Everything – O motor de pesquisa do seu PC
Ainda existem aplicações que me deixam com "água na boca"! São pequenas pérolas que, se bem utilizadas, conseguem tornar a utilização dos nossos PC's uma tarefa muito mais simplificada. O Everything é uma delas. Esta pequena aplicação está muito bem conseguida e muito bem programada, o que a torna um (quase) objecto de desejo.
Numa descrição muito breve, o Everything, é um motor de pesquisa que consegue procurar ficheiros nos nossos discos. Mas para além disso, permite que essa indexação seja partilhada entre várias máquinas numa rede. Conseguimos assim pesquisar ficheiros em máquinas remotas.
A sua utilização é extremamente simples. Na primeira utilização, e ao contrário da maioria dos softwares de pesquisa, o processo de indexação dos ficheiros é feito à velocidade da luz. São apenas alguns segundos para que o possamos começar a utilizar. Uma das razões dessa rapidez, face ao motor de pesquisa do Windows, é o facto de indexar apenas ficheiros e pastas e não o conteúdo dos ficheiros. Esta é uma limitação, mas na maioria dos casos o que procuramos são apenas ficheiros.
Findo esse tempo de indexação é apresentado na interface do Everything o conteúdo dos discos que foram pesquisados. Temos então apenas de colocar o termo que pretendemos pesquisar e o resultado será apresentado. São os ficheiros e as pastas que têm essa expressão no nome.
Outra grande característica que está presente é o facto de podermos ter um webserver onde essas mesmas pesquisas podem ser efectuadas. Podem assim disponibilizar o conteúdo da indexação que o Everything fez dos vossos discos a terceiros e assim partilhar a informação.
Mas para além disso podem ainda activar também um servidor de ETP/FTP. E para que serve este servidor? Para que os restantes PC's da vossa rede, e que tenham o Everything a correr se possam ligar lá e também eles possam aceder, de forma simples, aos ficheiros que estão nos PC's remotos. Pode assim pesquisar o conteúdo de outras máquinas directamente do vosso Everything.
Uma das limitações, de certa forma lógica, é o facto de apenas poderem ser indexados discos locais ou removíveis, com formatação NTFS. A pesquisa de ficheiros em rede é substituída com o facto de poderem ter o Everything a correr em diversas máquinas e a partilhas as suas indexações.
Fantástico é também os poucos recursos que este software consome e a rapidez com que realiza os processos de indexação. Segundo os seus autores, num Windows XP acabado de instalar (cerca de 20.000 ficheiros) a indexação demora apenas 1 segundo e consome cerca de 3 a 5 MB de RAM e menos de 1 MB de espaço em disco. Se esses valores forem aumentados para 1.000.000 ficheiros esses valores sobem para cerca de 1 minuto para a indexação, 45 MB de RAM e 5 MB de espaço em disco.
A configuração do Everything está dividida em seis separadores. Nos dois primeiros estão as configurações relativas à interacção com o Windows. O terceiro contém a indicação da localização da base de dados da indexação e a drives a serem indexadas, o quarto tem a lista das exclusões a serem consideradas e os dois últimos têm as configurações dos servidores de ETP/FTP e de HTTP.
De salientar que estes dois servidores são apenas lançados quando os utilizadores entendem e não estão activos por omissão. Vale também a pena referir que o Everything monitoriza o conteúdo das drives permanentemente e actualiza a informação sobre os ficheiros e pastas presentes em disco.
Se têm a vosso cargo uma rede ou se têm mais do que um PC na vossa rede de casa esta é uma ferramenta a testarem e colocarem em produção. É o companheiro ideal para o vosso servidor de ficheiros ou para o PC onde deixam os vossos backups.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 2000/ XP/ 2003/ Vista/ 7/ 2008
Download: Everything 1.2.1.371 [333.80KB]
Download: Everything 1.2.1.371 Portable [271.11KB]
Homepage: Everything
Este artigo tem mais de um ano
Realmente, até é de interesse a indexação sem olhar ao conteúdo dos ficheiros. Além de aumentar a performance, não tenho o problema de quanto procuro um programa no Windows 7, aparecem uma cambada de emails à mistura.
Mas o nome é um paradoxo. Se ele não procura o conteúdo, então não procura “Everything”. 😀
Outra coisa interessante é que tem expressões regulares, embora isso não interessa ao comum dos mortais.
Mas perfeito, era ter um gadget discreto ou um addin na taskbar para uma pessoa procurar sem estar a abrir o programa e que detectasse as modificações quando está a ser executado.
E para pesquisa de e-mails no Outlook, dá?
(não consegui)
Boa aplicação, bem rápida.
Ainda não, mas segundo o autor, está dentro do interesse dele.
Obrigado 😀
Uso e aconselho.
Muito bom também para pesquisar num disco externo…
Alguem consegue meter este programa a substituir o atalho de teclado Windows + F?
Com a tecla Windows, não te sei dizer. Dá-me uns minutos que vejo. Agora, se quiseres com outra tecla (ou combinação), basta fazers um atalho normal->propriedades->tecla de atalho.
Pelo que vi, é necessário editar registos, por isso não te recomendo muito. Mas tens programas como Autohotkey ou Qliner se for mesmo necessário usares a tecla Windows.
Mas como é uma coisa pequena, se calhar podes usar uma tecla F(X) qualquer, assim não é necessário usar um programa externo.
É um bocado parvo isso não vir personalizavel no sistema, mas para usares combinações pré-definidas pelo sistema noutros programas tens que desactivar todas na registry.
Vais aqui:
HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft \Windows\CurrentVersion\Policies
Nova -> Chave e crias a pasta com o nome “Explorer”
Depois novo DWORD (32-bit) com o nome “NoWinKeys” depois dás-lhe o valor “1” para activar.
Ou seja, este Tweek desliga-te as combinações do windows, mas depois disso penso que as podes personalizar a teu gosto para abrir nos programas que pretendes, neste caso, este, no atalho do próprio programa.
Então, não é à toa que a tecla Windows é da Microsoft. Eles não deixam mexer no que é deles. 😀
Mas que está mal feito está. Há algumas combinações que eu não gosto e mal valia dar para mudar.
Não deixa que é para evitar que curiosos sem conhecimentos estraguem. Mas há sempre modo de os experts darem a volta ao assunto.
Exacto, A Friend. Mas quero substituir unicamente a Windows + F. As outras queria deixar intactas.
Já deixei um request lá no forum deles. Com um pouco de sorte passa a ser uma nova feature lol
Problema é que o Windows não te deixa mesmo usar essas teclas, mas eu tenho a solução para ti e vou-te deixar lá no forum então. 😉
Esquece, pensava que tinhas ido ao forum.
Usa este programa:
http://www.softpedia.com/progDownload/WinHotKey-Download-148832.html
Infelizmente não dá para trocar o “Win+F” porque teclas pré-definidas o Windows não deixa, mas com esse programa podes por exemplo definir o “Win+S” para abrir este programa.
Que vai dar quase ao mesmo…
“Windows + S (search)” ou então outra tecla a teu gosto. Já experimentei e funciona bem.
ahaha que bela limitação aqui encontrada.
Thanks
Uso e recomendo. Já nem preciso de saber onde tenho os ficheiros. Antes percorria a hierarquia toda das pastas e sub-pastas para chegar ao ficheiro que queria, agora abro o programa e digito 4 ou 5 letras do nome do ficheiro, é instantâneo.
Off-Topic
Publicado na Internet código para desbloquear a PlayStation 3
Segundo informação avançada pelo portal The Register, alguém colocou on-line um código denominado PSGroove que faz o mesmo do que o PSJailbreak, o dispositivo criado recentemente por hackers que permite jogar videojogos pirateados na PlayStation 3.
Através deste código é possível aceder a um software que pode ser descarregado e lido num tipo específico de dispositivo USB, que depois de conectado à consola tem o mesmo efeito do PSJailbreak: correr cópias pirata de videojogos.
Por enquanto o código em si não permite jogar videojogos pirateados na PS 3, mas como foi disponibilizado em formato aberto pode vir a ser alterado por hackers para o fazer.
Continuando o offtopic, o código já foi alterado e agora é simples de correr backups, bastanto arranjar uma placa pcb com um certo microcontrolador.
Mas este tipo de coisas, mais vale pôr no fórum.
O Tv Digital no PC consiste em transformar seu computador ou notebook numa completa central de entretenimento sem nenhuma burocracia ou complicação, basta que o seu computador tenha uma conexão com a internet com a velocidade mínima de 100kbps, não e necessário placa de tv ou vídeo 3D nem cabos os antenas.
Com o Tv Digital no PC você terá 452 canais á sua inteira disposição 24horas
http://www.tvhd.com.br