Dica: Como activar a Partilha doméstica do iTunes
Agora que o iOS 4.3 está disponível para todos os proprietários de iPhone, iPad e iPod Touch, é hora de começar a aproveitar as novidades que foram disponibilizadas. Uma dessas novidades é a Partilha doméstica do iTunes. Com este novo serviço podem partilhar todo o conteúdo do vosso iTunes com os vossos dispositivos da Apple. é uma forma muito simples de terem acesso em qualquer parte da vossa casa ou do vosso local de trabalho, desde que tenham disponível uma rede sem fios.
Apesar de não ser complicado configurar esta opção, resolvemos explicar como se processa para que não percam tempo a pesquisar a forma de o fazerem. Ajudamos ainda todos os que de uma forma ou de outra iam ter problemas em configurar esta opção.
Convém começar esta dica com a indicação sobre o que é necessário terem disponível para poderem usar esta nova função. Por ser exclusiva do iOS 4.3 necessitam por isso de um dispositivo que o tenha instalado. Lembramos que este está disponível para iPhone 3GS e 4, iPad e iPad 2 e iPod Touch. Devem tê-lo instalado antes de começarem o processo de configuração.
Devem ainda ter instalada a última versão do iTunes, a 10.2.1. Podem descarrega-la do site da Apple e pode ser instalada no Windows (XP com SP2, Vista ou 7) ou no Mac OS (versão 10.5 ou posterior). A Partilha doméstica do iTunes funciona por isso, em Windows ou Mac.
Depois de garantirem que têm o novo iOS instalado e a versão de iTunes actualizada, devem começar por lançar o iTunes no vosso PC. Depois de estar a correr o iTunes, devem aceder ao menu Avançadas, onde vão poder definir algumas opções avançadas do iTunes. Seleccionem então a opção Activar a partilha doméstica.
Será então mostrada uma janela onde devem colocar o vosso ID Apple. e a vossa palavra passe desse ID. Usem um ID que seja simultaneamente usado em todos os dispositivos a que pretendam dar acesso à vossa biblioteca. Coloquem os dados e carreguem no botão Criar partilha doméstica.
Caso os dados inseridos estejam correctos, será mostrada uma nova página a indicar o sucesso da activação da partilha doméstica.
O passo seguinte é facultativo e permite que configurem o acesso a apenas algumas das partes da vossa biblioteca. Se pretenderem aplica alguma restrição devem seguir os passos indicados. Em primeiro lugar devem aceder às preferências do iTunes, para que vos seja dado acesso à zona de configuração da partilha de bibliotecas.
Na janela seguinte devem escolher o separador Partilha e aí dentro devem escolher o que pretendem partilhar. Podem partilhar a totalidade da vossa biblioteca ou escolher uma lista restrita. Terminem esta operação com o pressionar do botão OK.
Com a parte do iTunes está terminada, devem agora concentrar-se nos dispositivos móveis a que pretendem dar acesso à vossa biblioteca. Para isso devem ligar o vosso equipamento e aceder à área de definições. Uma vez aí dentro devem escolher a opção iPod. Deverá estar disponível uma zona chamada partilha e aí devem colocar o mesmo ID Apple e password que definiram antes. Terminada a colocação destes dados podem sair para o ecrã principal do vosso equipamento.
Por forma a acederem à biblioteca partilhada devem lançar a aplicação iPod e aí dentro aceder a Mais. Esta opção encontra-se na barra inferior, no canto direito. Uma vez aí dentro devem ter disponível uma opção de nome Partilhado. Acedam a essa opção e devem ter então a vossa biblioteca partilhada. Acedam a essa biblioteca e todo o conteúdo partilhado está ao vosso dispor!
Caso não consigam visualizar a biblioteca partilhada podem estar com um problema na firewall do vosso Windows ou Mac. Experimentem desabilita-la e verifiquem se o problema desaparece. Caso seja esse o problema que impede o acesso devem então criar uma regra para permitir acessos via rede ao iTunes. Lembrem-se também que este acesso é restrito à rede local, pelo que não é possível acederem via 3G ou noutra rede.
Esta nova funcionalidade que o iOS 4.3 e o iTunes 10.2 apresentam é com certeza do agrado de todos os utilizadores dos equipamentos móveis da Apple. Conseguimos sem qualquer esforço partilha toda a nossa biblioteca de músicas ou filmes, sem termos de estar a ter de executar o processo de cópia para os dispositivos.
Se são donos de um destes equipamentos então têm mesmo de a configurar e usar! Não se vão arrepender.
Este artigo tem mais de um ano
Já configurei no meu iPod touch 4, é recomendo, ainda por cima o meu tem pouca capacidade, é de 8 GB, assim consigo ainda poupar espaço no disco do iPod. Só é pena o meu iPhone 3G já não poder ser actualizado.
Já o vista e claro o 7 permitem partilhar a vossa bibloteca multimédia dentro da rede local com TODOS os clientes e não apenas clientes da apple…
ou seja como tenho a partilha activada a partir do meu pc desktop, acedo às musicas, filmes e fotos a partir de outro pc com o 7, de um portatil com o vista, de um iphone4 e ipod (instalar app PP – PlugPlayer) e da PS3…
Basicamente com 5 anos de atraso a apple consegue fazer o q o windows ja fazia nativamente (e sem precisar de ter nenhuma aplicacao aberta, ou seja o itunes) e q funciona com TODOS os ambientes (pc, mac, ios, ps3).
Bravo Apple…
Ah!
Mas o da Apple é Amazing!!! Se o Steve Jobs diz é porque é verdade!
(e esqueceste-te do Linux, já agora)
Não estamos a fazer deste artigo mais uma batalha campal sobre qual é melhor, pois não?
Estás a falar de coisas diferentes!
Aqui o que se pretende é partilhar a biblioteca do iTunes.. (é como se se quisesse partilhar a biblioteca do Windows Media Player).
O que está as falar não é a partilha de uma ou mais pastas, ou partições na rede doméstica? É que eu tenho 2 portáteis com Windows 7 e outro com Mac e acedo às pastas (com música, vídeos, fotos) tanto de um como do outro! E claro.. a partilha no Mac também é uma aplicação nativa há muitos anos! Inclusivamente consigo utilizar o Mac para partilhar Internet com outros dispositivos.. coisa que nunca consegui com o Windows!
Já agora.. a partir do telemóvel e da PS3 também consigo aceder às pastas partilhadas!
nao, nao estou…
eu nao acedo a pastas, acedo a conteudos e faço streaming exactamente como no itunes… é exactamente a mesma coisa so q no itunes tenho muito mais limitacoes..
alias o conteudo do meu itunes é apenas parte do conteudo das pastas do wmp por razoes de espaco nos devices ios.
em relacao ao linux, deve tb ser facil aceder mas apenas enumerei o que tenho, uso e esta a funcionar 😉
Só uma pergunta. Nessa partilha do win permite-te fazer o streaming e copiar, musica,filmes,etc com drm?
Para o teu PC?
Para os Pc e a PS3 em rede local (wi-fi e cabo) permite copiar e fazer streaming, para o iOS apenas permite fazer streaming (pelo menos com o programa q eu uso no iOS – PP)
para copiar uso o itunes para sincronizar os videos, musicas e filmes q quero nos iOS)
atenção q a descodificação dos conteudos esta do lado dos clientes, ou seja apenas faço streaming de formatos q sejam lidos pela ps3 e pelos ios (mp3, mp4 e jpg)
Em relação a DRM’s não sei mas vejo TODOS os conteudos que tenho e eventuais problemas estaram do lado dos clientes pelo q penso q nos iOS nao havera problemas – e se ouver tb se trata de converter os ficheiros em questao e retirar os DRM 😉
Existem outros servidores multimedia q fazem a parte do decoding do lado do server, a vantagem é q se consegue ver mkv, avi, wmv, etc sem converter; a desvantagem é q o PC «mae» tem de estar a correr esse software e quando esta a ser acedido gasta processador e diminui o framerate do callofduty 😉
A vantagem desta solucao é q é nativa do windows, é um serviço q basta activar no painel de controle e é compativel com todos os players de media q tenho ca em casa.
“(é como se se quisesse partilhar a biblioteca do Windows Media Player)”
Mas é mesmo isso que o Vista e o 7 fazem.
Aliás, nem é bem, porque é partilha de bibliotecas (que o W7 suporta nativamente) que por acaso podem ser de música, de videos, de documentos. Ou até mesmo impressoras. Como o WMP usa a biblioteca “Music” automaticamente, pode dizer-se que se partilha a biblioteca do WMP mas não é exatamente isso que acontece.
E pode-se partilhar tudo isso com todos os equipamentos que se podem ligar em rede e que tenham cliente (e imagino que não tenha grande utilidade partilhar uma impressora com a PS3…).
O iTunes já tem partilha doméstica desde 2004, funcionando com todos os computadores que tenham iTunes instalado. Como muitos conteúdos são protegidos é natural que haja uma aplicação específica para que a partilha funcione, de modo a haver autenticação. Só agora é que foi facilitado o acesso a dispositivos com iOS.
Quanto ao Windows, para que tal funcione tens sempre um servidor a correr no computador no “background”, e se tiveres conteúdos protegidos muito provavelmente não poderás partilhar com TODO e QUALQUER cliente da rede. Dito isto, concordo que esse processo no Windows tem mais funcionalidade, mas não deixa de ser algo que se pode implementar noutros computadores.
Mas porque razão aparece sempre um invejoso sem possibilidade de ter equipamentos da apple a comentar nos foruns do Mac? Fiquem com os vistas, os xp, os 7, os androids, os linux… e um dia quando nao dependeren dos papás logo arranjam dinheirinho para ter o que é bom, agora desamparem a loja
Não sei se é o melhor,mas que é bom é 😉
E viva os homens da luta!!!
Bom, bom era que o itunes conseguisse ler DIVX e assim ter acesso à biblioteca de Filmes e afins…
Tenho isso mas por outra aplicação o Airvideo, no entanto era mais agradavel se o fosse pelo itunes.
Já experimentaste o Perian (caso tenhas Mac)? É um plugin para o QuickTime que permite ler ficheiros DIVX, WMA, … É uma maneira de reproduzir alguns destes ficheiros no iTunes. Não é algo que use mas há muita gente que fala sobre esta possibilidade.
Questão de quem é/foi o primeiro é irrelevante. O problema é de “usuabilidade”, isto é, a facilidade com que o leigo utiliza este ou aquela aplicação. Neste domínio, com ou sem atraso, o pessoal da Apple tem levado a melhor. É por isso natural que algumas funções, conhecidas noutros sistemas, quando são lançadas pela Apple, são muito mais userfriendly e vendidas como revolucionárias (não o sendo). Esta partilha do Itunnes é de facto excelente – música, filmes e fotografias que giram pelos diferentes aparelhos. Só tenho pena que o meu touch de 2ª geração esteja fora da actualização do IOS.
mais userfriendly? wtf?
To turn on media sharing in Windows Media Player
If media sharing is not already turned on, you need to turn it on by doing the following:
1.
Click the arrow below the Library tab, and then click Media Sharing.
2.
In the Media Sharing dialog box, select the Share my media check box.
a seguir ligas a ps3 aparece-te logo um servidor multimedia, clikas navegas por autor, genero etc e reproduz o video ou a musica, instalas uma app no iOS ela descobre logo o servidor multimedia e ja esta
sinceramente mas neste caso (sao tres iOS devices ca em casa) a unica razao pq alguem consegue dizer q ter de ter uma aplicacao aberta no windows e a configuracao do wmp é mais dificil é o PROFUNDO DESCONHECIMENTO das funcionalidades do windows 😉
Mas a partilha de musica e outros ficheiros (via iTunes ou não) sempre houve no MacOSX… ao século mesmo…(eu por ex, tenho o iTunes configurado para partilhar as playlists entre 2 macs já desde que o iTunes é quase iTunes..) e da forma mais simples e fácil de usar, com simples cliques e detecta logo, sem ter que reiniciar sistemas.
Eles simplesmente só implementaram foi agora este sistema de partilha, no iOS..
Já no Windows não posso dizer o mesmo.. a partilha de ficheiros continua a ver um verdadeiro atrofio para configurar. O média center que tenho ligado à TV usa o Win7 e é muito comum ter dificuldades em detectar os computadores em rede…
porra nao é partilhar ficheiros… um servidor multimedia nao é partilha de ficheiros! (streeming google it!) isso ja se fazia em DOS com uma rede novell à 20 anos atrás… alias o q o ios 4.3 permite agora nao é partilha de ficheiros é streeming, nao tem nada a ver…
windows atrofio partilhar pastas? é pá porra… ate ja por defeito ele cria pastas publicas q estao automaticamente disponiceis para todos os devices em rede…
a dificuldade de detectar computadores em rede tem a ver com a qualidade do sinal wi-fi e das placas/antenas q usa nao com os SO..
Pois e eu uso o Windows desde o 7 (sarcarmo) … Wifi? Até tenho ligado por ethernet! É muito comum aparecer o logo do Média Player a indicar que detectou a rede mas depois não reproduzir nada.. e após reiniciar o sitema, funciona.. é parvo, mas é verdade.
O MacOSX faz isso tudo, quer partilhar ficheiros (pastas publicas, http://ftp…, quer STREAMING…etc…… como disse, simplesmente só agora é que o iOS tem.
Tas a misturar sistemas, porque tal como falei, foi no MacOSX e não o iOS… mas é a origem do iOS! Logo irá ter tudo o que o MacOSX em termos de partilha.
Até te acrescento uma novidade que está para vir para o iOS que o MacOSX Lion já tem e tenho andado a testar.
AirDrop. Onde sem qualquer tipo de configuração, os dispositivos detectam-se um ao outro na mesma rede e os ficheiros são partilhados com um simples Drag&Drop.
Mais simples, até hoje.. nunca testei..
Boas,
já agora aproveito para perguntar,
Tenho um 3GS, tenho win7 em casa, qual seria a melhor maneira de fazer streaming por wireless e que velocidades seria precisas para ver o video fluido, para quando estou fora de casa para ver filmes e séries?
Obrigado
opção 1:
vais ao painel de controle aqui: Painel de Controlo\Rede e Internet\Grupo Doméstico e ligas a partilha domestica
fazes o download de (por exemplo) a app PlugPlayer (PP)
abres o PP e ele detecta o teu pc como server e detecta o teu iphone como cliente, navegas nos teus conteudos do PC e reproduzes no teu iphone…
Opção 2:
actualizas para a 4.3 (e perdes o jailBreak) actualizas o iTunes e segues os passos deste post.
Nota cada vez q quizeres ver um filme, serie, ouvir uma musica ou ver uma foto tens de te certificar que ela esta no itunes (sim pq aposto que ninguem tem TODOS os seus conteudos multimedia no itunes, mas sim só aqueles qquer sincronizar com os idevices) e tens de levantar o cu e ir ligar o itunes ao pc…
Por acaso até tenho todos os conteúdos no meu iTunes, e é relativamente simples sincronizar só aqueles que pretendo – é uma questão de organizar as playlists e seleccionar conteúdos.
A desvantagem estará no suporte de alguns formatos de conteúdos.
Quanto a ter que ir ligar o iTunes, o facto é que tb se poderia dizer que tens que te certificar que o PC está ligado, e para quem gostar muito desta forma de funcionar com os conteúdos pode pôr o iTunes abrir no arranque. Imagino que não seja tão eficiente com os recursos como um servidor mas funciona!
Bejense percebo o que queres dizer, mas na verdade não temos por hábito tratar as pessoas dessa forma que usas, tem a ver com a educação.
Se tiveres vontade de usar esses termos, abre a janela e berra à vontade, depois, aqui no pplware, usa o teu bom senso e os teus argumentos válidos para poderes participar. Serve-se em todo o lado a boa educação e o respeito 😉
É importante saber falar, mas sobretudo é importante saber ouvir.
Cumprimentos do “ADMIN” 😉
Bejense tens de tentar mais vezes… até certares 😉 o que vai ser difícil digo-te já, há seres que dificilmente chegam lá. 😀 tu és um deles.
Vamos partir do princípio que eu sou atrasado mental e não tenho educação:
Explique-me lá (se quizer) como é que pode validar aquele comentário em que eu sou insultado? leu em diagonal? aceito.
Eu respondi e iria degenerar numa flame cada vez mais acesa? percebo e aceito.
Solução: APAGAR AMBOS OS COMENTÁRIOS & dar cartao amarelo aos dois (apesar de ele ter começado) eu ate estava com tempo e a, tentar, ajudar e não a vestir a pele de «hater»
a unica razao que eu vi para o tratamento diferenciado foi tratar-se de alguem de dentro ou amigo de longa data.
independentemente da frivolidade da questao, tem a noção que foi profundamente injusto?
bom fds
Não, não mistures as coisas. Primeiro não acho que sejas “atrasado mental” o que eu estava a dizer é que ao avaliares já estás a atacar e a conotar-nos com o lado que não defendes… isso é que está errado.
Depois em relação ao resto tens razão, não vi e quando é assim agradeço que apontem, não permitimos isso a ninguém atenção.
Agora, eu aprecio muito mais os teus comentários sensatos e com respeito, são valiosos para a discussão…
Se algo não estiver bem, manda-me um mail e resolve-se.
Bom fim de semana.
Amigos informáticos,
Tenho um 3GS e o itunes actualizado, já segui todos os passos deste tutorial, já tinha alias feito isso no dia que saiu a actualização, já experimentei desligar a firewall (windows 7) e continua sem me aparecer o icon de partilha no iphone.
Alguma sugestão?
Boas noites!
Fiz todos os passos aqui indicados, mas não sei porque, não consigo fazer a partilha. No iphone no aplicativo iPod nunca chega a aperecer o indicativo de «Partilhado». O que estarei a fazer de errado?
Já actvei a partilha, correu tudo cinco estrelas!!!! Muito bom, só ė pena não dar para partilhar os livros e revistas q tenho em pdf para ler no IPad… Alguém sabe como contornar isto??
Boas.
Tenho uma dúvida. Quando activei a partilha isto disse que só podia activar em 5 máquinas. Será que quando eu “formatar” o meu portátil, e voltar a activar este “serviço” ele conta como uma nova máquina?
bem nao sei se já aqui falaram ou não, mas não é preciso terem a versao 4.3 do ios para terem esta função disponivel. eu já desde a versão 4.1 que tenho acesso a esta biblioteca activa no meu Iphone 4.
Podem fazer o mesmo com outro equipamento qualquer desde que esteja na vossa rede wireless, desde que configurem o itunnes.
Espectacular! Muitos parabéns! Muito metódico, bem escrito.
preciso de uma ajuda,fiz a partilha do meu ios com o meu mac..aparece a minha biblioteca no pc so que as musicas nao tocam…fiz algo de errado??no meu ios toca as musicas do pc e ao contratrio nao..estao la como se tivesse ligado o cabo mas nada de som…podem me ajudar??