Librarian – Adicione bibliotecas ao seu Windows
O Windows tem vindo a melhorar a forma como os utilizadores podem gerir os ficheiros que têm no seu sistema operativo. A existência de bibliotecas permite que cada utilizador possa arrumar os seus ficheiros de acordo com a estrutura que é proporcionada. As imagens, os documentos, as músicas e os vídeos têm pastas que podem e devem ser usadas para essa arrumação. O próprio Windows usa estas pastas e propõe-nas quando é hora de gravar esse tipo de ficheiros.
Infelizmente não é possível aos utilizadores fazerem a gestão dessas pastas e são obrigados a usar a estrutura que a Microsoft definiu como sendo a ideal. Outra situação é que o Windows insiste em querer gravar os ficheiros nessa estrutura e temos de estar constantemente a indicar que não é ai que pretendemos gravar e temos de indicar o novo local. O Librarian é um software que vem alterar estas "definições" e dá aos utilizadores um maior grau de liberdade na hora de usar as bibliotecas.
Ao usarem o Librarian ficam aptos a criarem novas bibliotecas, remover ou a alterar as existentes. Desta forma a liberdade que temos é alarga e podemos fazer a arrumação dos ficheiros da forma que bem entendermos.
Podemos ainda livremente associar as pastas que entenderem a cada uma das bibliotecas. Desta forma podemos associar as diferentes pastas que usarmos às bibliotecas que pretendermos.
A criação de uma nova biblioteca é tão simples como carregarmos num botão da interface do Librarian e definirmos o nome que pretendemos usar. Depois de a criarmos devemos sempre associar um conjunto de pastas a essa biblioteca para que a possamos dar uso. Após a sua criação as bibliotecas ficam automaticamente disponíveis no explorador do Windows, na zona reservada à sua exibição.
Se pretenderem podem adicionar ou remover pastas que estejam associadas a outras bibliotecas já existentes. Podem agrupar, por exemplo, as pastas de imagens, vídeos e música numa biblioteca de nome Media e assim terem uma organização mais a vosso gosto. É claro que o processo de renomeação passa também pelo Librarian e é feito com um simples clique.
Como podem ver, após adicionarem uma nova biblioteca ela é mostrada no explorador de ficheiros. No meu caso criei uma de nome Pplware e ai associei a pasta Transferências e a do Dropbox. Ambas as pastas estão no mesmo local que estavam antes, mas passaram a estar associadas a esta biblioteca.
Usem o Librarian para conseguirem arrumar as vossas bibliotecas da forma que pretenderem ou para removerem as bibliotecas que não usam. A liberdade que vos é dada com esta ferramenta permite colocarem o vosso Windows mais a vosso gosto e com a estrutura que entenderem.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 7
Download: Librarian 1.0 [3.04MB]
Homepage: Librarian
Este artigo tem mais de um ano
era mesmo isto que andava á procura …..
Óptimo! Faz uso do Librarian e depois relata a boa experiência que tiveste!
nao concordo com tudo o que esta descrito aqui neste post… é só clicar com o botão direito do mouse sobre as bibliotecas e definiar as pastas que cada uma ira exibir seus conteudos e marcar qual é a pasta padrão… tentem…
Já perdi cabelos por tentar remover as bibliotecas existentes no “seven”.
Obrigado Pplware!
Bem, então é isto: eu não uso a pasta os “Meus Documentos” como o Windows propõe. Já há muito tempo que eu gosto de usar uma grande partição do disco para guardar as minhas coisas. Assim, gostava de abrir o explorador e ter logo ali a minha partição do disco, prontinha. Porém, a biblioteca não deixava fazer isso. Tinha que ir ao Meu computador e aí seguir em frente. Assim, posso ter o atalho da biblioteca, e ao abrir, vou dar à minha partição sem quaisquer problemas (depois de criá-la, é claro). Um jeitão que isto dá. Obrigado Pedro.
Podes redireccionar a pasta ‘Os Meus Documentos’, ou ‘As Minhas Imagens’, etc, para a particao que usas:
http://www.vista4beginners.com/Move-user-files-folders-to-another-partition
O processo e’ semelhante para o XP!
Fiquem Bem!
era isso mesmo que ia dizer, redireccionar a pasta para a partição
pois, a única coisa que não consigo fazer sem este programa é mudar o icon…
de resto dá pa gerir as bibliotecas no 7…ultimate
Cumps
então se é assim nem vale a pena instalar isto, porque isto dá para fazer com apenas um clic do botão direito e escolher nova livraria e dá para fazer quantas vocês entenderem.
É certo que este a nivel nacional é dos melhores senão o melhor blog sobre tecnologia, mas acho que às vezes voces perdem tempo com aplicações um bocado desnecessárias quando o proprio SO já faz isso sozinho
Compreendendo perfeitamente a tua “posição” lembro-te que o Librarian permite criar novas bibliotecas, o que não podes fazer directamente no sistema operativo.
No Win7 Home Premium (presumo que também seja possível nas versões superiores) é perfeitamente possível criar novas “Bibliotecas”.
Basta ter a janela com as bibliotecas visiveis e clicar com o botão direito do rato em cima na janela e seleccionar “Novo” no menu de contexto.
Peço desculpa por responder ao meu comentário, mas reparei agora que até a barra superior tem a opção “Nova Biblioteca”.
De resto faço minhas as palavras do Alexandre sobre a utilidade deste software.
Sérgio
Claro que é possível criar novas bibliotecas e associar a essas bibliotecas as pastas que se quiser.
Tal como também é possível apagar as bibliotecas existentes.
Peço desculpa mas não percebo a utilidade deste software pois o Windows 7 já faz nativamente o que este software se propõe fazer, neste caso é um software só para colocar lixo no windows.
Nem imaginam como andava a procura disto ;D
yap, realmente confirma-se que dá pra fazer o mesmo no windows. Tou com o ultimate, e tem la um botao pra criar bibliotecas novas
Desnecessário o software. A criação de novas bibliotecas é transparente no Win 7.