ESET NOD32 Antivirus 4 – Mac OS X & Linux BETA
Hoje, a ESET lançou novos produtos, o ESET NOD32 Antivírus 4 para Mac OS X e Linux e durante algum tempo irão estar em fase BETA para teste ao público. Ao desenvolver uma solução de segurança para Linux e Mac, a ESET está assim a responder aos mercado em geral às necessidades do utilizador comum em particular com um objectivo firme de proteger as vulnerabilidades destes sistemas operativos.
A necessidade de expandir a protecção a estas plataformas deriva do facto de terem sido conhecidas potenciais ameaças atingindo estes sistemas operativos. O ESET NOD32 Antivirus 4 para Mac e ESET NOD32 Antivírus para Linux, respectivamente, satisfazem os critérios exigentes para a protecção das máquinas, detectando ameaças projectadas para uma infinidade de plataformas.
Todos os produtos ESET têm análise heurística avançada criando uma camada de defesa contra ameaças emergentes. Estes utilizam assinaturas genéricas para a detecção de mutações de vírus conhecidos.
Principais características do ESET NOD32 Antivirus 4 para Mac OS e Linux incluem:
Detecção automática e limpeza de malwares - incluindo as ameaças projectadas para Windows, Mac OS X, entre outras plataformas Opções avançadas de instalação - ESET NOD32 para Mac OS X permite que possas ajustar o tamanho, tempo e limites da profundidade de verificação de ficheiros
- Verificação automática de dispositivos de armazenamento amovível, podendo assim bloquear amplamente a infiltração de vectores maliciosos
- Protecção em tempo real - Todas as acções de ficheiros, como copiar, mover, downloads são controlados automaticamente em segundo plano, focaliza os pontos de entrada, ou seja, e-mail anexos, dispositivos de armazenamento USB e ficheiros retirados da Internet. O ESET NOD32 para MAC OS X assegura que as aplicações prejudiciais sejam eliminados antes de qualquer dano possa ser causado.
- Inclui gráficos e estatísticas globais
- Interface de utilizador simplificada (GUI) para melhorar a experiência geral do utilizador
Licença: Betaware
Sistemas Operativos: MAC OSX e Linux
ESET NOD32 Antivirus 4 for Mac – User Guide (still not final) [1.87 MB]
ESET NOD32 Antivirus 4 for Linux – User Guide (still not final) [1.54 MB]
Download: ESET NOD32 Antivírus 4 MAC OSX BETA [26MB]
Download: ESET NOD32 Antivírus Linux 32bit | 64bit [23MB]
Homepage: ESET BETA
Este artigo tem mais de um ano
Useless….
Mas pelo menos é o unico que respeita a inteface do OS X 😛
Estão com falta de dinheirinho é ? 😛
O melhor anti-virus para Mac e Linux agora?
Acho que não é preciso. Windows sim, agora Mac, nah.
Anti-Virus para Mac é sim necessário, nos últimos 2-3 meses vários vírus potencialmente perigosos tem assombrado usuários de Mac, antes despreocupados com estas ameaças.
Se não viessem pessoas que pouco ou nada sabem dizer que não é preciso, até estranhava… Enfim.
Pessoal para o sistema Mac em si não faz falta, mas para quem trabalha em paralelo com sistemas Windows é bastante util até, já que podemos “filtrar” a tralha toda…
Amigos meus com Mac uma vez sacaram montes de cenas, e gravaram numa Pen, acontece que um desses ficheiros tinha um Virus para Windows e puff…
Para esses utilizadores multi-sistemas mais leigos, esta solução pode evitar que dafiniquem a outra maquina e fazer do Mac uma especie de “filtro” 😉
Não acho que seja necessário anti-virus em sistemas UNIX.
http://macmagazine.uol.com.br/2009/11/06/e-os-experts-em-seguranca-continuam-negando-a-profundidade-de-seguranca-do-mac-os-x/
There no Mac viruses
Essa conversa vai gerar o mesmo “loop” de sempre.. mas para prevenir já deixo a seguinte questão..
“Há e tal, o Mac não tem Virus devido ao Marketshare”
O Mac quando tinha cerca de 3% de Marketshare, existiam alguns Virus, antes de ser o MacOsX… agora que tem 10..11% já não tem.. como explicam Market Share subiu e Virus sumiu-se?…
Outra questão fortemente levantada é..o iPhone, que já ultrapassou o marketshare do Windows Mobile e vejam quantos virus há para WM, e quantos há para o iPhone.
RickRoll?..
a) Só afecta quem tem Jailbreak com a password default da root, ou seja quem tem jailbreak basta trocar a password “alpine” para uma a vossa escolha.. ( quem não souber e tiver jailbreak, basta sacarem o terminal, fazer “login: root” “pass: alpine” e depois escrever “passwd password_a_vossa_escolha”
b) Esse mesmo malware é de grau ultra baixo e só muda apenas o wallpaper com o famoso cantor…nem se considera um Virus mas sim um código que permite alterar o wallpaper de forma automática 😉
Enfim, há que se mentalizarem de pois pontos fortes…
Não há Virus para UNIX, dificilmente haverá… e dos codigos maliciosos que afectam estes sistemas só fazem efeito se o utilizador for muito “distraido” e aceitar correr esse programa, inserir a password e ignorar os avisos do proprio Snow Leopard a indicar que esse mesmo ficheiro contem códigos maliciosos 😉 … ou seja.. ULTRA DISTRACÇãO.. para não dizer outra coisa…e mesmo que aconteça, a perigosidade é de baixo nivel.
Uma coisa importante para Mac users, a Firewall costuma vir desactivada por definição, isso sim vale a pena activar 😉
Quanto ao Anti-Virus em si, aconselho apenas a utilizadoers multi-plataformas, já que podem sacar um Virus para Windows sem crer, e assim o Mac elimita o problema antes de o passarem para uma Pen e usar no Windows.
O facto de já ter havido vários vírus para Mac (OS 9) quando tinha apenas 3% (até já havia quando tinha apenas 1%), é que pouca gente sabe! E isso invalida completamente o mito do baixo marketshare.
Foi um dos motivos que motivou Steve Jobs a criar um sistema completamente novo, de raiz, baseado em UNIX. O OS X foi criado sem ter ligação alguma com o OS 9, que esse sim, era vulnerável a vírus.
nao acho q por enquanto seja necessario e valha a pena sobrecarregar o sistema com antivirus em UNIX, no entanto gosto de ver um gigante como a ESET a entrar noutros sistemas operativos q nao o do costume..
a minha duvida é se ha a possibilidade de por o antivirus a filtrar apenas virus para o SO em q esta a correr.. ou seja: se esta em OSX apenas apanha virus de OSX, se esta em Linux, apenas apanha virus de Linux..
se algum dia vier a ter q instalar antivirus em Linux, nao estou para estar a sobrecarregar o meu sistema, a tentar apanhar viroses do windows, já q nem o tenho instalado, logo n ha perigo..
esta noticia surpreendeume, nao pela ESET estar a produzir para OSX mas sim para Linux.
cumps!
instalei este antivírus no meu ubuntu , foi maior erro que já fiz no meu ubuntu . aquela cena ate foi fácil de instalar , mas depois ui ui fez o login para o ambiente trabalho super lento mas super lento e depois ainda não tinha acesso a nada nem menus nem certos atalhos do teclado funcionavam , a minha sorte é que dava para criar icones no ambiente de trabalho e criei uma pasta foi assim que tive acesso ao executável de instalação que permitiu desinstalar aquele vírus ,sim, mais aparecia vírus que um antivírus
Virus em Mac é uma questão de tempo.
Assim como em Linux.
Bem faz a ESET comecar a preparar a cama.
Para nem dizer que quantos mais antivirus houverem para Mac, mais dispara a probabilidade de passarem a existir mesmo na verdade……
Isto pa linux (para já), penso não ser necessário
Virus para Linux e MAC são muito mais difíceis de produzir isto porquê. Para se fazer um vírus para este SOs tem de se apanhar um vulnerabilidade. Por norma, quando se detecta uma vulnerabilidade, ela é corrigida em poucas horas, por isso fazer um vírus que só vai durar umas horas não serve de muito. Em windows não é assim, os virus correm mesmo sem vulnerabilidade.
Então porquê antivírus para Linux????
Porque vivemos num mundo que se quer interoperável. Tirando a M$ que quer viver sozinha no mundo, o resto quer é tudo ligadinho. Assim, é normal que máquinas com sistemas operativos diferentes comuniquem e eu como utilizador linux não uso antivirus e acredito que possa reencaminhar um email infectado sem saber por exemplo. Em servidores Linux por exemplo é normalissimo ter um antivirus nomeadamente no servidor de email para limpar essa porcaria toda, com a diferença que neste SOs este serviço é feito de uma maneira muito mais rápida e leve.
Olá!
Quero salientar que não são os primeiros a desenvolver AV para Linux, pois podem ver aqui uma lista e a razão da sua existência:
https://help.ubuntu.com/community/Antivirus
Lista de AV:
– AVG Antivirus
– Panda Antivirus
– F-Prot Antivirus
– BitDefender Antivirus
– avast! Linux Home Edition
– Avira Antivirus
A não esquecer que há pessoal a usar WINE para correr aplicações feitas para Windows, podendo alguns deles trazer código malicioso…
Mesmo aplicações Windows sobre Wine, grande parte dos Virus não vão fazer efeito 😉
O Core de todo o sistema não deixa de ser MacOsX ou Linux.
Sim, eu sei… ou por outro até não… lol, ainda não tive problemas até instalar um antivírus (AVG 8.5 disponível na página da Grisoft®), só naquela para experimentar e fiquei bastante arrependido, pois passei de umas míseras 100MB de RAM no arranque para uns pesados 450MB, tendo em conta que tenho 512MB, era uma lentidão, além de me bloquear alguns programas de arrancar… na realidade, aquilo era mais um vírus, que um antivírus :(…
cumps
Ganhar um vírus no Mac é tão provável como eu ganhar o euromilhões 🙂
Era bem feito se ganhasses o Jackpot no Euromilhões 🙂 .
Também acho que era bem feito. ah ah
como salientado, existe já na Internet várias Vacinas virais para sistemas *nix…
agora o que as grandes empresas fazem bem é se concentrarem nos grupos prioritários mais sujeitos a contraírem e que convém andarem vacinados.
Aconselhasse ao comum utilizador a não se aproximar de Vistas de Janelas pois o risco de contrair é se7e vezes maior.
mantenham-se saudáveis,
Vivam num mundo livre de Virus.
Agora vão começar a apareçer vírus para linux, se não tiver muitos vírus para linux não tem pq existir esse anti-vírus, entaum agora só esperem pra ver essas empresas fazendo vírus para trazer funcionalidade para seus produtos… rsrsrsrs :X
É preciso anti-vírus para macbook?
Nao Primax Mac e Linux nao metas nada eu tenho leopard e debian e nao ha virus
eles tao a presisar de pasta pessoal andam a casa dos medrosos que assim compram o antivirus e depois dizem Ohhh afinal nao era presiso
Poupem-me que tou a ficar velho