DriveLetterView – Gestão facilitada das letras das drives
Durante a nossa utilização diária do computador ligamos muitos dispositivos USB ao nosso sistema. Cada dispositivo ligado recebe uma letra para o sistema identificar quem e o quê está ligado ao sistema. Provavelmente, em sistemas já com alguns anos, teremos dezenas destes dispositivos e todos estão no histórico das ligações às portas USB.
Por vezes necessitamos de ter letras especificas nos dispositivos ligados, embora se possa fazer via ferramentas nativas do sistema, é mais fácil recorrer ao DriveLetter. Pode identificar, alterar, renomear e apagar registos existentes.
O Windows atribui letras de unidade quando ligamos hardware ao sistema operativo. Normalmente esta letra é mantida até que o dispositivo seja desligado.
DriveLetterView é uma aplicação desenvolvida pela Nirsoft que exibe as novas letras de unidade de todos os dispositivos, incluindo discos rígidos locais, unidades de rede remota, drives de armazenamento USB e drives ópticas, como CD, DVD ou discos Blu-Ray. Além destas funções e ainda no campo informativo, DriveLetter mostra as letras utilizadas recentemente mas já inactivas.
Esta aplicação, portátil , quando iniciada, mostra todas as letras usadas pelo sistema, incluindo informação do tipo de drive ligada, nome, descrição, quando foi ligada e o ID que lhe foi atribuído.
A sua mais valia, além da informação atrás referida, é a possibilidade de alterar uma letra de unidade dos dispositivos USB e dos locais de rede. Além disso permite apagar uma letra, caso esta esteja em conflito, de um dispositivo inactivo. Desta forma pode renovar e renomear estas letras atribuídas.
Para ter um controlo do que está já reservado, pode exportar a lista de todas as unidades já ligadas para um ficheiro em texto, csv, html ou xml.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 2K/ XP/ Vista/ Win7
Download: Drive Letter View 1.00 [41.35KB]
Homepage: Drive Letter View
Este artigo tem mais de um ano
Gostei já estou testando =)
Bonito bonito, no windows é quando ja nao exitem letras disponiveis e começam a entrar em conflito umas com as outras, lolololol se o windows é assim tão bom a gerir as letras, para quê estes softwares????? lololo
O Windows só tem um problema com a gestão de Letras.
Se tivermos mapeamentos a caminhos de rede, corremos o risco de colocar uma pen e ele atribuir uma letra já em uso, por uma letra de caminho de rede.
Para o SO, um mapeamento a um caminho de rede, continua livre para o Sistema “fisico”… o que provoca conflitos.
Esse problema já vem herdado de há muito tempo.
Tudo o resto ele gere muito bem… e este software preenche essa lacuna. Está porreiro
Se não me engano muito este tipo de problema já vêm desde o windows 95, lolololol…. ridiculo não é? 😀 😀 estes tipos da microsoft são de mais 😀 😀 😀 😀
claro que é ridiculo… este problema só não existia no win95 porque nessa altura não havia drives USB 😀
Mas não é este caso ridiculo que me faz optar por outro S.O.
Sinceramente, acho que não há justificação para este erro continuar a existir. Há situações que podemos chamar de erro, mas que no fundo tem uma lógica para persistir… mas acho que não é este o caso, não encontro lógica para continuar assim… e seria tão fácil de corrigir isto…
No meu caso nem me provoca transtorno, mas há a quem provoque claro.
Mas… é minha impressão ou isto (mudar as letras das unidades) é exactamente o que o Disk Management (através do Computer Management) permite fazer??