Quantcast
PplWare Mobile

JOCR 1.0.0.0

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Fernando Batista says:

    Muito bom.
    Obrigado.

  2. UKN says:

    No minimo … interessante …

  3. SecretSoul says:

    Hum…agora não estou a ver nenhuma aplicação concreta deste programa, mas isto é daqueles programas que dá um jeitão só quando não o temos!

  4. inelsonrocha says:

    Hummmm… não acho piada ao facto deste software depender da instalação do Micorosoft Office Document Imaging, conforme se pode ler na página da aplicação:

    “JOCR requires Microsoft Office 2003 or higher version. If JCOR does not work, please manually install “Micorosoft Office Document Imaging” (MODI) that is included in the setup file of Microsoft Office. You can find MODI under “Office Tools” of the setup file.”

    Ou seja: Não é uma aplicação desenvolvida para executar a função, mas para mascarar uma função já existente no pacote Office, vá lá, com umas flores…

    Portanto não podemos utilizá-lo num PC sem M$… o que dá o seguinte comentário:
    Thumbs down!

    Está a ser desenvolvido pelo Google um OCR open source de nome OCROPUS (http://code.google.com/p/ocropus/) que já tem uma versão alpha, mas até ficar estável vamos esperar mais um bocado até termos OCR de jeito.

  5. Alain says:

    interessante, estava em busca disto

  6. Cako says:

    Viva,

    Para quem tem o office 2002 (xp), há hipótese de fazer download do Microsoft Document Imaging?

    Cumps

  7. Nuno José says:

    @ inelsonrocha
    obrigado pela dica n gosto de nenhum ocr em linux mesmo os aplicativos de scan n encontrei nenhum que fizesse estas duas coias (acabo por fazer no gimp por outra maneira)

    digitalizações 256cores (não em cinzento)
    Preto e branco que dê para alterar o ponto do que é preto e é branco (ou então não sei fazer)

    Sabes inelsonrocha ou alguém ??

  8. aver says:

    Muito interessante. Há um truque para, também sem scanner, fazer o OCR de fotos tiradas a textos em papel (parece esquisito, mas percebe-se que por vezes é mais fácil fotografar um documento ou a página de um documento, porque o scanner nem sempre está á mão).

    Se o JOCR reconhece os caracteres do écran também há-de reconhecer o texto da tal “foto de um texto em papel”. Pela segunda imagem que está no post até é possível que saia uma coisa de jeito. É questão de se experimentar.

  9. Fábio says:

    O meu scanner veio com um soft parecido. era pra digitalizar folhas de texto no scanner e depois passar de imagem pra texto para word..

    Cumps

  10. inelsonrocha says:

    @Nuno José

    Nope… lamento.
    Eu utilizo o OCR em contexto profissional e a aplicação é o Abby Fine Reader (em windows), IMHO a melhor.
    Essa é a maior razão pela qual ando à espera do OCR do Google, para ver se me livro das amarras do software pago.
    E não costumo utilizar o Linux para isto, portanto é um campo que não explorei…

    Mas essa resolução que apontas parece-me ser a mais acertada, com o GIMP tens mais controlo dos níveis, curvas, contraste e por aí fora, que determinam a qualidade de um bom reconhecimento. Regra geral o software “aligeirado” que vem com os scanners é um bocado mau para ajustes finos.

    Abraço.

  11. valerio vaz says:

    Porreiro.. assim ja posso ver se consigo ler os “captchas” dos sites para fazer bots 😛

  12. fox88 says:

    @ valerio vaz
    estava mesmo a pensar nessa ideia que os spammers vão adorar!

  13. orlando says:

    olá amigos , queria saber se alguem sabe um programa que faça o que esse faz , como selecionar no monitor a area do texto e ele reconhecer …

    eu nao consegui me entender com o programa , pois meu office é 2000 , e não sei se o erro é por isso e pela falta do componente que tambem nao achei para instalar … e precisava dessa ferramenta .

    obrigado ! e aguardo ajuda

  14. aver says:

    Orlando

    Penso que com o Office 2000 não consegues usar o JOCR. O JOCR precisa do Microsoft Office Document Imaging, que só apareceu no CD do Office XP e foi desenvolvido com o Office 2003.

    O melhor programa (não é freeware) é o já falado acima, ABBY Fine Fine Reader, que tem, nomeadamente, a funcionalidade Screenshot Reader (que captura imagens do écran e faz o OCR), e o Digital Camera OCR (OCR a partir de fotografias digitais)

  15. aver says:

    … a escrita não ficou grande coisa: o ABBY Fine Reader tem, entre outras, as funcionalidade Screenshot Reader e Digital Camera OCR.

  16. ek says:

    Abby fine Reader é o melhor! Testado e aprovado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.