FlightGear 2.0 – Quer Pilotar um 747?
Uma das paixões de muitos dos que nos estão a ler é a aviação. O comando de uma aeronave é um desejo intrínseco de muitos, pois é, provavelmente, uma experiência inesquecível. Existem aplicações capazes de apimentar mais esse desejo e com essas aplicações, simuladores de voo, podemos levar um pouco mais avante esse sonho.
O FlightGear é um poderoso virtualizador de voo que permite ao piloto uma experiência bastante conseguida tendo como ponto de partida cenários verídicos e muito detalhados.
Existem vários simuladores de voo, por essa Internet fora, mas nenhum tem a qualidade e a quantidade de gráficos que podemos encontrar neste simulador totalmente gratuito.
Certamente que irá apontar o Microsoft Flight Simulator X ou mesmo o X-Plane como os supra-sumo dos simuladores, sim em termos de detalhe estes são mais polidos, mas não são gratuitos, não levam 10 minutos a descarregar e instalar. O FlightGear é gratuito, leva apenas 5 minutos de instalação e apresenta fantásticos gráficos 3D. Depois, se quisermos rechear a nossa experiência, temos mais de 20 aviões à escolha. Para ter a noção da qualidade oferecida, saiba que podemos usufruir de 30 locais distintos, onde podemos ter acesso aos principais aeroportos do mundo.
Os aviões podem ser controlados pelo teclado, pelo rato e pelo joystick. As teclas são sempre uma necessidade e verá que pilotar não é tão simples como parece, mesmo que a nossa aeronave seja um Cessna.
Não é um software leve para o sistema, não, bem pelo contrario. Este simulador pelo facto de ter gráficos 3D tão detalhados exige um pouco de RAM, para ter uma simulação fluída e usufruir dos muitos pontos de visualização dentro e fora do cockpit.
O software não é descarregado com todos os elementos. Poderá descarregar aviões e aeroportos. Tudo que no conjunto, certamente enche um DVD.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/Mac/Linux
Download [win]: FlightGear 2.0 [291.67MB]
Download [mac]: FlightGear 2.0 [417.11MB]
Download [linux]: FlightGear 2.0
Homepage: FlightGear
Este artigo tem mais de um ano
Boas,
Antes de mais é de louvar aparecer um artigo desta área no pplware 🙂
Já experimentei o FlightGear algumas vezes, e por ser gratuito é bastante bom, mas acho que o Flight Simulator é mesmo muito superior.
Nunca experimentei o x-plane, mas estou a pensar nisso, alguém já experimentou?
Cumps,
Ricardo
Xplane all the way, e não precisas de add ons nem coisas do género.
Mas não sei qual o teu uso ou objectivo nestes simuladores, o meu é mesmo estudar e treinar instrumentos.
Cumps
Boas,
Basicamente sou mais um daqueles que desde pequenino queria ser piloto, mas não tinha €€ pro curso, por isso jogo FS.
Tenho de testar o demo do x-plane, a versão desktop são 29USD, se gostar mando logo vir.
Cumps
Fazias como todos… Força Aerea… depois directo para a TAP, muitos infelizmente são mesmo “obrigados” a essa mudança, dado que os vencimentos na FAP são… enfim…
Ainda pensei nisso, mas sair da FAP pra ser piloto comercial não é fácil.
Assim olha…vou jogando FSX e daqui por uns anitos tento o curso de PPU ou PPA.
Quanto a voos em rede é quando quiserem 🙂
Ricardo, experimenta o curso de piloto de planador no AeroClub de Portugal. É muito mais barato que um PPA :). Podes sempre ir experimentar com um baptismo de voo em Sintra.
Sei do que falas, estive aí. Tentei a FAP, mas não é o que todos pensam, são mais de 12 anos de serviço, e para sair não é fácil de todo. E não é por se ter estado na FAP que se tem um lugarzinho na TAP.
Mercado de pilotos, é medônho, e há pilotos que recebem ordenados mínimos, e uns que nem recebem, e contentam-se com horas de voo para não se estar parado.
Depois ouvem greves de pilotos, e há pessoas que ficam indignadas…
Um exemplo lá de fora assustador…
https://www.youtube.com/watch?v=8kePiiZ8_YA
Se um piloto que fez um feito quase “único” e vive num país onde o dinheiro reina se queixa…agora imaginem cá…
“My Pay Has Been Cut by 40%”
Ainda pensei que estavas a ironizar até ver o video, que não conhecia esse discurso dele.
E para reforçar ainda, muitos esquecem-se, ou por outra não conhecem, o esforço e o investimento que nós pilotos temos que fazer para primeiro adquirir a licença, e segundo para obter horas de voo.
E como senão bastasse, o mercado a não ajudar.
A responsabilidade de quem vai lá sentado nos dois lugares mais á frente da aeronave, e estes factores acima mencionados, pode servir de justificação porque é que os pilotos ganham “””bem”””.
@Primax
O sonho das companhias aereas é que os computadores avancem até ao ponto que o piloto automático deixe de ser automático mas sim “piloto”.
Partida – Rota – Destino…e já esta…
Basicamente o piloto automático já faz isso tudo… o que o próximo passo (de ausência de pilotos da cabine) não deverá ser muito longinquo… dentro de 10…15 anos acredito que comecem a surgir os primeiros aviões.. pelo menos que tenha conhecimento protótipos já existem e estão bem avançados…
É uma realidade bem mais assustadora mas será na próxima decada que dará os primeiros passos…primeiro ao estilo os “UAV” tudo monitorizado e controlado remotamente…depois, a fase final… uma pessoa a monitorizar apenas varios aviões, tal e qual como se tivesse numa torre de control…
Quem não se senta num avião desses sou eu, e espero é estar completamente errado na estimativa…
Ainda vai demorar muito mais que isso. Vários factores, mentalidade humana de voar em algo não tripulado. E o mais longínquo ainda é a criação de tamanha infraestrutura a nível de ajudas rádio e instrumentação, não só a nível de rota como de terminais de aeroportos.
Seria necessário também remodelar todo o sistema de espaço aéreo. E todos esses processos de testar e implementar levam muitos anos…
Só para teres uma ideia o VOR na europa já não devia existir desde 2008 estava previsto… vê onde estamos, e VOR’s… longe de desaparecerem ainda.
No entanto, voo’s totalmente automatizados já se fazem, são voo’s de carga, em que o piloto só opera o botão ON e depois o OFF, mas isso são feitos em aeroportos principais em rotas muito específicas, que o avião tem capacidade e ajudas para fazer taxi sozinho.
@Primax
Sim, sem dúdiva.. tenho conhecimento.
Mas o que refiro é os primeiros passos e apenas em companhias muito restritas. Mas sei que pelo menos tanto a Boeing como Airbus já têm projectos disso.. afinal de contas não é assim tão dificil dada a tecnologia já existente nos aviões, que fazem hoje em dia quase tudo automatizado.
Mas acredito é que os primeiros passos, muito restritos e de testes se dêem inicio mais ou menos naquela data que referi… claro que até isso se tornar banal.. ainda muiiitooo terá que rolar…
Mas muito resumidamente é uma pena como hoje em dia as máquinas substituem tudo e todos.. muitos pilotos nos EUA (força aerea) já andam desanimados com certos projectos dos famosos UAV.. e há mesmo quem afirme a pés juntos que quer o F-22, quer o Eurofighter Typhoon são dos ultimos caça-bombardeiros tripulados…juntamente com outros modelos que estão na sua fase final de testes… todos os projectos futuros são de “UAVs” para quebrarem todas as barreiras que o corpo humano não consegue aguentar (em termos de forças G’s… etc… )
Actualmente todos os que pilotam os UAV são pilotos veteranos.. mas os próximos já serão pessoas com apenas um curso…e embora aviação militar e comercial sejam diferentes.. .estão muito ligadas na tecnologia, e tenho lido e visto cada projecto que, é interessante pela parte tecnológica.. mas pela parte prática uma enorme decepção…
muito informativa esta vossa troca de palavras! thx
Boas,
Bem parece-me uma boa aposta 🙂
Já joguei Microsoft Flight Simulator e gostei vamos ver como é este.
Cumps
Bom dia,
Excelente Post, e tal como o Ricardo disse é de Louvar!
@Ricardo
Ja voei muito no x-plane, e tenho a dizer maravilhas daquilo 🙂
Ao inicio estranha-se depois entranha-se, a nível de fisica de simulação está bem mais completo que o FS. Uma das poucas coisas em que realmente perde para o FS é o GPS que não é nada “demais”.
Saca a demo e experimenta-a 😉
Meus caros, estou sempre aberto a sugestões. Tem alturas que nem sei o que escrever.
Além disso, escrevam, partilhem os vossos conhecimentos com o mundo. 😉
Noto uma evolução gráfica mas mesmo assim longe do que encontramos em plataformas concorrentes. Isto num artigo com algum fanboyismo pelo meio… mas é uma “boa” alterativa ao sacanço por P2P.
José, não percebi: “Isto num artigo com algum fanboyismo pelo meio”, estás a falar de quê?
fligth simulator se calhar não?
Hmmm… continuo sem perceber nada do que o Alberto está a querer insinuar.
Acho que ele deve querer dizer com aquilo “Tu gostas de aviões”. Realmente uma grande ofensa, zomgz 😮
Um freeware muito bem conseguido.
O pessoal faz comparações ao flight simulator porque vêem-no como freeware.. talvez por isso é que não dêem valor a este. (E eu por acaso já tive quase todos os flight simulator, e actualmente o ultimo… comprado e já estou à espera da novidade que aí vem, a ver se vale a pena).
O titulo é que está desactualizado Vitor.. deveria ser:
Quer pilotar um A380?! 😀
Boas,
Porque dizes que o pessoal vê o FS como freeware? Eu paguei-o e as pessoas que conheço que o usam também o pagaram. O pessoal do “sacanço” normalmente não curte este tipo de simuladores…
@Fábio
Até já saquei o instalador, mas infelizmente tenho tido pouco tempo, até para o FSX…mas vai ter de ser um dia destes.
Cumps
Disse isso porque normalmente o pessoal faz comparações de softwares de topo com freeware.. como quem desdenha este, isto porque é lhes fácil chegar a uma baia do pirata e sacar gratuitamente, logo não dão valor ao trabalho conseguido neste que é freeware…. foi apenas nesse sentido. 😉
O meu FSX (Deluxe e Acceleration) é legal, assim como o resto dos addons. Não é o caso da maioria que, como bem diz o Ricardo, que saca para curtir um voo com o teclado. Também não podia ser de outra forma: o MSFS (assim como o X-Plane e o FlightGear) são os piores jogos que há 🙂
Pois, não encontrei o A380 nas opções 😉
No site oficial do jogo vc encontra muitos aviões para baixar. Dê uma olhada, quem sabe é o caso do A380
Sim é verdade. Existem sim senhor o A380: ftp://ftp.de.flightgear.org/pub/fgfs/Aircraft-2.0.0/A380_1.0.zip
🙂
“O FlightGear é um poderoso virtulizador de voo…”
Erm… não seria antes “virtualizador” ou, de preferência, “simulador” ?
😉
Está corrigido, e letra A pirou-se na hora de a pisar.
Obrigado pelo reparo. 😀
Virtualizador não fica mal, simulador está já bastantes vezes repetido no texto.
O googleearth já trás um simulador. só é preciso uma net aceitável
Boas.
Tem sim senhor:
https://pplware.sapo.pt/truques-dicas/google-earth-flight-simulator/
E também tem estes mapas:
https://pplware.sapo.pt/internet/avioes-no-google-earth/
Ranking de Simuladores:
1º FSX
2º FS2004
3º X-Plane
.
.
.
.
.
?º Flight Gear
@Felino:
Queres então dizer que o X-Plane (que nunca testei) está ainda ao nível do FS2004? Então nesse caso, tem anos de atraso em relação ao FSX? Não sei, por isso pergunto.
Quanto a este Flight Gear já o tinha experimentado, tenho milhares (isso mesmo) de horas de FSX e FS2004 e quando tentei este e tal como esperava foi algo decepcionante (basta ver o tamanho do ficheiro de instalação, mão há milagres, o FSX vem em 2 DVD’s e depois há ainda as centenas de add-ons). Mas para o pessoal que gota de dar umas voltinhas apenas, serve perfeitamente e está até bastante bom atendendo que é freeware.
Não sabia que havia aqui tanta rapaziada do vôo virtual, se calhar até se combinavam uns vôos online hã? Coisa que nunca experimentei, pois a minha cópia é daquelas a bom preço. Originais, tenho o FS2002 e o FS2004 mas a dada altura cansei-me de ser bom moço 😀
Abraço ao pessoal.
o X-Plane é muito bom de Física (melhor que FS) e está a ganhar terreno… É uma questão de experimentar.
Eu estou habituado aos simuladores da Microsoft (principalmente FSX) e não pretendo muito mudar de ares (não há essa necessidade).
Já voei com mais frequência, neste momento raras as vezes que pego no FSX (são fases da vida de um jogador!), aliado, aos problemas que tenho de rodar o FSX no meu portátil.
boas ..
cuidado com os blueSreens on the air… lol 🙂
cmps
Ai pá, não sejam tão rígidos, caramba.
O pplware mete um artigo sobre um software GRATUITO e que é bastante decente e vocês metem-se com “ah, bla bla bla, o Microsoft Flight Simulator é melhor, e este não vale nada, bla bla bla”.
Olhem, é gratuito, querem mais o quê? Se não gostaram, paciência. Também não gastaram nenhum dinheiro com isso, apenas tráfego da internet.
Vão-se meter a comparar também o simulador de vôo do Google Earth e o da Microsoft?
Arre, isto das internetz às vezes…
Bom artigo, Vítor! 🙂
Assim que tiver oportunidade, instalo e vou testar uma viagem Porto-Madrid num A380, que também são os da RyanAir. Se cair, é porque a RyanAir tem bons pilotos! Ou então eu sou nabo. 😀
Ando a treinar a forma de levantar os aviões sem os destruir 😀
Mas estou a gostar da experiência.
Já tinhas jogado nas versões anteriores, depois passou-me a onda e agora estou a gostar de ver as novas aeronaves disponíveis.
E que tal um Joystick ou um Yoke? 🙂
Embora não tenha equipamento à altura para jogar um simulador de aviação a sério (só tenho um logitech 3d), adoro este tipo de “jogos”, já experimentei todos e devo dizer que o X-Plane está realmente num patamar diferente, embora não tenha o glamour do FSX.
O FlightGear, conheci-o através do Ubuntu e evoluiu bastante desde que o joguei pela primeira vez. No entanto a sua interface (opções e definições) é algo estranha e pouco intuitiva.
Por outro lado, alguns dos aviões trazem um tutorial completo em tempo real do que se deve fazer em determinadas situações, o que é fantástico para quem se está a iniciar nestas lides.
Em suma está realmente muito bom, precisa de ser polido ao nível dos menus e opções para cativar mais aviadores virtuais.
Boas Pplware’s!
Não li com muita atenção todos os posts mas parece-me que ninguém falou de um dos melhores simuladores de sempre, “IL2-Sturmovik”, este simulador, apesar de muito diferente dos aqui falados, pois tem como base histórica a segunda guerra mundial, bate sem dúvida algum a maioria dos simuladores aqui falados, tanto graficamente, como em mecânica de jogo. Como é óbvio nenhum destes aviões são automatizados, o que torna toda a experiência bastante interessante, e além do mais, com o nível de dificuldade ao máximo garanto-vos que se não têm o mínimo de experiência em pilotagem, sendo esta real ou virtual, não vão conseguir tirar o vosso avião do chão sem se despenharem umas quantas vezes, e aterrar será quase impossível.
Experimentem que vão gostar bastante, não há misseis, é tudo à metralhada, o que implica muitas horas de voo até realizarem a primeira baixa, mas acreditem que compensa, e no modo on-line tudo se torna ainda mais interessante, imaginem realizar o ataque a Pearl Harbor ou a defesa de Pearl Harbor com um grupo de amigos, interessante não?
Abraço
tenho o fligthgear no meu notebook e nao consigo entrar ,aparece um monte de coisas que nao deixa eu entrar,como faço para jogar?