PplWare Mobile

Chegou o novo VirtualBox 7! Vamos criar máquinas virtuais…

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Bruno says:

    Depois de muitos anos a usar o VirtualBox, testei o Hyper-V da própria Microsoft e não quero outra coisa, é muito mais estável para máquinas que ficam a correr 24/24. Com o VB as Guest Linux com host Windows acabavam sempre, mas sempre, por utilizar recursos galopantes ao longo do tempo, principalmente RAM, mesmo que limitada pela configuração, com o Hyper-V nunca mais tive esse problema para além de ser muito mais rápido.
    Outra vantagem do Hyper-V é que mesmo que o host reinicie com as guest a correr, o sistema coloca automaticamente as guest em pausa e grava o seu estado, após reinicio do host todas as guest voltam a correr do ponto onde estavam sem problemas, com o VB muitas vezes esta situação resultava em corrupção da imagem.
    Claro está que existem prós e contras para ambas as soluções, e tudo depende do “use case” de cada um, para mim pessoalmente e para o meu caso, prefiro o Hyper-V.

    • João says:

      Comparar uma ferramenta como o VirtualBox, com o Hyper-V, é comparar água com vinho.
      O preço tambem é muito diferente, já que o VirtualBox custa “zero” e o Hyper-V é licenciado por processador e não é barato.

      • Bruno says:

        Eu corro o Hyper-V no meu Windows 11 Pro e não tenho de pagar absolutamente mais nada por isso.
        Não digo que seja comparar agua com vinho, são ambos sistemas de virtualização, logo podem ser comparados, ninguém disse que eram iguais.

    • IKAROS says:

      Em ambientes Linux e Mac, o VirtualBox serve muita gente a custo zero.

    • Carlos Santos says:

      e como é dos guest additions? nomeadamente:

      – aceleração gráfica
      – clipboard copy past de fora para dentro e de dentro para fora
      – drag and drop de ficheiros
      – suporte linux

      da ultima vez que testei estes eram bem fraquinhos

    • Nuno V says:

      O hyper-v é um hypervisor do tipo 1, ao contrário do VirtualBox que é do tipo 2. Embora ambos tenham a função de virtualizar uma máquina, estes são fundamentalmente diferentes. Seria mais justo comparar, como por exemplo, com o o VMware ESXi.

    • Mike says:

      @Bruno, com o Hyper-V, por exemplo, não consegues atribuir hardware físico a uma VM (ex. um Dongle ou Webcam USB), algo que se faz facilmente com o VirtualBox (inclusive com USB Device Filters através de Vendor IR, Product ID e Revision ID).
      Admira-me até que nesse aspecto o Hyper-V seja bastante limitado, apenas permitindo acesso a dispositivos USB (e não todos) através de Remote Desktop apenas.

  2. IKAROS says:

    Seria muito fixe que esta versão conseguisse nos MacOS com Apple Silicon, performaces equivalentes ao Parallels a correr o Win11 ARM. Seria o fim do monopólio do Parallels.
    Alguém já testou?

  3. Amilcar Alho says:

    É possível o upgrade do 7 Beta para o 7 estável?

  4. owrk says:

    Para o uso que dou o virtualbox peca em algumas funcionalidades sobretudo quando há necessidade de interação com hardware adicional, por isso prefiro o VMware de longe para maquina virtual.

  5. IKAROS says:

    Informo que para Macs M1/M2, o VirtualBox 7 ainda está em Preview e é lixo.
    Para terem uma ideia, apenas listas OSes 32 bits e nem sequer o Windows 11 ou versões ARM aparecem.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.