GNS3 0.6
Quem trabalha em tecnologias de informação ou quem estuda para adquirir uma certificação Cisco (CCNA/CCNP/CCIE) necessita de saber configurar logicamente essa rede bem como os respectivos activos de rede.
A Cisco é uma das mais importantes marcas de equipamentos de networking e os seus produtos são encarados como do melhor que se pode encontrar no mercado. Routers, switchs, telefones voip, pix, entre outros, fazem parte da rede perfeita (se for Cisco) de qualquer administrador de redes.
Porém, antes de implementar uma solução, estudar para a certificação ou testar uma configuração, necessitaremos de implementar o nosso diagrama de rede num ambiente onde, de preferência, não façamos estragos.
Actualmente podem fazê-lo de três formas: adquirindo routers Cisco de fim de linha na Internet (solução ainda assim muito cara); comprar um simulador (Boson, Routersim e Packtracer são os mais frequentes) ou instalar o GNS3 – totalmente grátis!
O GNS3 é um simulador de redes que nos permite criar topologias de rede, emulando para esse efeito, Hardware da nossa escolha. Este programa é, no fundo a junção gráfica de outros projectos:
- Dynamips, um emulador de IOS que permite correr imagens binárias de sistemas Cisco.
- Dynagen, um front-end para o Dynamips
- Pemu, um emulador Pix
Como poderão imaginar, um equipamento Cisco não tem nada a ver com os pequenos “routers” que costumamos ter em casa que, em boa verdade, são Switch com funções básicas de routing. Estes equipamentos Cisco só estão ao alcance de empresas. As configurações destes equipamentos envolvem muito know-how e, como tudo, têm de ter configurações à prova de bala, sobretudo no que respeita a segurança.
Com o GNS3 podemos fazer praticamente tudo o que for possível com Routers, Switch e Pix Cisco. Sublinho acima o termo emulador e não simulador porque esta beleza utiliza mesmo as imagens binárias dos Router Cisco. Estas imagens (IOS) são o sistema operativo dos routers e demais equipamentos desta marca.
Assim, se trabalharmos num local que já possua estes equipamentos, podemos testar uma nova versão do IOS antes do o colocarmos em produção. Se estivermos a estudar, podemos fazê-lo com as últimas versões dos IOS. Cada modelo tem um IOS específico, porém a base e comandos é a mesma em todos. Um pouco na lógica da Microsoft, a Cisco disponibiliza IOS com mais ou menos “features”. O cliente é que decide o que quer.
Como podem perceber, se formos estudantes CCNA ou CCNP este é mesmo o programa ideal na medida em que podemos “estourar” vários equipamentos sem sequer lhes tocar fisicamente!
Tudo isto tem um pequeno custo: processador. Este programa no primeiro arranque de um router coloca-nos o processador nos 100%! No entanto, o GNS3 tem um utilitário chamado “cpuidle” que depois de encontrado o valor (proposto pelo próprio GNS3) nos devolve o processador para valores normais. Porém, tenham atenção que esta é uma aplicação exigente ao nível de recursos que não deve ser usada em máquinas velhinhas da geração de P3 e afins.
Como referi anteriormente, esta aplicação permite-nos fazer mesmo quase tudo o que podemos encontrar num ambiente empresarial. A utilização é francamente fácil e é feita através de drag and drop dos equipamentos para a área de laboratório. Faz-se as ligações, telnet e já está 🙂
O GNS3 tem sofrido uma evolução espectacular e têm sido regularmente lançadas novas versões, cada uma francamente mais completa que a anterior!
Podemos instalar este programa em Windows, Linux e MacOSX! Ahh.. já referi que o programa é grátis? 🙂
A única coisa que não é grátis são os IOS da Cisco. Para se ter acesso a estas imagens temos de ser clientes Cisco ou ter imagens na nossa empresa. No entanto isso não será um entrave para quem quer mesmo aprender pois o que não falta por aí são sites onde podemos obter essas imagens.
Creio que o comum dos utilizadores não se entusiasmará muito com este programa, no entanto, para quem trabalha com redes (Cisco) e é entusiasta das Redes, é como ter um carro novo todos os dias!
O que há de novo na versão GNS3 0.6?
- Users can change the workspace size.
- Possibility to draw rectangles and ellipses.
- Feature to automatically create labels of interface names.
- Multi-links drawing (no overlaps).
- Snapshot feature.
- Interface names are included in the Generic Ethernet NIO list on Windows.
- New export to images (JPEG, PNG ...) that allows to export all the workspace (and not only what you see).
- "Expand all" and "collapse all" features for the topology summary panel (contribution by beduev).
- Annotations, rectangles and ellipses can be rotated.
- On Windows, users can load an alternative gns3.ini by setting a path on command line, example: gns3.exe --configdir
- New translation in Serbian (contribution by Veljko Dzodic).
Nota: Este artigo foi desenvolvido pelo Rodolfo Gallego e cedido ao Pplware
Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows/Linux/MacOSX Download [win]: GNS3 0.6 [10.48MB] Download [linux]: GNS3 0.6 [3.60MB] Download [mac]: GNS3 0.6 [16.00MB] Download: Documentação e tutoriais em vídeo Homepage: GNS3
Este artigo tem mais de um ano
First!
Btw gostei da ideia d ser freeware 😀
3õ NamastÉ
Só um pormenor: “…um equipamento Cisco não tem nada a ver com os pequenos…”.
Ver ou haver? 😉
Excelente notíca!
Sou estudante CCNA e uso o Packet Tracer (que também é gratuito para quem está inscrito na CISCO).
Vou já experimentar este, uma vez que também há para outros SO’s.
quando tirei CCNA nao havia nada disto! 😛
agora tenho de tirar Alcatel ( Lucent ) e Siemens…
enfim… um gajo pensa que aprende tudo na univ, mas chega ao mercado de trabalho e vemos que nao se sabe nada.. LOL..
Bons estudos!
Permitam-me uma pequena correcção, o dynamips não é um emulador de IOS, mas sim um emulador de hardware dos routers cisco.
Para complementar esta ferramenta recomendo o VNUML (http://www.dit.upm.es/vnumlwiki/index.php/Main_Page) que permite criar computadores virtuais (em Linux) completamente funcionais onde podem correr os serviços que quiserem (SSH, HTTP, …). A alternativa para windows é usar o VMWare, mas consome mais memória.
Apesar do GNS ser uma aplicação exigente, principalmente em termos de memória, já simulei com sucesso o seguinte cenário:
– 2 routers com 128MB de RAM cada um, com uma VPN IPsec
– 2 PCs virtuais (com VNUML) a correr um servidor de SSH
num P4 a 1,6 GHz com apenas 512MB de RAM, tendo Linux como S.O.
O arranque era lento, mas depois funcionava muito bem.
Boas simulações 🙂
só uma coisinha.. para quem já experimento
eu acho que este software não suporta todos os IOS da Cisco nem… switch, certo?
eu queria estudar/praticar VTP,Spanning-tree… algumas coisas que aparecem mais nos switch e ainda não consegui um IOS de switch que arranca.se no GNS3.
Sabem dar a voltar?
Cumps
AF
como há que dê muita importancia ao português..
*experimentou/testou.. etc blah blah blah para quem não entendeu 😉
BRUTAL, quando for grande quero ter um CCNA!! Ainda estou na univ. isto aqui e um bocado manhoso. lol nao se aprende nda de jeito sobre redes.
Cumps
Viva!
Sem querer entrar em provocações, na universidade onde ando ( Aveiro ), aprende-se e muito sobre redes. No MIECT tens 4 cadeiras obrigatórias de redes, podendo chegar até 6 se escolheres as opções de 5º ano. Os professores de redes, por seu lado, são dos melhores que lá estão, destancando-se pela sua disponibilidade e conhecimentos. Em relação ao GNS, não sei se foi dito, preparem-se para um programa muito funcional mas que vai consumindo muitos recursos (memória e processador) à medida que o número de routers do cenário vai aumentando.
Cumps!
😀
Já me esquecia. Uma das grandes vantagens em relação ao Packet Tracer já aqui mencionado, é que permite executar um sniffer nas ligações entre os equipamentos, para apanhar os pacotes dos diferentes protocolos que se possam configurar.
Cumps!
😀
@Feijão
Arranja o Packet Tracer 5
E onde se arranja o Packet Tracer? Dá para fazer desenhos?
@marcos magalhães…IMP…..a ver….se bem que haver, que tambem é ter, não cabe porque seria uma duplicidade…tipo…não tem nada a ter….complicou ?
bom…está certo..” a ver “.
olha que sites bacanas, entre eles o pplware…..
http://delaorden.wordpress.com/2009/01/08/papo-geeksites-bacanas/
Parecendo que não hoje em dia as formações vocacionadas para certas áreas como redes, Microsoft entre outras já são um requisito para muitas empresas quando pretendem contratar alguém, têm um peso bastante grande visto o custo dessas formações serem um pouco elevadas bem como a sua utilidade no mercado, mas com a crise do mercado de trabalho e os contratos de 3 meses e a falta de vínculo aos quadros das empresas acaba-se por preferir quem já tenha do que dar formação a quem não tem…
@marcos magalhães é só minha opinião sabe , aqui no Brasil pelo menos na escrita sempre é “a ver …….”….aprecio pessoas que falam e escrevem bem, que por sinal, não são muitas.
Até companheiro…
Onde posso arranjar o software IOS?? Não tenho conta cisco.
@carlos rajas
Então se és do Brasil não vou contradizer o que dizes, mas em português de Portugal, “a ver” simplesmente significa que se está a ver no momento (ver de visão, de olhar).
Claro que eu posso dizer que agora estou a ver televisão, assim está correcto.
Mas também digo que a televisão não tem nada a haver com este post do pplware. Percebeste agora a diferença?
E como é óbvio, um equipamento Cisco não tem nada a haver com os pequenos “routers”. 😉
Boas Pessoal…
Aconcelho este emulador…usei bastante na minha certificação CCNA.
Muito bom, pois emula e não simula, apenas…
Basta arranjar uma versão do IOS e pronto têm disponível todos os comandos, como se estivessem a trabalhar num router ou switch a sério.
Abraço a todos…
Ricardo,
Podes procurar na Internet pelo IOS…
Mas se quiseres, posso-te dizer onde “arranjas” isso :), se me deres o teu e-mail…
Cumprimentos.
Fantástico
mais uma vez, um artigo de sumo interesse, no momento certo.
Estou a preparar-me para o CCNA, e foi-nos apresentado o GNS3 esta semana.
Como dizia o meu prof… “… O Packet Tracer é pra meninas, o GNS3 é pra homens…” lol 🙂
http://4freetimes.blogspot.com/
David,
Tens razão…e acho que fazes bem em tirar a certificação, mas aconcelho-te a estudar…
Aconcelho a procurares uma academia boa e não uma escolinha qualquer que tiras isso em 1 mês, vais ver que não apredes nada.
Eu tirei a certificação que durou cerca de um ano, uma vez por semana.
Se fores do Norte procura em braga.
Já agora além do grande GNS tenta o Boson NetSim…(Simulador)
Cumprimentos.
Para quem for da zona do Porto e estiver interessado em tirar certificação CISCO completamente gratuita, existe uma escola muito boa que tem regularmente inscriçoes abertas para cursos em horário laboral e pós-laboral.
A escola é a ATEC, fica nas instalações da Siemens, no Freixieiro.
A TECLA na rua Alvares Cabral também tem tido cursos destes finaciados, aos sábados durante todo o dia. Quem está a dar estes cursos, é o pessoal da CISCO de Braga.
Dinis aqui vai:
rfmoreno@iol.pt
@Marco Magalhães
Lamento informar-te mas estás errado.
Neste contexto utiliza-se a forma “a ver”!! A expressão “a haver” é utilizada apenas no caso de “tem a receber”!!
Bom post!! Cumprimentos
@João Machado
O que me dizes então a esta frase: “Nada a ver.”?
Dizes que não tem relação ou dizes que não tem nada para ver?
Eu aprendi que “nada a ver” é um galicismo (proveniente do francês) o que não é correcto, português português seria “nada que ver”.
Posso eu estar errado, o nosso português está a ir mudando e estamos sempre a aprender. 😉
“haver”????? Quem raio tem coragem de fazer um comentário sobre a Língua Portuguesa que não sabe Português?
Ricardo,
Já tens no teu email informação para download do ficheiro…
Cumprimentos
Dinis
@Joaquim Almeida
Desculpa? Ah, pois é, tinha-me esquecido: tu és perfeito e não erras como os outros seres humanos. Parabéns meu caro. 😉
Da minha parte, o assunto fica arrumado por aqui, não gostei do último comentário que li.
Agradeço ao Carlos Rajas e ao João Machado pelo pequeno “debate”. 🙂
Dinis Fernandes?
Boas..gostaria que me informasses como obter esse IOS.
Tnks
Bom dia Nando,
Eu tenho um router cisco, que tem de ter IOS, par funcionar…Certo?
Se quiseres posso disponibilizar, mas preciso do teu email.
Cumprimentos
@Marco Magalhães
Pois de facto penso que estás errado. A minha formação não tem NADA A VER com Letras, mas quando tenho dúvidas procuro encontrar a resposta correcta principalmente quando se tenta corrigir alguém.
P.S.: É apenas a minha opinião e conta o que conta. Sou crítico relativamente a “discussões” geradas nos fóruns que nada têm a ver com a notícia, mas como se estava a corrigir erradamente resolvi deixar um comentário.
Melhores cumprimentos
@Dinis Fernandes
cá vai
varader0zs@gmail.com
Obrigado
Sim sim, é muito bom, mas tem varios problemas, para quem não se queira meter em ilegalidades o Gns tem sempre um custo, que é o dos ios, que a cisco não disponibiliza….Depois come recursos que é coisa má…Depois e isso pode ser vantagem para algumas pessoas, permite fazer coisas que na realidade não são possiveis…e por ultimo, é preciso ter muito cuidado com este programa e com os timeouts…pk se dá timeout…ui…fica em loop, e acho que sabemos o que acontece a seguir…O packet tracer pode ser pa meninas….mas sinceramente acho que ja faz o necessario, e não é o cão que este é a comer recursos…para os geeks das redes….é optimo….para mim…é pessimo…
olá, acabei de instalar o GNS3, queria saber se alguem tem ou sabe site me baixar o IOS, fico grato, se alguem poder me ajudar.
So queria saber, o pots e sobre redes ou lingua portuguesa
Aló pessoal.
Estou a tirar o CCNA1,2, 3 e 4.
Utilizo o Packet Tracer para simulação.
Mas, dizem que o GNS3 é excelente.
Necessitava de conselhos e dicas para ter tudo para poder trocar o Packet Tracer por esse GNS3.
Nunca trabalhei na área de redes, mas o meu objectivo é entrar nessa área.
Boas..estas a tirar onde? zona de lsboa?
Comecei recentemente a trabalhar na area de redes e sistemas e, tenho enfrentado enormes dificuldades porque nao tenho ninguem por perto que possa prestar-me um acompanhamento na gestao de um servidor com windows server 2008 mal configurado!