Gestão empresarial: Projecto Colibri lança a nova versão 15.0.0
No próximo ano, as empresas terão de estar preparadas para as vários novidades fiscais. Entre essas novidades está a Comunicação de Séries Documentais e ATCUD. Para levar aos seus clientes todas estas novidades e implementar também outras melhorias nas ferramentas já existentes, o Projecto Colibri chega à 15.0.0.
O ano 2023 vai trazer outras exigências a todos os documentos fiscais. Saiba mais sobre esta medida fiscal e aquilo que vai mudar na sua faturação.
Comunicação Automática das Séries
A partir de 31/12/2022, todos os sujeitos passivos passam a estar obrigados a comunicar, por via eletrónica, à Autoridade Tributária (AT), a identificação das séries documentais utilizadas na emissão de faturas e demais documentos fiscalmente relevantes, antes da sua utilização, conforme previsto no Artigo 35 do Decreto-Lei 28/2019.
Com a obrigatoriedade acima indicada, esta versão do Projecto Colibri disponibiliza a todas as licenças pagas a realização deste processo de forma automática através do WebService da AT. Para as versões gratuitas, o processo é distinto, no entanto, existe um manual disponível para ambas as versões.
O que é o ATCUD?
Conforme já se tem vindo a perceber, a AT quer melhorar a comunicação dos documentos entre as empresas e os serviços ficais. Como tal, o organismo do Estado criou um código único de documento (ATCUD). Esta nova medida fiscal implementada pela Portaria n.º 195/2020, que veio regulamentar os requisitos para a criação de Códigos QR e do ATCUD nas faturas, previstos no Decreto-Lei n.º 28/2019.
Por um lado, o Código QR, em utilização nos documentos de faturação desde o início de 2022, juntamente com o ATCUD, permitirá, a partir de 2023, a comunicação de faturas sem NIF (Número de Identificação Fiscal) de forma fácil.
O ATCUD irá, assim, identificar cada documento fiscal emitido, independentemente de quem o emitiu, qual o seu tipo ou a série utilizada. Este código único de documento (ATCUD) torna mais simples a comunicação à Autoridade Tributária (AT), via e-fatura, por parte de particulares que queiram deduzir as suas despesas em sede de IRS.
Assim, mesmo que a fatura não tenha NIF no momento da compra, ela estará identificada e poderá ser deduzida.
Novas funcionalidades e melhorias no Projecto Colibri versão 15.0.0
Na última versão, e acompanhando as mudanças da comunicação das séries documentais, o Projecto Colibri implementou uma nova funcionalidade para facilitar a experiência do utilizador. No início de cada ano, o cliente é guiado à criação de uma série nova, para todos os tipos de documento, para realizar o processo automaticamente.
Adicionalmente, a equipa responsável pelo software introduziu os “Logs” de utilizadores. Estes vão dar aos administradores de sistema o controlo necessário para verificar todos os movimentos e alterações realizados pelos subtilizadores da aplicação.
Para as licenças profissionais, a exportação CIUS-PT foi melhorada extensivamente no sentido fornecer ao cliente uma experiência sem obstáculos na emissão das faturas eletrónicas. Com a nova versão do software é possível adicionar todos os campos necessários de forma dinâmica, permitindo uma maior flexibilidade na exportação.
Este artigo tem mais de um ano
Aos anos que o uso. Impecável. Parabéns a equipa.
A versão Lite que é paga não tem webserviçe AT e tem a comunicação da serie automática ? não há aqui uma contradição ?
Bom dia,
Fiz a mesma questão estou a espera de resposta por parte deles.
Já alguem lhe respondeu a essa questão?
cumprimentos
Bom dia,
Existe versão grátis/limitada para utilizador doméstico?
Obrigado
Abraço.
Tens uma versão grátis, limitada a 20 mil € de faturação ano
Limitada em termos de funções, claro.
thank you!
Há uns largos anos, quando muitas empresas ainda pensavam migrar aplicações de MS-DOS para Windows, andava eu numa empresa a produzir um ERP inteiramente em ambiente Web, de 2001 a 2007.
Bastava um servidor Linux, local ou em cloud e um browser. Funcionava com Opera, Safari, IE, Netscape, Firefox em PDA’s com browser e algumas funcionalidades até num telemóvel Sony Erickson com WAP.
Por essa altura começámos também a ler notícias do Colibri, afigurava-se à partida com o nosso futuro maior concorrente, por também ele funcionar em ambiente web.
Felizmente conseguiram sempre evoluir e resistir à concorrência de outras software house que entretanto também foram criando versões web para as suas aplicações.
Parabéns
Desenvolvido em Java.
Oh não! Fujam!
A ignorância é tão grande.
A versão mais barata é demasiado cara comparada com a concorrência.
Mem é assim maus caro!!!! Além disso é melhor, mais abrangente e, acima de tudo, o cliente está mais próximo dos programadores para obter ajustes à sua necessidade. Isto é muito valioso.
Alguem esta a conseguir adicionar uma nova serie na nova versao com o codigo das finanças? Nao me esta a deixar gravar!
Estou com o mesmo problema, a versão free não deixa gravar.
Perguntei-lhes isso por email e ja me responderam. Tens de ir a aba impressora e mudar para outra e depois voltas para a anterior e ja deixa gravar
Dias atrás responderam me o mesmo, conseguiste fazer assim dessa forma?
Tentei fazer assim, mas não me deixa gravar quando troco de aba.
Sim consegui. fiz isso em 3 tipos de documentos. 1º preenchi a serie, depois mudei de impressora e ja deu pra gravar. nao precisas de voltar a aba series
E assim dessa forma já aceitou colocar o código das finanças na criação da série?
Vou testar para ver.
Obrigado
Atualizei para a versão quinze e até já configurei a série para 2023 mas agora não me deixa emitir facturas na série de 2022 por não ter código de validação?!? O que faço então? Não tenho agora de registar a série em uso só para usar até ao final do ano, tenho?
Boa tarde, conseguiu configurar a série para 2023 com o campo ‘código validação’ preenchida e o programa deixou gravar ?
Cumprimentos
Deixou.
No meu caso, a impressora para emissão já estava definida para “manual”. Dizem ser esse o problema quando não dá.
Boa tarde, realmente já consegui colocar o código de validação das finanças, mas quando inprime o talão de recibo de venda só aparece o código qr, o atcud não aparece.
Ja conseguiu imprimir algum documento com o código?
Bom ano
Boas. Estou com o mesmo problema. Já enviei email para eles mas ainda sem resposta. Na fatura recibo normal A4 aparece o codigo atcud e o qr correctamente. Estive tambem a ver os templates no editor BIRT e parece estar tudo correcto… por isso nao sei mais… temos de aguardar resposta…
Boas, estive a ver e estava a ir buscar o template da versão 14, mudei para a pasta do 15, mas continua igual, pois é uma pena estar ainda por resolver.
Obrigado vamos aguardar, se tiver alguma resposta agradecia que pudesse informar obrigado
Boas, reparei que na parte do programa ‘templates’ a parte da factura talão, estava ainda a ir buscar o template à versão 14, troquei para o caminho da pasta da versão 15. Poderia ser daí mas ainda não deu, a parte da factura recibo em A4 ao senhor já deu, trocou alguma coisa?
Eles ja me responderam. Tem templates novos para download no site. Instruçoes recebidas:
Deve ir ao nosso website, na página Downloads, no fundo da página faça o download dos Templates e extraia o template 764.
No Colibri vá a tabelas->templates, selecione o template 764 e no simbolo que diz “importar”, importe o novo template que fez download
Pois foi o que estava a pensar, espero que seja desta.
A si já deu para imprimir com o at cud depois dessa alteração?
Cumprimentos