PplWare Mobile

DNS Benchmark – é hora de testar o seu DNS


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. 3biz says:

    e o namebench, da google?
    pelo menos reproduz resultados mais agradaveis e é uma ferramenta mais facil de usar.

  2. Miguel Costa says:

    Como tive a oportunidade de postas ontem no outro artigo sobre DNS, na minha opinião.. é uma perda de tempo alterar o servidor de dns.. estamos a falar de micro segundos.. é irrelevante para a navegação.. pelo menos para quem tem ADSL 🙂

    demora mais uma imagem de 10 KBs a carregar do que o sapo a contactar um root hint e devolver o ip correspondente a um DNS..

    Mas estou curioso é por saber que género de serviços vai oferecer o google através deste sistema.. será q ja está a preparar a chegada de algum novo serviço web-based? ou em clouding?

    como disse esta é a minha opinião relativamente a este assunto…

    Cumprimentos a todos

    • Carlos Queirós says:

      A alteração do DNS não tem só a haver com velocidade de resposta, tem mais a haver com questões de segurança.

      Os servidores dos ISPs não são actualizados com tanta frequência como os servidores do OpenDNS por exemplo.

      Num exemplo prático tens o caso dos ataques por DNS cache poisoning que quando foi descoberto todos os fabricantes de SOs tiveram que lançar rapidamente updates e quem tinha servidores em Windows ou em Linux teve sorte porque o problema foi corrigido rapidamente, já quem tinha MAC não teve tanta sorte porque o update demorou cerca de 3 a 6 meses a sair. Mas mesmo assim depois de sair o update ainda tens que estar à espera que o servidor de DNS que usas seja actualizado, o que no caso dos ISPs demora um bocado mais de tempo do que em servidores como os do OpenDNS que são actualizados várias vezes por semana.

      • Marco Magalhães says:

        Não defendas o OpenDNS. Posso aqui afirmar que já fui vítima, se assim lhe podemos chamar, de um ataque por DNS num tempo em que usei o OpenDNS. Soube-o porque, por acaso, andava nos relatórios da ESS e então tinha lá ataques via DNS (e o respectivo ip que mais tarde o confirmei), desde então voltei para o DNS do meu provedor que nunca mostrou qualquer tipo de problemas, portanto, não vejo razão para mudar, pelo contrário.

        Com isto, não quero estar a defender/atacar este ou aquele DNS, é apenas a minha opinião. 🙂

        • Carlos Queirós says:

          Não estou a defender o OpenDNS só dei um exemplo.

          Devem existir mais servidores de DNS, eu não conheço todos, até conheço bem poucos, é tudo uma questão procurar e testar qual é o melhor para aquilo que cada um quer.

  3. Bruno says:

    O opendns é famoso porquê?

  4. José says:

    Mal por mal, prefiro manter o DNS do meu ISP 🙂

  5. leonald says:

    cade o link para download?

  6. R00KIE says:

    Ultimamente não tenho razão de queixa dos servidores de DNS do sapo. Já houve uma altura em que os do OpenDNS eram mais rápidos a resolver o nome que os do sapo e isso notava-se bem, agora já não.

    Para além disso pode-se sempre usar o dsnmasq e só se espera a primeira vez que se faz a query ao servidor de DNS.

  7. Luiz Alberto says:

    Sou brasileiro. No meu caso apesar do DNS Benchmark afirmar que o melhor DNS é do meu ISP, decidi trocar o DNS do meu router para o endereço do OpenDNS para testar.
    Minha esposa ontem me perguntou: “O que fizeste com a Internet que ficou mais rápida?”.
    Prefiro confiar no empirismo no que se refere a desempenho, estes software de benchmark acabam usando critérios desconhecidos e trazendo resultados fictícios, pelo menos no meu caso.

  8. Hawk says:

    Como faço para descobrir qual o meu DNS?
    Meu IP é dinâmico e nos campos onde deveriam ter os números do DNS, está assinalada a opção: “Obter o endereço dos servidores DNS automaticamente”.

  9. aralmeida says:

    Posso dizer que com o servidor DNS do ISP (serviço SAPO ADSL) as coisas ficam mais lentas cá em casa.
    Além disso serviços como o OpenDNS (e outros) têm opções associadas que permitem facilmente bloquear certos domínios, etc.

    Bom fim de semana.

  10. GYNGONET says:

    Só tem um porém: o que é bom para um usuário da américa do sul, pode não ser o mesmo para um usuário da américa do norte (e vice-versa), pois os servidores DNS são físicos/reais e estão estáticos em algum lugar do mundo. Tudo bem que são vários e que alternam o provimento de acordo com o que se acessa e onde se encontra o host/site a ser visitado, mas em geral o melhor para vc será sempre o mais indicado, a não ser que criem um novo servidor e o mesmo trabalhe melhor que o anterior e assim por diante Resumindo: pra mim, o GIGA DNS (189.38.95
    95 / 189.38.95.96) tem sido MELHOR E MAIS RÁPIDO que o GOOGLE PUBLIC DNS (8.8.8.8 / 8.8.4.4) que no geral tem ficado em segundo. O que eu indico é o seguite: testem o giga dns, o opendns, o dnsadvantage e o google dns, façam uns 10 testes (testando todos com o primário e o secundário, ou seja, os endereços de IP) o resultado final dos 10 testes irá ser o servidor que melhor lhe atenderá, com certeza!!!

  11. Mauricio says:

    O que mais me chamou atenção foi o fato de que se vc configura para usar o google dns, a barra de endereços se transforma numa “barra google”, tanto resonlvendo os dns´s, quanto buscando no google ou no wikipedia…

  12. Josue Alberio Silva says:

    Caraaaaaa$%$@#$@@.. esse DNS da GIGA DNS fez minha net de 10 megas que baixava a 200.. 300k ir pra 1.130 CRAVADO ! Baixei 1 giga em 12 minutos.. =O
    Bom Demaaais !

  13. Marcelo Mk says:

    Estou usando o Norton Dns,seguro e rápido! Aprovadissímo
    https://dns.norton.com/dnsweb/homePage.do

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.