Geotag Security – Proteja-se e às suas fotos
Nos dias que correm, as funcionalidades que acompanham os nossos gadgets são muito importantes pois permitem adicionar informação ambiental aos ficheiros que geramos. É fantástica a possibilidade de, por exemplo, tirar uma foto com um telefone ou uma máquina fotográfica com GPS e mais tarde verificar a localização onde essa foto foi tirada. Tal como essa, muita informação adicional é colocada dentro dos ficheiros com imagens. Conseguimos assim ter um pouco mais que uma foto, passamos a ter um marco que nos diz onde, quando e (mais dia menos dia) com quem a tirámos.
O problema maior é quando essa foto é partilhada ou colocada na Internet. Qualquer pessoa vai ter acesso às mesmas informações que vocês tinham acesso e, caso sejam mal-intencionados, fazer um mau uso da mesma. Felizmente o Geotag Security permite apagar essa informação de forma simples e sem complicações.
Com este softwere vão conseguir limpar as as tags relativas à localização de onde as vossas fotos foram tiradas e assim podem coloca as fotos que entenderem sem a preocupação de saber que alguém pode saber onde andaram a fotografar. Pode ser um pouco de excesso de zelo, mas a vossa privacidade deve ser mantida assim mesmo. Saber o que andam a fazer e onde o andam a fazer pode trazer dissabores se for mal utilizada.
O Geotag Security acede às tags das vossas fotos e remove as relativas à localização onde a foto foi tirada. Desta forma evitam que essa informação seja passada para fora da vossa esfera pessoal e manter assim algum grau de privacidade.
A sua utilização é muito simples. Basta que instalem e executem o Geotag Security. Na primeira janela, será pedido que indiquem a pasta que contêm as fotos que pretendem que tenham as geotag limpas. Para iniciar o processo de identificação das fotos só têm de carregar em Start.
Na segunda janela o software efectua a pesquisa das geotags presentes nas vossas fotos e apresenta os resultados das fotos encontradas. Para as limparem devem apenas carregar no botão Next.
Por fim é-vos mostrado um registo das alterações que foram efectuadas. Ai podem ver as imagens que tiveram as geotags removidas e e as que foram mantidas intactas.
Existe ainda um ecrã final, onde podem definir quais as pastas que pretendem ver monitorizadas pelo Geotag Security. Lamentavelmente apenas se pode usar esta função se adquirirem aversão Pro do Geotag Security, que é paga.
A versão gratuita é suficiente se pretenderem limpar as geotags das vossas fotos, pelo que não nos parece necessário comprarem a versão Pro.
Importante é referir que após o início do processo de limpeza as geotags são eliminadas e não existe forma de as recuperar.
Usem então este software para se sentirem um pouco mais seguros quando enviarem fotos vossas para a Internet. Podem ver-vos, mas não vão conseguir saber onde estiveram...
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/ 7
Download: Geotag Security [2.24MB]
Homepage: Geotag Security
Este artigo tem mais de um ano
Isso é como retirar a informação Exif das fotos, a maior parte não se preocupa com a partilha dessa informação, no entanto alguém mais meticuloso pode não querer mostrar ao mundo onde foi tirada esta ou aquela foto, mas esse não é o meu caso com toda a certeza.
Não pretendendo tirar o mérito, quer ao programa quer a quem o divulga (neste caso ao Pedro Simões), coloco a seguinte questão: se não queremos partilhar informações “sensíveis”, porque as disponibilizamos na Internet? Isso não se aplica apenas às fotos! O que não falta por aí são aplicações que permitem a edição/modificação de dados EXIF (pelo menos desde que cumpram o padrão IPTC).
Isso faz-me lembrar a velha história de publicar fotos comprometedoras da ex-namorada e depois perceber que também se aparece nelas. Mas isso é outra história… 😉
Não vejo o porquê deste programa, afinal parece que toda a gente está muito contente com a falta de privacidade actual e parece que ainda querem menos.
Logo não vejo a utilidade deste programa, a não ser para aqueles “paranóicos” como são chamados os que prezam a sua privacidade.
Só como chamada de atenção dêm uma olhadela nesta noticia e considerem se de facto será bom haver tanta concentração de informação numa única empresa http://www.tomsguide.com/us/David-Barksdale-Google-Engineer-Spying-Privacy-sre,news-8029.html
Já me esquecia, bom post, e um software interessante a quem interessar.
Só mais uma chamada de atenção no começo do terceiro parágrafo está uma gralha não é “softwere” mas “software”.