Quantcast
PplWare Mobile

MediaPortal 1.0.1 Final

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Nazgulled says:

    Já foi utilizador do MediaPortal durante algumas semanas e durante o tempo que o usei, só disse mal da minha vida… O software pode ter muitas funcionalidades que o MediaCenter não tem, pode ser open-source e bastante configurável, mas é uma bosta, desculpem a expressão, mas é verdade.

    O XBMC faz quase tudo que o MediaPortal faz e 100x melhor… Assim que instalei o XBMC e comecei a usa-lo, só lamento os dias que perdi a “brincar” com o MediaPortal, a pedir ajuda nos seus foruns, etc… Tinha feito melhor se tivesse instalado logo à partida o XBMC. Não tinha desperdiçado bastante tempo…

    Para quem quer TV, o XBMC não serve pois não em suporte como o MediaPortal, para quem não precisa de TV, o XBMC deixa o MediaPortal a um canto. A forma como tudo foi programado foi pensado e discutido. A forma como se configura montes de pormenores para deixar o software como queremos é muito mais simples no XBMC que no MediaPortal. O MediaPortal parece um software programado ás 3 pancadas sem qualquer tipo de organização.

    O MediaPortal é aquele refeição que tem muito bom aspecto e cheira bem mas quando se prova, não sabe nada e deixa um dissabor na boca. O XBMC é aquela que sabe tão bem que repetimos o prato.

    Desculpem lá o testamento, eu tinha que dizer isto…

  2. Vítor M. says:

    Nazgulled pois mas o interessante era o XBMC ter suporte para TV. Mas o MediaPortal já foi pior, tenho acompanhado a evolução e, sim partilho de algumas das tuas conclusões, mas esta versão já vem limar muitas delas.

    Claro que ainda não tem a performance de outras soluções, mas penso que com a versão 2 essa questão será ultrapassada.

    Mas lembraste e bem que existe o XBMC. era interessante falar sobre o mesmo…

  3. Um estudo comparativo que realizamos sobre o media portal e os outros media centers em software livre pode ser encontrado em http://www.telematicsfreedom.org/en/flossmediacenter (em portugues, ingles e italiano).
    abs.

  4. Kekes says:

    Boas, eu tambem ja usei este e por acaso gostei tambem mais do XBMC, mas são gostos, e pena e que perdi o meu controlo remoto do meu portatil, vou ver se mando vir outro pelo suporte ou algo do genero

  5. FNP.PT says:

    Vitor, “Mas !LEMBRAS-TE! e bem que existe…”
    Acontece! 😉

  6. mmick says:

    Eu já fui usuário do XBMC durante anos (desde os primórdios na XBOX até a última versao no PC) e sem dúvida que foi o boom dos Media Center, o melhor na época.

    O grande problema é que o XBMC continua a ser “portado” para o PC de maneira imprópria e existindo muito código a ser mal convertido para Linux/Windows. A versao PC quase nao tem aceleraçao da gráfica (o que usam de OpenGL 2.x é muito pouco) e é o CPU desgraçadinho a fazer pela vida.

    Eu tenho um Media Center PC e um Portátil ambos com Intel Core 2 Duo (2.0 e 1.6Ghz respectivamente) + 2Gb RAM + gráficas razoáveis para Media Center (Nvidia GF 7100 e Intel X3100)

    Com o XBMC bem optimizado os videos HD continuam a nao ser 100% fluidos e os menus entao sao HORRIVELMENTE lentos para PCs desde nível em 1080p (atençao que falamos de Core 2 Duo e gráficas DX9/10 e para a situaçao de Media Center).

    Experimentei no outro dia o Media Portal 1.0 + SVN e digo-vos:

    Media Portal sem dúvida! Porquê?
    – suporte muito mais amplo (e com menos trabalho de configuraçao) para comandos remoto (eu por ex. tenho o meu da PS3 Blu-Ray no Media Portal)
    – suporte para TV (*muito importante para Media Center*)
    – suporte para mais SKINS e muito mais bonitos
    – aceleraçao absoluta para CPUs + Gráficas
    – sem stresses em SAMBA
    – uso 100% fluido em praticamente tudo, inclusive em 1080p

    Ora bem, agora na versao 1.0.1 deve estar fenomenal (ainda vou experimentar) mas só por ter um Media Center com menus bastante fluidos, rápidos, funcional e usar o meu comando PS3 (Blu-Ray) sem stresses nenhuns (e rápido a configurar) fazem-me deixar o XBMC no banco. O XBMC ainda tem um longo caminho a percorrer e pela conversa nos foruns do XBMC a malta nao está muito preocupada em perder tempo nas versoes “nao-XBOX”. Falam explicitamente que a aceleraçao OpenGL2.0 total “tem tempo”, TV nem vê-la, suporte amplo (de origem) para vários comandos é “para mais tarde”, etc. A malta do Media Portal pelo menos têm muita vontade em trabalhar e desenvolver isto ao máximo. Parabéns.

  7. Nazgulled says:

    @mmick
    Gostava de saber em que ta baseias para dizer que o código é mal portado, uso o XBMC no Windows e funciona às mil maravilhas. O facto de não ter aceleração gráfica não significa nada… Sabes, as pessoas têm vida e têm mais que fazer do que programar tudo aquilo que falta. O MediaPortal SÓ TEM aceleração gráfica se usares codecs que o tenham e nos dias de hoje, só o codeco do MPC-HC o faz, o CoreAVC não o faz por exemplo. Essa pode ser a vantagem (ou desvantagem, depende do ponto de vista) do MediaPortal, usar codecs para o Windows em vez de ter um player interno. Pessoalmente, gosto assim, não tenho nenhum codec instalado e o XBMC lê tudo sem problemas.

    Se tens hardware “fraco” que não aguenta com 1080p sem usar aceleração pela gráfica, temos pena, eu não tenho (e a máquina não é nada de especial), quero lá saber se é o CPU ou GPU a processar o vídeo, desde que processe e o vídeo seja fluído, para mim tanto me dá… E mais uma coisa, informa-te do que é um CPU com dois núcleos, acho que estas a confundir com ter múltiplos processadores. O facto de ter 2 núcleos não significa nada, não faz com que o processamento de 1.6 duplique para 3.2 para processares melhor 1080p, o processamento máximo continua a ser 1.6GHz e isso é muito pouco para 1080p, até os 2.0GHz é pouco para 1080p. Ser dual core, não é tão relevante quanto tu pensas para processar vídeo, claro que interessa, mas não faz milagres. São dois núcleos, não são 2 processadores.

    E há quanto tempo não usas o XBMC e/ou não dás uma vista de olhos de como as coisas têm desenvolvido? Eu não o uso há muito tempo, mas do tempo que uso, tenho andado pelos fóruns e aquilo tem desenvolvido bastante, isto em 3 meses que o uso.

    Não tem suporte para comandos? O que não lhe falta é suporte para comandos… E dentro dos comandos, aquilo tem um suporte fantastico para configurar o que cada tecla faz, coisa que o MediaPortal não tem. Exemplo? Posso ter a tecla X (aqui X refere-se a qualquer tecla e não à tecla X mesmo) a executar devida acção no menu principal, uma acção diferente quando estou a ver um filme em fullscreen, uma outra acção diferente quando estou na biblioteca, etc… Faz isso com o MediaPortal. Onde é que está o melhor suporte para controlos no MediaPortal? Não me parece…

    Suporte para TV muito importante para media center? Já pensas que nem toda a gente tem as mesmas necessidades e algumas nem querem saber disso? Eu por exemplo, quero lá saber da TV para alguma coisa, raramente vejo TV (as in ver canais de TV, claro). Logo, este ponto é muito subjectivo, não faz do MediaPortal melhor que o XBMC nem do XBMC melhor que o MediaPortal só porque eu não uso TV. Este ponto não serve para um ser melhor que o outro, serve para decidir qual o mais adequado a determinado utilizador, coisas bem distintas.

    Suporte para mais skins e mais bonitos? Deixa-me rir… Estás consciente que um punhado das skins que tu dizes mais bonitas são ports de skins originais do XBMC não sabes? Se calhar não… Mas ainda dentro das skins, o MediaPortal não tem o motor de skins que o XBMC tem, é por isso que esses ports ficam horriveis no MediaPortal, têm de mudar muita coisa para que funcione no MediaPortal. E além do mais, não podes avaliar um programa como melhor que o outro por ter skins mais bonitas, isso é demasiado subjectivo.

    Aceleração absoluta para CPUs + gráficas? Gostava de saber o que é aceleração de CPU… Mas como já disse lá para cima, o MediaPortal não tem aceleração nenhuma, quem tem, são os codecs que usas e aqui, és obrigado a usar determinados codecs e fazer as coisas de certa forma para que possas ter aceleração pela gráfica e ao mesmo tempo legendas. Legendas, isso sim, é uma das coisas mais importantes para muita gente e para teres legendas + aceleração gráfica no MediaPortal precisas de 1001 hacks e teres as coisas todas dentro de certos parâmetros ou não funcionam. Pronto, exagerei um bocado, mas não é assim tão simples. Mas isto é um ponto que vai depender do hardware de cada um, o meu CPU aguenta com HD, por isso, não preciso de aceleração gráfica nenhuma. Era uma mais valia, mas não necessário.

    Quanto ao samba não vou falar porque não uso mas pelo que vejo nos fóruns do XBMC, existem alguns problemas sim, mas nada que não se resolva. Normalmente o problema está entre a cadeira e o teclado e não no software.

    E quanto ao teu último paragrafo, não fales do que não sabes, só ficas mal visto porque só estas a dizer asneiras. Não estão para perder tempo a desenvolver aquilo para “não-XBOX”? Lol, realmente só falas daquilo que não sabes… Aquilo está bastante desenvolvido para Linux e para Windows pelo menos, isso eu sei e ficas tu a saber, que em Linux já existe suporte para aceleração pela gráfica. Por isso faz um favor, e ta caladinho que só dizes asneiras… Já paravas de falar no OpenGL porque isso nem tem nada a ver, já ouviste falar de VDPAU? Pois, é o que o Linux usa para ter aceleração pela gráfica.

    A malta do XBMC não tem vontade para trabalhar? Tu fazes ideia de quantas modificações diárias são feitas ao código? Não sabes pois não? São tantas que torna-se impraticável ter uma instalação do XBMC constantemente actualizada. Assim que acabo de compilar o código do XBMC, já saiu mais um update…

    Mas deixa-me que te diga uma verdade sobre o MediaPortal. A versão 1.x estão tão má, mas tão má que há tanta coisa que eles querem fazer e nem conseguem e é por isso é que estão a guardar muitas das funcionalidades novas para a versão 2. Certamente que se a versão 1.x estivesse estável e bastante funcional, eles continuariam a desenvolve-la e a melhora-la, mas não. Estão a reescrever a versão 2 de raiz… Qualquer programador sabe o que isso significa, aliás, acho que nem é preciso ser-se programador para perceber que quando se começa a reescrever uma coisa de raiz é porque algo de muito errado se passa na versão anterior.

    Para terminar, eu não digo que o MediaPortal seja melhor que o XBMC, PARA TI, mas no geral, não é. O MediaPortal tem funcionalidades que o XBMC não tem e que PARA TI são importantes, para muitos outros não. E como já exemplifiquei em parágrafos anteriores, muitas dessas funcionalidades que são importantes para ti, não faz do MediaPortal melhor que o XBMC. Só o facto de uma skin necessitar de um instalador é algo que me deixa de pé a trás… Uma skin precisar de ser instalada como um programa? Ridiculo! Uma skin é copiar para a respectiva pasta e tá andar… Outra coisa ridícula é ter de existir os plugins “Moving Pictures” e “MP-TVSeries” para se ter uma biblioteca bonita de filmes e séries de TV, o XBMC tem isso tudo interno e tem um suporte fantástico para qualquer skinner usar e implementar o que quiser nas suas skins…

    Desculpem este testamento maior que o anterior, mas irritam-me pessoas que chegam aqui e só mandam bitaites sem saberem claramente do que estão a falar.

  8. Alternativas says:

    Gostaria de saber de alternativas a este programa, mas que peçam muito pouco do pc.

    O pc que tenho para fazer isso é antigo, tem 8 ou 9 anos. É um p3 a 800mhz com 192mb de ram. Se alguém souber de um programa que dê bem no meu pc, agradecia que disse-se.

  9. Alexandre Pinto says:

    @Nazgulled
    Acho que o mmick deixou apenas a sua opinião, que é tão válida quanto a tua. Não sei porque te irritas.

    Eu já usei também o media portal e gostei bastante. No entanto começei a ter alguns problemas e deixei de usar. No entanto vou exprimentar XBMC para ter noção dos dois.

  10. mmick says:

    @Nazgulled:

    “Gostava de saber em que ta baseias para dizer que o código é mal portado, uso o XBMC no Windows e funciona às mil maravilhas. O facto de não ter aceleração gráfica não significa nada… […] O MediaPortal SÓ TEM aceleração gráfica se usares codecs que o tenham e nos dias de hoje, só o codeco do MPC-HC o faz, o CoreAVC não o faz por exemplo. […] Se tens hardware “fraco” que não aguenta com 1080p sem usar aceleração pela gráfica, temos pena […] quero lá saber se é o CPU ou GPU a processar o vídeo […] informa-te do que é um CPU com dois núcleos […] O facto de ter 2 núcleos não significa nada, não faz com que o processamento de 1.6 duplique para 3.2 para processares melhor 1080p, o processamento máximo continua a ser 1.6GHz e isso é muito pouco para 1080p […] São dois núcleos, não são 2 processadores.”

    Opa, o teu post “enervado” só demonstrou o quanto pouco sabes…

    1) o XBMC continua a ser uma versao desenvolvida de raíz para a XBOX e seu hardware. Há é alteraçoes em algumas partes do código para suportar uma base linux/windows/outros que *dito pelos próprios* nao está a ser optimizada de momento. Se sabes mais que os próprios gajos que desenvolvem o programa és um priveligiado…

    2) para tua informaçao o CoreAVC *tem* (se comprares ou vias alternativas) suporte para multi-core assim como o FFDSHOW XXL

    3) para tua informaçao os codecs multi-core conseguem aproveitar mais ou menos 70-90% de cada core adicional (ou seja um CPU dual core tem 90% mais performance que um single core identico) ou seja, ninguém entende porque encravaste na era “Pentium 4” em que os Ghz é que eram importantes. Hoje em dia praticamente tudo está optimizado para multi-core e praticamente tudo benificia de mais core. Caso nao saibas tendo um SO optimizado para multi-core (XP algo, Vista e W7 muito) e consequentemente codecs (neste caso) e jogos consegues aproveitar 80-90% do core adicional.

    4) como só sabes somar GHz eu faço-te contas: 1.6GHz + 90% = 3.04GHz. Simplificando: um Core 2 Duo a 1.6Ghz consegue chegar á performance de um Core 2 single core a 3.04Ghz, para nao falar que um Single Core a processar muitas tarefas fica com um overhead estúpido e engasga-se muito mais que um Dual Core.

    5) um Core 2 Duo é muito mais que 2 processadores. 2 processadores usam um barramento externo entre eles que cria overhead e perdem muitos ciclos (e afunilamentos de info). Um Core 2 Duo é uma fusao de dois núcleos que tira muito mais proveito que se fossem 2 processadores separados. Os servidores só usam mais processadores porque nao é viável fazer mais uns 8-16 núcleos por processador já que se iria desperdiçar muito da Waffer onde sao “impressos” os núcleos.

    6) para tua informaçao uma placa gráfica com muito menos energia consegue processar melhor a informaçao de video além de poderes aplicar mais filtros e inverce telecine, correcçao dinamica da framerate e do interlace, eliminaçao dos defeitos do MPEG, criaçao de frames intermédias (= passar 50Hz para 200Hz e afins) etc etc etc etc, coisas que se usas o CPU para fazer nao tens potência para tudo e gastas *muita* energia. E com mais energia, mais consumo, mais calor, mais ventoínhas a bufar, mais barulho (entao com o teu P4 a 10GHZ é que deve ser…). Isto quando uma gráfica a 400-500Mhz faz o mesmo a brincar, 100% smooth e mais qualidade e efeitos. Mas como dizes… dá-te igual.

    Opa, tu é que devias ir aprender umas coisitas antes de vires falar… mas enfim, continuam a aparecer por aqui…

    @Alternativas:

    Opa, nao sei se vale de alguma coisa a minha opiniao mas parece-me teres um PC super válido para Media Center de filmes SD (ou seja, nada HD):

    – Windows XP SP3 (se possível versao light com o mínimo de serviços e programas activos)
    – Instala o último Real Alternative + Combined Community Codec Pack
    – GOM Player (tem um modo “browser” razoável para Media Center e deve-te permitir “upscaling” de qualidade e rápido)
    – Podes também experimentar o MEDIA PORTAL 1.0.1 como Media Center “real” (já que o GOM nao o é). O XBMC é também uma opçao mas terás que ver se os menus nao sao lentos.

    Os PIII sao boas máquinas e poderás (se necessitares) fazer um pouco de overclocking até 9xx – 1000MHz. Se conseguires 1000MHz estáveis e a tua gráfica for razoável pode ser até que consigas uns filmitos em 1280×720.

  11. mmick says:

    PS: peço desculpa pelo testamento 😛

    Caso o achem demasiado aborrecido ou sem informaçao util apaguem-no pf.

  12. Kekes says:

    mmick so uma coizita

    AS tuas placas graficas tambem nao sao nada de especial, uma 7100, e uma x3100 nao sao grande coisa, sao FRACAS como tudo, e mesmo assim so funciona uma de cada vez.

    Eu tenho um portatil Com um T7700, 2.4ghz, uma GF 8700GT, 2GB de Ram, corro aqui o King Kong que tenho em mega defeniçao XD, tive agora a testar até, e nao passa o CPu dos 60% com tudo a correr por tras… A grafica deve-me tar a fazer grande parte das coisas.

    PS. filmes de 1280×720 em h.264, nem pensar num 1ghz, eu tenho um athlon 2100+ overclock pa 2500+ estaveis, e faz muito frame skipping

  13. Kekes says:

    porra agora é qeu vi que o pc estava em modo de poupança de energia…

    CPU a 30% testados agora mesmo XD

  14. Nazgulled says:

    @mmick
    1) Sem comentários, é que não vale a pena mesmo…

    2) O facto de começares a tua critica ao XBMC por não ter suporte a processamento por GPU e eu dizer que para isso precisas de codecs próprios e dizer que nem o CoreAVC o faz e depois em resposta vens-me dizer que o CoreAVC, para minha informação, tem suporte para multi-core, só demonstra o que tu sabes do assunto. …Visto uma coisa não ter nada a ver com a outra.

    3/4/5) Para começar, eu tenho um AMD e é dual core… E escusavas de ter postado essa coisa toda que não interessa para nada, para bom entendedor, meia palavra basta, mas tu parece que não percebeste nada do que eu quis dizer.

    Estavas a dizer mal do XBMC só porque não correr HD nos teus dual-core, eu só disse que lá por ser dual-core não significa que tenha o poder suficiente para correr 1080p. Ser dual-core, só por si não significa nada, óbvio que é melhor que single-core, óbvio que são mais rápidos e etc. Isso é óbvio ou não existiam hoje. Mas isso só por si, só por serem dual-cores, não significa rigorosamente nada… Foi apenas isso que quis dizer, um dual-core a 2GHz não chega para 1080p, o meu 2.5GHz já chega. Usa muito CPU? Usa, mas faz o seu trabalho…

    Mas sabes que mais? Isto tudo não interessa para nada, o que está aqui em causa é o XBMC vs o MediaPortal e como eu disse no meu post anterior. Isto é subjectivo, não é por o MediaPortal conseguir usar codecs que permitam processamento por GPU ou uso de 2 cores que faz dele melhor que o XBMC. Eu prefiro usar o CPU para processamento de vídeo e sacrificar alguma energia e whatever e ganhar um software em condições, enquanto que com o MediaPortal, ganhava um bom processamento pela gráfica e que mais? Pois, mais nada…

    Eu tive duas semanas a fio a tentar usar o MediaPortal, e como programador que sou, cheguei a conclusão que aquilo é uma bosta e está extremamente mal programado. Um programador com dois dedos de testa que o tente usar durante algum tempo chega a essa conclusão num instante. É um programa muito mal feito, programado às 3 pancadas. É um software que em vez de cada peça encaixar perfeitamente uma na outra, estão todas coladas com super cola 3 para que não se desfaça tudo. Isto para mim é inadmissível. Num único dia tinha o XBMC a correr como eu queria, sem stress, sem tempo perdido, com o MediaPortal foram precisas 2 semanas para acabar por desistir de tamanha confusão.

    Tem bastantes funcionalidades, a grande parte delas funciona como deve funcionar. Mas isso não chega, isso não faz dele um bom software. Um bom software, bem programador, tem de ser pensado e consistente, coisa que o MediaPortal não é. Talvez venha a ser com a versão 2.0, têm tudo para isso, talvez com a versão 2.0 eu mude do XBMC, talvez não. Mas esta versão 1.0 não tem qualquer comparação possível.

    E volto a frisar, o facto de ter um par de funcionalidades que para ti são importantes é irrelevante, não faz dele melhor ou pior que o XBMC ou qualquer outro software. Isso é subjectivo e depende das necessidades de cada um.

    Este tipo de software não é suposto dar trabalho ao utilizador, isto é para se usar no conforto da sala e de um comando, o XBMC faz isso de forma fácil e prática para o utilizador, o MediaPortal precisa de mil e uma mariquices. Basta andar uns dias pelo fórum deles para perceber que aquilo é uma confusão tremenda, está tudo mal organizado, é cada membro a tentar dar o seu contributo mas quanto mais o fazem, mais deixam aquilo confuso e com mil 1 um hacks só para alguma coisa funcionar. É inadmissível para um software deste género, isto tem de ser, instalar e funcionar. O próprio XBMC não
    é assim tão bom também, mas sempre faz um trabalho melhor que o MediaPortal…

    Toda a minha critica ao MediaPortal, desde o primeiro post aqui deve-se simplesmente ao programa em si e não ás suas funcionalidades. O MediaPortal como programa, está mal desenvolvido e não é nada consistente. Esta sempre foi a minha critica ao MediaPortal e não as funcionalidades que tem ou deixa de ter, isso é subjectivo e depende das necessidades de cada um, ponto final.

    6) Tanto latim gasto não sei para quê… Só para teres a mania que percebes muito do assunto não? Deve ser… Porque eu tenho conhecimentos disso tudo que dizes e continuo a estar-me a borrifar para o GPU. Vou repetir o que disse lá em cima, ter processamento por GPU era óptimo, muito óptimo, mas para mim, não é essencial. Prefiro usar o XBMC e não ter suporte para o GPU do que ter suporte para o mesmo e usar o MediaPortal. Não volto ao MediaPortal enquanto não ficar um software maduro, pensado, consistente e organizado coisa que na versão 1 vai ser impossível ou eles não estariam a reescrever a versão 2 de raiz… I rest my case!

    E só mais uma coisinha… Falas tanto dos menus no XBMC serem lentos e que no MediaPortal não são… Sabes, isso tem uma razão, o XBMC tem um motor de gráficos/skins como deve ser, extremamente poderoso que permite uma data de efeitos nas skins que só serão limitados pela criatividade dos skinners e o MediaPortal, infelizmente, não tem tal poder. Basta ver no fórum deles que o pessoal anda a portar a antiga Aeon skin e agora a Aeon 2 (Stark) e tem montes de problemas em igualar certos pormenores, porque o motor do MediaPortal deixa muito a desejar. A Aeon foi feita a pensar em 1080p e é um mimo a esta resolução, já li no fórum do MediaPortal um gajo a dizer que começou a fazer o port mas apenas em 720p porque 1080p, “it’s too much work”. Conclusão? Menus lentos mas com um poderoso sistema de skins onde se pode ter skins fantásticas… As grandes ideias de skins no MediaPortal são baseadas em skins do XBMC. E se tiveres um bom CPU/gráfica, os menus não são lentos.

    Mas lá está, isto é subjectivo, eu gosto de coisas bonitas, isto é um media center, está na sala para toda a familia usar, quero uma coisa extremamente bonita. O XBMC dá-me isso, a skin mais usada no MediaPortal é a MediaStream/StreamedMP (os ports são tão “bons” que até existem duas diferentes que fazem exactamente a mesma coisa quase) que é baseada na MediaStream do XBMC, go figure…

    Mas a versão 2 do MediaPortal pode ser que melhore isso, têm tudo para o fazer, já li algures que iria ser tudo vectorial e gostei bastante da ideia, acho um excelente passo e vai melhorar imenso o aspecto do MediaPortal. Mas nesta versão 1, deixa muito a desejar.

    E só para terminar isto e para que haja alguma informação útil neste post, o MediaPortal é um fork do XBMC, tudo começou no XBMC. O suporte para TV no MediaPortal foi uma das razões para que este tenha sido criado, caso contrário não existia hoje. Óbvio que algo mais esteve por detrás disso porque podiam ter adicionado o suporte para TV ao XBMC, mas não o fizeram por alguma razão, se calhar alguém se chateou e o MediaPortal foi criado. Mas a TV é a principal razão para o MediaPortal existir e a principal razão porque se calhar existe mais utilizadores do MediaPortal que o XBMC. Pois é algo importante para muita gente, mas não para todos.

    @Alexandre Pinto
    Uma coisa é deixar opinião baseada em factos e experiência RECENTE EM AMBAS AS APLICAÇÕES que foi o que eu fiz. Outra coisa é deixar a opinião e dizer coisas que não correspondem com a realidade ou são demasiado subjectivas para serem usadas como argumento. E gostava de frisar esta parte das opiniões subjectivas!

    @Alternativas
    O mmick percebe tanto da coisa que nem te sabe recomendar e explicar coisas como deve ser…

    a) Se pensarmos só no CPU, esquece, duvido que consigas alguma coisa com ele, nem mesmo 720p com o CoreAVC + overclock. POSSO ESTAR ERRADO, mas tenho as minhas dúvidas, de qualquer forma, não ponho as minhas mãos no fogo…

    b) Se formos a pensar na gráfica, desde que seja uma que suporte DXVA, o processador não interessa para nada porque quem faz o trabalho todo de descodificação de vídeo é a gráfica e não o CPU. Nesta situação, pode estar descansado porque consegues ver vídeos em 1080p sem problemas se quiseres.

    c) Mas o ponto b) poderá ter um problema no teu caso… Sendo esse um processador já um pouco antigo, a motherboard também o deve ser, mas mesmo supondo que tenhas a motherboard mais recente possível para esse processador, não sei até que ponto a melhor gráfica compatível com essa board terá funcionalidades DXVA. Se tiver, estas safo, se não estiver, não estás e não tens hipótese. Talvez te safes só com o CPU, talvez não, como disse no ponto a), acho que não, mas não sei.

    d) Na tua situação, o melhor software a ser usado não será o XBMC, pode ser o MediaPortal ou outro qualquer que suporte codecs DirectShow para que possas instalar algo como o CoreAVC. Nesta situação, colocas todo o processamento de vídeo no CPU e o CoreAVC tenta diminuir o processamento necessário (não necessita necessariamente de dual core para o fazer, eu uso-o no meu single-core e sem ele não conseguia ver HD no meu portátil de 3 anos). Não podes usar o XBMC porque como já foi dito, não tem qualquer suporte para processamento por GPU o que com o teu hardware só traz desvantagens.

    e) O interface do XBMC foi desenvolvido em OpenGL, pelo que se a tua gráfica for suficientemente boa para OpenGL, os menus serão fluídos. Um outro factor importante para isso é que depende da skin que usares. Há poucos dias saiu a versão Aeon 2 e isto é uma skin bastante pesada, tem bastantes efeitos com reflexos, sombras e por ai que precisam de uma boa gráfica. Se usares uma skin mais simples, o problema não deve existir. A não ser que tenhas uma gráfica mesmo má.

    No geral, tudo isto depende se queres ver HD e/ou se tens uma TV HD, como não especificaste, também não dá para ser mais especifico.

  15. Anjo666 says:

    Avaliar o desempenho de software media center ,pela suas skins (interface/gui) ,não cabe na cabeça de ninguem.O coverflow não é tudo ! 🙂
    Se esta versão final do media portal já tiver integrado de raiz , o mpc-hc engine subtitle (http://forum.team-mediaportal.com/general-development-no-feature-request-here-48/integration-mpc-hc-subtitles-engine-54130/) , como estava previsto , o media portal torna-se de facto neste momento a melhor opção para quem não tem hardware recente , ou para quem quer algo mais a nivel de desempenho.Tendo a contrariedade de quase obrigatoriamente ter que usar Hauppauge para poder ter tv.
    No teste de vários softwares gratuitos ,é estranho não ver representado o Meedios, que também é uma opção muito válida.
    A nivel de codecs a ultima versão do coreAVC conjugado com graficas ou igp´s nvidia que suportem cuda ,é uma solução intermédia ao dxva , mas bastante melhor ao ffdshow.
    Quanto a mim , por enquanto defendo o vista media center para quem tem hardware recente,porquê? porque me permite ter funcionalidades on the fly através do comando, que mais nenhum consegue ter e que eu não prescindo,como poder escolher a legenda que pretendo,acertar o tempo da legenda , rewind/fast foward ,etc ,etc ,nos xvid ,mkv.
    Coverflow ,classificação do imbd ,e algumas coisas mais ,tenho-o nos filmes/séries através do video browser , agora chamado de media browser.
    Quanto à estúpida questão do windows exigir um comando com ir_blaster para poder configurar uma box de tv ,também já foi ultrapassada.
    Se tirar-mos o windows da equação , ficamos basicamente com o Myth Tv.
    cumps

  16. remote says:

    Aconselho a experimentar o boxee ainda está verde mas promete, é baseado no xbmc.
    http://www.boxee.tv

  17. Alternativas says:

    @Nazgulled e mmick
    Obrigado pela ajuda.
    Não, o objectivo não é ver HD, simplesmente SD. E também não tenho TV HD.
    Todo o computador tem 8~9 anos, não há nada recente naquela maquina xD
    Desde que para SD sirva, já faz o que pretendo dele.

  18. Nazgulled says:

    @Anjo666
    Eu MeediOS ainda está muito verde, ainda se encontra em versões Alpha, em desenvolvimento portanto. Seria injusto para o mesmo compara-lo com qualquer outro software. Mas também é um projecto que de vez em quando dou uma vista de olhos a ver como se encontra, mas neste momento, é só para aventureiros.

    Quando às razões que dás para escolher o Vista Media Center, desculpa que te diga, mas o XBMC faz TUDDO O QUE MENCIONAS e mais ainda… Por exemplo, falas em acertar legendas on-the-fly, o XBMC faz isso, passo a vida fazê-lo e além disso permite exactamente o mesmo para o áudio, acho que o Vista Media Center já não faz isso.

    Não faças afirmações dessas como “mais nenhum consegue ter” sem teres feito o trabalho de caso porque estás claramente errado. Ficas mal visto e induzes os outros utilizadores em erro.

    @Alternativas
    Se o objectivo é SD então qualquer um serve, não tens de preocupar com X ou Y por causa de codecs ou processamento. Experimenta os dois e usa o que gostares mais. Recomendo-te o XBMC obviamente, mas se precisares de TV, vai para o MediaPortal.

  19. mmick says:

    @Nazgulled:

    já percebemos que o XBMC é o melhor do mundo e o melhor programado e o único que aceitas que as pessoas tenham. Infelizmente (para ti) há outras opinioes.

    Se és programador isso vai de mal a pior é que no futuro se um cliente diz que quer um programa que faça X e Y e que use o GPU tu vais mandá-lo abaixo de Braga que ele que escolha o H e CPU porque para ti é fixe, o GUI é como tu gostas e assim é que está bem LOL

    PS: os meus Dual-Core correm perfeitamente a 1080p, só os menus principais do XBMC é que demoram uma fracçao de segundo a trocar o background *por um defeito que vai ser corrigido na nova versao* que é o de nao fazer cache dos backgrounds e respectivos resize.

    Espero que nao sejas engenheiro (da FEUP e ISEP nao és) porque falta-te muito polimento…e isso devia-se aprender no secundário.

    @Anjo666
    Nisso tens razao dos comandos, nenhum Media Center vem realmente preparado para os comandos que por aí andam. O Media Portal aceita para um certo número de comandos configuraçoes directas e custom.

    Pessoalmente uso um comando da PS3 Blu-Ray porque é barato (24€), é bluetooth (nao tenho problemas onde tenho o receptor) e tem muitas teclas. Depois uso um programa chamado PS3 REMOTE APPLICATION que te permite usar directamente o comando como se fosse para Windows Media Center ou mapear para outra aplicaçao.

    Eu mapeei (em questao de 4-5 minutos) o comando para o Media Portal. Neste momento o Media Portal entra carregando na tecla PLAYSTATION e as teclas respectivas (legendas, etc) para a sua respectiva funçao como fazes no Windows Media Center. Eu tinha muitas ilusoes para o Windows 7 Media Center mas vim a verificar que é muito próximo do do Vista 🙁

  20. Nazgulled says:

    Já deixavas de ser cromo porque é que tu estas a ser… Sim, é um insulto directo, mas é o que as pessoas merecem quando não sabem discutir. Eu NUNCA AFIRMEI que o XBMC é o melhor do mundo e que todos o deviam usar. Quem tiver dois dedos de testa percebe o que eu disse e eu até sugeri o MediaPortal dependendo da situação, mas tu és demasiado tapado para perceber isso.

    Ainda consegues ser mais cromo no comentário do programador… O que raio tem isso a ver com alguma coisa? Nada! A minha opinião é a minha opinião, é como eu gosto as coisas PARA MIM. O cliente é o cliente, faço recomendações, óbvio, mas não obrigo nada a ninguém. Enfim, quando não se tem argumentos, a que dizer todas as asneiras possíveis a ver se alguma coisa cola…

    E tu és tão inteligente e percebes tanto do assunto que nem se quer chegaste a conclusão que os menus nada tem a ver com o processador mas com a gráfica, isto no caso do XBMC. O processador mal é usado nos menus do XBMC (pode ser mais usado dependendo da skin), mas não é o principal para estes serem fluidos ou não, isso depende da gráfica. O meu hardware não é nada de outro mundo e corre os menus perfeitamente fluidos com uma utilização de CPU inferior a 30%, go figure…

    Não sou engenheiro nem da FEUP nem do ISEP, sou de algo com mais nível (boca para o barulho mas nem vou dizer de onde sou porque não vou entrar nessa discussão), mas isso é outra discussão… E acredita que não preciso de nada, pessoas como tu, encontro eu todos os dias. O único aqui que acha que é X é melhor que Y és tu. Ao contrário de ti, eu já argumentei porquê que acho o XBMC melhor que o MediaPortal com a experiência que tenho dos dois, enquanto que tu apenas dizes que o MediaPortal é melhor porque tira cafés e o XBMC não. Subjectividade não serve para avaliar nem ou nem outro.

    Quando souberes fazer um argumento justificado porque que achas o que achas, podemos continuar a conversa, até lá, não vale a pena discutir mais…

    E agora que li o teu comentário ao Anjo666, enfim… Nada do que comentaste está relacionado com o que ele disse, enfim mesmo. Quando não se tem argumentos para justificar a nossa opinião, tenta-se tudo né?

    Eu podia explicar aqui tim-tim por tim-tim o que o Anjo666 disse e o que mmick disse que são coisas diferentes mas iria ser só mais um testamento em que o mmick iria refutar sem qualquer tipo de poder de argumentação, por isso, fico-me por aqui.

  21. Nazgulled says:

    E uma coisa engraçada que acho que devem saber só para não terem pensamentos idiotas que eu acho que o XBMC é o melhor do mundo…

    Todas, mas mesmo TODAS as criticas negativas que fiz ao MediaPortal foram feitas com base na experiência de utilização que tive do mesmo durante 2 semanas. Durante a qual eu só conhecia o XBMC pelo nome, nunca tinha visto um screenshot, nunca o tinha experimentado, apenas tinha ouvido falar nele.

    O primeiro software que experimentei foi o Windows Media Center mas depois de 2 dias de uso virei-me para o MediaPortal que era o mais recomendado.

    As criticas que eu fiz ao MediaPortal, são baseadas em opiniões que tenho do mesmo, muito antes de conhecer o XBMC como o conheço hoje. Aliás, eu desisti do MediaPortal por alguma razão, porque me fartei dele (por várias razões) e só foi nessa altura que experimentei o XBMC pois só tinha ouvido falar dele, não sabia que era assim tão bom.

    E eu não sou o único a dizê-lo, mais neste tópico gostam mais do XBMC (nota o verbo gostar, é subjectivo, é a opinião de cada um, não é a suprema verdade como tentaste demonstrar). Se os comentários deste tópico fossem a votos o XBMC estava à frente e o MediaPortal tinha o teu voto. Portanto, isto não é SÓ a minha opinião… Podem não partilhar todos de tudo aquilo que eu disse, mas não é isso que está em causa neste post.

  22. João Simão says:

    Não é totalmente off-topic mas quase.
    Quando se fala em media center fala-se em gravação da TV desde que sincronizada com a placa de tv no computador. Mas para quem tem o MEO é possível usufruir destas funcionalidades num media center? Como? Alguma solução?

  23. Alexandre Pinto says:

    A box do meo permite-te gravar directamente sem mais nenhum acessório. A propria box ja tem disco e pode-se dizer que tem algumas funcionalidades de media center.

    Agora receber o meu directamente na tua placa de tv isso já nao é possivel, até porque as placas de TV recebem o sinal em RF (radio frequencia) e o MEO vem em digital (IPTV).

  24. Anjo666 says:

    @João Simão
    Podes perfeitamente ! Desde que a tua placa de tv tenha uma ligação s-video e quase todas ou mesmo todas a têm.Ou seja do scart do meo ligas ao s-video da placa de tv.Conforme o hardware que tenhas e escolhas só tens de procurar o cabo próprio para o efeito.

    @Nazgulled
    Sinceramente pelo que me dizes ,perdi o meu tempo na techzone a indicar-te os mais vários plugins para o VMC ,pois tu foste utilizar o media portal 🙂
    Que fazes tu no xmbc que eu não faço com vmc ?
    Lógico que já testei o xmbc e muitos outros ,por isso afirmei que se nesta versão do media portal já estiver integrado o mpc-hc engine subtitle ao qual deixei link ,só posso andar “mais ou menos” informado do que se vai passando 🙂
    On the fly faço quase tudo o que o ffdshow permite através do media control ,como te disse antes,ex: post-processing ,audio delay ,escolher o audio file ,escolher subtitle file ,hue,gama,contraste,aumentar/diminuir legenda,alterar a posição da legenda ,pouco mais fica com interesse 🙂 O xmbc faz isso tudo ? Que me lembre o xmbc tinha uma interface tipo wdtv,mas posso estar enganado/esquecido ?
    Powerdvd /arcsoft total media theater com todas as suas funcionalidades é possível no xmbc ou ele só utiliza os codecs?
    Plugins para o tempo,lastfm,tv online,youtube,”yuvutu”,msn,etc,etc existem para todos 🙂
    Não sendo possível ter TV no xmbc ,e no vmc ser possível quad-tuner ou mais ,como pode o xmbc fazer mais e melhor?
    Não haja dúvida que o xmbc têm um interface muito apelativo visualmente e com skins a condizer ,tal como o media portal !

    @mmick
    Basta que o comando seja compatível com o mce ,que facilmente é portado para os outros softwares.
    O comando ter “ir_blaster” nada tem haver com essa questão.

    O fundamental é cada um estar satisfeito com a sua experiência multimédia !
    cumps

  25. quintal says:

    que discussões de … que não levam a lado nenhum!
    este é melhor … aquele é pior …

  26. Paulo Henrique Vieira says:

    Como faco para assistir algum canal nesses softwares? tem algum tutorial, aqui pede o nome do canal e a frequencia mas eu nao axo nenhuma onde posso encontrar essas informacoes? alguem pode me passar os configuracoes que devem ser feitas para pode ver tv nesses softwares?? obs eu possuo placa de tv instalada!! des de jah agradeç~!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.