CintaNotes 1.2 – Apontamentos em Tempo real via Dropbox
A "cloud" ou o verdadeiro sentido da tecnologia, veio abrir uma nova gama de aplicações. Não podemos olhar ou entender como tecnologia "na nuvem" somente aqueles serviços rígidos e poderosos, alimentados e suportados pelo grande mercado e pelas grandes empresas que nele gravitam. A cloud será (e provavelmente já é) muito mais do que apenas uma intenção do mercado tecnológico. Essa verdade pode ser vista, por exemplo, em tudo o que se criou em torno do Dropbox. Hoje apresentamos o CintaNotes.
O conceito de "nuvem" vem associado a um espaço intermédio, onde estão alojados dados que nos pertencem ou que podemos ter acesso, totalmente salvaguardados e seguros, mas acessíveis de qualquer equipamento em qualquer parte do mundo. Realmente é verdade. Podemos ter um espaço, fornecido por um serviço, nosso, com os nossos dados, mesmo informações sensíveis e importantes, acessíveis em várias "pontas".
CintaNotes
Esta aplicação abre uma frente de ideias muito interessante. Podemos ter uma ferramenta para fazermos apontamentos e esta pode estar sincronizada através da nossa conta do Dropbox (ou outro serviço do género). Assim, podemos estar em várias máquinas e ter sempre este programa sincronizado em tempo real.
Na verdade podemos ter mais do que isso. Se pensarmos que podemos partilhar uma pasta do Dropbox com várias pessoas, podemos ter, para a nossa equipa por exemplo, um local central onde deixamos apontamentos como se fosse um escala, ou um diário... ou mesmo apenas uma agenda... e todos podem desempenhar as suas tarefas e dar "baixa" nessa lista, da tarefa que lhes foi entregue.
A aplicação pode ser descarregada numa pasta do Dropbox e pode ser carregada no arranque do Windows. É apenas um pequeno esforço, nada de especial, que o Windows fará a mais e que carregará a mais. Hoje em dia as máquinas nem dão conta destas pequenas tarefas, tendo em conta a enorme quantidade de RAM que possuem.
Assim o utilizador poderá ver logo a partir do arranque, a aplicação pronta a ser utilizada.
Tem atalhos que podem ser personalizados de forma a termos um rápido acesso à janela de escrita. Com um clique escrevemos e desligamos a janela. Mais um apontamento feito ou alguma informação passada à equipa.
Está tudo ali ao pé do cursos. Podemos, em qualquer situação, desligar a aplicação, se as solicitações se tornarem aborrecidas, mas podemos dentro das prefrências, "silenciar" os avisos. É mais uma função interessante que a aplicação fornece. além disso tem vários temas e cores para personalizar a ferramenta.
Como podem ver na imagem em baixo, se trabalharmos em equipa com esta ferramenta, o Dropbox faz um excelente trabalho, pois vai dando informações sobre o que chega de novo à aplicação.
Mas voces certamente terão mais cenários para aplicar esta estrutura de informação em tempo real. Deixo à vossa consideração, hipotéticos, mas funcionais, cenários de cooperação. Quem sabe não são aqui descobertos mecanismos terrivelmente mais baratos e funcionais para o nosso dia-a-dia de trabalho?
Alterações na versão:
- Abre várias janelas de edição, permitindo colocar lado a lado as várias mensagens.
- Encurtado espaço em branco, aumentando o espaço útil da mensagem
- Melhorados os menus de ajuda
- Corrigido um pequeno problema de copia lenta para dispositivos USB
- Corrigido problema que afectava o abrir os links das mensagens no Opera 10.60
- Outras pequenas correcções e melhoramentos
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: CintaNotes 1.2 [894.29KB]
Download: CintaNotes 1.2 Portable [607.60KB]
Homepage: CintaNotes
Este artigo tem mais de um ano
Vítor, antes de nada parabéns pelo artigo. Depois, podias criar uma “partilha” com esse software para que possamos ter uma “live experience”…
Seria nos mínimos interessante.
Sim? 😛
E já agora, caso não seja possivel, eu mesmo posso fazer isto, para testar o seu “sincronizado em tempo real”… 🙂
E já agora, em tempo real seria se o Dropbox consegui-se fazer upload do ficheiro, neste caso da base de dados, quando a mesma está em uso.
Porque se no ficheiro de configurações do software colocarmos o parâmetro “sqlite.pragma.synchronous” em “ON” (ligado) o Dropbox “queixa-se”… 😀
Para “resolver” um pouco, seria colocar o “time out” a menos tempo:
“notebook.disconnect.timeout.seconds” a “5” por exemplo.
Depois desses 5 segundo o software “desconecta” do ficheiro, tornando possivel o sincronismo.
Mas está muito bem desenhado. Simples e funcional!
Boas.
Isto não é o que o google wave faz? mas penso que o wave faz melhor! Nao tenho experiencia em nenhum dos dois, so estou a falar pelo que vou lendo num ou noutro site.
Abraço
Optimo post!
Já o Google Wave é mesmo em tempo real. Desde, que a conexão a permita claro. É do tipo, estás a escrever e os outros membro vêm-te a escrever, letra a letra…
(Se escreveres muito devagar, torna-se um pouco vergonhoso… 😆 )
Já este é mais para partilhar notas, enfim, como escrito acima.
Recomendo a qualquer um (que queira partilhar notas)! 😛
A solução apresentada funciona conforme o Vítor descreve. Sem dúvida é muito boa solução. Contudo acho que tens razão: O Google Wave faz isto – e muito mais – e com mais fluidez.
Na organização onde trabalho foi adoptado e implementado o Google Wave, sem reserva mesmo pelos mais velhos – e garanto que com uma taxa de aceitação quase de 100%. Lembram-se das velhas histórias do enviei um mail para ti, faz as anotações necessárias, não te esqueças do Cc do chefe, e o director tem de rever o projecto, reunimos as ideias e depois informa-se toda a equipa….
Com o Google Wave isto acabou, simplesmente o trabalho em equipa tornou-se fluído e em tempo real, toda a gente sabe o que se está a fazer e o respectivos contributos de cada um. O chefe adora, mas os preguiçosos do serviço simplesmente detestam-no!
Desvantagens? Muitas das reuniões acabaram e agora já não temos grande desculpa de que estamos a preparar uma reunião 🙂 isso e acabaram-se os momentos de por o sono em dia quando nos reuníamos!
Agora a sério, devem experimentar o Google Wave – é super simples de se trabalhar – e garantidamente que se tornarão mais produtivos. Outra uso que lhe damos são as reuniões no cliente com um dos membros da equipa que está a ser ajudado por um outro membro que se encontra no escritório. Ora isto é algo nos dá uma certa vantagem nas horas difíceis de negociação.
Eu por acaso não gosto do Wave, mas sim poderá ser uma alternativa. 🙂
O google esta com um nova interface de pesquisa de imagens estilo o concorrente bing. vão conferir.
http://www.google.com/images?hl=en&source=imghp&biw=1366&bih=680&q=peopleware&gbv=2&aq=f&aqi=g10&aql=&oq=&gs_rfai=
Achei bastante interessante esta aplicação, já a testei mas axo que ainda não está 100% funcional, porque para fazer-mos o update das notas que deixamos, temos obrigatoriamente de encerrar a aplicação para que faça o update dos ficheiros dos outros utilizadores do grupo.
Mas mesmo assim não deixa de ser interessante e bastante útil.
Isto não tem edit vou ter de fazer double post,peço desculpa. Afinal fiz o comentário antes do tempo… a aplicação faz o update sem ser necessário encerrar não é instantâneo, demora uns segundinhos, dai o meu lapso!
Verifica o meu segundo comentário, ali em cima… 😉
Sinceramente tenho preferência pelo Simplenote, que descobri num artigo da lifehacker recentemente.
Alem da interface web que já é muito boa existe ainda um cliente desktop tambem muito chamado ResophNotes que interliga com a conta do simplenote.
Ai estão os links caso estejam interessados.
Simplenote: http://simplenoteapp.com/
ResophNotes: http://www.resoph.com/
gostava de referir que existe um versão portable do ResophNotes. Excelente para quem tambem quer usar o DropBox.
Ou seja com isto temos tudo interligado. Web+DropBox+Desktop.
=)
Off TOPIc
Amigos qual o melhor serviço VPN.mais rapido?
Alguem sabe. e tutorial???
Obrigado
@ Vítor. Se for para existir cooperação entre vários elementos o Google Wave é muito, muito bom. Se a intenção é organização pessoal aí não há nada que bata o Evernote. É poderoso, mesmo na versão free. E agora ainda mais indispensável com o Evernote Trunk (para quem não sabe é uma “App Store”). Mas isto é para quem tem inúmeros projectos a decorrer em simultâneo, como é o meu caso, onde é necessário registar praticamente tudo e com um motor de busca no programa por palavras chave muito eficiente, a catalogação por tags ou por pastas… Enfim, a minha produção subiu imenso e até acho que libertei parte dos meus recursos mentais para outras tarefas mais agradáveis 🙂