Microsoft Silverlight 1.0 RC 1
Microsoft Silverlight é a resposta da Microsoft à evolução dos plugins, estes causaram alterações profundas no modo de navegar. Os mais cépticos rotulam a nova tecnologia como "concorrência" ao Adobe Flash, o mais entusiastas apelidam como a nova geração de "estradas" multimédia ao serviço dos browsers.
Seguindo as linhas da Microsoft podemos dizer que o Microsoft Silverlight, antes conhecido como WPF/E". WPF/E é o nome de uma nova tecnologia de apresentação na Web criada para ser executada em diversas plataformas.
Permite a criação de experiências elaboradas, interactivas e visualmente impressionantes que podem ser executadas em qualquer lugar; em navegadores ou em vários dispositivos e sistemas operativos, Apple por exemplo.
De acordo com o WPF (Windows Presentation Foundation), o XAML (eXtensible Application Markup Language) é a base do recurso de apresentação "WPF/E". O XAML é uma tecnologia de apresentação do Microsoft .NET Framework 3.0 (infra-estrutura de programação Windows). É a mais nova tecnologia para navegadores e plugins da nova geração. Desenvolvido para competir com o todo-poderoso Flash, da Adobe, Silverlight oferece uma nova experiência para aplicativos ricos e interactivos na Internet. Bom, palavras Microsoft para dar inicio a uma nova geração de funções e de ferramentas multimédia.
Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows Vista/Mac Download [win]: Microsoft Silverlight 1.0 RC 1 [1.37MB] Download [mac]: Microsoft Silverlight 1.0 RC 1 [4.8MB] Homepage: Microsoft Silverlight
Este artigo tem mais de um ano
Minority Report ?! lol 😀
Mais uma cena para dar cabo da cabeça aos webdesigners, já não basta a diversidade que há!
Não me convence… Enquanto não suportar nativamente sistemas operativos decentes tipo Linux, não me convence. Do ponto de vista de funcionalidades não é mais potente do que o flash para a web. Eventualmente poderá ser mais potente no desktop pela sua integração com o .net do que o apollo. No entanto também aqui a adobe ganhava o meu voto pelo facto de estar prevista uma versão para linux.
Tal como disse o @phoenux, só o facto de não suportar Linux já é muito mau sinal, porque este tipo de tecnologia não pode, nem deve estar dependente de sistemas operativos.
A Microsoft vai dizendo que talvez mais tarde possa suportar, mas esse talvez não é suficiente.
Outra critica que é feita ao Silverlight é o facto de não respetar standards internacionais, algo que infelizmente já se tornou habito para os lados de Redmound (exemplo Internet Explorer).
Vamos lá ver no que é que isto vai dar.
Simplesmente o Máximo .
Bem Haja
Carlos
Bem adobe flash, java FX. agora este eu ja tinha conhecimento mas ja nao chega? e que e estafante ir pra cada site e ter de usar um plugin diferente :S