PplWare Mobile

FreeNAS 0.68

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. André says:

    Muito bom, parabens pelo belissimo site.

    T+

  2. dc says:

    Uma duvida!
    Eu com isto posso criar uma espécie de FTP em que poderei aceder remotamente de qualquer posto com internet no mundo?

    Por exemplo, tenho uma biblioteca de MP3 e quero partilhar com uns amigos, dou-lhes o endereço IP do Servidor e eles acessam a este fazendo download do conteúdo.

    Isto é possível?

    CUMPS

  3. Zex says:

    Eh pah!… Não se faz! …

    Eu, ainda a recuperar do trauma com o NAS da OpenWRT (whiterussian 0.9) que, por ter um bug extremamente irritante, lá teve que ser desinstalado do asus 500gP, ao entrar agora aqui e a ver isto tive logo uma recaída… 🙁

    E agora? Para onde é que mando a conta do terapeuta? 😛 😉

  4. Gerardo says:

    Eu uso profissionalmente, e posso dizer que funciona perfeitamente. Inclusivamente está a funcionar com o SlimServer para broadcast dos meus MP3´s.

    @DC

    Alem de funcionar como FTP pode funcionar como NFS, RSYNCD, SSHD, Unison e AFP. Tudo simultaneamente e facilmente! configurável via browser.

    Uma nota: Não basta um PC velho como se apregoa. Já configurei num 166 num 700 e num 2000. Num 166 fica terrivelmente lento com o processador sempre no máximo quando transferimos ficheiros, num 2000 é um desperdício de máquina. o Duron 700 é a melhor relação desempenho/qualidade

    Por isso aconselho que não usem nada abaixo dos 400/500MHz.
    Quanto á memória, 128MB chegam perfeitamente. (se instalarem também o SlimServer precisam de 256MB)

    O unico problema é que para fazer RAID’s têm de ser discos com tamanho igual, e quando digo igual é mesmo igual, não basta serem os 2 de 320 GB se depois houver uma diferença de alguns MB. Por isso desisti de fazer um RAID 5. Porque mesmo que compre agora 3 ou 4 discos iguais, se um dia 1 avariar, vai ser uma dor de cabeça para arranjar outro com o mesmo tamanho.

  5. peopleware says:

    @DC
    Claro que sim, instalas um servidor de FTP, o Filezilla por exemplo, atribuis permissões e users e é só partilhar. para teres sempre um “IP” fixo, usas um sistemas de DNS do tipo NO-IP.

    Depois podes partilhar essa informação com o Mundo.

    Não te esqueças de me mandar o User e a pass para eu também ter acesso já agora 😉
    Abraço

  6. dc says:

    Obrigado, realmente no futuro irei experimentar!
    Não será nos próximos tempo, só nas ferias do Verão é que terei tempo de “reestruturar” a LAN aqui de minha casa, mas como estou farto do Hamachi e ter que “abrir as portas” do meu computador pessoal para partilhar ficheiros, assim pelo menos deixo um Pentium3 velhinho que tenho ai a trabalhar e não tenho de me preocupar com questões de segurança, se invadirem a maquina e estragarem o que lá estava faz se um restauro e não á cá problemas de maior.

    Terei todo o gosto em partilhar depois o Servidor!

    Já agora… Depois é possível eu transportar e acessar aos dados do servidor sem ser remotamente? Digo… levar os dados numa pendrive, chegar ao servidor e descarregar lá a informação, sem ter que estar a enviar esta por LAN?

    CUMPS

  7. Zex says:

    @ DC

    E porque não o HFS?
    É um HTTP file server num único executável de 500 KBytes.
    Muito fácil de configurar, cheio de “brinquedos” giros e práticos, open source e free.

    http://www.rejetto.com/hfs/?f=intro

    5 estrelas…. pelo menos 😉

  8. dc says:

    @Zex

    Gostei muito da tua sugestão, realmente é bem levezinha e não tinha de comprometer o meu velho P3 só para servidor de ficheiros…

    Vou experimentar isso no meu XP durante uns dias e se gostar talvez mantenha isso, senão FreeNAS lá terá que ser.

    Mesmo assim obrigado pela sugestão, e Vitor, o software pareceu-me mesmo bom e útil, é capaz de ter direito e ser publicado no teu Blog não?

    CUMPS

  9. Gostava de saber como posso ter as mesmas partilhas do windows….

    explo… ( o Joao so pode ler numa pasta(a) e escrever noutras(b,c), a Maria ja pode escrever nas mesmas pastas e o Juaquim apagar as pastas.)

    segundo vi isso nao é possivel ….a nao ser com um servidor de linux

    espero respodtas

  10. Para partilhar com o windows as pastas alojadas no FreeNAS basta activar e configurar a opção CIFS

  11. Peço desculpa mas reparei só agora que, o que gostaria é que alguns utilizadores acedam a umas pastas e a outras não, no linux e no BSD isso é possível modificando a configuração do smb.conf mas no freeNAS penso que ainda não é possível visto que não temos acesso a esse ficheiro.

  12. vdias says:

    A exame informática o ano passado até fez um turorial para isto…

    A meu ver util apenas para quem tenha muito lixo informático lá por casa…

  13. Pois como eu a tinha visto isso não é possível .

    Mas pensem nisso pois na empresa onde trabalho isso era uma grande ajuda e já pensaram que em algumas empresas com isso o WINDOWS server(CARO) ia ter os dias contados.

    As pessoas que trabalham com o LINUX podiam muito bem-fazer isso e ai sim era uma ferramenta altamente útil.

    Mais ainda como o FreeNAS 0.68 podia ainda haver um FreeNET para fazer um pequeno servidor com apach, mysql e um tipo (no-ip).
    Mas isto do FreeNAS 0.68 está muito bom mesmo so falta a parte de gestor de clientes as pastas (-r-w-a)

  14. Filipe says:

    Gostaria de ver esclarecida a seguinte duvida! Tenho FreeNas instalado como servidor, agora gostaria de aceder via web ao mesmo. O meu isp é dinâmico e já criei no no-ip uma conta. O que gostaria de saber é se é possível configurar por forma a que se possa remotamente aceder ao freenas? Já li muita coisa, mas nunca vi explicado, como fazer a ligação no-ip freenas, ou mesmo se é possível!

  15. nandozs says:

    Boas..Alguem me pode fazer um pequeno tutorial ou indicar como montar com o freenas um http://ftp..é que nao to mesmo a conseguir.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.