The Gimp 2.2.14
The GIMP (GNU Image Manipulation Program) é uma distribuição gratuita desta aplicação capaz de realizar variadas tarefas, como retoques em fotos, composição e criação de imagem, entre muitas outras capacidades. The Gimp pode ser usado apenas como um programa de criação de imagem assim como pode ser usado por profissionais para manipular com elevada qualidade fotos e outros trabalhos gráficos.
O GIMP foi criado como uma alternativa livre ao Photoshop, foi um projecto universitário que amadureceu bastante e hoje já é muito usado profissionalmente. Projectado em 1995 por Spencer Kimball e Peter Mattis é hoje mantido por um grupo de voluntários. A aplicação tem crescido e conquista paulatinamente uma falha de mercado com alguma relevância, tendo em conta o parco investimento publicitário.
Licença: Open Source Download [us]: Gimp 2.2.14 [7.50MB] Homepage: Gimp
Este artigo tem mais de um ano
Uso, não digo diariamente, mas com alguma regularida !
Nunca tive contacto com o PhotoShop, mas o GIMP serve perfeitamente para fazer o que quero…
🙂
sLUGo @ PTNet
Muito interessante. Vou experimentar.
Deve ser bom o bastante para evitar “pedir emprestado” à Adobe o seu software, que é, no mínimo, MUITO maior que este.
Para um uso básico, como o que lhe vou dar, deve chegar e sobrar.
Cumps,
Uso esse e o Paint Shop Pro 11 … Complementam-se , um nas funcionalidades, outro na facilidade.
ja o experimentei no Ubuntu, agora vou experimentar a versão po windows…
s tiver tão boa komo a k esperimenntei, vai ser mais uma aplicação paga trokada por uma free…
fikem bem
hasta
Gimp… baaahh que coisa mais reles, simplesmente detesto. Secalhar o problema é mesmo meu 🙂 , não tenho muito jeito para arte grafica…
Uso já há bastante tempo e uso também o Paint .Net, complementam-se, é mais fácil fazer umas coisas num e outras noutro.
Para o Paint .Net adiciono bastantes plugins disponíveis para download no respectivo forum, facilita ainda mais a execução de certas tarefas.
Para o Gimp, além dos que traz instalados, adiciono apenas mais 1 plugin, o Deweirdifyer, [url=http://registry.gimp.org/plugin?id=3892]LINK[/url], permite correr o Gimp numa só janela facilitando a acção de minimizar e dá um aspecto mais limpo e compacto à aplicação! Recomendo!
so uma koisinha k s eskeceramd dizer… oa rolar o GIMP´é necessário ter o “GTK+ 2 Runtime Environment” k podem saka-lo em: http://gimp-win.sourceforge.net/stable.html
fikem bem
hasta
O bom destes softwares livres, comparando com os pagos, é que, devido a serem mais simples, são igualmente mas faceis de manusear e também muito mais intuitivos. Eu tenho o Adobe e vejo-me grego para trabalhar com o “bicho”. E tenho a nítida sensação que ainda não sei de metade das funcionalidades!!! Vou experimentar este.
Cumps