Google Drive já deixa escolher pastas que queremos sincronizar
Os serviços Cloud são já uma presença constante no nosso dia-a-dia. São a extensão dos discos dos nossos computadores e ali colocamos os nossos ficheiros que queremos ter acessíveis.
A Google tem no Drive a sua proposta, integrada com seus serviços e com os vários sistemas operativos. O cliente para Mac e para Windows recebeu agora uma novidade, a sincronização selectiva de pastas!
Sendo principalmente uma oferta que assenta na Internet, o Drive tem nos clientes para os sistemas operativos a forma de manter estes dois mundos sincronizados e acessíveis.
Com uma presença garantida no Windows e no OSX, o Drive tem conseguido ganhar funcionalidades novas e adaptar-se ao que é esperado pelos utilizadores.
A mais recente novidade dá a todos a possibilidade de escolher quais as pastas que querem sincronizar, podendo fazer finalmente uma gestão mais detalhada dos ficheiros que queremos alojar na Cloud da Google.
Esta não é uma novidade em muitos dos clientes de serviços Cloud que existem já disponíveis na Internet, mas é uma oferta nova da Google e que muitos utilizadores vinham a pedir há algum tempo.
A partir de agora só precisam de aceder às definições e aí escolher quais as pastas que querem sincronizar e quais as que querem deixar fora do vosso Mac ou Windows, mantendo-as só na Cloud.
Fica assim mais simples gerir o espaço em disco das vossas máquinas, não o inundando com os ficheiros que têm no Google Drive e que apenas ai devem ser mantidos.
Google Drive
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/OSX
Download: Google Drive PC/Mac
Homepage: Google Drive
Este artigo tem mais de um ano
Bem, pode parecer novidade o que vou dizer, mas já há 2 anos que uso o cliente Windows e desde esse tempo que tem a seleção de pastas a sincronizar.
Já somos dois.
Podias, mas não o grau de detalhe que agora tens. Era uma escolha de muito alto nível.
Agora podes descer nas pastas e indicar com um grau de detalhe grande e muito pormenorizado.
Há uma melhoria substancial a este nível e isso é quase como se só agora realmente houvesse a sincronização selectiva de pastas.
Exactamente, eu acho que sempre fiz sincronização selectiva de pastas, nem me lembro sequer de não haver essa opção. Para mim os dois grandes problemas do Google Drive é que as suas aplicações não fazem AutoSync e o facto de o upload de ficheiros com nomes iguais duplicar os ficheiros em vez de os sobrescrever. Admira-me a forma preguiçosa como o Google Drive evolui, sempre tão lenta e atrás do ritmo de desenvolvimento dos serviços concorrentes.
O OneDrive já tem essa opção há vários, são factores essenciais e que já devia disponibilizar há mais tempo.
Muito chato esse erro do google drive: error loading python dll. aparece em várias de minhas máquinas e mesmo as já formatadas.
Era assunto era se desse para desligar a caixa de lixo de vez. Sempre que algo e apagado, vai para o lixo em vez de ser realmente apagado e não há opção para controlar isto. O que é péssimo porque a minha caixa está sempre a encher, nem sempre reparo e por vezes não estou a sincronizar nada por ter a caixa cheia. Obriga me a ir ao site manualmente esvaziar o lixo. Tenho que fazer isso todos os dias, no máximo de 2 em 2. Há scripts com código que pelos vistos se podem usar na parte da programação para fazer isto mas nunca consegui por nenhum a dar.
Uma função tão basica como “apagar directo” nem devia ser assunto.
Sabem se isto funciona também em Linux (ubuntu)?
Na minha opinião o Google Drive, precisa de melhorar a aplicação para Windows, as velocidades e os erros na sincronização.
Já me aconteceu por diversas vezes, a aplicação não iniciar corretamente, precisar de clicar para andar. Em termos de velocidade, demora muito, lento. Em relação a ficheiros, foi a única cloud que até ao momento que me deixou ficar mal. Uso Dropbox porque funciona tudo de forma impecável, mas gostaria de centralizar me no Google Drive uma vez que uso Android.
O que eu gostaria mesmo era que sincronizasse pastas especificas do computador. Mas parece-me que isto apenas serve para as pastas/ficheiros dentro da pasta Drive. Por exemplo fazer backup das imagens ou músicas que estão pastas fora da pasta Drive. Isso já é possível?
A aplicacao que uso da para fazer isso. E’ paga e pagas pela seguranca mais do que outra coisa. Se quiseres dar uma vista de olhos ao https://tresorit.com/
A maior parte das pessoas nao gosta do preco mas… faz o que estas a procuara – podes definir uma pasta qq do teu computador para ir para a cloud. varias ate
Ainda não é o ideal o certo era pode escolher a pasta do micro e não da pasta drive pelo ejti só o mega que tem essa fução
Será a cloud uma solução alternativa de backup contra ransonware?mas mantendo outras solucões locais?
Seá que me podem ajudar? Como faço para instalar o gdrive no iphone 4.