IObit Toolbox 2.0 Beta – Portátil e Útil…
Já não falava desta ferramenta há muito tempo. Lembro-me que a dada altura decepcionou-me os resultados que obtinha com alguns produtos da IObit. Por pura curiosidade fui testar este canivete suíço das optimizações. As constantes evoluções das ferramentas podem surpreender pelos resultados cada vez mais aperfeiçoados. Será assim com esta versão beta do IObit Toolbox?
IObit Toolbox é um software gratuito e portátil que permite a administradores de sistemas e a perfeccionistas/maniacos da optimização resolver muitos problemas relacionados com a utilização diária, que acontecem em qualquer altura, sem pré-aviso.
São 20 ferramentas dedicadas que passam desde o diagnóstico do sistema, às auditorias de segurança, tudo com soluções funcionais e simples de operar.
A limpeza do registo é sempre uma tarefa importante mas delicada. Nesta suite os programadores esmiuçaram os diversos locais onde estão as chaves de registo e separaram de forma muito simples de entender para ajudar o utilizador menos experiente. Depois de analizado o registo, que até foi relativamente rápido, o IObit Toolbox passa à fase de correcção dos erros. Tudo muito seguro com recurso a cópia de segurança.
Dentro do separador Optimize, o utilizador irá encontrar algumas ferramentas que vão "tentar" melhorar sectores como o consumo de RAM ou o acesso à Internet.
Estes pequenos ajustes podem não ser diferentes, daqueles que muitas ferramentas já o fazem, de forma individual. Esta adiciona, num pacote graficamente interessante, muitas dessas ferramentas.
No caso da melhoria de acesso à Internet, a aplicação mexe nalguns aspectos ligados aos browser, também eles passíveis de afinações. É interessante ver como podemos ajustar a performance do browser recorrendo a automatismos existentes no próprio navegador.
Nas reparações o utilizador tem acesso a ferramentas que tentam recuperar dados eliminados, pesquisam, identificam e apagam links partidos e optimizam os dados guardados no disco para aumentar a rapidez do mesmo evitando alguns erros de escrita.
A segurança é um dos separadores que ajudam o utilizador a saber se tem ou não a máquina vulnerável. Outra função é verificar e identificar quais os processos que se iniciam com o Windows, permitindo apagar esse processo e a entrada no registo.
O separador Control ajuda a perceber como está o computador e o que existe dentro do sistema operativo. Várias informações são disponibilizadas para que consiga gerir espaço em disco, eliminando pastas vazias e ficheiros repetidos, elementos responsáveis pela perda de performance e produtividade.
Para quem não faz estas limpezas de forma frequente, poderá usar esta suite e certamente irá recuperar muitos espaço em disco, irá limpar muitos ficheiros responsáveis pelas actualizações do Windows, inúteis para o sistema e muitos outros elementos que podem fazer a diferença, por exemplo, no tempo de arranque do próprio sistema operativo.
Como referi em cima, esta suite é gratuita e pode ser utilizada mesmo em ambientes empresariais.
Explore e veja o potencial. Obviamente que haverá uma série de outras suites capazes de fazer parte destas limpezas. O CCleaner será um dos mais citados, mas na verdade esta suite vai ligeiramente mais além e sem correr riscos, para o sistema operativo.
A resposta à questão inicial é positiva. É possível ver uma evolução muito interessante e equilibrada nesta suite. A IObit está de parabéns pela qualidade que apresentou neste software, sem ser excepcional, consegue um equilibrio que satisfaz plenamente o grande número de utilizadores que se preocupa com as manutenções do sistema.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: IObit Toolbox 2.0 Beta Portable [13.97MB]
Homepage: IObit
Este artigo tem mais de um ano
Parece-me um grande um grande optimizador de sistema!
Grande Post!
Então e acha este software melhor que o CCleaner ou TuneUP na sua opinião pessoal?
Pessoalmente tenho utilizado o CCleaner até à data.
Cumprimentos
A mim parece-me que tudo o que fuja do CCleaner já sao programas a mais que fazem mais mal do que bem: isto de “limpeza do registry” “optimização da RAM”, etc normalmente sao programas que vao andar a mexer no que nao devem.
Alguns apagam linhas no registo que, ainda que possam nao comprometer de modo flagrante podem dar problemas quando metemos um programa/acção específica.
A nivel de RAM a grande maioria descarrega da RAM certos ficheiros/informação que até costumam ser os que o Windows faz cache por serem os mais utilizados. Resultado: liberta RAM por uns segundos e depois o Windows vai ter novamente que ocupar o espaço com esses ficheiros e ainda tem o trabalho de os ler novamente do HDD…
A minha recomendação é:
– disk cleanup do Windows
– ccleaner
– autoruns
– ferramenta de desfragmentação do Windows
Com isto o PC fica sempre limpo, rapido e eficiente.
E porque ter tantos quando se pode ter tudo num?
Não é perda de tempo e de recursos?
Depois parece-me que o CCleaner está a ficar desactualizado, pouco ambicioso.
Isso é bem verdade.
Estive agora a fazer a prova ao Toolbox 2.0 e gostei, é realmente um canivete suiço, ainda para mais, nao necessita de instalação e é portátil!
E quando se mexe no registo, há sempre forma de fazer uma cópia primeiro para o caso de haverem azares 😉
Este programa, para além de fazer o mesmo que o CCleaner, faz muito mais, como é o caso dos Cloned Files…
É um programa que se pode ter sempre na pen e levar para todo o lado, para arranjar pc’s de outros.
Simples e eficaz 😀
Grande post Sr. Vitor, o programa é impecável 🙂
Tenho exactamente a mesma opinião que tu. É claro que não devemos depositar 100% confiança no que não conhecemos, daí os backups serem essenciais.
Esta ferramenta de optimização do registo parece muito boa e o pack, dentro dos gratuitos, talvez seja o melhor e mais completo que já apanhei.
Boa postadela 🙂
Não podemos esquecer que o TuneUP é pago, mas é muito bom. No entanto para a grande maioria dos utilizadores, basta um software como este. Chega e sobra.
Convém é utilizar periodicamente.
Vou testar isto. Portable é fixe.
[off topic]
Olá pessoal. Estou aqui com um “probleminha” no pc dum amigo meu: não consigo criar um novo documento de texto a partir do menu de contexto. A opção não se encontra aí.
Alguma dica aí? Agradeço desde já.
Acho melhores tirares a tua duvida no Fórum Pplware (forum.pplware.com). Aqui, “não dá jeito”, se é que me intendes… 😉
Já tinha lido um pouco sobre este software, no entanto só agora é que fiquei curioso… 😛
Vou experimentar!
E quanto à típica comparação com este, outro qualquer, e os mais variados tipos, com o TuneUp, não existe comparação!
Há os grátis, e há os que fazem mais… É simples!
Quanto “ao melhor”, é apenas uma certeza do utilizador, a experimentar. Que duvidas há?
Parabéns a iobit,
teem os melhores programas de performance, super-seguros.
cada vez me impressionam mais.
CCleaner ainda é mais confiável, nunca apagou uma entrada de registro indevida
Desconfio da Iobit, mesmo com programa portable
Limpar e desfragmentar registro pode ser perigoso, e muitas vezes mais ATRAPALHA que ajuda, efeito “placebo”, psicológico, e mais uma vez afirmo: potencialmente perigoso