Chegou o Opera 40 com VPN gratuita e ilimitada
O Opera é um dos melhores browsers da actualidade apesar de não ser muito popular comparativamente ao Chrome ou ao Firefox. Com o lançamento da versão 40, o Opera passou a disponibilizar gratuitamente, a todos os utilizadores, um serviço de VPN.
Se ainda não experimentou este serviço, aqui está uma boa oportunidade.
Porquê uma VPN?
Muitos leitores têm-nos questionado porque se torna necessário usar uma VPN em determinados cenários. De uma forma muito simples, quando acedemos a um site o IP de origem será o IP externo da nossa máquina (mais concretamente do IP público do router). Se por algum motivo esse IP ou gama de IPs estiver bloqueado, por exemplo por um ISP, então uma das soluções mais fáceis de ultrapassar tal restrição é fazer com que esse pedido seja feito a partir de outra máquina que tenho um IP que não esteja na “lista negra”.
Como solução, nada melhor que usar uma VPN (Virtual Private Network), que além de usar tecnologia que cifra a comunicação, permite também que o pedido seja feito a partir da máquina que recebeu o pedido de estabelecimento da VPN.
O Opera 40 passou a disponibilizar, a todos os utilizadores, um serviço de VPN, reforçando assim a segurança das comunicações. Este novo serviço tem como base vários servidores que estão localizados em cinco partes distintas do mundo.
Veja como pode usar o serviço de VPN
Para activar o serviço de VPN basta ir a Menu > Configurações e depois dentro de Privacidade e segurança activar a opção "Activar VPN".
Depois de activar a VPN, irá aparecer um ícone na barra de endereços onde o utilizador poderá activar/desactivar a VPN, ver quantidade de dados transferidos e também a escolher a localização virtual.
Outras novidades
Além do serviço de VPN gratuito, há também melhorias significativas na gestão de energia, suporte para Chromecast, melhoria na visualização de vídeos, Newsreader com suporte para RSS e outras novidades que podem ser consultadas aqui.
Download
Download: Escolha aqui o seu sistema operativo
Este artigo tem mais de um ano
Terei que experimentar, sem duvida!
Simplesmente o melhor:
– Só pela Speed dial já dá 10 a 0 aos outros;
– VPN;
– Adbloker incluído, sem necessidade de extensões;
– Pop-up de vídeo pode-se mover o vídeo no ecrã e até abrir outros programas;
– Totalmente compatível com os sites atuais;
Único contra:
– Não ter um tradutor embutido.
é um browser…tradutores online? 😀
Espionagem chinesa? Não, obrigado.
Preferencia pela espionagem americana . lol
Até sim. Se aceitarmos o facto de que somos espiados de qualquer maneira, pelo menos há gente com tomates por lá para os ir expondo e sempre se vão sabendo coisas sobre os americanos. Já os chineses…
é espionagem canadiana amigo. informe-se
O Browser que faz frente ao Edge.
Muito bom 🙂
A todos os outros. Impressionado com a rapidez na abertura.
Colocar a DNS da google não funciona da mesma maneira? Não é mais prático?
É uma solução xico esperto, mas ainda bem que existem outras soluções e alguém para nos informar a respeito. Assim ainda ficas mais xico esperto.
São coisas bem diferentes…
Isso só te abre os sites bloqueados pelo ISP. Uma VPN abre os sites bloqueados e ainda “protege” o teu ip.
Protege o teu ip?
Quem não usa essa VPN sou eu, ter os meu dados expostos, não obrigado!
As aspas estão lá para alguma coisa.
Não tem nada a ver uma coisa com a outra.
Quanto ao DNS, a tua máquina resolve os nomes das ligações em endereços IP no servidor de DNS da google. Numa VPN, o endereço IP do teu computador é convertido noutro endereço pelo provider da VPN.
Conclusão, mudar só o DNS não altera o teu endereço IP e o end point (onde te ligas) sabe quem és, enquanto que, utilizando uma VPN, o end point é o do provider e nunca teu. Não sabem quem és. Isto acrescenta muito mais privacidade à tua ligação.
Não tem nada a ver. O DNS da Google não “esconde” a tua identidade e apenas serve para traduzir nomes em IPs e vice-versa.
Pedro Pinto, mesmo usando uma VPN a identidade é revelada à mesma! basta ter o WRCT ativado no browser, e aceder a um dos milhentos sites de teste de WRCT… o resultado será sempre o mesmo: aparece o IP simulado pela VPN, e o IP real do computador. Não vale a pena pagar 20€ mensais ou la o que é por uma VPN se o WRCT está ativado (e vem ativado por default nos browsers mais populares)…
_________________________
relacionado ao seu post, você só se esqueceu de referir que o Opera VPN não é nenhuma VPN, e sim um servidor de Web proxy. a “VPN” do Opera nem segura é. Pode visitar o seguinte site, no qual eu confio já que sou utilizador frequente: https://www.helpnetsecurity.com/2016/04/22/opera-browser-vpn-proxy/
queres dizer webrtc certo?
https://www.bestvpn.com/blog/31048/the-webrtc-vpn-bug-and-how-to-fix-it/
ya isso, problema de quem escreve muito rápido xd. O problema dessas extensões para corrigir o WebRTC é que há os que funcionam, e há os que não funcionam, foi o que eu li num site.
No firefox dá para desativar totalmente o webRTC, no chromium (ou seja, opera, vivaldi, Chrome, e derivados) é impossivel porque a engine utilizada não permite isso. ou melhor, poderia permitir, mas quem a desenvolve não quer saber…
São coisas distintas, mas um dos fins pode ser o mesmo, depende qual o teu objectivo.
Trocares o DNS só faz com que troques qual o servidor que te diz qual o ip que corresponde ao nome/site que estas a tentar abrir.
Ou seja, trocar o dns pode fazer com que em vez de http://www.abc.com corresponder ao ip 1.2.3.4, corresponda ao ip 5.6.7.8. Agora pensa que o 1.2.3.4 é o que te mostra a pagina que te diz que o site está bloqueado no teu país. O 5.6.7.8 é a página correcta que deveria abrir quando escreves http://www.abc.com.
Os operadores em portugal estão obrigados por lei a mandar-te para o ip que diz que está bloqueado e fazem isso alterando os servidores DNS deles para te mandar para o site bloqueado. Se não alterares o teu endereço DNS, usas o do teu operador por defeito e é por isso que te aparece site bloqueado. Trocando o DNS do teu operador pelo do google, o site passa a estar a funcionar porque o google não quer saber nem está obrigado às mesmas leis dos operadores portugueses, então manda-te para o ip correcto.
Uma VPN não tem nada a ver com isto. Uma vpn é uma ligação privada e encriptada através da net do teu computador a um outro computador, como se eles estivessem na mesma rede local.
Pode ser usada para muita coisa, geralmente usa-se quando é necessário ter uma ligação segura e privada entre 2 computadores. Pode ser para aceder a uma base de dados, para o computador a que te estas a ligar reencaminhar todo o trafego de internet para ti, etc.
Hoje em dia, está na moda esta segunda utilidade, ou seja, tu (pc A) ligas-te ao um servidor duma VPN (pc B) que se liga a net. Ou seja, ABInternet. Isto anonimiza a tua presença na internet, assumindo que o B não está a guardar registos do que tu andas a fazer. Do ponto de vista da internet é o B que está ligado e nem sequer sabe que o A existe.
Agora, a dúvida quanto ao opera é se a VPN deles (nomeadamente o pc B no exemplo acima) está realmente a não guardar registos ou se está a oferecer o serviço de VPN para te poder “espiar”.
Como o Opera foi comprado recentemente por uma empresa chinesa, perdeu bastante credibilidade e sabe-se qual é o objectivo dos chineses nisto. Se é oferecer um serviço de qualidade benevolente ou datamining do pior. Hoje em dia há muito dinheiro em vender informação sobre os utilizadores.
Já li em qq lado que a empresa chinesa que comprou o Opera tinha tido um leak gigante de dados de utilizadores, o que para quem procura uma VPN pode n ser boa ideia….
lool
chegou a “contra informação” dos browsers
botnet
Uso VPN em todos os cenários, desde que ligo o computdor até o desligar, mas uma VPN desenvolvida por Chineses, não obrigado.
Qual usas? Ando à procura de uma boa para fazer isso mesmo.
Torguard. $9.99/mes. 5 devices connected simultaneously. Unlimited speed and bandwidth
ou seja…andas a ser espiado por outros e ainda pagas 😀
@Pedro Antunes
Usas VPN em todos os cenários, mas se calhar não sabes que o WRCT dos browsers faz leak do teu IP real… ou seja, pagas 9.99/mes para nada se não desativas-te o WRCT do browser…
Está a ser mal ( ou não?) publicitada pela Opera pois não é uma VPN, é um proxy.
São coisas diferentes com objectivos diferentes e com potencialidade de privacidade diferentes (mais limitado).
Fica uma sugestão para o pplware para dois artigos:
1. Como criar um proxy (usando squidproxy, etc)
2. Como criar um vpn (não sei como criar lol)
Já temos vários desses: https://pplware.sapo.pt/microsoft/windows/aprenda-a-montar-um-proxy-no-linux-para-web-filtering-parte-i/
Há que adorar o pessoal do pplware que quando se fazem sugestões responde sempre com uma porcaria qql em vez de agradecer!!! Continuem!
E não se esqueçam de colar fita cola na webcam. 😉
Li que tinha muitas vulnerabilidades, que não era bem uma VPN
Olha… Os chineses a quererem reconquistar-me! Lol
Actualização neste momento e nada de 40, versão actual – 39.0.2256.71
> Newsreader com suporte para RSS
Agregação de ATOM e RSS era muito fixe. Nunca percebi a hostilidade que surgiu contra isto.
Vou testar. Não pela VPN porque nesses casos prefiro outras, mas porque estou curioso. Até há versão 37 o Opera não era acessível a pessoas cegas. Não acredito muito que já o seja, mas vou experimentar. Dependendo como os navegadores apresentam os diferentes elementos nas páginas, às vezes uma coisa que o leitor de ecrã não deteta num, deteta noutro browser. Isso dá muito jeito em questões de acessibilidade. Mas só utilizo versões portáteis, nada de instaláveis. O único que tenho que ter instalado é o IE, fora esse…
Olá!! E que tal usar o Thor??? Assim na~p precisa de VPN nem de alterar DNS.. e estamos ainda mais anonimos!!!!
@UnR3aL
o tor tem vulnerabilidades conhecidas que já são abusadas por hackers aos anos, principalmente na deep web… pelo menos foi o que eu descobri quando pesquisei “como entrar na deep web”… queria ir até lá para “ver” como era LOL. depois de ler que o tor tinha essas vulnerabilidades desisti da ideia… isto foi à 2 anos atrás, não sei se foram corrigidas…
Não. O TOR não é totalmente anonimo.
Assim rapidamente:
A rede tor é constituida por 3 nos: entry, midle, e exit.
No entry e no midle, os pacotes sao encriptados. No Exit não pois é necessario saber o dst.
A maneira mais segura é combinares HTTPS com o TOR. Pois só o TOR não é eficaz.
Até quero ver se isto ultrapassa a rede da marinha.
Porque dizes isso
Boa feature , irei testa-la
! Chinese-in-the-middle
ok só para ver tv ate serve ……
fonte:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ataque_man-in-the-middle
Quando ligo a VPN aparece-me isto! http://prntscr.com/ckilgo
Bom dia.
Existem VPNs que possam ser configuradas ao nível do router para que todos dos dispositivos ligados a este passem a usar a VPN?
Obrigado.
Para quem quiser inteirar-se mais: http://www.ghacks.net/2016/09/20/opera-40-stable-released/
Resumindo: torrents, certo?
Tente o serviço Onevpn, que é bom, eu estou usando isso. https://www.onevpn.com/
Pessoal…
Quero fazer donwloads de torrents em segurança, posso fazer com o VPN do opera?