MediaCoder 0.6.0.3760 Beta
MediaCoder é um conversor universal de áudio/vídeo que junta muitos dos excelentes “codecs” open source que existem gratuitamente disponíveis na Internet.
Embora seja open source não quer isso dizer que as suas capacidades de “transcoding” não sejam de excelente performance.
Para que serve exactamente uma aplicação destas? Bom, com uma aplicação destas podemos comprimir e ou reduzir o tamanho dos ficheiros áudio/vídeo, podemos trabalhar o "bitraite" do áudio, por exemplo para melhorar ou adaptar o som para o nosso leitor MP3. Podemos ainda converter o formato convencional de um vídeo em DVD para um formato aceite pelos leitores portáteis (telemóveis, PDA, leitores MP4, PSP, leitores VCD/DVD), podemos com esta aplicação também retirar apenas o áudio de um ficheiros de vídeo e ainda "ripar" o conteúdo dos CD/VCD/DVD
Formatos suportados: - Audio: MP3, OGG/Vorbis, AAC, MusePack, WMA, RealAudio, FLAC, WavPack, APE/APL, WAV - Video: AVI (Xvid/DivX/H.264), MPEG1/2/4, QuickTime (mov), WMV/ASF, RealMedia (rmvb), MP4, Matroska (mkv) CUE Sheets, CD, VCD, DVD
Formatos áudio disponíveis para conversão: - Lossy: MP3, OGG/Vorbis, AAC, AAC+/Parametric Stereo, MusePack, WMA - Lossless: FLAC, WavPack, Monkey's Audio (APE), WMA Lossless, WAV
Formatos vídeo disponíveis para conversão: - H.264, Xvid, DivX 4/5, MPEG1/2/4, H.263 etc.
Licença: GPL Download: MediaCoder 0.6.0.3760 Beta [17.48MB] Homepage: MediaCoder
Este artigo tem mais de um ano
“Embora seja open source não quer isso dizer que as suas capacidades de “transcoding” não sejam de excelente performance.”
Comentários destes são um dos problemas existentes na mentalidade das pessoas. Até parece que a maioria do que é OpenSource não é tão bom ou melhor do que não o é. A realidade é essa. O OpenSource cada vez é melhor, em muitos casos é mesmo superior a produtos não OpenSource, como pagos, por exemplo. Em termos de codecs, temos exactamente a mesma performance, senão melhor, comparando com os codecs pagos e não só. É de notar que OpenSource e Free são coisas distintas.
Concordo com o HolyMurderer, e digo mais, nem é em muitos casos superior, é mesmo na maior parte dos casos superior!
Basta pensar no apache, gcc e outros compiladores/interpretadores, linux kernel, serviços (email, ftp, etc)… a lista não termina, estamos a falar de programas de topo e bastante importantes mesmo para quem não usa Linux (ou outro software livre) directamente, para dar o exemplo, quase todos os servidores web usam o apache!
Claro que existem casos em que não existem soluções tão boas, é o caso do editor de flash. O da macromedia é bastante bom, no entanto é possivel corre-lo atraves do Wine ou com uma virtual machine.
CoolMaster
O fim de semana, foi em grande… Tão em grande que o relaxe ainda não permitia um raciocínio a todo o vapor. Só isso explica este parágrafo infeliz – “Embora seja open source não quer isso dizer que as suas capacidades de “transcoding” não sejam de excelente performance.”
Abraço
Realmente um programa muito bom e acho que supri as necessidades de muitos.
Notei também que este têm atualizações constantes, e isso torna mais prazeroso usá-lo e desfrutá-lo. 🙂
“MediaCoder is a free software written by Stanley Huang, Website”…
È “open” ou “free”?
Mas que confusão!
@ Por cima
O problema de “free” em inglês é que a palavra é ambigua, tanto pode ser traduzido para “livre” como para “gratis”.
Neste caso eles querem mesmo dizer que é software livre, software livre impõe que o código seja opensource, logo o código tambem é aberto.
Não existe custo no caso deste programa em especifico no entanto podia ser software livre (e free no sentido da licença) no entanto podia ser a cobrar.
Em português não temos esse problema porque temos as palavras “livre” e “gratis”.
CoolMaster
Mais algumas coisas,
de notar que opensource não indica se o software é gratis. Podem existir programas opensource que não são gratis!
Podem existir tambem programas gratis que não são opensource.
Podem existir programas opensource e gratis que não tenham uma licença livre (ou seja, podes ver o código mas não o “podes alterar” nem distribuir).
Mais sobre licenças: https://pplware.sapo.pt/?p=4529
CoolMaster
Falando do programa, ainda tenho a versão 0.5.1 Usei para converter DVD para a PSP. Na altura experimentei vários pagos que eram piores. Só encontrei o Winavi (o que converte para .mp4) que era melhor.
Esse programa é muito bom!
Geralmente uso o VirtualDub porque utiliza o DIVX que codifica bem mais rápido, no meu processador Intel do que o XVID que dizem ser mais rápido pros AMD, mas recomendo e muito esse programa por sua versatilidade.
tah, mais qual é o código???
não tô conseguindo usar pq não sei…^^