DNS Benchmark – é hora de testar o seu DNS
Qual o servidor de DNS mais rápido? Google, OpenDNS, etc…
Depois da Google ter anunciado o seu novo serviço de DNS (Google Public DNS), não faltaram comparações por essa blogosfera fora.
Normalmente o serviço de DNS é fornecido pelo ISP que vos dá acesso à Internet, no entanto cada um é livre do usar o serviço de DNS que pretende. Basicamente, quanto mais rápido o servidor de DNS resolver um nome (endereço), num endereço IP mas rápida será certamente a navegação.
Então e como saber realmente qual o servidor mais rápido, a partir da minha ligação?
Para esse efeito existe o DNS Benchmark, que lhe permite verificar o tempo de resposta de qualquer servidor de DNS. A ferramenta é muito simples de usar, sendo basicamente necessário adicionar IP’s de servidores de DNS para que daí resulte um comparativo.
No meu caso decidi testar 5 servidores de DNS:
- local (IP do router que usa o DNS da Cabovisão)
- 8.8.4.4 - Google
- 8.8.8.8 – Google
- 208.67.220.220 - OpenDNS
- 208.67.222.222 – OpenDNS
Se pretender adicionar e/ou remover servidores de DNS pode usar o botão Add/Remove e definir quais os IP’s de servidores de DNS a usar ou a remover.
Vamos ao teste?
Para efectuar um teste basta carregar no botão Run Benchmark.
Resultados
Tempos de resposta
Conclusões
Como se pode verificar pelas imagens anteriores, o servidor de DNS mais rápido no meu caso, é o que pertence ao meu ISP. Tal facto pode estar associado ao facto de ser um servidor local, sendo mais rapidamente alcançável. Os servidores do Google apresentaram os piores tempos, quando comparadores com o servidor local e OpenDNS.
Como dica, aconselho a que tenham por exemplo como servidor principal de DNS o fornecido pelo vosso ISP e como servidor secundário um outro (Google, OpenDNS, UltraDNS, etc). Assim ficam com alguma redundância a nível de serviço.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP, Vista, 7
Download: DNS Benchmark
Homepage: DNS Benchmark
Este artigo tem mais de um ano
e o namebench, da google?
pelo menos reproduz resultados mais agradaveis e é uma ferramenta mais facil de usar.
@Biz
O namebench escolhe o servidor mais rápido.
@3biz
O namebench escolher qual o melhor servidor de DNS num determinado momento
ah? e nao é o mesmo que este faz?
quantas maquinas vc tem? porque cada hora vc fala sobre OS´s diferentes. pelo q eu vi, vc tem no minimo 3 OS. de onde vc tira tanto tempo pra essas coisas? vc eh super. hehehehehe
Como tive a oportunidade de postas ontem no outro artigo sobre DNS, na minha opinião.. é uma perda de tempo alterar o servidor de dns.. estamos a falar de micro segundos.. é irrelevante para a navegação.. pelo menos para quem tem ADSL 🙂
demora mais uma imagem de 10 KBs a carregar do que o sapo a contactar um root hint e devolver o ip correspondente a um DNS..
Mas estou curioso é por saber que género de serviços vai oferecer o google através deste sistema.. será q ja está a preparar a chegada de algum novo serviço web-based? ou em clouding?
como disse esta é a minha opinião relativamente a este assunto…
Cumprimentos a todos
A alteração do DNS não tem só a haver com velocidade de resposta, tem mais a haver com questões de segurança.
Os servidores dos ISPs não são actualizados com tanta frequência como os servidores do OpenDNS por exemplo.
Num exemplo prático tens o caso dos ataques por DNS cache poisoning que quando foi descoberto todos os fabricantes de SOs tiveram que lançar rapidamente updates e quem tinha servidores em Windows ou em Linux teve sorte porque o problema foi corrigido rapidamente, já quem tinha MAC não teve tanta sorte porque o update demorou cerca de 3 a 6 meses a sair. Mas mesmo assim depois de sair o update ainda tens que estar à espera que o servidor de DNS que usas seja actualizado, o que no caso dos ISPs demora um bocado mais de tempo do que em servidores como os do OpenDNS que são actualizados várias vezes por semana.
Não defendas o OpenDNS. Posso aqui afirmar que já fui vítima, se assim lhe podemos chamar, de um ataque por DNS num tempo em que usei o OpenDNS. Soube-o porque, por acaso, andava nos relatórios da ESS e então tinha lá ataques via DNS (e o respectivo ip que mais tarde o confirmei), desde então voltei para o DNS do meu provedor que nunca mostrou qualquer tipo de problemas, portanto, não vejo razão para mudar, pelo contrário.
Com isto, não quero estar a defender/atacar este ou aquele DNS, é apenas a minha opinião. 🙂
Não estou a defender o OpenDNS só dei um exemplo.
Devem existir mais servidores de DNS, eu não conheço todos, até conheço bem poucos, é tudo uma questão procurar e testar qual é o melhor para aquilo que cada um quer.
O opendns é famoso porquê?
O meu teste http://bit.ly/7F7xGU
Mal por mal, prefiro manter o DNS do meu ISP 🙂
cade o link para download?
http://www.grc.com/dev/DNSBench.exe
Ja actualizo o post. Thanks
Ultimamente não tenho razão de queixa dos servidores de DNS do sapo. Já houve uma altura em que os do OpenDNS eram mais rápidos a resolver o nome que os do sapo e isso notava-se bem, agora já não.
Para além disso pode-se sempre usar o dsnmasq e só se espera a primeira vez que se faz a query ao servidor de DNS.
Sou brasileiro. No meu caso apesar do DNS Benchmark afirmar que o melhor DNS é do meu ISP, decidi trocar o DNS do meu router para o endereço do OpenDNS para testar.
Minha esposa ontem me perguntou: “O que fizeste com a Internet que ficou mais rápida?”.
Prefiro confiar no empirismo no que se refere a desempenho, estes software de benchmark acabam usando critérios desconhecidos e trazendo resultados fictícios, pelo menos no meu caso.
Acho que isto responde à pergunta do Bruno mais acima 🙂
Também sou brasileiro, uso nos pcs da minha lan o OpenDNS, e deixo configurado no Modem Speed Touch o OpenDNs também. E não tenho do que reclamar.
Como faço para descobrir qual o meu DNS?
Meu IP é dinâmico e nos campos onde deveriam ter os números do DNS, está assinalada a opção: “Obter o endereço dos servidores DNS automaticamente”.
isso significa que o teu servidor de DNS é o teu ISP(Sevidor de internet)
Posso dizer que com o servidor DNS do ISP (serviço SAPO ADSL) as coisas ficam mais lentas cá em casa.
Além disso serviços como o OpenDNS (e outros) têm opções associadas que permitem facilmente bloquear certos domínios, etc.
Bom fim de semana.
Só tem um porém: o que é bom para um usuário da américa do sul, pode não ser o mesmo para um usuário da américa do norte (e vice-versa), pois os servidores DNS são físicos/reais e estão estáticos em algum lugar do mundo. Tudo bem que são vários e que alternam o provimento de acordo com o que se acessa e onde se encontra o host/site a ser visitado, mas em geral o melhor para vc será sempre o mais indicado, a não ser que criem um novo servidor e o mesmo trabalhe melhor que o anterior e assim por diante Resumindo: pra mim, o GIGA DNS (189.38.95
95 / 189.38.95.96) tem sido MELHOR E MAIS RÁPIDO que o GOOGLE PUBLIC DNS (8.8.8.8 / 8.8.4.4) que no geral tem ficado em segundo. O que eu indico é o seguite: testem o giga dns, o opendns, o dnsadvantage e o google dns, façam uns 10 testes (testando todos com o primário e o secundário, ou seja, os endereços de IP) o resultado final dos 10 testes irá ser o servidor que melhor lhe atenderá, com certeza!!!
O que mais me chamou atenção foi o fato de que se vc configura para usar o google dns, a barra de endereços se transforma numa “barra google”, tanto resonlvendo os dns´s, quanto buscando no google ou no wikipedia…
FYI, roda bem em Wine…
Caraaaaaa$%$@#$@@.. esse DNS da GIGA DNS fez minha net de 10 megas que baixava a 200.. 300k ir pra 1.130 CRAVADO ! Baixei 1 giga em 12 minutos.. =O
Bom Demaaais !
Estou usando o Norton Dns,seguro e rápido! Aprovadissímo
https://dns.norton.com/dnsweb/homePage.do