MediaPortal 1.0 Final
MediaPortal é uma aplicação Open Source ideal para converter o PC num centro Multimédia avançado. Com o MediaPortal pode ouvir as suas músicas, rádio, ver os seus filmes gravados no PC, DVD’s bem como ver, gravar e até agendar gravações de programas televisivos. Basta que para isso tenha uma placa Tv instalada.
Este software suporta ainda um sem número de plugins e skins que permitem estender as suas funcionalidades. Excelente alternativa aos Media Center do Windows XP Media Center Edition ou do Windows Vista, e que, na minha opinião, em muitos aspectos vai bem mais longe, quer a nível de funcionalidades, quer a nível de usabilidade e estabilidade.
Depois de efectuar o download e a instalação, este programa divide-se em duas categorias essenciais: a aplicação de “setup”, que é utilizada sempre que queremos modificar um parâmetro, acrescentar um plugin ou skin, nomear os directórios com músicas ou filmes, etc e por outro lado, temos a aplicação propriamente dita.
As opções de configuração são imensas, mas uma que achei bastante curiosa e útil, é a integração directa do Daemon Tools no programa, podendo assim definir aqui directamente discos virtuais.
O ecrã principal (bem como no fundo todo o programa) é bastante semelhante ao Media Center, quer do XP MCE ou do Vista. Assim, quem já os conhece, num minuto estará familiarizado com esta aplicação.
Existem também algumas opções de configuração dentro da aplicação principal, principalmente no que diz respeito ao ecrã em si, codecs a utilizar, etc.
Mesmo a partir da instalação de raiz, o Mediaportal já traz algumas utilidades, que podemos usufruir, como é o caso da previsão do tempo
ou até mesmo jogos.
Tetris
Soduko
Na interface, aparecem os ficheiros áudio / vídeo por listagem ou por ícones, mediante o que tivermos definido previamente a nível de directórios na aplicação de “setup”.
Uma curiosidade, que penso não ter visto ainda noutro programa de visionamento de vídeos (pelo menos nos que conheço, embora não sejam muitos) e certamente não existe no Media Center do Windows, é a capacidade de resumir um filme (avi, mpeg, etc) que previamente estamos a ver e paramos, mesmo que entretanto tenhamos fechado a aplicação ou até desligado o PC.
Normalmente, esta função era exclusiva dos DVD’s.
A partir do site, podemos fazer o download de vários módulos para “aprimorar” o Mediaportal, e muitos deles (pelo menos todos os que testei, não tendo sido exaustivo) incluem uma rotina de instalação,
evitando assim aqueles “truques” e “voltas” que é preciso dar para instalar um extra, comum a muitos outros programas.
Podia dizer muita coisa sobre esta aplicação, mas as opções e funcionalidades são tão vastas que só isso dava para um site dedicado.
Assim, se tiverem uma ligação do PC à vossa televisão, preferencialmente por DVI / HDMI, onde a imagem é muito melhor, não hesitem em experimentar este programa. Tenho o Vista instalado em casa e uso o MediaPortal, em detrimento do Media Center.
Obviamente, podem utilizar um comando multimédia, pelo que a experiência de centro multimédia ficará mais completa. Esta aplicação suporta vários tipos de comandos, pelo que a escolha não está assim condicionada.
Para terminar, só é pena que não haja uma versão para Linux. Vale bem a pena.
NOTA: Artigo escrito por Eduardo Sousa para o Pplware.
Licença: Open Source Sistemas Operativos: Windows XP/Vista Download: MediaPortal 1.0 Final [28.24MB] Homepage: MediaPortal
Este artigo tem mais de um ano
E em termos de peso na máquina? É muito pesado ou dá-se pouco por ele?
____________________________
http://kulcinskaia.blogs.sapo.pt/
http://xbmc.org/
Quais são os requisitos mínimos recomendados para que esta ‘corra’ bem?
Hoje em dia este tipo de software pode ter um papel muito interessante lá em casa, senão vejamos:
Começa a ser uma realidade ter em casa um plasmas ou LCD’s, com ligação HDMI ou mesmo uma ficha VGA.
Metemos a nossa máquina junto do LCD, teclado e rato sem fios, um bom disco na máquina, ligação wireless e podemos ter ali um centro multimédia fantástico.
Uma (ou mais) pequena câmara wireless (barata) na porta e controlados o que se passa à nossa volta centralmente.
Como nas máquinas abundam álbuns de música, filmes em dvd, milhares de fotografias e muito mais material multimédia, ter ali tudo um ecrã generoso é outra qualidade.
Gerir todos os conteúdos com um portal destes é muito mais cómodo.
Boas,
O MediaPortal uma boa solução para gravar e ver tv, mas na minha opinião para multimédia (mais na onda de ver conteúdos na tv) existe melhor o XBMC, http://xbmc.org/, corre em linux, windows, mac e xbox. Possui as mesmas funcionalidades em termos de vídeos,musicas e fotografias, e suporta o resumo do filme, subtítulos, abrir vídeos em rars, etc. Não se precisa de instalar codecs adicionais, é tudo feito pela aplicação. Instalei o ubuntu 8.10 o lirc para o controlo remoto mce e o xbmc, com o mínimo de configurações na própria aplicação ficou tudo operacional incluindo saida digital de áudio que tive de mudar na opção “audio ouput device” de “default” e escrever “spdif”.
( http://tombuntu.com/index.php/2008/12/09/transform-ubuntu-into-a-media-center-with-xbmc/ )
Cumprimentos, Luís
Eu tenho alguns problemas com o mediaportal porque este não detecta a minha pinnacle.
alguem tem o mesmo problema? como resolveram?
parece com o media direct da dell..
Minha pergunta a quem já testou antes é: há versão em português?
Sou fã deste site, embora seja a primeira vez que comento algo. Gostaria de saber se alguém sabe se o MediaPortal 1.0 Final ou o XBMC ou outro programa dá para instalar num disco externo normal (não multimédia) e através de USB fazer a leitura de videos no LCD. Tenho uma Samsung com WiseLink, para leitura por USB, mas só consigo ver fotos e musica.
Nuno, não percebi bem o que queres fazer mas o xbmc tem uma versão live ( http://xbmc.org/download/ ), que não experimentei, esta versão pode ser instalada numa pen usb.(arrancar a iso em cd e depois instalar para usb)
Olá Luis! Bem hajas pela tua resposta. Eu depois de ver aqui este post, instalei os dois software. Um no portátil e outro no desktop. Confesso que o xbmc é de longe superior no meu entender, por ser mais completo e intuitivo (opinião pessoal).
Quanto à minha questão, prendia-se com o facto de haver a possibilidade de com um disco externo simples com 120Gb, instalar na raiz do mesmo, um software que permitisse executar numa televisão através de USB o mesmo que faz um Portable Média Disk. Existem hoje no mercado n soluções de discos externos com software de raiz que permite visualizar numa televisão os vídeos, imagens e músicas previamente copiadas para esse mesmo disco, tipo este: http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx?pid=04134925&oid=10|56&c=1024281 . Imagina ligares o disco externo à televisão, automáticamente o programa arranca, a própria TV reconhece-o e com as setas do comando da TV, movimentas-te dentro do programa. Poderá parecer um pouco descabida esta questão, mas quem não questiona não aprende.
Para um solução desse género acho que o mais barato é mesmo optar por uma dessas soluções. As outras soluções mac mini, eee box ou um netbook com saída hdmi, saem mais caras do que os disco externos que existem no mercado embora estes não sejam tão flexíveis em termos de software.
Bem Hajas!