Livros digitais: conheça os formatos de eBooks que existem
Cada vez existem mais pessoas a ler livros em formato digital. E as razões que levam a escolher os eBooks são muitas. Para além de ser muito ecológico ler livros no computador, normalmente pesam menos e podemos andar com muitos simultaneamente.
No entanto, os ficheiros dos livros digitais têm formatos diferentes e, normalmente, os leitores de eBooks não suportam os formatos todos. Neste artigo, vamos mostrar-lhe alguns dos formatos que existem e explicar alguns prós e contras de cada um.
1. EPUB
O EPUB é o formato de eBook mais utilizado em todo o mundo e foi inicialmente desenvolvido pelo International Digital Publishing Forum. Em 2007 substituiu o formato Open eBook format (OEB).
O formato EPUB é grátis de utilizar, independente do vendedor e muito rico, podendo suportar vários elementos interativos e vídeo. Para além disso, os principais leitores de eBooks como, por exemplo, o iBooks da Apple, Kobo ou o Nook, são capazes de ler ficheiros no formato .epub.
No entanto, existe uma grande desvantagem no que toca aos ficheiros EPUB. O Kindle da Amazon não suporta este formato, com exceção do tablet Kindle Fire. Ainda assim, se apenas possuir o livro em formato EPUB e quiser lê-lo no seu Kindle pode converter o ficheiro utilizando, por exemplo, a ferramenta Calibre.
2. MOBI
O Mobipocket eBook format, mais conhecido como Mobi eBook é outro formato de ficheiro para livros digitais muito conhecido. Tal como o EPUB, o Mobi também foi desenvolvido a partir do antigo formato OEB.
Em 2005 foi comprado pela Amazon e é utilizado pela empresa norte-americana na Loja Kindle. eBooks Mobi utilizam as extensões .prc or .mobi, possuem um elevado grau de compressão e são muito utilizados em dispositivos que têm ecrãs relativamente pequenos.
Tal como o formato EPUB, o MOBI é suportado por quase todos leitores de eBooks com a exceção do Nook da Barnes and Noble. No entanto, não suporta som ou vídeo.
Apesar de nunca ter sido confirmado pela Amazon, diz-se que a empresa comprou o Mobipocket para utilizar o formato como tecnologia de base para criar o formato AZW, que iremos abordar de seguida.
3. AZW e AZW3
AZW e AZW3 são dois formatos de eBook que foram desenvolvidos e pertencem à Amazon. AZW é o mais antigo dos dois e foi apresentado em 2007, juntamente com o primeiro Kindle. O formato AZW3 chegou em 2011 com o lançamento do tablet Kindle Fire.
Ambos os formatos são muito semelhantes ao formato MOBI, mas ao contrário do MOBI, ambos os formatos da Amazon suportam som e vídeo. Sempre que comprar ou fizer o download de um livro na Amazon irá receber no seu dispositivo um ficheiro no formato AZW ou AZW3.
Como o AZW pertence à Amazon, não é suportado por tantos leitores de livros digitais como os formatos EPUB ou MOBI.
4. PDF
Quem é que não conhece o formato PDF (Portable Document Format)? Este formato foi criado no inicio dos anos 80 pela Adobe Systems e é um dos formatos mais utilizados na distribuição de livros digitais.
A ideia por detrás do PDF foi criar um formato de arquivo que pudesse ser utilizado para visualizar, partilhar e imprimir documentos, independentemente do hardware ou sistema operativo. Atualmente, o PDF é mantido pela ISO (International Organization for Standardization) e pode conter áudio, vídeo, botões e campos de formulário.
No inicio, a adoção do PDF foi muito lenta. No entanto, o formato começou a espalhar-se pela Web e tornou-se umas das formas mais populares de partilha e distribuir livros digitais. Ficheiros no formato .pdf são capazes de se adaptar ao tamanho do ecrã do dispositivo.
Que outros formatos existem?
Existem tantos formatos de livros digitais que é quase impossível inumera-los todos. Ainda assim, vamos falar-lhe de mais dois que também são muito utilizados.
O formato IBA é outro formato de eBook utilizado nos livros criados com a iBooks Author App, software da Apple. Apesar de ser muito semelhante ao EPUB, não é suportado por todos os leitores de eBooks porque necessita de código presente na aplicação iBooks da Apple. Este formato suporta imagens, vídeo, som e elementos interativos.
O último formato que vamos referir neste artigo é o DjVu, desenvolvido pela AT&T. Este formato é muito utilizado pela comunidade cientifica. Ficheiros com a extensão .djvu apresentam uma compressão 10 vezes maior que o PDF.
eBooks: Qual é o melhor formato?
Se pretende ter uma biblioteca muito variada e com vários títulos no seu computador opte pelo formato EPUB ou PDF. Por outro lado, se o seu leitor de eBooks favorito for o Kindle da Amazon, o formato ideal para si é MOBI ou AZW.
Qual é o formato de ficheiro que mais utiliza?
Este artigo tem mais de um ano
Calibre Rules para todos!
Óooooooooooooooooo…isso não é um formato!!!
Sem dúvida! É o meu programa favorito e permite-me usufruir de todos os meus livros digitais sem problemas. Cá em casa todos têm um Kobo.
Nunca encontrei um leitor bom para pdfs. Alguém me recomenda um? Abraços
Calibre, é muito mais que um bom leitor de livros no formato digital (https://calibre-ebook.com)
Sirva-se!
Tenho um kindle e acho incrível para ler, funciona quase até como um impulsionador e motivador à leitura.
No entanto sinto que há pouca oferta de e-books em PT-PT (sejam estes traduzidos como Harry Potter ou mesmo literatura nacional como Uma Aventura), e infelizmente não me parece que esteja para breve o investimento em traduções e publicações de livros para a nossa língua.
Penso que não estou a infrigir alguma regra…aí tem….https://www.luso-livros.net
Boas leituras para todosssssssssssss
Obrigado! 🙂
Projecto Adamastor – Obras em domínio público convertidas em formato digital
http://projectoadamastor.org/
Na wook.pt comsegue comprar muitos livros em PT versao e.book. boas leituras!
EPUB sempre que possível.
Já agora para quando um artigo deste género para e-comics?
E que editores para quando uma análise EXAUSTIVA aos readers de ebooks. Comparação de ecrans,…
*e para quando EDITORES….
Aqui em casa todo mundo tem um Lev. Escolhi o Lev porque prometia ser o leitor com maior compatibilidade com o formato PDF e eu uso muitas apostilas nesse formato. No entanto eu me decepcionei quanto a esse ponto, já que diversas apostilas que eu recebo travam quando abertas no Lev. Eu sei que é por má formatação do arquivo que muitas vezes é gerado por drivers de impressão que imprimem para arquivo, mas eu esperava que o Lev fosse menos sensível a esses arquivos.
Mas tudo bem, eu uso o Calibre para converter os arquivos para o formato Epub e o problema é resolvido.
Porém eu ainda sigo preferindo o Lev pela facilidade com que posso copiar o conteúdo para ele.
Se eu usasse o leitor apenas para ler livros vendidos em livrarias talvez escolhesse outro, mas como uso muito para ler conteúdo de apostilas, manuais, artigos e outros materiais gerados em computador e como tenho que copiar muitos arquivos para o leitor e apagar muitos também semanalmente, esse é o que mais me serve no momento.
Acabadinho de chegar a casa um Kindle. No entanto, como já referido anteriormente, apesar de se encontrar com relativa facilidade, conteúdo dos mais variados autores traduzido em PT-BR, o mesmo não acontece com o PT-PT. Para os mais experientes, onde é possível obter literatura na Língua de Camões (até para incentivar também as mais jovens cá de casa a ler de maneira “cool” :/)?