PplWare Mobile

Microsoft protege melhor o Office contra pirataria

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Ana Narciso


  1. O Silva says:

    Bom Dia,

    Em resposta à pergunta final, claro que a Microsoft não vai ganhar nada com isso, ou poderá até ganhar alguma coisa, mas a Microsoft sabe que se um software não for pirateavel não terá a expansão que deseja para os seus produtos.

    Se forem demasiado exigentes, vai haver mais utilizadores a migrarem para o OpenOffice… e a Microsoft não quer isso

    • José Moreira says:

      A sua observação parece-me bem pertinente. Claro que a MS pode tentar evitar essa migração, por exemplo oferecendo aplicativos que não sejam encontrados nos “Open Source”. Deixe-me dizer-lhe que em igualdade de circunstâncias prefiro o MSOffice ao OpenOffice. Quanto mais não seja porque de cada vez que o OO actualizava eu tinha de desinstalá-lo para instalar a nova versão (não sei se ainda é assim…). Mas é claro que entre um (bem!) pago e um grátis, eu prefiro o grátis. A não ser que o pago compense.

    • Telmo says:

      Não me parece que a MS consiga impedir a pirataria – sempre será descoberta uma nova forma de burlar a protecção…

      • cativaweb says:

        Mas você sabe que tudo que é proibido acaba tornando-se mais gostoso…
        Queria saber quando a microsoft economiza utilizando usuarios para testar softwares e fazendo marketing deles…

        Nada me tira da cabeça que o windows ME foi um OS beta para testar novas tecnologias, onde nao gastaram 1 centavo para aprimora-los, ao inves disso ganharam milhoes..entao veio o XP.
        Mesca coisa com o Vista…entao veio windows 7

    • Edson-Brasil says:

      A Microsoft, ao meu ponto de vista, não tem “total intenção” em acabar com a pirataria. Se assim ela quisesse, as versões finais dos Windows (XP, Vista ou 7) e Offices (XP, 2003, 2007, 2010) seriam como as versões beta que expiram no prazo determinado e são mais difíceis de “crackear”. Esse negócio de o Office 2010 mostrar avisos sobre a cópia ilegal ao invés de travar totalmente a aplicação, mostra que a Microsoft quer que o Office pirata continue em uso. Os Windows e os Offices são facilmente pirateados para que continuem a ser os mais utilizados, com isso a Microsoft pode dizer com orgulho que a cada 10 computadores, 9 utilizam Windows (por exemplo).
      E quanto à funcionalidade superior do Office em relação aos Open isso é verdade. Já testei diversas suites Office Open e nenhuma delas chega ao nível de recursos dos Offices da Microsoft. Creio que para acabar com a pirataria, a empresa deveria vender seus produtos a um valor mais baixo e acessível e aí sim, para os menos compensaria comprar o produto ao invés de “crackear”

    • Wilson Silva says:

      Penso que para a Microsoft, o utilizador final ter uma versão pirata ou o OpenOffice é indiferente visto que não ganha dinheiro com ambas.

  2. Windowstec says:

    Acho que concordo !!!

    Realmente é bem pensado 🙂

  3. Sonhador Marciano says:

    Não se esqueçam que corre por ai o boato de que a MS vai disponibilizar livremente as aplicações Base (Word, Excel,…), contudo não sei se vai ser apenas através da vertente on-line

  4. PELICULAS says:

    Será impressão minha ou já ouvi antes esta conversa de um sistema anti-pirataria….

    • Era uma vez says:

      Será impressão minha ou os teus comentários são completamente vazios? O teu site é tão mau que precisas de vir publicitá-lo ao dos outros?? Pessoal, não carreguem nos links dos sites destes inúteis.

  5. José Romão says:

    Não existe tal como como software não piratiavel.. pode demorar mais ou menos tempo mas é sempre possivel crackar o que quer que seja, enquando for possivel fazer reverse engeneering é possivle crackar..

    Um vivo exemplo disso foi o ultimo GTA, onde alegaram ter gasto milhares de dollars no desenvolvimento de algo nao piratiavel… epah e conseguiram.. durante.. 3 dias, que foi quando começeram a aparecer os primeiros cracks.

    por isso.. é uma batalha perdida desde inicio… li uma vez na faculdade numa revista da propria microsoft a dizer algo do genero: “often crackers know more about the code then programers themselfs”
    (normalmente os crackers sabem mais do codigo que os programadores que o fizeram)

    o que é uma grande realidade.

    abraço

    • Rui Silva says:

      normalmente os crackers sabem mais do codigo que os programadores que o fizeram

      É equivalente a dizeres que os tipos que rebentam uma fechadura para assaltarem o carro sabem mais de carros do que os construtores automóveis. Até podem conhecer muito bem as 30 ou 40 peças diferentes que compõem a fechadura mas não sabem nada das outras 3000 ou 4000 peças, combustão, aerodinámica e por aí fora.
      Se quem faz o crack sobesse assim tanto de código com certeza criava ele próprio o programa…

      • José Romão says:

        lol carissimo nao deves saber bem o que estas a comparar… nao sei se sabes programar ou nao mas pra fazer um crack tens de compreender como funciona todo o mecanismo de validação e o facto de fazerem isso em assembly nem sequer em codigo de alto nivel já é um feito bastante grande.. quem faz o crack nao precisa de fazer o programa pois um programa de dimensao do office nao se faz com 1 pessoa mas com uma equipa mto grande. o cracker nao tem como objectivo demorar 5 anos a fazer um programa.. prefere algumas horas/dias para o crackar.

        sao objectivos diferentes..

        agora nao me venhas com comparaçoes dessas que eu nao percebo nada de fechaduras mas sei partir vidros.. :S

    • A friend says:

      Crack para o GTA… participei nessa! lol

      http://thepiratebay.org/torrent/4553630/GTA_IV_-_Crack_Under_Progress_%28Follow_ALL_the_Steps%29

      Nas primeiras tentativas de por o jogo a funcionar…

      Pessoal, fazer um crack é relactivamente simples.. nunca se compara a fazer um programa no seu todo…

      Há protecções e protecções, mas nenhuma delas implica saber todo o processo do software…até porque o Office é um software demasiado complexo… e dividido por diferentes tipos de departamentos de programadores.

      O segredo de um crack está apenas em saber onde é que está a “tranca” do software e tirar-lhe a fechadura ou simular uma chave…

  6. Daniel says:

    1 mes no max e anda ai a rodar ^^

  7. MN says:

    Estava tudo muito credível para mim até ler que vai ter o mesmo serviço de gestão de chaves do Windows 7. Ora, se eu neste momento estou a navegar na minha cópia “comprada”, que venha de lá este Office 2010!

  8. OmeuNOME says:

    como eu gostava que isso fosse verdade!
    era ver o pessoal a usar openoffice, e todos eramos mais felizes 😀

    quem usa vários sistemas operativos só tem a ganhar em usar software multi-plataforma como o OpenOffice.

    assim como o próprio sistema operativo, assim não me pediam mais para instalar versões piratas e instalava antes Linux que dá menos trabalho e funciona melhor.

    • Olly says:

      Concordo… em parte.
      Pois infelizmente (no caso OpenOffice) há algum software livre que ainda não chega aos calcanhares do pago 🙁
      Com muita pena minha.

  9. jony says:

    “será desta que a Microsoft ganhará a batalha contra a pirataria?”
    Não! LOL

    • Vítor M. says:

      Mas a Microsoft quer ganhar essa batalha? Um meio termo não será mais sugestivo?

      Ao nível comercial e estudantil fazem-se acordos de cooperação em troca de compra de licenças. Ao nível não-comercial, nós em casa portanto, tenta-se (ao de leve 🙂 ) criar um entrave para dificultar… só dificultar, pois é até rápido conseguir aquilo crackado. Logo e dessa forma, a Microsoft mantém a melhor suite de produtividade impregnada nos vícios dos utilizadores pequenos e graúdos obrigando por sua vez a empresas a adquirir a ferramenta.

      A verdade seja dita, o Open Office ainda está a anos luz do MS Office… é uma tristeza aquele Calc… mas enfim.

      • rsl says:

        uiii Victor, vais ferir susceptibilidades! :)Mas concordo contigo, volto a afirmar “se há programa da Microsoft que mereça o dinheiro, o M Office é um deles”.

        • Vítor M. says:

          Sim de facto é e é o produto que mais receita traz à Microsoft. O pacote profissional é o produto mais vendido pela Microsoft.

          Não podemos ainda comparar qualquer pack de produtividade ao MS Office, não faz sentido. A Apple tentou acenar aos seus utilizadores com o iWork e colocou para essa “pequena” ferramenta de produtividade o preço de 100 euros. Se compararmos com os 100 euros que custa o Microsoft Office 2008 for Mac Home & Student Edition EN… qual será a melhor compra?

          E se formos comprar bem ao nível da classe estudantil…. Microsoft Office Basic 2007 PT OEM versus Open Office… tendo em conta os preços e descontos que os estudantes podem beneficiar, não sei se valerá a pena ter um Open Office! 😛

      • MC says:

        Obviamente que eles não querem que TODOS não consigam usar… mas também temos de perceber que cada vez mais os utilizadores comuns (as pessoas que não pescam nada) não se querem chatear em todos os meses terem de ir à Internet procurar um novo crack para o WGA ou o OGA.
        E quem não sabe procurar acaba com vírus/spyware no PC, ou a ter de chatear constantemente o amigo que percebe…
        Sei do que falo pois trabalho numa loja, e isso é constante. As máquinas vêm para formatar com a chave do Windows colada (que dantes nunca tinha) e com o Office pirata. Quando se formata, a loja não pode colocar o Office pirata (pelo menos aqui), logo o cliente perde o Office e ganha o OpenOffice.
        A partir deste ponto existem dois tipos de pessoas. Os que têm ou arranjam o Office-de-pala-no-olho e os que NÃO. E acreditem que a maior parte dos clientes não estão para se chatear a pedir sempre CD’s aos amigos, e preferem pagar os 80€ de um Office Casa e Estudantes.

        Desta forma, está a acontecer o mesmo que aconteceu com o Windows. Cada vez se vê mais computadores devidamente licenciados, e a Microsoft vai ganhando lentamente a batalha contra a pirataria. Ou vocês pensam que os 5 ou 10% dos que fazem pirataria fazem “cócegas” no Gigante?

      • kardos says:

        Agora não tenho fontes, mas acho qe a própria Adobe já disse o mesmo acerca do Photoshop e companhia.
        Muitos dos qe utilizam o Photoshop crackado, mais tarde vão trabalhar para empresas, e como estão habituados a mexer nesse software, acabam por comprar as licenças.

  10. Bino says:

    off topic.

    Conhecem algum programa que através de uma password, permita esconder varias pastas em simultaneo ou pelo menos bloquear o acesso a essas pastas. No fundo era fazer o mesmo que faz o my lockbox, só que para varias pastas.

    Desde já agradeço.

  11. Bónus says:

    Era bom que isso fosse verdade, mas não me acredito. A Microsoft precisa da pirataria para manter o monopólio.

  12. Ipap7 says:

    A microsoft tem de ter cuidado, a importancia do sistema operativo para o utilizador comum não é a mesma que a do office, em regra geral o OpenOffice substitui bem o office e é grátis. Não me parece uma jogada inteligente.

  13. deepHouse says:

    Se o Office 2010 vier tão protegido como vinha o Windows XP estamos todos bem. A serial do produto vinha no próprio CD de instalação num ficheiro .txt

    https://www.youtube.com/watch?v=3JaJ8dSk-0g

  14. JMR says:

    Diz ai no texto que “Esta activação é feita através de um servidor de serviço gestão de chaves (Key Management Service), que será o mesmo utilizado na activação do Windows 7” ora bem ainda por aí na net a versão RTM já activada sem limites e perfeitamente funcional e o Windows Seven ainda nem foi lançado oficialmente para utilizadores comuns. Vai ser uma questão até os crackers “burlarem” este novo sistema da Microsoft.
    Já usei como quase grande parte das pessoas vários Offices provenientes da Microsoft em relação ao 97/2000/2003/2007 eu não uso ferramentas diferentes daquelas que já usava antes para mim apenas a nomenclatura mudou de resto uso sempre o que já usava dantes tirando se calhar agora opção de poder guardar documentos em PDF passei a ter um programa a menos instalado.

    • viperbruno says:

      Mas isso é porque o Windows 7 tem o mesmo esquema de activação do vista, por isso seria fácil burlar. Lembraste o quanto foi difícil arranjar crack para o Vista sem virada? Pois, sempre que a MS faz uma alteração ao sistema de activação de fundo o pessoal anda aos papeis. Assim também foi um bocado com o Office 2007.

      Em casa tenho tudo legal, sei disso por faço uns “trabalhos” as vezes relacionados com isso.

  15. Pedro Miguel says:

    Se até o Linux, é o sistema que é hoje e ainda assim, tem falhas de segurança, e é um sistema operativo OpenSource, imagino uma aplicação da microsoft. Tudo tem erros. Haverá sempre maneira de dar a volta por cima. É como tudo…

  16. exe disassemble > fake auth > fake server > activado
    provavelmente sem updates durante alguns meses.
    dou 15 dias para o crack tar na rua quando o office chegar as prateleiras (as tantas tou a exagerar).
    ou entao, exe disassemble e fazem o costume, apagam do exe a parte da autenticaçao e ele apenas arranca.
    fdx… ainda dizem k os piratas somos nos, tanto € investido em protecções inuteis.
    ao menos um gajo entretem-se com estes “quebra cabeças”
    ja faz lembrar o base64 de php….
    eval(gzinflate(base64_decode(“….
    canja

  17. A friend says:

    A Microsoft está a adoptar fortes protecções na altura errada, infelizmente para eles o tiro pode-lhes sair pela culatra.

    As opções no mercado são muitas, o OpenOffice sendo gratuito, embora não tenha o total potencial do Microsof Office não deixa de ser uma opção…

    É que nestes softwares são raros os utilizadores comuns que gastam dinheiro neles…e aposto que grande parte tem copias piratas…

    Não sei qual será o preço aplicado ao Office10, mas espero seja bom ao ponto de combater melhor a pirataria 😉

  18. A friend says:

    @offtopic

    A carrinha do Google anda aqui a passear perto da minha casa!…
    a tirar fotos a esta zona…

    Acho que vou a correr até lá e tentar a minha sorte do
    “Quem quer ser milionário” 😀

  19. aver says:

    Já há algum tempo que se fala que o Office 2010 vai ter uma versão “free, online”, para quem tiver contas Windows Live!, à semelhança do Google Docs, para utilizadores do Gmail.
    http://www.tomshardware.com/news/Microsoft-Office-2010-Web-Apps,8236.html

  20. escriba666 says:

    Devido propagandas ligando crime organizado com pirataria, tem muita mercadoria pirata sendo vendida como original, e não é facil de diferenciar, ai vai a palavra do cidadão se sabia que estava adquirindo um produto pirata…

  21. L4dy says:

    Para variar, vai chatear mais quem tem o produto legalmente do que quem o tem ilegalmente.

  22. Wolfy Tuga says:

    Olá pessoal!

    Na minha modesta opinião, o MS Office está a ir por um caminho menos agradável. Passo a explicar, o utilizador que acompanha a vasta gama de ferramentas do MS Office depara-se com alguns problemas de Interface no 2007, e pelo que já vi, o 2010 vai continuar a manter esse ‘horrível’ aspecto. O que é que alguns utilizadores fazem quanto a isto? Mudam-se para um que tem uma Interface mais conhecida (como por exemplo, OpenOffice)… Eu não sei quanto a vós, mas a mim custou-me um pouco habituar-me à nova Interface! E já para não falar nas ferramentas que de repente sumiram Word, ou então sou eu que não as encontro! Se alguém souber como pôr a barra de tarefas igual ao do MS Office XP, eu agradecia. É que antes bastava ir à barra de menus e seleccionar inserir, o que queria e já estava (bastava ler o menu e seleccionar o pretendido), agora… agora preciso de um mapa para me orientar, ou então perder horas a experimentar botão a botão, até ter aquilo que pretendo…

    E respondendo à questão, se a MS quer mesmo ‘subir’, que pondere em produzir software multi-plataforma, e reduzir mais os preços, porque os ‘Crackers’ não se vão dar ao trabalho de crackear softwares de baixo preço, a menos que seja só por estarem aborrecidos 😛

    Cumprimentos!

    • viperbruno says:

      Certeza? Não andas no mesmo mundo que eu. Ate software que não prestam para nada eles crackam. É procurares no maior motor de busca deste género por um software rasco que conheças e +/- conhecido e vais encontra-lo la.

    • Ana Narciso says:

      Com o devido respeito pela tua opinião, permite-me discordar. Penso que a Microsoft fez a mudança radical na interface no momento certo. Acho-a muito mais amiga do utilizador. É claro que requer uma habituação mais ou menos demorada, mas no fim, vale a pena. Esta é a minha opinião. 🙂

      Para aprender sobre todas as funções desta nova interface, aconselho este guia da própria Microsoft: http://office.microsoft.com/en-us/training/HA102295841033.aspx

      Quanto à forma de reverter à interface antiga, podes usar este programa que tem um trial de 15 dias:
      http://download.cnet.com/Classic-Menu-for-Office-2007/3000-18483_4-10637184.html

      Grátis não conheço.

      Outras alternativas pagas:
      http://www.computerworld.com/s/article/9017851/Hands_on_Show_Office_2007_who_s_the_boss?pageNumber=2#toggle
      http://www.computerworld.com/s/article/9017851/Hands_on_Show_Office_2007_who_s_the_boss?pageNumber=3#ribbon

      Espero ter ajudado.

      • Wolfy Tuga says:

        Agradeço a tua opinião e ajuda, mas… mesmo assim, vou continuar a usar OpenOffice, que além de não me deixar ficar mal nos trabalhos, tem a vantagem de converter directamente os documentos em PDF. Aliás, só tenho mesmo utilizado o MS Office 2007 porque os meus colegas não facilitam e insistem em enviar-me os trabalhos em .docx, que em OpenOffice ainda existe alguma desformatação entre outros problemas…

        É assim, cada um tem a sua opinião, mas possivelmente não serei o único a pensar assim, mas prefiro a simplicidade (daí preferir a aparência do Win98 à do WinVista e Win7). E a juntar à aparência, fica o facto de o MS Office me consumir grande parte dos recursos (ou seja, enquanto tenho o Word aberto, não posso ter o Media Player a tocar 🙁 ).

        • Ana Narciso says:

          Isso é outra estupidez… o formato docx. Enfim…

          E sim, cada um tem a sua opinião, conheço muita gente que também não gosta da interface. Por sorte até gostei. 😉

          • Wolfy Tuga says:

            Peço desculpa se estou a ser chato! Mas ainda bem que gostou da interface! É que o design até está bem conseguido, mas a beleza paga-se bem cara 😉

            Agora quanto à extensão .docx, não percebo o porquê da sua implementação (sim, sei que tem um sistema de compressão mais avançado) mas que mal tinha o .doc. E depois ainda há outra questão, não sei se já vos aconteceu, querer abrir um ficheiro .doc antigo e ele dizer que está corrompido ou fragmentado (algo assim do género). É que usando uma versão anterior abre sem problemas, mas no 2007 insiste em não abrir… Desculpem a minha ignorância caso isso já tenha sido resolvido.

            @off topic:
            A Ana usa Ubuntu. Como é que é quanto à nova versão do OpenOffice? Isto é, a nova versão vai aparecer no gestor de actualizações, ou tenho de ir ao site descarregá-lo? Bem haja pela sua (ou tua, como preferires :)) paciência!

          • Ana Narciso says:

            @Wolfy Tuga

            Este é um ambiente informal, tratamento por tu, é um requisito para mim. 🙂

            Para actualizares o OpenOffice para a versão mais actual a partir do Gestor de Actualizações, terás de adicionar o repositório do OpenOffice.

            Aqui tens as instruções: http://news.softpedia.com/news/How-to-Install-OpenOffice-org-3-1-on-Ubuntu-9-04-111105.shtml

            Boa sorte!

          • Wolfy Tuga says:

            @Ana Narciso

            Bem haja pelas instruções 😉

            Boa continuação!

      • JMR says:

        Basta ir ao google e escrever menu clássico Office 2007.
        Mas Ana Narciso permite-me discordar da tua opinião não acho que esteja mais amiga do utilizador pelo contrário eu já uso Office 2007 a algum tempo e perco sempre imenso tempo à procura das ferramentas que quero enquanto nem nos meus primeiros tempos do Office XP eu demorava tanto era um dois cliques no máximo e tinha o que queria.
        Penso que no Office durante a instalação poderia pedir ao utilizador algo do tipo:
        “Deseja instalar o menu Clássico?”

        • Wolfy Tuga says:

          “Deseja instalar o menu Clássico?”
          Nem mais, assim já agradaria a Gregos e a Troianos 🙂

          Obrigado pela sugestão, mas na maioria é pago… mais uma, além de se ter de pagar o Office, quem quer ter os menus à moda antiga ainda tem de desembolsar mais uns tustos, isto se não quiser usufruir da pirataria!!!

          • viperbruno says:

            Pede nos forums do office 2010 oficiais essa função e se conseguires apoios (pessoal que no fórum concorde contigo) pode ser que venha a ter isso. Apesar de gostar mais da nova interface se quiseres o meu apoio no fórum diz-me, pois concordo com isso.

          • Wolfy Tuga says:

            Olá viperbruno!

            Bom, eu só fui reforçar os pedidos dos outros, pois já existem bastantes a pedirem, inclusivé até dizem que o pai é que pede essa função de novo lol!!!

            Mas quem estiver interessado em reforçar, basta procurar por ‘wolfytuga’ 😉

        • Ana Narciso says:

          Concordo contigo. Deveria existir essa opção. Parece que a Microsoft quis instituir a sua interface “à força”. Não é justo para o utilizador, por mais simples que seja (para quem gosta).

          Se nas novas versões do Windows é sempre possível reverter para o menu iniciar clássico, até o aspecto clássico, essa também deveria ser uma preocupação no Office 2007 e versões futuras.

  23. Canelas says:

    Esta noticia é pra rir. Não dou um mes a k os hackers anulem essa protecção.

    • JMR says:

      Vendo as coisas por outro prisma a Microsoft faz isto para digamos que empatar um pouco e muito bem cada um puxa a brasa à sua sardinha mas é também para fazer um convite aos crackers a “burlarem” o seu sistema. Penso que todos chegámos a esta conclusão.

  24. Emannxx says:

    A meu ver, este mecanismo actualizado de activação não valerá de muito…
    Por muito que não se queira, os crackers conseguem sempre arranjar uma forma de o contornar… Sempre foi assim, não é desta que deixerá de o ser!

    Até lá, ainda falta bastante tempo… por isso.

  25. Jaime says:

    Office 2007 power

    Já tenho instalado o Windows Seven r7600 pt-pt OEM activado…

    i biba a luta destes usurpadores contra a pirataria 😀

  26. Nelson Campos says:

    Eu estou de acordo com o colega Emannxx
    todos is sistemas têm as suas vulnerabilidades e se esta-mos a falar em Miscrosoft … Lá esta se analisar-mos vários softwares e a maioria muito mais seguros que a microsoft acabaram por ser violados … sendo um software muito utilizado ja sabem …
    Um grande exemplo disso o software Kaspersky que ja existe forma de o piratiar e e muito seguro (ja utiliza o tal serviço de validação num servidor)
    E inevitavel …..

  27. dc says:

    Já tenho a nova Release do Office 2010, não está activada, lá dispara o tal Pop-Up a dizer que preciso de activar e sou alvo de pirataria, mas todas as funções estão habilitadas, não há redução de funcionalidades, por isso as actualizações passam a ser offline e está o caso resolvido.
    Nem é preciso ser Hacker para ir tão longe, agora quem quiser dar a volta aos Pop-Ups e aparecer lá a Info que tá registado para este ou aquele, então venham de lá os hackers, até lá… actualiza-se manualmente e trabalha-se que é uma maravilha.

  28. abc says:

    Que se fod* a Microsoft! Ninguem conhece o google docs? loooool

  29. JMR says:

    @offtopic

    Alguém me saber dizer como é que se activa aquela barra de fundo que aparece nas pastas Vista aquela barra com detalhes que no XP se encontrava do lado esquerdo. Alguém sabe como se activa?

  30. IceCube says:

    “será desta que a Microsoft ganhará a batalha contra a pirataria?”

    Se é desta não sei, só sei que quando a Microsoft ganhar essa batalha irá perder outra … a do licenciamento!

    Já alguém experimentou o OpenOffice ? Quem usa ou já experimentou, sabe que nem que o Office custe 1 € o OpenOffice gratuito é superior, mais rápido, uma verdadeira ferramenta de trabalho!

    No dia em que não se poder copiar (piratear) o office, a Microsoft será obrigada a tirar as protecções pelo simples motivo que rapidamente deixará de ser a suite de eleição das massas, pelo simples facto que os utilizadores irão mudar de hábitos, curiosamente obrigados pela Microsoft :-). Quem ainda se lembra de ferramentas como Lotus 1-2-3 e Quattro Pro dominadores no mercado, foram dizimados pelo Excel, que pode vir a ser dizimado pelo OpenOffice.org Calc

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.