Ken Rename 0.66
Eu tenho um fetiche por estas ferramentas, acreditem, fazem-me muita falta. Então quanto mais fácil for o processo mais tempo poupo em tarefas de renomeação.
Ken Rename é mais uma aplicação das muitas que tenho experimentado, mas esta parece-me mais simples de entender e acima de tudo é muito leve.
O Explorador do Windows é incapaz de renomear utilizando vários critérios, atribui um nome apenas modificando a contagem dos ficheiros em causa. Isso é pouco, muito pouco.
Sim eu sei que no registo do Windows podemos definir, por exemplo, que essa renomeação evita espaços entre caracteres, mas mesmo assim é pouco principalmente para renomear ficheiros em massa.
Ken Renamer consegue renomear múltiplos ficheiros de uma só vez, seguindo uma grande variedade de critérios. Podemos renomear inserindo um prefixo, incluindo a data ou numeração, podemos inserir uma maiúscula ou minúscula apenas, podemos incluir expressões correntes, etc. Temos muito por onde escolher. A par disso, podemos acompanhar em tempo real, se reparar as alterações são mostradas à frente dos ficheiros em causa, será um pré-visualizar dos resultados.
Outra opção igualmente interessante, para determinados utilizadores, é a leitura de metadados EXIF, existente nas fotografias digitais e os ID3 dos ficheiros de música MP3, podendo de igual modo renomear a partir dos parâmetros preferidos, como por exemplo o modelo da câmara ou o nome de um álbum de música.
Para o servir convenientemente, deixo a sugestão acompanhada de outras ferramentas para o mesmo efeito como o ReNamer e o Metamorphose.
Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows 9x/2k/XP/Vista Download: Ken Rename 0.66 [636.24KB] Homepage: Ken Rename
Este artigo tem mais de um ano
link errado
dava jeito uma ferramenta destas para linux 😉
Podem também encontrar aqui http://www.fauland.com/ uma optima ferramenta para renomear ficheiros, entre outras. Continuem o bom trabalho !!!
Não conheço o programa.
Mas posso sugerir um outro que substitui muito bem o explorador do windows – xplorer2: http://zabkat.com/ . Este programa, entre muitas funcionalidades, permite renomear em “massa”, com alguma variedade de critérios. Tem outros pontos a favor: possibilidade de atribuir bookmarks às diferentes pastas; permite visualizar duas ‘janelas’; definir comandos com aplicações externas; ….
Continuação bom trabalho, e boas festas.
Parece interessante mas… o Explorer já consegue renomear vários ficheiros de uma só vez. É simples, até.
viva,
tb sou grande fã destas ferramentas, e a culpa é da maquina digital …
é tudo ao molho e nascem Gigas debaixo das pedras.
alguém conhece o Magic File Renamer para dizer se este é superior ou inferior?
sim sim, posso experimentar eu… mas alguém que tenha uma opinião formada…
cumps,
JP
@ mauricio
O Metamorphose existe para Linux. Recomendo.
https://pplware.sapo.pt/2008/10/31/metamorphose-2-050-beta/
Se usares Ubuntu, tens a versão actual no repositorio do GetDeb:
http://www.getdeb.net/app/Metamorphose
Boas renomeações 😉
JPedrosa, uso o Magic por uma única razão, é o único que permite mexer no ‘id3’ (info música).
Sou viciado nestes progs… Mesmo que seja só para mudar 1 ficheiro tenho que os usar. E há tanta coisa possível…
hey @Ana Narciso muito obrigado 🙂
estava a testar o pyRenamer que vem nos repositórios do Ubuntu e achei interessante, mas vou já experimentar o metamorphose.
Thx
Afonso, estive a experimentar o Rename your files. É muito bom também, a simplicidade é o seu grande trunfo. Obrigado pela sugestão.
@Antonio Coutinho,
thanks.