Quantcast
PplWare Mobile

Converta o Windows XP numa máquina virtual com o VirtualXP

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Mário Sousa


  1. Ph says:

    Melhor que isto tens a virtual box e ainda melhor o player da VMWare. Também tens o Windows XP Mode que é só instalar.

    • nunov says:

      Mas pelo que eu percebi a ideia aqui é diferente, esta aplicação permite migrar todo o SO para uma máquina virtual, com todos os programas instalados e ficheiros etc, com o VMWare tinhas de criar uma instalação nova e o Windows XP Mode deixou de estar presente no win8…

  2. Gonçalves says:

    O jeito que isto me tinha dado há uns tempos atrás!!!

  3. FA says:

    E quem tem maquinas que so correm WinXP e não tem capacidade para mais? E precisa que elas continuem funcionais.

  4. OMCL says:

    Bom… para leigos a explicação não é suficiente.
    Como é que se carrega a imagem no windows 8?
    Na máquina em que tenho o XP posso utilizá-lo como o fazia antes?

  5. Carlos Pombo says:

    Boa sugestão.
    No entanto para este tipo de situações costumo utilizar o Disk2vhd (http://technet.microsoft.com/en-us/sysinternals/ee656415.aspx) e não me falha.
    De qualquer forma irei dar uma vista de olhos nesta solução para experimentar.
    Obrigado.

    • Gerardo says:

      +1

      Até para fazer um backup o Disk2vhd é bom, pois não temos de nos preocupar com as permissões dos ficheiros. E para recuperar alguma coisa do ficheiro VHD basta montar o disco no Windows ou usar o 7-zip e recuperar os ficheiros que precisamos.

  6. dio says:

    A própria MS tem uma ferramenta que faz isso… disk2vhd.

  7. User says:

    O VMware Worksation 10 oferece igualmente a possibilidade de virtualizar uma máquina física!

    http://pubs.vmware.com/workstation-10/index.jsp?topic=%2Fcom.vmware.ws.using.doc%2FGUID-87B43C18-06A0-4055-B82D-EA0E81047B45.html

    Abraço

  8. Gerardo says:

    Não esquecer que devido ao licenciamento restritivo da Microsoft, o mais certo, dependendo do tipo de licença que possuam, é isto ser ilegal. Se converterem uma máquina com uma licença OEM, tal não permite a utilização em outro “sitio” que não a máquina onde veio originalmente instalado. Viva a M$ 😀

  9. LuisS4ALL says:

    Mais uma ferramenta. Por acaso nao conhecia mas vou testar.
    Eu uso ja a 2 anos o xenserver e um servidor importado com ferramenta propria da Xen.
    Nada de configuracao apenas gerar o disco virtual e voila.

    Cuidado com as licenças porque versoes oem nao podem passar e se for pro so pode estar activa numa maquina. Mas como nos duas de hoje licenciamentos para esta maltave ir a loja do p2p e encontra tudo a borla é fácil…

    Parabens pela dica vou testar.
    Alguem sabe dizer se esse disco virtual criado é compativel com xen ou vmware?

    LuisS4ALL

  10. Arrosa says:

    Já alguém experimentou?
    é que tentei fazer isto e carregar o xp no win.7 e quando vou montar o disco com o win virtual pc dá me erro e diz-me para verificar os valores fornecidos :S

  11. Redin says:

    Quando o Windows 7 saiu, muitas vozes se levantaram a questionar compatibilidades com software antigo.
    Logo a Microsoft criou o “Windows XP mode” que eu cheguei a utilizar no meu serviço de forma a trazer compatibilidade com programas que deixaram de funcionar com o 7.
    Portanto, se não for o caso de como diz o nunov de ser diferente nas funcionalidades que ele diz ter, então esta ferramenta não veio trazer nada de novo. E quanto a chaves, também não precisava para funcionar.
    Também me lembro que era de distribuição gratuita.
    O único inconveniente para isto funcionar era que só se podia instalar em edições Professional, Ultimate e Enterprise.

    http://windows.microsoft.com/pt-pt/windows7/install-and-use-windows-xp-mode-in-windows-7

    Nota da Microsoft:
    “Desde 8 de abril de 2014, o suporte técnico para o Windows XP e o Windows XP Mode deixou de estar disponível, incluindo as atualizações que ajudam a proteger o seu PC. Isto significa que se continuar a utilizar o Windows XP ou o Windows XP Mode num PC com o Windows 7 após o fim do suporte, o seu PC poderá ficar mais vulnerável a riscos de segurança e vírus. Como tal, para manter o seu PC com o Windows 7 seguro após 8 de abril de 2014, recomendamos que utilize apenas o Windows XP Mode se o seu PC estiver desligado da Internet. Obtenha mais informações sobre o final do suporte para o Windows XP.”

    • Redin says:

      esqueci de ligar as notificações…

    • Manuel Peñascoso says:

      Neste caso o XP Mode está protegido pelo Windows 8.1 e pelos aoftwares de segurança neles instalado para além de que a navegação na Internet se faz e deve fazer com o Windows 8.1. Afinal o XP na máquina virtual passa a funcionar coo uma aplicação do Windows 8.1. Consta que o Windows 10 vem com aplicação para correr programas antigos que só corriam até ao XP.

  12. GIL_M says:

    Tudo bem. Não sou muito expert em Informática mas este programa que cria a imagem Virtual ajudava-me muito. A minha pergunta simples e que peço a quem saiba o favor de me explicar é como se coloca a tal imagem VHD no W7 e como é que se faz correr o que está lá dentro. Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.