Colibri Dropbox – Projecto Colibri na Cloud
O mercado não contempla estruturas rígidas e pouco flexíveis. É uma verdade que se aplica às suites de gestão empresarial, no entanto o mercado nacional está preso num sistema empedernido pelo monopólio a que foi subjugado.
Mas as empresas precisam de soluções mais em conta, de soluções dinâmicas e que se actualizem conforme as tendências produtivas. Assim tem feito o Projecto Colibri. Inovação, com as soluções mais actuais para um aumento da produtividade, segurança, para a maximização dos recursos humanos e operacionalidade, tirando partido das tecnologias actuais oferecendo funcionalidades únicas.
Há dias mostrámos como é simples colocar o Projecto Colibri a correr a partir de uma PenUSB... hoje vamos tornar o assunto mais interessante ainda, colocando o Projecto Colibri no Dropbox!
O conceito Cloud Computing está fortemente a influenciar o futuro da informática. Estamos perante uma nova era de produtividade onde são exigíveis funcionalidades "omnipresentes". O Dropbox é uma ferramenta que tem originado grandes mudanças na filosofia de trabalho, mas esta aplicação é apenas a ponta do iceberg, pois existem muitas outras soluções para colocar a cloud ao serviço das empresas.
O exemplo que vos trago hoje é baseado no Dropbox mas pode ser colocado num outro qualquer serviço cloud, pois o Colibri terá exactamente o mesmo comportamento.
Colibri Dropbox como funciona?
O principio é simples:
Descarregue o pacote para o Dropbox do sistema operativo que lhe interessar usar (Windows, Linux ou Mac). Também poderá descarregar todos e abrir o colibri na versão do sistema operativo que desejar no momento, desta forma não estará preso a um sistema operativo, tendo sempre os seus dados disponíveis a partir da pen.
Ao sincronizar com as máquinas, a pasta será descarregada e funcionará com os ficheiros já disponíveis no disco rígido. Basicamente o princípio é o mesmo que o de uma penUSB, no entanto tem a possibilidade de ter a base de dados sempre acessível em vários locais, todos os que necessitarem sincronizar com a cloud.
Agora com todo o pacote descarregado e sincronizado, execute o Projecto Colibri RCP.exe e será aberta a janela de login, como normalmente ocorre numa instalação local ou como ocorre numa instalação via PenUSB.
Agora, sempre que usar o Colibri, a base de dados será consecutivamente actualizada e estará tudo disponível em modo colaborativo, permitindo partilhar a mesma base de dados com as várias sucursais da sua empresa... tudo via Cloud, mesmo que tenha um acesso em Portugal, outro no Brasil e outro do Japão.
Agora já pode ter...
- Tabelas de artigos por entidade*** – Sempre que vender ou comprar um artigo, ele será inserido numa nova grelha no registo da entidade, para que possa facilmente saber o que transaccionou.
- Tabela de isenções de IVA – Agora passa a ser possível indicar o motivo da isenção do IVA em cada linha do documento, dando origem a uma “tabela-resumo” nas observações do documento.
- Sugestão e actualização de preços – A sugestão de preços de compra e de venda, bem como a sua actualização automática está agora mais eficiente.
- Perspectiva de reports*** – Edite os seus reports e teste-os em tempo real sem abandonar o editor. Tudo com um simples clique!
- Edição múltipla de reports*** – Edite os seus reports de forma simultânea, compare-os, grave-os e exporte-os de uma só vez!
- Importação SAFT-PT*** – Melhoramos a importação do ficheiro SAFT-PT (tabelas de artigos, entidades, e iva) para suportar a versão mais recente.
- Exportação SAFT-PT – Melhoramos a exportação do ficheiro SAFT-PT para respeitar todas as regras técnicas de formatação, evitando assim falhas de validação.
Artigos relacionados:
Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows/Linux/Mac Download [win]: Projecto Colibri RPC 6 [69.9MB] Download [linux]: Projecto Colibri RPC 6 [69.5MB] Download [mac]: Projecto Colibri RPC 6 [71.1MB] Homepage: Projecto Colibri
Este artigo tem mais de um ano
Muito boa solução, mesmo.
Obrigado, ^_^’
Ouro sobre azul. Obrigado Pplware.
é certificado este programa.
É sim.
eu queria experimentar isto, mas não sei como crio uma empresa nem nada, podem dar uma ajudita ou nem por isso? 😛
em linux posso ajudar
Autêntico mimo!!
Muito interessante!
Eu faço o mesmo para um software que uso em trabalho, e como uso vários computadores, é excelente ter sempre a informação actualizada. Antes tinha que copiar toda a pasta do programa com uma pen.
Excelente.
Tenho removido desde o início do ano, as suites GCO e GEP da Sage. Além de serem caríssimas têm dado muitos problemas desde a implementação da certificação.
A escolha em 90% dos casos tem caído no Colibri, as restantes, por necessidades além das oferecidas pelo Colibri, têm sido dirigidas para outras suites.
Sem dúvida que as pessoas ganham “anos de vida” ao receberem a simplicidade das ferramentas do Colibri e isso, aliado ao preço que a empresa que comercializa o Colibri” cobra pelo mesmo, dá um enorme “balão de ar” na sustentabilidade de muitas PME’s.
tens comissão.
Eu tb acho que sim, afinal nunca ouvi aqui uma analise isenta a outros projectos de facturação como o Sage e PHC para dizer que o Colibri é o melhor.
Tudo bem que puxemos a brasa a nossa sardinha, mas com factos e não por é difícil de implementar ou esta a dar problemas. Se o Colibri nunca deu problemas é porque poucos o usam em sistemas reais. O que acham?
PHC não me prenuncio… o pouco que conheço é muito bom… mas não estou munido de argumentos para falar sobre essa suite.
António… não falo por falar homem… acredita que nunca falo por falar 😉
O Colibri é fruto de uma equipa dedicada, inovadora que tem consciência do mercado actual, não pratica preços vergonhosos como a SAGE e mais… embora sejam ainda poucos (comparado com a SAGE) têm uma nível de assistência muito melhor.
Poderia estar aqui a argumentar um rol de vantagens… acredita que são muitas hoje em dia.
Na Sage tenho. Mas as aplicações estão tão horríveis que deixei de as propor e nesta caso, de as vender.
Conseguiram destruir grandes suites como o GesPOS e como o GestExper… tentaram levar até à suite Next o melhor que as restantes tinham… mas conseguiram levar às outras a penosa herança de uma estrutura pesada e cheia de bugs.
Com a certificação… bem é um terror.
Actualizações caríssimas, estruturas de contabilidade com base de dados antiquada e completamente ultrapassada…
Por isso… para quê ter comissão se perco muito mais em sustentar uma suite dessas.
Depois o “método inglês” que monopoliza tudo o que é suite… deveria ser alvo de atenção das autoridades.
Não percebo o que é que o Gep que é um programa de salários, tem que ver com a certificação, mas enfim…
Já agora quais foram os problemas para que todos possamos entender a diferença. Obrigado
não é possível esta solução sem ter o colibri instalada no pc?
era interessante mesmo se desse
Boas. Não sei se este post foi inspirado num comentário que fiz em tempos, na sugestão ao nível do uso da pen usb. Mas novamente, senti que este “tutorial” estava a saltar alguma coisa. Talvez seja por usar a aplicação gratuita. Digo isto, porque não consigo indicar o localhost para acesso à base de dados H2, já que me dá erro. A solução seria sem essa indicação, o que como indicado leva à criação de uma base de dados na pasta principal do programa. Tudo bem se não quisermos algo multiplataforma. A minha solução foi simples. Numa pasta separada coloquei a base de dados criada pela aplicação em windows (é igual para as restantes.) As outras tres pastas são as pastas principais para os 3 sistemas operativos, como indicado. O truque agora é criar link simbólicos (tem de ser simbólicos, procurem na net como se cria) dos ficheiros na pasta base de dados, para cada uma das outras pastas (atenção que a pasta principal no mac encontra-se dentro da aplicação, com a estrutura semelhante aos restantes). Desta forma, o programa julga ter a base de dados na raiz principal, mas estará sempre a trabalhar com a base de dados comum, na pasta separada à parte. Não quero questionar o tutorial aqui colocado, mas pelo menos para mim não funcionou a não ser assim.
De qualquer forma, obrigado pela exploração desta possibilidade ao Vitor!
Podemos sempre combinar as possibilidades, eu utilizei dessa forma e funcionou, aliás o processo é o mesmo que numa penUSB.
Mas, pela forma como o colibri está desenvolvido… há muitas coisas que podemos fazer além das usuais… como por exemplo colocar o colibri a funcionar num tablet Motorola Xoom com Android 3.0… por exemplo 😉
Por isso digo e repito que este é actualmente a mais completa solução empresarial.
Boa tarde Victor.
Tenho larga experiência em implementação do GesPOS, e nalgumas coisas não consigo deixar de concordar contigo.
Fiquei curioso no entanto quando referes alternativas de valor ao GesPOS, e gostaria de saber quais consideras… Isto porque o colibri (nem na versão paga) não consegue rivalizar com o BackOffice do GesPOS. Faz facturação e é optimo pois é gratis, mas em soluções que necessitem de customização, o colibri fica limitado.
A vantagem do Colibri é a facilidade de adaptação. A equipa que dinamiza a suite está permanentemente a desenvolver e a optimizar o Colibri e nesse aspecto é extremamente melhor que a Sage.
Quanto á substituição do GesPOS, o Colibri não o faz num cenário idêntico, alias, nenhum o faz, mas em 90% das necessidades o Colibri responde com qualidade. Inclusive, já em desenvolvimento está um módulo do Colibri para esse segmento e segmento multi-toque, o que potência um vasto universo de soluções em tablets ou dispositivos mobile equipados com Android. É, como se podem perceber, uma ferramenta colossal face aos seu concorrentes principalmente aos programas da Sage.
Então temos no Colibri a vantagem da qualidade, da flexibilidade de utilização, das multiplataforma, multi-base de dados, do preço e da customização. Obviamente que estamos a comparar versões pagas… Porque a Sage não tem versões gratuitas, só trial limitadas.
Essa última sugestão também seria digna de desenvolvimento 😛 O meu comentário foi apenas no sentido de alertar para a dificuldade que tive neste sentido, e que só assim resolvi. Não sei se terei sido o único. Aliás, esta forma permitirá apenas sincronizar a base de dados, poupando espaço na dropbox, recorrendo a instalações locais. Fica mais uma ideia!
Será que posso recorrer desta solução para emitir facturas do meu iPad?
Isso seria brutal.
Obrigado
Boas, já tentei fazer download do programa diversas vezes mas não consigo, o ficheiro fica com cerca de metade do tamanho original.
Obrigado.
Bom Dia
Esta situação não da para fazer com a base de dados Postgres?
Cumps
Este post é bastante interessante. A ideia descrita no post é basicamente poder utilizar o colibri em vários computadores, mas nunca ao mesmo tempo. Pois para isso existe aquela versão paga.
Claro que muitos, eu inclusivé, vão tentar usar em vários computadores ao mesmo tempo, utilizando a versão grátis ou aquela mais barata (50€ se não estou em erro).
Pois bem, eu tentei e não correu muito bem. Coloquei a pasta do colibri no dropbox, abri em 2 computadores ao mesmo tempo. A primeira dificuldade encontra-se logo quando tentamos criar 2 artigos (por exemplo) ao mesmo tempo. Um dos artigos vai-se perder. Depois, mesmo criando apenas artigos novos numa única máquina (ficando a outra apenas para consulta), passado umas horas, vamos ter problemas com versões criadas automaticamente pelo dropbox de conflitos em ficheiros.
Por último acabei com a situação de ter um workspace sem nada. Não me aparecem janelas nenhumas, sem hipotese de repor tudo, seja de que forma for.
Portanto o meu conselho é que todos os que tentarem fazer algo parecido com isto, que tenham MUITO cuidado com o que fazem ou podem correr o risco de perder tudo.
Cumprimentos.
Estranho e bizarro. Pois tenho várias máquinas nesse processo e não há qualquer conflito. Depois para todos os que estão a ler, o sistema de protecção da BD é dos mais seguros que existe, perder algo é muito improvável, principalmente se usarmos o serviço na cloud, nesse caso a probabilidade é ínfima.
Faz todo o sentido Victor.
Enquanto estamos a apenas consultar a BD imagino que não haja problema, mas a partir do momento em que há 2 acessos de escrita á Base Dados, concerteza que vai originar conflitos de versões do ficheiro.
Claro que o DropBox oferece uma funcionalidade semelhante ao ShadowCopy e permite-nos ir buscar versões anteriores dos ficheiros resolvendo o problema.
Não. Existem mecanismos nas base de dados que permitem a gravação de dados sincronizados. Mas basta veres como funciona uma base de dados, pro exemplo mySQL para perceberes que não faz sentido o que dizes ou que podes pensar que faz sentido. Além disso, esta nova base de dados usada para esse método está desenhada para suportar blocos de informação, nunca perde nada e não dá conflitos.
A H2 é uma Base de Dados desenhada em Java, muito rápida, gratuita e com código fonte incluído.
http://www.h2database.com/html/features.html#feature_list
Lê um pouco, para percebes melhor como funciona.
Abraço.
Percebo perfeitamente como funciona uma BD, não era ao funcionamento da BD em si que me referia.
O problema deverá residir ou no dropbox em conjunto com o Colibri, ou nalgum sistema de protecção que o Colibri tem. Fiz a experiência em abrir simultaneamento o Colibri via Dropbox e constatei o mesmo que o João, pois o Dropbox acabou por criar uma versão conflituosa da BD H2. Ora faça você mesmo a experiencia !
Desculpem o offtopic, mas alguem sabe como exportar a informação da BD H2 para excel ? Pois o Colibri não tem essa funcionalidade e quando abro a BD em alguns editores de H2, não me mostra as tabelas do programa, apenas as de system…
desenterrando este tópico….
Caso já tenha instalado o Colibri (versão free) no PC, o procedimento é igual ?
Obrigado
Fica aqui uma solução para a utilização segura da Base de dados no dropbox.
Um bat Que faz um file lock e evita que outro utilizador possa abrir o Colibri sem que o outro se desligue. Fiz isto depois de ter tido problemas com a base de dados.
Façam um ficheiro de texto coloquem isto lá e mudem a extensão para BAT, coloquem o bat dentro da pasta junto com o executavel do Colibri RCPcolibri.exe
Cpts
V.Silva
@ECHO OFF
:: Change CodePage to PT in order to display special chars
chcp 1252
:: Start with a Minimized Window
if not “%minimized%”==”” goto :minimized
set minimized=true
start /min cmd /C “%~dpnx0”
goto :EOF
:minimized
:: Check if program is locked, and by whom
IF EXIST LOCKED.BAT CALL LOCKED.BAT
:: Unlock if it was you yourself who locked it
IF /I “%LOCKEDBY%”==”%COMPUTERNAME%” DEL LOCKED.BAT
:: Check again if program is locked, and by whom
IF EXIST LOCKED.BAT GOTO Locked
:: Lock it if it isn’t locked by someone else
ECHO SET LOCKEDBY=%COMPUTERNAME%>LOCKED.BAT
:: Start the program
:: (the first command line parameter, %1, was used for this locking batch file)
RCPcolibri.exe %*
:: Free the program
SET LOCKEDBY=
DEL LOCKED.BAT
:: And quit
GOTO End
:Locked
CALL LOCKED.BAT
ECHO.
IF “%LOCKEDBY%”==”” GOTO Locked2
msg %username% /time 15 O Colibri está aberto no PC %LOCKEDBY%.^
O Programa pode ser libertado novamente fechando o programa em %LOCKEDBY%.
GOTO End
:Locked2
msg %username% /time 15 O Colibri ficou bloqueado sem referência ao PC que o bloqueou, remova manualmente o ficheiro locked.bat e tente novamente.
GOTO End
:End
Alguém me poderia dar instruções de como partilhar a base de dados do Colibri na Dropbox para utilizar quer em Mac quer em Windows!
Agradeço ajuda por favor!