc gostei de java nem do eclipse apenas trabalho pk a faculdade a isso obriga :/
Eclipse + Java quase não precisamos de escrever código! Ele escreve-se sozinho 😛
Este software deve estar potente. Não existe nada parecido para PHP?
http://www.cidadeviseu.com
Aptana Studio.
Uso e recomendo. Disponível em standalone e como plugin para o eclipse.
http://www.aptana.com/
@Nuno Amaral
Tens o Delphi para PHP.
http://www.embarcadero.com/products/delphi_for_php/index.php
enquanto compilar para a linguagem msil ou il…. não vai ser bom…
abaixo o .net!!!!! onde já se viu poder obter o codigo fonte da aplicação!!!!!
Quer dizer um empresa faz o projecto e depois um esperto chega lá so com o ficheiro .exe obtem o source code…
Microsoft .net estava muito bom ate descobrir que se podia obter o source code…
O source code consegue-se obter sempre: quer seja .NET, Java, C++, C ou outra linguagem qualquer. Mesmo nos exe nativos consegue-se obter a linguagem máquina (ASSEMBLY). O processo de compilação é sempre possível de inverter.
Pode-se é camuflar o código com o que se chama obfuscators que basicamente metem o código um bocado ilegível. Mas com um pouco de paciência também se vai lá 🙂
O melhor é mesmo protegeres o teu software com copyrights e/ou patentes.
ou não proteger e oferecer o código com o programa 😉
Oi?? não queres desenvolder???
Isso não é bem assim, ou achas que eles não pensaram nisso!? Se utilizadores um bom obfuscator fica praticamente impossível em tempo útil obter com legibilidade o código fonte.
Boas, realmente também não gosto dessa facilidade mas existem muitas formas de o contornar, mas isto acontece com todas as linguagens e todos os programas, se fosse tudo protegido não existiam Cracks.
Basta saberes Assembly e voilá tens o código todo aberto.
Pata .Net existem muitas ferramentas que protegem o código.
Cumprimentos
É engracado ver ppl falar sem saber…
WWF = World Wrestling Federation? 🙂 Tou no gozo… Agora a sério:
Até podes ter razão em relação ao que dizes na introdução referente ao VB6 mas o .NET parece-me bem mais complicado… Não achei o VB6 nada dificil, tinhas tudo ali à mão e um help em condições que realmente ajudava, coisa que não tens agora no .NET na minha humilde opinião… Acabei a minha 1ª aplicação em VB.NET 2008 e se não fosse a internet estava feito, até tive dificuldades em abrir uma base de dados access e correr uma query. Claro que não programo profissionalmente…
Infelizmente discordo da tua afirmação.
Com o .NET tens a maior comunidade alguma vez criada para suportar os programadores, a MSDN, tens lá tudo, e quando digo tudo é mesmo tudo. Tens a descrição de todas as Classes, Propriedades, etc, mesmo tudo.
Como ainda vais na primeira aplicação compreendo, mas quando fizeres a segunda vais ficar viciado 🙂
Cumprimentos
o problema do MSDN, é que para iniciantes, grande parte das explicações não dizem nada
mas tens sempre foruns para por as eventuais duvidas 🙂
Apesar de C# ser a minha linguagem de eleição, tenho que concordar contigo, apesar de saber perfeitamente que é quase certo que em .NET as linguagens nunca irão deixar de ser compiladas para uma linguagem intermédia. Talvez futuramente possam surgir alguns métodos de ofuscação. Até lá, a alternativa (quase) perfeita… Java.
Já existem. O VS até vem com uma versão incluida para isso.
Excelente plataforma, mas é limitada a Windows. Cada vez mais se usam outros SO’s seja linux ou MacOS acho que a tendência será para um desenvolvimento muiti-plataforma, digo eu. A minha preferência vai para java, php, etc devido a esse facto. Mas é claro, felicito a MS por este grande framework.
Existem WINE´s e companhia para correr as aplicacoes, inclusive axo k existe um projecto kk para exportar o .net para linux ou kk koisa parecida.
Sim tens razão, mas há sempre muitas incompatibilidades nessas ferramentas.
Conheces o projecto MONO?
É a implementação .NET multiplataforma. http://www.mono-project.com
A Framework .NET não funciona apenas em Windows, o http://www.mono-project.com não é apenas uma miragem, efectivamente funciona e podem testá-lo!
Já conheço há algum tempo e parece-me um grande projecto, já o tentei utilizar várias vezes mas sempre me deu muitos erros e incompatibilidades, e julgo que até ao momento só suporta a framework 2.0, acho eu.
Cumprimentos
Sim, confirmo, até ao momento só suporta a .NET 2.0, mas é mais que suficiente para uma grande maioria das aplicações. Depois de se acertar com a instalação é engraçado ver as aplicações desenvolvidas no Windows através do VStudio a funcionar perfeitamente em Linux ou Mac (no Mac nunca vi pessoalmente).
Eu acho que tinham feito melhor em criar um IDE decente para o gnome em vez de tentar tranportar o .net para o linux. Pode ser que com o desenvolvimento futuro o monodevelop se torne o “IDE decente para o gnome” 🙂
Um IDE decente para que linguagem? xxx.Net? Depois sem framework, ficavas na mesma, nada funcionava :S
Para outras linguagens, o que há mais são IDE’s decentes para Linux, dois bons exemplos são o Netbeans e o Eclips, citados anteriormente
Alguém sabe se tem suporte a mpich2 ou openmpi?
Para quem se quer nas tintas para o .Net e quer continuar a desenvolver em VB: http://www.jabaco.org/
Uso e funca, apesar de ainda estar em beta!!!
Eu só tenho a dizer bem!!!
muito bom!!!
Até dá mais gosto programar!!!
Parabéns Equipa pplware!
Todos os dias um excelente trabalho!!!
Cumprimentos
Fernando Moreira
Já que se está aqui a falar em programação e reversão de codigo, deixo aqui uma pergunta, sempre pode haver alguém que me possa ajudar.
Ora bem, tive um problema no disco rigido do meu PC, e o codigo fonte de um pequeno software que tinha feito, foi todo para o galheiro, acontece que tenho o executavel, mas que necessitava de uns pequenos ajustes e correcções. Será que existe por ai alguma ferramenta magica que me permita voltar a obter o codigo?
Boas,
Para isso basta ires a este site e sacar esta pequena aplicação para testes.
http://www.red-gate.com/products/reflector/
Com esta aplicação consegues abrir o codigo (se não estiver protegido) e até podes criar projectos a partir do mesmo automáticamente.
Cumprimentos
Obrigado Henrique, vou investigar.
O único mal é estar dependente de uma framework tão pesada… e que se nota a diferença quando acedemos por web a páginas aspx e php …
Achas que é pesada? Eu pessoalmente axo as bibliotecas de java muito mais pesadas principalmente quando se trata de interfaces graficas.Talvez relativamente ao aspx seja um bocadinho pesadita mas já viste as possibilidades k tens relativamente ao php?Consegues desenvolver mt mais rapido em aspx do k em php por exemplo para n falar de muitas vezes n precisares seker de colocar codigo no meio do html como fazes com o php.
Programador à séria gosta de mexer com código. 🙂
N deves ter entendido o k eu disse, alem disso para um programador a serio entenda-se profissional o essencial e a producao k tens com uma ferramenta, eu kero la saber se tenho k programar 1000 linhas de codigo se a framework me fizer isso no tempo de um click, o importante e o tempo, isso e td mt bonito mexer em codigo mas e kd n tens k contar com factores como tempo.
Exacto.
O principal é a rapidez com que se faz as coisas e para isso o Visual Studio oferece-nos uma grande variedade de objectos e controlos drag e drop.
Quando não existem o que se faz é criar controlos nossos que derivam dos existentes com novas funcionalidades e para quê?! para poupar tempo. Time is Money. Quanto menos teclares melhor, por isso também existe o copy+paste.
Cumprimentos
Sim eu sei!! Foi só uma piada 😛
Se tivessem de programar em linguagens a sério já não falavam assim 😛 (jk) (linguagens a sério, vulgo, linguagens que não tem nada dessas mariquices de existirem classes para tudo e mais alguma coisa, vulgo, COBOL ) 😀
Dizer que a utilização de parametros opcionais poderá ser o fim do overloading é daquelas barbaridades, que espero que o autor apenas tenha dito isso porque mais de 90% do publico alvo do artigo são meros curiosos e é preciso simplificar a mensagem.
Obviamente que podemos fazer tudo com parametros opcionais. Mas em termos de abstração, o código torna-se um autentico esparguete. Já por isso surgiu o paradigma OO. Foi para evitar este tipo de coisas
Para bom entendedor meia palavra basta,
se calhar os 90% que tu indicas são mais inteligentes que tu e repararam que era apenas um comentário sarcástico e não real, nem baseado em nada e nem sequer é uma opinião era só para “mandar para o ar”.
E respondendo á tua questão é claro que não irá acabar.
Os 90 % podem ser curiosos mas é assim que começam os grandes programadores. Nunca tiveste curiosidade em aprender, ou nasceste ensinado?
E os curiosos são quem mais nos desafia porque fazem perguntas sem ter medo de que quem vá responder pense que não percebem nada.
Cumprimentos
1º Não ofendi ninguém, apenas defini o publico alvo. Dizer que são curiosos no tema não é perjurativo, apenas significa que o artigo
tem de ser escrito de forma superficial. Genero os artigos de divulgação cientifica.
2º Achas foi um comentário sarcástico? A maioria dos programadores usa o overloading simplesmente porque não tem os parametros opcionais. Quanto mau código eu já não vi em VB .net, em que utilizam parametros opcionais quando deveriam usar overloading. Usam parametros opcionais simplesmente porque é uma programação mais imperativa.
Por exemplo. Se és programador sabes que 99% (estou a exagerar, obviamente) do código que se faz não é OO. Depois dizem que sabem programar sob o paradigma OO. Não o duvido que o sabem, simplesmente não o fazem. Em relação ao overloading passa-se o mesmo.
Portanto, não sei se foi sarcástico. Até que para determinadas situações é chato não haver parametros opcionais. O problema é abusarem
PS: O que quis dizer com o meu comentário é que espero que o autor com esse comentário seja um desses programadores
E sai um + para o Henrique Graça 😉
Nível gráfico excelente peca pela sua plataforma .Net e a sua inovada/ineficiente linguagem de programção que altera cada vex que sai uma framework diferente ou um servidor SQL de resto é simplesmente excelente.
Graças a deus desenvolvo em java…
Graças a deus nem todos os programadores são tao straight como tu…
“Até á altura da chegada desta plataforma a única linguagem realmente “potente” da Microsoft era o Visual Basic, mas como sabemos, não era nada brilhante, era difícil, o IDE era lento, com muitos erros e claro com o famoso “DLL Hell”. A ultima versão do Visual Basic sem ser .NET foi a versão 6, a partir daqui e em 2002 surgiu o .NET.”
He pa desculpe-me este autor deste artigo mas esta frase é a piada do ano. Só quem nunca trabalhou com o Visual Basic é que pode dizer uma barbaridade destas. O Visual Basic 6 é ainda hoje uma das linguagens mais usadas, e a Microsoft por isso mesmo ainda agora anunciou que o runtime do VB vai continuar a ser suportado no Windows 7… o que implica mais 10 anos de suporte. Porque será? Do guaraná?
Depois dizer que o VB nao era facil. he pa… é preciso ter paciencia. O VB é e sempre foi reconhecidamente uma linguagemd e facil aprendizagem. Não foi à toa que o seu derivado, Visual basic for Applications, é ainda hoje o motor das macros do Office. É também por ser uma linguagem com uma curva de aprendizagem curta, que de tão curta que era, abriu as portas a muitos porgramadores. De tal forma que quem programava em linguagens que eram mais rigidas e por consequencias mais dificeis de começar a usar, sempre olharam para o VB como uma linguagem menos séria.
No entanto o VB foi o sucesso que foi e ainda hoje muito mas mesmo muito código por esse mundo fora é feito em VB6 e VBA.
Depois dizer que a linguagem mais poderosa da MS foi o VB… he pa… tenham santa paciencia. A linguagem mais poderosa foi sempre o C++. E ainda o é hoje. O problema do C++ é a sua curva de aprendizagem que é bastante mais acentuada que a do VB.
Tenham cuidado com o que escrevem porque nao são só leigos que lêm estas coisas.
Por outro lado deixo aqui uma lição que de vida para quem é programador. Não é a linguagem que escreve os bugs e o código mal feito. É o programador… e isso pode acontecer em qq linguagem. Eu sei porque desde o Assembly até ao .NET já passei por elas todas.
O .NET cria mais um nivel de abstração ao programador. É o concorrente directo da plataforma JAVA… mas o .NET não é uma linguagem. É uma PLATAFORMA e como plataforma que é, existem DEZENAS de linguagens que podem ser usadas. As mais conhecidas neste momento são o VB, o C#, o C++ (sim o C++ tb pode ter como target a .NET framework), o f#, etc.
A partir do VS2008 passa tb a ser possivel fazer target da plataforma que queremos usar. O vs2008 permite programar para a v2, v3.0, v3.5. A vs2010 permite adicionalmente a estas para a v4.
Mais algumas notas. O Visual Studio 2002 nao existiu com este nome inicialmente. O que existiu foi o “Visual Studio .NET”. E não apareceu em 2002. Apareceu em 2001. Eu comecei a programar na versao beta 1.
Gostei bastante do teu comentario, dos poucos k vi aki ultimamente, eu fui um dos k comecei no VB, vb 5 ainda, na altura n havia net como agora e lembrome de comprar uma copia por 5€ axo eu, n me lembro se ja havia os €.Penso que a linguagem tem bastante potencial, mas compreendo a posicao do Henrique, kem vem do c ou do c++ e leva com vb a frente deve ser um choque, pois estao habituados a uma pratica k na minha opiniao a nivel profissional e errada, k e bater o maximo de codigo possivel, kd na realidade kt mais tempo se puder poupar nessa parte melhor.
Boas,
Quando me referia á dificuldade não era do VB em si mas sim do IDE, que era lento e muito susceptivel a erros e a bloqueios.
A linguagem em que aprendi e programei durante muito tempo foi VB6 por isso sei do que falo. E concordo contigo é a mais simples de aprender.
“Depois dizer que a linguagem mais poderosa da MS foi o VB… he pa… tenham santa paciencia. A linguagem mais poderosa foi sempre o C++.”
O C++ não é nem nunca será da microsoft, o que temos disponivel é um “pseudo” C++ em managed code chamado Visual C++.
Nunca disse que .Net era uma linguagem, mas sim sempre uma framework.
Em 2001 usavas a versão beta, logo não foi a data final de saida, certo? Mas se duvidares segue o link.
http://en.wikipedia.org/wiki/Microsoft_Visual_Studio#Visual_Studio_.NET_.282002.29
E sim chamava-se Visual Studio .NET (2002) mas como foi a primeira versão e não existiam nenhumas cortou-se o ano, mas como ja deves ter reparado agora chamas todas as versões pelo ano de lançamento.
Henrique… o IDE do VB6 se hoje o comparares com o VS.NET ou as novas versoes do ECLIPSE ou até com o Delphi é obviamente um IDE menos “potente” no sentido que não tem nem metade das coisas que os IDE de hoje têm. Mas ser um IDE dificil… lento.. ou cheio de error… para quem diz que trabalhou com VB6, ou não conheces o VB6 a sério, ou nunca usaste plugins como o MZTools ou o CodeSmart… ou então não conheces o que havia antes do VB6.
O VB6 para alem de um intellisense já bastante evoluido, tinha um designer de aplicações windows extremamente intuitivo e já usava tecnicas bastante interessantes de databinding, para quem gostava de usar.
Em termos de IDE dizer que era lento… é prova de desconhecimento. O IDE do VB6 é extremamente rápido e ainda hoje eu o uso. E com as maquinas mais recentes mais rapido fica.
Se te referias às aplicações em si… quando compiladas para código nativo (algo impossível de fazer com a .NET framework) são rapidas e usam poucos recursos. Na .NET framework quando fazes uma aplicação por mais simples que seja, mal arrancas com ela ocupa-te umas dezenas de megas. Uma aplicação VB6 isso não acontece, se estiver bem feita obviamente.
O Debug do VB6 já tinha funcionalidades que só recentemente o IDE do VS.NET suporta. Edit & Continue por exemplo.
Existem milhentas razões para as quais eu podia justificar a razão da minha admiração quando vejo alguem a fazer um artigo de opinião ao Visual Studio referindo-se ao VB6 como tendo um IDE lento e dificil, com muitos erros.
Não estou de forma alguma a querer dizer que o VS.NET é mais lento ou pior que o VB6. Mais lento sim… mas é um IDE muitos anos luz a frente. O que eu aqui ponho em causa é a forma como classificaste o VB6.
So uma nota a parte. Mostra-me quandos editores passados mais de 10 anos depois do VB6, conseguem ser muito melhores que o mesmo. A fazer código, a desenhar forms, etc. Ainda hoje… muito poucos te garanto. E o designer do VB6 ainda hoje só ha um IDE que consegue ser melhor (e só a partir de 2005)… o VS.NET.
Boas,
Então deveria ser só da minha máquina, que existiam fenómenos.
Gosto especialmente do VB6 a alertar para erros com uma messagebox sempre bem vinda, e a não detecção de erros em compile time é outra das vantagens, o código esparguete, os eventos topo de gama, enfim era uma linguagem perfeita.
É claro que para a altura, 10 anos atrás era bom, mas tá na altura de olhar em frente, sei que deves programar em VB6 não por opção mas sim por obrigação do trabalho, se não já tinhas mudado, e acredita mudei de trabalho por causa disso, não suportava mais.
E outra coisa VB há 10 anos atrás não tinha nem metade dos utilizadores que o VB.NET tem agora, antigamente utilizava-se muito mais C++, e durante muitos anos os programadores de VB foram considerados como inferiores em relação aos outros programadores de linguagens de baixo nivel, foi o .NET que salvou o VB.
Resumindo, percebo a tua opinião, tenho um colega igual, mas o caso dele é o ASP vs ASP.NET, é claro que para programadores “old school” custa a mudança, mas um dia temos de mudar, a única coisa que refiro é que temos uma grande plataforma para fazer essa migração.
Cumprimentos.
Eu e a equipa da qual sou responsável trabalhamos hoje em VB6 e em VB.NET. mais em .NET obviamente.
Se tivesses tomado atenção eu disse que comecei com o .NET em 2001 com a beta 1 do VS.NET.
Em relação a codigo esparguete mais uma vez não estas a tomar atenção. Logo na primeira mensagem disse que ” Não é a linguagem que escreve os bugs e o código mal feito. É o programador… e isso pode acontecer em qq linguagem.”
Espero que penses da mesma forma, senão espero nunca ter de lidar com código feito por ti. 🙂
Eu compreendo o teu ponto de vista em relação ao VB6. Deves ter tido más experiencias com a linguagem. Não era para todos. Era um IDE que necessitava que as pessoas soubessem por exemplo configurar o IDE para desligar as tais caixas de dialogo com erro ed que falas. Normalmente essas opções refundidas (Tools – Options – Autosyntax Check que mais não faz do que passa apenas a alterar o texto para uma cor diferente quando há um erro de syntax) são só para experts 🙂
Também acho uma piada do caneco primeiro no artigo dizeres qoe o VB6 era a linguagem mais “poderosa” da MS e depois agora o VB6 já era menos usado que o VC++ … mas pronto… vamos ficar por aqui porque ainda começamos a monopolizar os comentarios.
Só mais uma nota. O VB.NET não é um VB6 melhorado. É uma linguagem complectamente nova numa plataforma complectamente nova. Só mesmo para esclarecer esse ponto porque para alguns leitores pode parecer que o VB.NET veio salvar o VB6… quando na realidade o VB para COM acabou na versao 6 sendo que a partir do .NET estamos a falar de outra coisa complectamente diferente. De igual só tem a parecença e alguns helpers para facilitar a migração.
Ah e tb trabalhamos em C# 🙂 Nao é só VB.NET. Hoje em dia programador que não seja poliglota tem os dias contados.
Recentemente tive uma formação em .Net com C#
Aprendi muito e para quem não costuma programar, vi coisas bastante porreiras na formação.
O meu formador disse-me que .Net é multiplataforma, visto correr em qualquer Windows e, ainda não está estável no Linux e no Mac mas, é só dar um pouco de tempo 🙂
Lembro-me que quando comecei a trabalhar com Eclipse, Netbeans e code::blocks nunca precisei de um curso de IDE. A partir do momento que a escola me obrigou a trabalhar com VS foi um desastre. O VS 2005 ou 2008 são muito bons para .net! O problema da IDE é que a MS está constantemente a fazer alterações a tudo. Nada entra devagar, quando sai uma nova versão um programador tem de comprar centenas de livros para voltar a aprender sobre a IDE. Novas funcionalidades etc. Isso não é bom para um programador. Tirando a parte que o VS é 2x mais pesado que Netbeans ou Eclipse.
E não comparem .net a Java ou a outra linguagem! .Net é uma plataforma, Java é uma linguagem.
PS: É possível trabalhar em asp e c# em linux com a plataforma Mono.
eu trabalho com eclipse e vs e sinceramente acho que o vs come pó do eclipse todos os dias. o “intellisense” é completamente brain-dead e limita-se a sugerir tudo e mais alguma coisa sem contexto absolutamente nenhum, o “refactoring” e a gestão de versões são inexistentes, a plataforma é completamente fechada e não integra com nada. basicamente é um brinquedo giro mas para trabalhar é inutil
Olá pessoal baixei o VS 2012, instalei agora está pedir chave de produto quando cancelo ele abri e não cria atalho ao desktop