PplWare Mobile

Download do dia: FreeBSD 7.0 Release

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Trollitito says:

    Alguém me sabe dizer se este sistema operativo é do género de linux e/ou windows? Queria saber mais concretamente se corre os executáveis comuns no windows, se assim fosse era bom.

  2. Hugo Pereira says:

    @Trollitito

    Este sistema operativo é do género do linux, até partilha as ambientes gráficas, como tal não corre aplicativos do ms windows.

    Para isso, e se procuras um sistema operativo gratuito, podes experimentar o ReactOS http://www.reactos.org

  3. Trollitito says:

    @Hugo Pereira
    Obrigado pela resposta. Eu não procuro nada em concreto, é mais se aparecer, melhor! Mas claro, em linux não consigo fazer tudo o que faço no windows, pelo menos de uma maneira tão fácil ou tão básica, por assim dizer. E claro, queria algo diferente de windows, mas apenas que ‘transportasse’ para esse tal SO tudo o que faço no windows. Mas pronto, também não é grave.. 😉

  4. Muleta Junior says:

    @Trollitito
    Pois isso tb eu queria, mts pessoas nao acreditam, mas para mim o linux e bastante complicado, o speedtouch 330 da sapo, nao o consigo instalar em linux…
    Fiz uma pesquisa e realmente vinha la tudo, mas…..enfim..pode ser que se eu entrar pra faculdade este ano consiga aprender de outra forma esse sistema operativo e ate outras coisas…
    mas tenho que confessar uma coisa que vai contra a opiniao de mt gente…que e o seguinte…o windows quer se queira quer nao é o melhor…agora ha contras, e mts mas esta e a realidade
    um abraço

  5. Nuno José says:

    @Trollitito
    @Muleta Junior

    Complicado???!!!!

    Será que querem dizer diferente???? É que o linux já não tem nada de complicado pode ter de diferente. O hábito tem destas coisas, não estejam á espera que estar as coisas no mesmo sítio. No linux as coisas também se fazem e mais depressa e melhor. Só para dar exemplo no trab tenho windows e dou sempre comigo a querer usar atalhos que não existem que dão imenso jeito.

  6. Rui says:

    Nuno José diz:
    28 de Fevereiro de 2008 às 11:06 pm

    @Trollitito
    @Muleta Junior

    Complicado???!!!!

    Será que querem dizer diferente???? É que o linux já não tem nada de complicado pode ter de diferente. O hábito tem destas coisas, não estejam á espera que estar as coisas no mesmo sítio. No linux as coisas também se fazem e mais depressa e melhor. Só para dar exemplo no trab tenho windows e dou sempre comigo a querer usar atalhos que não existem que dão imenso jeito.
    Para o Nuno José. Cada um de nos que aqui remete um comentário tem uma opinião singular, eu também sou da opinião que é complicado, sim complicado e não diferente como tu tanto queres. Cada um com a sua. Certo?

  7. _Planax_ says:

    @Trollitito

    SpeedTouch 330 USB em Ubuntu v7.10

    Agora poderá instalar o Modem SpeedTouch 330 USB (Roxo e Cinzento) na distribuição Ubuntu v7.10 (Gutsy Gibbon) facilmente, só tem de fazer download deste pack em http://marco.tondela.org/stuff/speedtch330.tar.gz

    E fazer o seguinte:

    $ cd ustouch
    $ sudo ./speed330.sh

    Página do Projecto em https://launchpad.net/ustouch/

    Não sou nenhum expert e consegui instalar e funcina na perfeição! Partilhei o tutorial com mais 2 amigos meus que instalaram o mesmo modem sem problemas!

  8. Helder says:

    A questão não é os atalhos não existirem… as coisas estarem fora do lugar… ser diferente! O problema é a consola!! Enquanto o linux precisar da consola pra instala um simples driver… configurar uma placa wireless.. activar pacotes xpto… Esqueçam!! Vai ficar longe de muitas pessoas…

  9. Gil says:

    gente gente!!! claro que linux não é windows nem para lá caminha… anda aí o ppl do WINE a tentar colocar aquela tralha toda do windows a trabalhar em linux mas…paciencia… há q fazer um esforço tambem para compreender as coisas…

    ja agora, no meu portatil nao consigo activar a webcam 🙁 alguma dica??? (portatil ACER)

  10. Pedro Valentim says:

    “E fazer o seguinte:

    $ cd ustouch
    $ sudo ./speed330.sh”

    enquanto eu precisar de executar comandos na consola para instalar um simples software ou um driver não me consigo ver a usar linux. Como é obvio é tudo uma questão de habito no entanto o linux está muito longe de ser um sistema alternativo ao windows ou ao Mac OS, é um sistema operativo “limitado ” que para quem tem tempo para o configurar pode se tornar bastante interessante, mas para quem trabalha num computador todos os dias e precisa de um sistema operativo que lhe dê um bom “workflow” o linux nao é solução.

    Eu sei que muitas pessoas o usam e gostam bastante, não as critico até porque tambem tenho instalado em casa numa maquina virtual para ir brincando, mas é como vos digo.. se querem mandar mails e brincar com o open office é giro simples e rápido.. agora se precisam de uma maquina de trabalho esqueçam..

    Cumps

  11. StAnger says:

    Existe pelo menos uma coisa que o Windows tem de bom é util para fazer o download do Linux!

    Cumps

    StAnger

  12. Tanto o windows como o Linux tem o seu espaço e o seu publico alvo, é obvio que Linux exige algum conhecimento, mas só no caso de querermos fazer coisas mais avançadas que em Windows não são sequer possiveis, e algumas que o são tem preços assustadores.

    Pegando num dos usos que dou ao FreeBSD: Firewall + DHCP + Postfix + Squid + Apache + Mysql + Oracle + …
    montar uma maquina em Windows com serviços equivalentes é praticamente impraticavel devido ao custo e à pouca flexibilidade do software, para além dos recursos de hardware serem menos exigentes em Linux…

    Se gostam de Windows deixem-se estar com o Windows, mas não digam mal do que não conhecem!!!

    Custa-me ouvir aspirantes a eng. dizer que não sabem o que é o Linux, se realmente querem saber algo sobre protocolos standard tem que usar Linux, não é a Microsoft que cria os standards!! é claro que usar um outlook ligado a um exchage é uma experiencia fantastica, mas muito cara! Outro problema do windows em relação ao Linux é que quando se fala de servidores e se instala qualquer coisa em windows ela fica a funcionar sem ser necessária qualquer configuração, logo poderá não estar optimizada para a utilização a que se destina… em linux com duas ou 3 configurações temos um programa optimizada para a o uso que lhe vamos dar!!!

  13. Pensador says:

    É impressionante como as pessoas acusam o Linux ou o BSD por causa do hardware quando aquilo que julgam ser superior no Windows ou no Mac se deve simplesmente ao facto de os fabricantes de hardware criarem, eles mesmos, todos os drivers necessários para cada nova versão lançada desses SO’s proprietários. Aliás, é-lhes rentável, se quiserem manter os acordos que levam a que a maioria da população nem faça ideia de que existe outro SO além do Windows só porque todos os computadores à venda já vêm com esse sistema pré-instalado. E quanto ao Mac OS, por favor, já imaginaram a quantidade de problemas de incompatibilidade de hardware que a Apple evita só pelo simples facto de limitar a instalação do Mac OS às máquinas fabricadas pela própria empresa? O apoio dos fabricantes ao Linux e BSD é diminuto ou mesmo nulo em muitos casos. A comunidade é que tem desenvolvido um esforço fantástico para inverter essa situação injusta que todos fingem não existir. No caso específico do Windows, que conheço melhor, o sistema operativo em si não pode dar grande uso ao hardware se não forem instalados também os drivers produzidos externamente pelos fabricantes de software. Já experimentaram instalar Windows sozinhos? No meu caso, quando quis formatar o meu portátil para limpar o lixo anterior e fazer um dual-boot, precisei de gravar primeiro um CD com drivers vindos do site da Samsung antes de iniciar a instalação do Windows. Se o não tivesse feito, nem teria tido acesso à Internet para descarregá-los depois. Ao mesmo tempo, com o meu Live CD do Ubuntu (e o mesmo sucede com tantas outras distros), bastou-me instalar o que lá estava, porque o Linux reconheceu de imediato TODO o hardware que eu tinha. E isso simplesmente com drivers criados pela comunidade Linux. Portanto… Qual é a vossa noção de complexidade? O meu workflow em Linux é muitíssimo superior ao que alguma vez tive em Windows. Sinto-me em casa. Nem é muito difícil. Desde que haja vontade de mudar alguma coisa na rotina habitual e nos deixemos de teimosias infantis, tudo se aprende. E neste caso nem há nada de complexo para aprender. Apenas é preciso que se reavive um certo sentido lógico.

  14. NiX says:

    @Pensador

    Grande post, concordo. 😀

    ————————————————

    Quanto à consola: há coisas que se fazem melhor e mais rapidamente pela consola do que pelo ambiente gráfico. A consola não se usa apenas para dar estilo.

    Quem gosta de configurar tudo, que use distros como Slackware, Gentoo, Arch, etc. Senão usa Ubuntu que é só instalar e ele detecta e configura quase tudo sozinho.

    Linux não é dificil, é diferente. Se gostam de Windows, não vos critico, mas mantenham-se longe da ignorância.

    PS.: Há vantagens em ter um PC configuradinho por nós, ficamos com uma máquinha mais estável e leve e só com coisas que nos interessam.

  15. R00KIE says:

    @Pensador
    @NiX
    Concordo e assino por baixo.
    Se as coisas não trabalham em linux é por culpa dos fabricantes e da microsoft.
    Culpa dos fabricantes: não produzem drivers nem divulgam os datasheets dos componentes (as webcams embutidas nos portáteis são um exemplo flagrante disso, se trabalham é devido ao enorme esforço de reverse engeneering).
    Culpa da microsoft: força os fabricantes a suportar exclusivamente o windows, e muitas das vezes mal e porcamente.
    Não digo mais senão saía daqui um testamento e uma bomba H.
    Fiquem bem, bom fim de semana e abram a pestana para as alternativas gratuitas e legais aos windozes.

  16. R00KIE says:

    @Pessoal com modems USB
    Façam como eu, comprem um router e liguem os PCs por cabo de rede que acabam-se as chatices em menos de três tempos (melhor ainda para quem tiver dois ou mais PCs em casa). Eu também andei a ver se conseguia colocar um Sagem do Sapo a funcionar no linux e era só bater com a cabeça na parede até que comprei um router, agora é ligar e esquecer, não há cá drivers ou programas manhosos a instalar.

  17. gil says:

    @pensador
    se isso fosse assim tão linear eu teria o wireless e a webcam a funcionar no meu laptop, e isso nao acontece… o wireless lá consegui, depois de mta pesquisa…ja a webcam…. paciencia… e no desktop o mesmo problema, nem o meu teclado (genius slim) nem o meu rato (logitech mx1000) ficam a funcionar “de raiz”…alias, o teclado n1ca o consegui colocar a funcionar e o mx1000 fica com funçoes limitadas…

  18. Pensador says:

    Acho que uma segunda leitura do meu comentário responderia a tudo ao que disseste. No entanto, parece necessário adicionar mais algumas coisas.

    Quando nem os enormes esforços de engenharia reversa desenvolvidos pela comunidade opensource são suficientes para conseguir decifrar o modo como o hardware funciona (porque, claro, é tudo mantido em segredo pelas companhias de hardware), é altura de fazer queixa a quem é realmente responsável. Isto é, se algo não funciona, reclama com a empresa que fabricou a peça de hardware em causa pelo facto de não respeitar os consumidores (e entretanto tenta encontrar hardware que já seja compatível com Linux). As webcams têm sido de facto das peças mais estupidamente complicadas de decifrar. Agora, se todos andarmos a tapar o sol com a peneira, é claro que não vamos a lado nenhum. O Windows não é compatível com o teu hardware. O hardware e os drivers do fabricante é que foram feitos para (supostamente) serem compatíveis com Windows. É muito diferente. E no entanto as pessoas exigem que o Linux e as suas várias distros sejam capazes de suportar uma data de peças de hardware criadas por fabricantes incompetentes e sem visão. Aleluia. De facto, o mundo Linux (não sei o que se está a passar com o BSD, só uso Linux, mas a batalha é a mesma) já suporta muito mais hardware de raíz do que quaisquer outros sistemas operativos pagos a peso de ouro. Experimenta instalar Windows sozinho num disco rígido formatado, sem instalares nenhuns drivers de terceiros no final. Não vai ser muito bonito de se ver. Nem produtivo.

    Resumindo, tens três hipóteses: ser um consumidor consciente que luta pelos seus direitos junto de uma empresa fabricante de hardware que o desrespeitou a ele e ao seu dinheiro; colaborar com uma comunidade muito activa que daqui a algum tempo lá terá que lançar mais uns drivers depois de um longo processo de engenharia reversa, a fazer de graça o que os devs das empresas que referiste preferem ignorar porque são remunerados na mesma pela sua preguiça; ou acreditar nas mesmas mentiras empresariais de sempre, a assobiar para o lado e a queixar-se às pessoas erradas sobre problemas que não deviam ser obrigadas a resolver, embora o façam por também se sentirem muito afectadas pelos mesmos.

    Exigir que haja no mundo informático mais justiça. Mais liberdade. E mais inteligência, por amor de Deus. Devia ser essa a nossa atitude.

  19. Trollitito says:

    Lol, este pessoal deve ler mal.

    @Nuno José
    Eu não disse que era complicado.

    @_Planax_
    Porque falaste para mim em relação ao SpeedTouch? Lol, eu não tenho e pouco me interessa saber como se instala.

    Mas já agora, aproveita-se para dar uma vista de olhos como se instala algo que no windows é simples, novamente não estou a dizer que no linux é complicado, apenas estou a dizer que me veria obrigado a pesquisar no google para saber onde sacar as drivers e encontrar os comandos da consola para instalar aquilo. Agora dizerem que linux é mais simples e fácil que windows, bem, enfim…

  20. Pensador says:

    @Trolltito

    Uma vez mais, repito que o problema não é do Linux, mas sim do fabricante da peça de hardware que é incompatível com Linux. Queixemo-nos a ele.

    Supondo que tenhamos adquirido um dos milhares de peças de hardware que são já compatíveis com Linux (ou que a comunidade já se deu ao trabalho de compatibilizar), é sem dúvida verdade que a experiência de utilizador é mais fácil e lógica do que em Windows.

  21. Trollitito says:

    @Pensador
    Então linux (refiro-me mais exactamente ao ubuntu) ainda tem montes de incompatibilidades, pois praticamente em tudo o que instalava tinha que usar a consola, até no simples facto da placa gráfica, e diga-se, para quem não percebe daquilo, dá imenso trabalho. Seja como for, windows dá muito jeito. 😉

  22. Pensador says:

    @Trolltito

    Julgava eu que tinha ficado claro que não é o Linux que tem incompatibilidades com a tua placa gráfica, mas que a tua placa gráfica é que não foi preparada para suportar Linux sem mais.

    Seja como for, a menos que queiras de facto mexer no xorg.conf, não estou a ver para que foi preciso usar a consola. Até mesmo os drivers proprietários (piores que os drivers opensource) estão acessíveis a partir do Gestor de Controladores Restritos.

    Mas enfim, quanto às outras peças de hardware, deves ter tido mesmo muito azar nas tuas escolhas de compra. Lamento. A comunidade ajudará no que for preciso para contornar a incompetência dos fabricantes. Como sempre. Nunca ninguém se lembra de ir reclamar à porta certa.

  23. Trollitito says:

    Como todos vocês tanto gostam de defender linux. Ou seja, linux não tem incompatibilidades nenhumas, o que tem são os softwares e hardwares porque ninguém os faz para linux, está certo… Ainda dizem que o vista tem montes de incompatibilidades, enfim…
    Não me apetece discutir isto, o facto é que (quer culpa do linux ou dos fabricantes) em linux por mais que se queira não se consegue fazer tudo o que se faz em windows e mesmo certas coisas faz-se com muitas mais dificuldades que em windows, talvez um dia isso mude porque até lá o certo é que se precisa de windows para muita coisa. 😉

  24. Pensador says:

    Bom.

    Acho que não existe um “nós”, um grupo organizado dedicado a fazer oposição aos utilizadores de outros sistemas operativos. Se te referes aos utilizadores Linux ou BSD, garanto que todos temos modos de pensar diferentes. Dizer o contrário seria o mesmo que afirmar que todos os utilizadores Windows são pessoas desinformadas. Acho que há coisas mais importantes na vida. Sei lá.

    E tenho a certeza de que aqui ninguém referiu especificamente o Windows Vista. Para quê meter palavras na boca de quem quer que seja? Quanto a mim, limitei-me a contar a minha experiência de um Windows XP recém-instalado que não tinha acesso à Internet, uma resolução gráfica muito pobre, um touchpad algo instável, etc. Isso até inserir um CD que me tinha dado ao trabalho de gravar anteriormente com os drivers todos criados pela Samsung para o modelo do meu portátil. É uma realidade normal que todos os utilizadores de Windows enfrentam. O sistema fica operacional depois de adicionados os drivers fabricados pelas próprias empresas de hardware.

    Em Linux os fabricantes não apoiam o sistema operativo dessa maneira. Felizmente, os drivers opensource são em muitos casos melhores que os proprietários. Interessante, em todo o caso.

    Limito-me a relatar factos. A partir daí, cada um escolhe o que preferir.

    Se se quiser continuar a deixar passar impunes uma data de empresas que não respeitam o consumidor mas sim aqueles que mais lhes pagarem, tudo bem. Diz que é uma espécie de escolha. Se se quiser lutar pela diferença, tudo bem. Haja espaço para todos, desde que haja de facto liberdade. Ter que usar uma dada solução informática só porque é a que a maioria das pessoas utiliza, independentemente da qualidade e da justiça das relações entre quem desenvolve essas soluções e os consumidores, a meu ver, simplesmente não está correcto. Só isso.

  25. Trollitito says:

    Comentário lido.

    Cumprimentos. 😉

  26. pedro says:

    cm baxa esse programa?

  27. pedro says:

    cm faiz download do programa??

  28. Boaventura says:

    sempre bom este ajuda para quem tem dificuldade em ingles.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.