Google Chrome mais perto do Linux
O Chromium, o projecto open-source por detrás do Google Chrome, está desde ontem disponível para ambientes Linux, em versão pre-alpha. Como se presume por esta designação, o projecto está ainda numa fase bastante inicial. No entanto, já é possível apreciar a mesma rapidez que conquistou os utilizadores da versão Windows.
Grande parte das funções ainda não estão disponíveis, nem mesmo a barra de separadores ou o suporte a Flash. No entanto, é um sinal de que o desenvolvimento da versão para Linux do Google Chrome está bem de saúde e recomenda-se! Na verdade, alguns testes mostram que esta pre-alpha é já quase 5 vezes mais rápida que o Mozilla Firefox 3.0 e 3 vezes mais rápida que o Mozilla Firefox 3.1 Beta 3.
Se pretender experimentar e acompanhar o desenvolvimento do Chromium em Linux, basta adicionar o repositório criado pela equipa no Launchpad. No entanto, lembre-se de não colocar as suas expectativas demasiado altas, nem comece desde já a pensar em substituir o seu navegador padrão. A própria equipa do Chromium recomenda que esta versão não seja demasiado divulgada para já, uma vez que poderá fazer com que os seus utilizadores tirem conclusões erradas acerca do mesmo. Esta é uma versão experimental não recomendada para uso diário.
Homepage: Chromium Browser
Este artigo tem mais de um ano
Esse screenshot é mesmo real? Onde é que estão as tabs?! 😯
—–
http://nocontinues.net/ – Os jogos que interessam
@Morbus
É real, sim. As tabs ainda não estão operacionais, tal como os restantes menus. Esta é uma frase pre-alpha, por isso, ainda há muito por onde desenvolver.
Para quem dizia que o Chrome para Linux era vaporware, tem aqui a resposta. 😉
Adoro o Chrome no Windows, mas a menos que removam essa barra de titulo acho que não vou usar o Chrome no Linux. O aspecto minimalista e a simplicidade de funções e interface é a coisa que mais gosto neste browser.
Claro que há que ter em conta que é ainda uma pre-alpha. Ainda são só os primeiros passos, vamos ver como fica a obra.
A última beta também já traz suporte básico (muito básico mesmo) para extensões.
Sem mais de metade das funções “normais” é normal que os testes batam 5 vezes mais rapido que qualquer browser! 😀 .. mas sem duvida uma boa noticia a chegada do Chrome ao Linux… tinha visto esta noticia ontem por acaso 😉
Rui Brás mas esta notícia vem de encontro ao que eu dizia já há algum tempo 😉 afinal… eu tinha razão 🙂
E reafirmo, está para breve… muito breve.
E amanhã vamos ter mais uma “acha” que reforça o que tenho vindo a dizer.
ja utilizo Google Chrome à algum tempo e não tenho razão de queixa, muito pelo contrario!
acho que é muito pratico e facilita a “a vida” a quem trabalha na Internet e tem acesso a certos sites regularmente!
[como ter acesso ao banco, à Segurança Social, entre outros]
Por falar em chrome, já saiu a versão 2.0.170 do google chrome.
Cumps
Ver para crer e testar.
IBM vai comprar a Sun
http://www.delaorden.wordpress.com
Nao troco o meu FF pelo Chromium apesar de ser um projecto em crescimento…
…vamos a ver….
@Rui Brás
As tabs estão disponíveis sim!
Podemos abrir novas abas mas não é possível alternar entre elas.
http://pplandtek.blogspot.com/
@ Vítor M.
É como te disse: Houve uma precipitação na blogosfera, em Novembro, ao dizer que o Chrome estava para breve porque a Google não tinha anunciado nada (nem sequer havia um toolkit escolhido para o Chrome); só se vinculou, mais tarde, ao objectivo “1º semestre de 2009”.
Como vês, eu tinha razão. 🙂 Se tu também tinhas ou não, é uma questão de discutir o conceito indeterminado “para breve” e se ele se enquadra ou não na diferença de tempo entre a previsão e a saida efectiva. 😛
O que interessa é que a base já cá anda, e agora é desejar que a versão final seja “bem boa”. Eu aposto que será. 🙂
Espero que haja integração das tabs na barra da janela como em windows.. e que não cause conflitos com o emerald nem com o compiz..
Continua é a faltar a facil navegação nas pastas da “bookmark toolbar” … onde para abrir é necessario clicar em cada uma… em vez de se abrir a primeira, e as restantes abrirem automaticamente com a passagem do rato.. tal como o Firefox faz…
Ainda não parece minimamente usável…
🙂
http://truquestelemoveis.blogspot.com/
No Ubuntu continuarei a usar o Ffox, mas ficará em aberto a possibilidade de uso ao Google Chrome quando sair a versão defenitiva…
Tudo o que venha para Linux / Ubuntu é bom e o ppl agradece 😉
É bom existirem alternativas em diversas aplicações mas começo a pensar que há coisas que em vez de serem melhores temos mais do mesmo. Por isso mantenho o meu FF. O Chrome esteve uns dias instalado no meu pc mas nunca me simpatizei com ele. Acho que as coisas quando ganham proporções gigantescas chateiam. No meu caso o google pode ser muito bom mas começam a aparecer certos tiques de imperialismo nos seus dominios. Deles uso o google maps e, como segundo mail, o gmail. Não uso mais do que isso. Acho que chega
Comigo ou Firefox ou Opera…nada de Cromos!!
Nao gosto da politica de instalação invasora do Google!…Axo k sabem do k tou a falar 👿
mas isto nao é novidade nenhuma!eu tenho isto instalado no ubuntu ha ja umas semanas!!