Filedrop – Transferência fácil de Mac para Windows
O Mac OS X traz uma tecnologia fantástica, o AirDrop. Esta tecnologia permite partilhar com outros Macs, dentro da mesma rede Wi-Fi com um simples arrastar e largar. O processo é mesmo muito simples, o AirDrop descobre na rede máquinas Apple com este recurso activo, automaticamente e permite de imediato a partilha. Mas é mesmo só entre Macs!
Mas vamos lá resolver o problema, para isso nada como instalar uma app fantástica que faz o mesmo mas com um sistema "híbrido", que funciona tanto em Mac OS X como em Windows e em breve será portado para iOS e Android, chama-se FileDrop.
Esta tecnologia é muito simples de usar. Uma vez instalada nas máquinas, e estando a funcionar debaixo do mesmo segmento de rede Wi-Fi, os computadores encontram-se de forma automatica.
Depois é simples, arraste e largue dentro da janela do Filedrop...
Esta acção, contudo, dá aso a que do outro lado, do lado do destinatário, seja disparada uma mensagem, para este aceitar ou não a partilha do conteúdo, de quem e que tipo de conteúdo.
Agora é esperar que os dados enviados passem de um lado para o outro. Tudo depende do que partilha e da velocidade da rede.
A imagem em cima mostra duas informações interessantes: a primeira mostra que o que enviamos ao nosso destinatário teve êxito e está 100% concluído, em baixo mostra, junto ao botão download, um número, que é a quantidade de downloads que recebemos.
Nós podemos alterar a pasta para onde são enviados os ficheiros que recebemos de quem partilha algo connosco via Filedrop. Basta clicar nesse botão e escolher a nova localização dos downloads. É tudo muito simples e directo.
Fica aqui um vídeo demonstrativo do processo que em breve estará também disponível nos smartphones com iOS (e também em Android), aí esta app terá uma abrangência muito interessante, arredando do processo de transferencias e partilhas, serviços como o mail e até alguns serviços cloud, hoje usados para alguns destes serviços.
O limite de tamanho de cada ficheiro não "existe", em termos lógicos, porque é uma partilha "de máquina para máquina", mas há e deve haver o limite da razão, assim como deve ter em atenção de quem aceita conteúdos, por questões de segurança, aqui estão implicitas que as ferramentas que monitorizam os conteúdos existem na sua máquina e não no meio de transporte.
Obs: Não funciona no Windows RT.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/Mac OS X
Download [Mac]: Filedrop 0.3.214 [28.10MB]
Download [Win]: Filedrop 0.3.214 [17.50MB]
Homepage: Filedrop
Este artigo tem mais de um ano
Muito boa app. Ja tinha visto varias apps deste tipo mas nenhuma tao eficas como esta. Espero que tb venha uma versao pra linux brevemente. Bom post. 😉
Muito interessante!
Já há algum tempo que andava à procura de algo deste tipo para transferencias windows via wi-fi.
Espero ansiosamente pela versão android.
Sim e se trouxer as funcionalidades que estão a prometer, vai ser fantástica.
https://launchpad.net/nitroshare
Interessante… obrigado pela sugestão.
Uma coisa a acrescentar que quem nao usa Mac nao sabe (e muitos que usam tambem nao) é que a real inovação de AirDrop nao é simplesmente o flow simples e rápido, é que nao é preciso estar na mesma rede wifi, apenas é preciso ter o wifi activo. Podem estar em redes diferentes ou ate mesmo nenhum ligado a nenhuma rede: desde que dois abram a janela de AirDrop, podem ver-se e trocar files.
Por isso o filedrop nao é replacement 🙂
Sim, sem dúvida, mas neste caso, o Filedrop é uma “alternativa” com mais alcance 😉 e o exemplo do AirDrop foi para falar na simplicidade do detectar, arrastar e largar.
Tambem tem o Instashare muito bom funciona apenas entre igadgets e Macs como se fosse um AirDrop muito bom mesmo
Boa dica. Obrigado.
Uma coisa que não entendi muito bem… Temos de instalar no MAC e no Windows, certo? E depois “parametrizar” qual a pasta partilhada?
Clicas no botão abaixo da janela e escolhes, repara que no Mac tenho Desktop e no Windows tenho Downloads, é nessa mesma janela onde escolhes o local, como digo na etiqueta dessa imagem.
Há versão para Linux?