M File Anti-Copy 4.0
A cada notícia que ouço sobre material roubado de máquinas, aumento o nível de atenção. Acho que não me conseguiria repor facilmente se me roubassem o portátil com toda a informação que este tem, mesmo que existam cópias em vários locais.
O facto de alguém usurpar a nossa privacidade é algo que não se ultrapassa com facilidade e cada vez mais, pela vida que nos obriga a isso, recheamos o nosso computador com essa informação privilegiada. Como nos podemos proteger?
Não há uma receita mágica. Nada como ter uma password no início das sessões do Sistema Operativo, travando pelo menos o ladrão ocasional, o que quer apenas dinheiro pelo nosso computador, mas isso não chega.
A aplicação começa por solicitar a introdução de uma password
Existem depois vários programas que nos ajudam a proteger conteúdo. Não estamos livres de ter algumas surpresas, como a que vi há dias em actividade: uma pen USB que inserimos num computador e esta absorve informação de vários directórios predefinidos na aplicação, sem que o utilizador dê por ela.
A aplicação de hoje impede exactamente a acção de aplicações como esta, da qual vos falei ontem.
Como tenho o portátil aberto em vários locais de fácil acesso ao conteúdo, ando a testar uma forma de privar a cópia do conteúdo para outros lados. Estou a testar o M File Anti-Copy.
Toda a operação de activar ou desactivar terá de ser confirmada com a introdução da password
Esta aplicação executa dentro do Windows alguns comandos no registo que desligam opções. Não é, de todo, um milagre, pois apenas automatiza essas alterações no registo para pessoas que não tenham o à vontade de o fazer manualmente.
De aspecto simples, esta ferramenta impede que se copie ou apague ficheiros e pastas do computador para outro local.
O nível de segurança é interessante, pois permite desactivar o acesso ao editor de registo, assim como a pesquisa entre outras acções pró-activas. Se depois de inserir a password, falhar as tentativas permitidas, então verá o seu computador reiniciar ou desligar, dependendo da sua vontade.
É mais uma solução para ajudar a chegar ao Ponto G da segurança, ainda não a encontrei mas estou no bom caminho. Atenção que, depois desta aplicação ligada e activa, o mover e o copiar/colar deixam de funcionar, por sua ordem claro.
Divirta-se e enquadre esta ferramenta nas suas ou nas necessidades de terceiros a seu cargo.
Atenção: Não instale esta aplicação sem criar um ponto de restauro.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 2k/XP/Vista/Win7
Download: M file Anti-Copy 4.0 [1.10MB]
Homepage: M Products
Este artigo tem mais de um ano
Aplicação interessante e já que trabalha no windows 7, vou experimentar.
Hoje em dia toda a segurança é pouca…
Será que restaurando a máquina a um ponto anterior à instalação deste programa, o efeito de segurança desaparece?
Só um reparo… onde diz:
“Não há uma receita máquina.”
Não deveria ser?
“Não há uma receita mágica.”
@AGarcia
…sim, porque restaura o teu registo (regedit), desde que o ponto de restauro seja criado correctamente, claro! 😉
Mas será que consegue mexer no registo uma vez que este também pode ser bloqueado …
Fica aqui minha sugestão:
Para aumentar a segurança de notebooks use a senha da BIOS, tanto para iniciar o notebook como tbm para acessar o HD. Acredito q todos os notebooks/HDs modernos possuem esta funcionalidade. Ou seja, mesmo q se tire o HD do notebook e tentar ler seu conteúdo em outra máquina, n será possível, já q existe uma senha instalada no próprio HD. N é 100% de garantia mas acredito q seja o suficiente para resguardar meus dados em casos comuns de furto de notebook. Como carrego o meu todos os dias de casa x trabalho, além destas senhas, ainda uso diretórios criptografados para meus dados mais preciosos.
essa da senha na bios é engraçada … sim senhor … nada que o retirar da pilha ou o reset á bios não resolva .. para alem de que se pode retirar o disco e colocar numa caixa externa e é só procurar os ficheiros …
isto serve para utilizar em cd’s e dvd’s tambem??
ou seja, colocar permissoes em determinadas pastas que gravamos num cd?
“…It all sounds good in theory, but M File Anti-Copy has a “deadly” flaw that permits copying the files from one window of Explorer to another by simply dragging and dropping the files. There is no restriction for this action and all its security is overridden. If you’re using a different file manager than the one provided in Windows, all of M File Anti-Copy protection is blown away.
However, the application does refrain copy action if the keyboard command is used or if you choose the classic method of selecting the option from the context menu of the file. In this case, upon pasting it, the “Paste” option will be grayed out. This is because the restriction of the program affects Windows Clipboard and not the file itself…”
(Softpedia)
cara,
Você testou essa possibilidade? O drag and drop realmente funciona normalmente?
Qual o programa já falado que te referes aqui “como a que vi há dias em actividade: uma pen USB que inserimos num computador e esta absorve informação de vários directórios predefinidos na aplicação, sem que o utilizador dê por ela.”;
É este:
https://pplware.sapo.pt/2009/06/30/usbimport-051-2/
esse funciona no sentido inverso..
Mais um para se testar 😉
De facto, existem centenas deste tipo de software. Mas nada como o Guilherme disse (pelo menos a ultima parte!) relativo à “password no disco HDD”, mas só se aplica a quem tem portátil, basicamente. E mesmo assim não garante segurança total. Basta sair do nosso local para isso acontecer. Mas é relativo, muito relativo. Temos que ser mais audazes 😀
@Guilherme
Tenho exactamente a mesma protecção no meu portátil!
Abraço
BisMarques
Utilizar partições encriptadas é pacifico mas cuidado com isso das passwords nos discos, se o portátil avaria e têm lá o relatório para entregar amanha de manha é provável que passem um mau bocado para copiarem isso do disco.
@ROOKIE
Por isso é que há uma ferramenta que se chama backup!
Abraço
BisMarques
Porque não usar o TrueCrypt, cifrar o disco inteiro, e pronto? É, de longe, a maneira mais fácil de resolver o problema e da minha experiência o impacto na performance é negligenciável.
Mas consegues encriptar o disco de arranque?
Sim. A password é introduzida antes sequer de o Windows arrancar.
Não estaremos a ficar todos algo doidos?
Depois de lêr o que o ppl escreveu … SIM!