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CrystalDiskInfo 3.0.0 Alpha 3

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. geek says:

    uau. Cooler intel com almofada em cima 😀

  2. Tiago says:

    So pena n detectar os meus 2 discos que estao em raid :S
    Desde que meti a Board Asus p5q que n consigo ver as temps dos discos em raid apenas consigo ver de um que está normal.
    Alguem tem o mesmo problema?

    • Hugo Cura says:

      Com os discos em RAID apenas é detectado o array, ou seja, o controlador RAID em funcionamento… logo por aí o SMART costuma ir por água abaixo nos programas mais comuns.

      Experimenta o HDDScan.

      De qualquer forma, um simples toque é suficiente para te aperceberes da temperatura do disco. O ideal é não passar de 40ºC, por isso se estiver pouco mais quente do que a tua temperatura, está seguro de certeza.

  3. offtopic: Saíu a versão do wormux 0.8.4

  4. Ferdi66 says:

    Já uso há muito, a versão portátil. Limpinho. Ou quase. Não detecta alguns discos externos. Dá-me erro (1 sector realocado) num disco testado várias vezes sem erro. Basta esse sector errado para dar aviso de má saúde do disco. E quanto à temperatura, Hugo Cura, varia muito com a caixa e carga de serviço. O meu chega facilmente aos 47º dentro do azul de «Good Health»… O que faz pensar que o programa poderia fornecer valores comparativos, a partir de alguma base de dados…

    • Hugo Cura says:

      Sim, claro que a temperatura do disco está condicionada a esses factos… No entanto não devemos estar parados a vê-lo chegar regularmente a essas temperaturas (na ordem dos 50ºC) só porque a caixa não é das melhores e não nos fiarmos num simples sensor de temperatura que é caracterizado por um software.

      Os discos querem-se quanto mais frescos melhor e para isso precisam de arrefecimento activo (diga-se ventoinha). Falo claro de situações num desktop. Quanto a laptop’s, esses têm obrigação de serem desenhados a pensar nisso (nem todos, mas pronto).

      • Ferdi66 says:

        É verdade. Há por aí muito portátil que aquece sem controlo. Parecem feitos de propósito para durar pouco… Vale a pena vê-los a trabalhar e pôr-lhes a mão em cima, antes de comprar. Eis mais uma vantagem dos netbooks. O meu EeePc é um conforto: nem ruído, nem mãos quentes. Não sei se seria praticável, para as caixas mais compactas, um dispositivo acoplável (com íman, por ex.), alimentado por USB, que acrescentasse refrigeração a líquido no lado de fora… Estou a delirar.

  5. Tiago says:

    Pois, eu tenho um sério problema com a temperatura do meu portátil, (HP pav 2699)…não o posso colocar em “alto desempenho” porque se tiver a trabalhar a “meio gas”, é certo que vai desligar! uso o “battery care” que e monitorizo a temperatura do disco para evitar que ele se desligue…mas nem sempre foi assim…poderá estar a precisar de uma limpeza interior?

    abrs!

    • Hugo Cura says:

      Sim, provavelmente.
      Se tiver garantia, aproveita-a que eles limpam isso gratuitamente.

      Se eventualmente disserem que a garantia não cobre sujidade, alega que pode ser problema de pasta térmica. Se mesmo assim não aceitarem…… bem…. deixa queimar 😀 (kidding) mas têm obrigação de o fazer.

      • Nuno Monteiro says:

        Boas Riki, Não induzas as pessoas em erro. Sou proprietário de uma loja de informática e não é como dizes. Ele pode é alegar k o portátil esta mto lento e a perder performance, Se a loja detectar k é sujidade e degradação da massa térmica, pode mto bem cobrar a assistência. A massa térmica esta para o processador como o óleo para o motor do carro ou o tinteiro de numa impressora. É consumível… e como tal..

        • Hugo Cura says:

          A massa térmica é consumível?? Ena, nunca tal ouvi.
          (e os carros que comem óleo é problema de segmentos :p)

          Não me refiro à assistência na loja mas sim à assistência na marca. E ao que sei, pelo menos na toshiba, resolvem esse problema com uma limpeza.
          A massa térmica tem obrigação de durar muito mais além do tempo de garantia. Se tiver problema, então a garantia deve cobrir.

          Repara, o arrefecimento normal de um laptop implica circulação de ar. A limpeza (boa limpeza) do laptop implica abri-lo e perder a garantia. Logo, 1+1=2

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