GeoFlow – Mapas georreferenciados 3D no Excel
…com recurso ao serviço de mapas do Bing
O Excel é sem duvida umas das ferramentas mais fantásticas criada pela Microsoft. Além do poder de cálculo que todos nós bem conhecemos, há quem que desenvolva, por exemplo, jogos completo (ver aqui) com base nesta plataforma.
Recentemente a Microsoft Research desenvolveu um add-on para o Excel, que permite criar facilmente mapas georreferenciados 3D.
Uma das novidades apresentadas pela Microsoft nos últimos dias foi o GeoFlow. Esta ferramenta, desenhada para o Excel, permite que os utilizadores criem mapas 3D, com base num conjunto de dados, podendo posteriormente interagir e navegar no mapa digital criado, com base nos mapas do Bing.
O GeoFlow tem a capacidade para processar 1 milhão de linha e o resultado final pode ser facilmente adaptado.
Para perceberem como o GeoFlow funciona, sugerimos a visualização do seguinte video:
The goal always has been to bring dynamic, interactive data visualization to the business world. Yes, we built a gigantic virtual telescope, but to do so, we had to build an engine that could visualize the universe. If we can visualize the universe, we can visualize almost anything else
O GeoFlow está disponível gratuitamente para Excel 2013.
Ideias para usar esta ferramenta?
Homepage: GeoFlow
Este artigo tem mais de um ano
Muito interessante, mas a minha tentativa de criar um mapa com alguns valores de teste não correu lá muito bem.
Em todo o caso prefiro, noutro contexto, uma outra ferramenta do excel, que é o powerpivot, que seria uma boa sugestão para um artigo mais aprofundado, a explicar as suas funcionalidades. Bem sei que o tema powerpivot já aqui tem sido falado no pplware 🙂
Gostei, no primeiro momento o grande diferencial seria a facilidade para trabalhar.
Fantástico, vai-me dar um grande jeito para a minha tese/dissertação!
Coool,
Ferramenta microsoft para excel, na web… se calhar com flash ou java… EXPLOIT 🙂 lol
Olá,
A minha dúvida não tem muito a ver com este artigo, mas se alguém puder ajudar, agradecia.
Tenho um ficheiro excel com dois separadores, o separador A e o separador B, o A é um ´género de base de dados de clientes, tem o nome o NIF, o TLF entre outras coisas. O que pretendo é que quando eu escrevo o nome do cliente no separador B, automaticamente as restantes colunas (NIF; TLF; etc.) sejam preenchidos com base na base de dados do separador A. Isto é possivel?
Obrigada
Um dos métodos mais práticos de encontrar solução do “Sudoku”, é preencher as casas em branco com todas as hipóteses para ir depois apagando.
Será que me podem dizer, se, e como o Excel poderá ajudar?
Obrigado