Internet Explorer 10 Platform Preview 4 disponível
Nos últimos tempos a guerra dos browsers tem estado ao rubro. Praticamente todas as semanas saem novas versões dos principais browsers, sempre com novidades e com melhorias.
Para além das empresas mais óbvias, Google e Mozilla, também a Microsoft tende a entrar nesta luta e a tenta ter disponível no seu browser as mais recentes novidades e funcionalidades. A mais recente versão do IE 10, agora disponibilizada, é a prova disso.
A Microsoft ainda não adoptou a mesma política de desenvolvimento que as suas rivais e por isso apenas disponibiliza versões finais, mas vai libertando para testes as mais recentes versões que vão criando.
É uma forma diferente de desenvolver software, mas tem sido esta a aplicada pela empresa de Redmond nos últimos anos. A versão anterior do IE 10 tinha sido apresentada aquando da disponibilização da versão de testes do seu mais recente sistema operativo, o Windows 8.
A versão agora apresentada, a Platform Preview 4 traz algumas novidades, fruto de trabalho de desenvolvimento dos programadores da Microsoft.
Tal como na versão anterior, a Platform Preview 4 do IE 10 apenas pode ser testada no Windows 8. Esta mudança vem confirmar a ideia de que a Microsoft vai limitar este browser às versões mais recentes dos seus sistemas operativos, deixando para as versões mais antigas os browsers que tem já disponíveis. É também uma forma de garantir que estas novas versões estão instaladas e a correr em hardware mais recente.
A nova versão do IE 10 vem com algumas novidades interessantes e que mostram os desenvolvimentos que têm estado a ser feitos, quer ao nível do HTML 5, com a introdução de melhorias na API de ficheiros e nos vídeos, ou do JavaScript, com a disponibilização de typed arrays para melhor armazenamento e acesso a dados.
Com estas novidades, fica mas simples o acesso a novas ferramentas para que todos os programadores possam começar a desenvolver as suas aplicações web.
Outras melhorias, tais como a aceleração por hardware com base em SVG, CSS3 e outras estão presentes nesta nova versão do IE 10. A totalidade das novidades que esta versão traz pode ser consultada aqui.
Veja no vídeo abaixo todas as novidades, a forma como elas se integram no IE 10 e as vantagens que vão trazer para os utilizadores.
Se ainda têm instalado o Windows 8, tal como explicámos aquando do lançamento da sua versão Developer Preview, podem descarregar esta nova versão do IE 1o e testarem-na. Se não o fizeram, então instalem o Windows 8 e testem as duas novidades da Microsoft.
Os desenvolvimentos que a Microsoft está a colocar no seu browser conseguem torná-lo tão capaz como a concorrência, isto num um browser que estava dado como estando fora da corrida para a liderança, quer em termos de funcionalidades como em termos de performance.
Artigos relacionados:
- Microsoft apresenta o que será o IE10
- Internet Explorer 10 apenas correrá em Windows 7
- IE10 Platform Preview 2 – O caminho continua a ser percorrido
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 8
Download: Internet Explorer 10 Platform Preview 4 [20.1MB]
Homepage: Internet Explorer 10 Platform Preview 4
Este artigo tem mais de um ano
“Esta mudança vem confirmar a ideia de que a Microsoft vai limitar este browser às versões mais recentes dos seus sistemas operativos”
De notar que a versão final vai também estar disponível para Windows 7.
Infelizmente a Microsoft é incapaz de fazer um IE recente que seja compatível com todos os sistemas operativos tal como as outras empresas o fazem. Depois dizem que querem acabar com o IE6…
Não tem nada a ver com a compatibilidade, se há alguma empresa que consegue 100% de compatibilidade com o Windows é a Microsoft, tendo em conta que foram eles que criaram o Windows, por isso não digas barbaridades, simplesmente o suporte do Windows XP já morreu a muito, e acho que fazem muito bem, em não fazerem nenhuma versão para o Windows XP.
Visto que está na moda desrespeitar as opiniões dos outros aqui neste blog, chamando-lhes “barbaridades”, então eu vou explicar o meu sarcasmo no meu comentário anterior: “incapaz” significa, naquele caso, “querer forçar os utilizadores a pagar um novo OS, enquanto continua a atrasar a vida aos webdevelopers”.
Achas muito bem que o Windows Vista não possa ter IE10? E que Windows XP não possa ter IE9?
A Microsoft anda com campanhas para acabar com o IE6, que foi a maior m**** que a Microsoft fez na sua vida, e, na minha opinião, não é assim que ele vai morrer. Ainda há muita gente a usar IE6 ou IE7, forçando os webdevelopers a meterem lixo nos seus sites e a perder o seu tempo a fazer os sites compatíveis com esses.
IE6 e IE7? Por amor de deus, isso nem HTML5 usa, se chamas a isso evoluir vou ali já venho, se fosses tão bom programador como dizes, sabias que tens de evoluir também, não podes estar sempre no mesmo patamar, senão o teu trabalho não vale de nada, não há nenhum site hoje em dia que suporte o IE6 por isso sim, acho muito bem, o IE7 já nem se fala nele.
Vê-se mesmo que não entendes nem queres entender o que eu disse, lol…
Concordo com o que disseste – NÃO É EVOLUIR. Por isso é que a Microsoft devia dar a oportunidade do pessoal que usa XP ou Vista de instalar as versões mais recentes do IE. Caso contrário (que é o que acontece), os webdevelopers são obrigados a dar suporte a esses browsers antigos. Não há nenhum site que suporte IE6 ou IE7? Ahahah…
o IE6 não foi a maior m**** que a MS fez. Aliás, quando o IE6 saiu foi uma coisa muito à frente no seu tempo.
Não estou muito confiante no ciclo de desenvolvimento da Microsoft. Desde que a concorrência apareceu, parece que o interesse no browser está a diminuir consideravelmente. Provavelmente e muito especulativo, devem estar a desenvolver apenas estes IE’s só para não “perderem” os clientes que ainda usam Internet Explorer. A adopção dos “standards” no IE10 tem sido constante, mas não é suficiente para contrariar as preferências dos utilizadores. Para mim o IE será sempre um programa desnecessariamente pesado que contém demasiadas opções e isso não é o que procuro num browser minimamente seguro, rápido e fácil de trabalhar. Mesmo o trabalho de um programador com o “firebug” do IE torna-se complicado, mas digo o mesmo do “firebug” da google 🙂
Veremos como é que a Microsoft vai recuperar o mercado, se é que o consegue :p
O que falas mal do IE, é o que o Firefox tem de mal. Andas a trocar isso tudo, não deves tocar no IE a anos, o IE é o browser mais leve do mercado, não tem é tantas funcionalidades como extenções e isso, de resto já nem lento é.
Pois não é lento… só demora uns 5 segundos a abrir um separador.
Só se for no teu pc lol.
Que seja do meu PC e do meu portátil e dos PCs dos meus amigos ao qual testei um IE. Visto que os outros browsers funcionam bem com estes todos, então são melhores e são a minha escolha. Abraço!
Aqui está mais um exemplo do que eu disse quando escrevi o post “Um pequeno desabafo…”
Barbaridades.
É a palavra que descreve alguns dos comentários aqui exibidos.
Porque é em nada que eles se baseiam.
Porque é em nada que vão buscar todas as informações necessárias para afirmar certas coisas, porque nada é a melhor referência que se pode arranjar.
Vá, não sejamos hipócritas, e abram as vossas mentes.
Antes de criticar o que quer que seja, experimentem, testem, retestem. Depois tiram conclusões.
Gostam, ok. Não gostam? Paciência, mas por amor de Deus, não mintam para enfatizar a vossa má experiência com certo produto ou serviço.
Já que é impossível agradar a dois senhores ao mesmo tempo, quanto mais a 7 000 000 000…
Uso bastante o Firefox no trabalho e quando preciso de fazer debug no IE, lamento dizer, mas é o que noto. O Chrome é o único dos 3 que tem boa performance. O que falo mal do IE é resultado das experiências que tenho com o browser. Quanto a funcionalidades não ligo a isso. Quero é poder chegar ás coisas que preciso no menor tempo possível. O IE deve ser rápido para algumas coisas outras nem tanto.
1* 🙂
Nunca gostei do IE
Não é atoa que ele perdeu a liderança aqui no Brasil 😛
So precisam de saber uma unica coisa acerca do IE, seja ele o 9 ou 10: Em termos de segurança é o melhor e é segurança que as empresas procuram.
Quanto á compatibilidade nao digam asneiras porque como o Jose disse acima, a Microsoft é a melhor empresa a desenvolver software compatível com tudo.
Quanto à questão da Microsoft lançar o produto final acho que é perfeitamente normal, porque como ja disse a Microsoft trabalha com as melhores empresas mudias, logo tem de apresentar um produto final, ja mais que testado!!
nem sei como alguém ainda perde tempo com este browser
e nao sei como alguem perde tempo a sacar outro browser visto k o windows ja tras um…
bem eu nao critico nenhum browser cada um tem a sua opiniao. mas na minha axo k o ie e melhor k os outros.. agora nao andem aki a dizer “ah o ie na presta o chrome/ff e o melhor” ou “ah o firefox/chorme nao presta o ie e melhor”. cada um tem os seus gostos.. e certo k ha pexoas k tiveram 1 experiencia melhor com o ff/chrome do k o ie mas ixo e devido as suas makinas k sao boas mas outros k nao tem axim makinas tao boas o ie e mais adekuado por ser leve sem duvida..
…e saber escrever? Pelos vistos também não.
Sim, claro. As empresas vão logo a correr comprar licenças do win7 ou win8 ou trocar de pc´s para usufruir do mais recente browser da M$. Estão todas a nadar em dinheiro.
No dia em que o IE parar de abrir janelas a torto e a direito (em vez de as agrupar em separadores/abas) penso em usá-lo mais vezes.
Até nisso o Avant Browser é melhor…
Isso so prova que não sabes mexer no IE. Nas opções há uma uma parte que se chama Definições dos Separadores que da para por o IE a abrir separador novo em vez de janela.
há muita gente aqui a comentar que “1+1=3”.
Está bonito. Sabichões que querem atenções viradas para eles.
é normal, num país como Portugal.
Se isso foi um post irónico, parabéns, ganhaste.
Hilariante.
Eu ao IE não volto mais, o meu navegador de eleição é o Firefox e o secundário é o Chrome!
Fui utilizador do IE6, 7 e 8, fartei-me completamente dos problemas que aquilo provocava, demorei a habituar-me a outro mas quando fui, fui de vez.
Embora que esteja um pouco desapontado com a raposo atualmente, não me tem dado problemas nenhuns.
Eu não troco o meu IE9 por nada. Este navegador é 5*. Adoro.
O FF nunca me chamou a atenção, tentei navegar com ele e não me consegui habituar. O Chrome detesto a maneira como o tipo de letra aparece em vários sites, e de qualquer forma, há funções do IE que sinto falta. Quem já usou o IE9 durante algum tempo sabe bem que é um bom navegador, e mesmo assim o mais seguro, e não como algumas pessoas que gostam de generalizar e dizer que o IE demora 5 segundos a abrir uma tab, o que é mentira. Se não gostam do IE não usam, agr não se ponham a inventar coisas que não existem.
Continuam a dizer que é mau mas é o unico browser que me permite trabalhar correctamente com as principais aplicações de monitorização/produção no meu emprego..logo não pode ser assim tããããão mau..