PplWare Mobile

Chegou o novo Mozilla Firefox 67! Vai ficar rendido à rapidez


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. jedi says:

    Ainda nao está disponivel no links acima mencionados. Pelos menos no momento de escrita deste comentario.

  2. Furtz says:

    ” Vai ficar rendido a rapidez” hahahahaha esses títulos……tsc tsc

      • Tiago Ferreira says:

        +1

      • Doutorado says:

        80% do mercado discorda da tua opiniao. O consumo excessivo de ram do firefox também. O firefox e tao bom que ninguem o usa hoje em dia por isso percebes muito disto sem duvida,

        • Alfie says:

          Queres dizer que sou ninguém?
          Finalmente sou qualquer coisa!

        • fak says:

          considerando que a mozilla é um vendedor ambulante numa aldeia comparada com a google em termos de dinheiro, o firefox está 5 estrelas, conseguindo ser concorrencia direta ao chrome, independentemente do marketshare.

          a vantagem do chrome é que a google mal lhe mexe, é um tweak ali, corrigir um bug aculá, aumentar a segurança até ao ponto que convém à google, etc, então torna-se um browser que é instalar e esquecer praticamente.

          é a unica vantagem do chrome…

          algo que me fez rir milhoes em março: “Google Chrome UPDATE: World’s most popular browser getting MAJOR change this year” – express.co.uk
          major… não passa de um adblock…
          browser mais parado no tempo que o chrome é impossivel.

        • Mario says:

          E quem liga pra RAM? Todos os browsers atuais usam muita ram porque os sites, a internet, exige mais ram.
          Se tens um computador lixo, que se ferre. Computadores atuais tem em média de 6 a 8 GB de RAM. O meu tem 32 GB de RAM, o que eu menos me preocupo é com “ram”.
          Só os tolos e pessoas com computadores pré-históricos que vão se preocupar com isso. Mas pra isso tem solução, usem distros Linux minimalistas ou comprem um computador decente!

    • Christian says:

      Chrome…

    • Daniel says:

      Você só faz falar bem de Windows, de Apple, de Google e de Chrome.
      És apenas um maria-vai-com-as-outras, vives no mainstream, não consegues pensar fora da caixinha, “se todos usam, é porque é bom”.

  3. Nuno Monteiro says:

    Chrome a ser posto de lado, já a algum tempo que passei para o OPERA, de inicio não foi assim tão facil deixar o chrome mas depois pasosu a aser 100% OPERA, VPN incluida e muito mais rápido.

  4. Tomás Taveira says:

    Não,ainda não chegou o novo Mozilla Firefox 67,se não está disponível nas actualizações,provavelmente é uma versão Beta.

  5. Carlos Costa says:

    e um link para o site do firefox onde estão as afirmacoes? ou para a pagina oficial da mozilla sobre a release?

  6. Joao Ptt says:

    Nos computadores modernos não se nota diferença, mas nos antigos o Chrome é muito mais rápido e estável… no Firefox, que uso frequentemente, se começar a visitar muitas páginas começa a bloquear por tudo e por nada, enquanto que no Chrome tal raramente acontece… mas lá está isto em computadores muito antigos, nos modernos parecem ambos rápidos… e esta conversa da velocidade não faz sentido porque já não se nota diferença de qualquer das formas.

  7. cesar boaventura says:

    deixei de usar o firefox desde a versao 58 e muita lentidao

    • fak says:

      tu para doutorado és muito imaturo…

      certeza que és mesmo doutorado? é que de um doutorado pensava que pelo menos iria fazer o trabalho de casa…

      dizes que já ninguém usa o firefox mas o firefox é o browser em 2º lugar no ranking do marketshare… se ninguém o usa-se, talvez não estivesse em 2º lugar… digo eu, não sei nada disto, não sou eu o doutorado… és tu…

      • Daniel says:

        Esse cara é fake daquela Pia ou Luisa, tenho quase certeza. A forma de digitar é a mesma, as críticas, rasas e pra provocar flamewar. Me admira que a moderação deixe passar comentários como este, que NADA AGREGAM. Apenas geram conflitos. Se eu fosse o Pplware usaria o Facebook ou Disqus no comentário, assim seria fácil bloquear e saber quem é o engraçadinho que anda a postar trollagens. Mas parece que o Pplware adora uma polêmica pra levantar a popularidade do site e fazer criar mais comentários (mesmo que inúteis).

    • james says:

      Doutorado, geralmente Nerd’s fazem leitura de notícias como esta , e ainda mais se tratando de um release de browser.

  8. Paulo Silva says:

    O Firefox é óptimo para ver filmes e poupar o disco rígido!

    Experimentem ir a about:config e procurem por “readhead”. Mudem o valor predefinido (que é 60) para por exemplo 99999. Poderão ver o filme sem os irritantes travamentos. Além disso até permite usar um addon como o video speed controller que permite avançar no filme nas partes que são mais chatas.
    Isto é impossível de fazer no Chrome.

    Outras coisa que o Firefox permite é poupar o disco rigido: basta ir a about:config e procurar por sessions e acrescentar ao valor que está predefinido (salvo erro 15000) dois zeros. O tempo de intervalor de gravação da sessão no disco rigido aumenta o que o poupa o disco rigido. São gigabytes de poupança. Isto não se aplica aos discos de PC’s novos. Mas quem tem um PC antigo pode prolongar a vida do mesmo com este truque.
    Isto também é impossível de fazer no Chrome.

    Estes são dois grandes argumentos. Mas há mais coisas a explorar. O Firefox permite ainda pôr a cache na RAM poupando também o disco rígido. Aqui o Chrome também o permite.

    • fak says:

      deixo aqui a minha compilação de tweaks para about:config.
      recomendo verem todas, uma a uma, para mim isto é ideal, para vós pode não ser.
      uso estes tweaks todos e 0 problemas, deixa o firefox bastante mais rapido, tanto a iniciar como a navegar.

      – browser.sessionhistory.max_entries -> 10 —- reduz o historico para 10 sites.
      – nglayout.initialpaint.delay -> 0 —- o firefox apresenta as paginas só depois de fazer o download das mesmas, não há consumo de recursos enquanto a pagina não for descarregada, agilizando o firefox.
      – browser.cache.memory.enable – > 12288 —- só este tweak torna o firefox imensamente mais rápido.
      – browser.cache.disk.capacity -> 4096 —- limita a quantidade de chache, ou seja, reduz o consumo de ram.
      – config.trim_on_minimize -> true —- O firefox liberta a memoria quando é minimizado.
      – network.prefetch-next -> false —- pára o prefetch do firefox, o firefox faz prefetch de recursos para serem usados no futuro e em teoria agiliza o firefox, mas, quando algo é armazenado e não é usado, continua lá a consumir recursos, daí eu ter como false.
      – toolkit.cosmeticAnimations.enabled -> false —- desativa as animações do firefox, fica ainda mais rapido.
      – browser.sessionhistory.max_total_viewers -> 8 —- nos botões back/forward fica em ram apenas 8 sites, a partir dos 8 o firefox descarrega novamente a página. faz o firefox consumir ainda menos ram.
      – browser.download.animateNotifications -> False
      security.dialog_enable_delay -> 0
      network.prefetch-next -> False (só para quando a net é lenta)
      browser.newtabpage.activity-stream.feeds.telemetry -> false
      browser.newtabpage.activity-stream.telemetry -> false
      browser.ping-centre.telemetry -> false
      toolkit.telemetry.archive.enabled -> false
      toolkit.telemetry.bhrPing.enabled -> false
      toolkit.telemetry.enabled -> false
      toolkit.telemetry.firstShutdownPing.enabled -> false
      toolkit.telemetry.hybridContent.enabled -> false
      toolkit.telemetry.newProfilePing.enabled -> false
      toolkit.telemetry.reportingpolicy.firstRun -> false
      toolkit.telemetry.shutdownPingSender.enabled -> false
      toolkit.telemetry.unified -> false
      toolkit.telemetry.updatePing.enabled -> false —- desde o hifen até aqui, estes desativam animações e o pré-carregamento de páginas da net.

      umas extensões muito boas são auto tab discard, one tab e speed tweaks (já usei mas devido aos tweaks acho desnecessário). algo bastante melhor que extensoes é também usar bookmarklets, é mais seguro e torna o firefox mais estável, além de que já não há extensões a consumir ram permanentemente.

      • Luisa says:

        Onde aprendeste tudo isto, leste alguma matéria que ensina ou és hackudo?

        • james says:

          ou Haduken ?

        • fak says:

          @Luísa

          fiz o que uma prof minha me dizia muito: fui pesquisar. não percebo patavina do que maioria do que anda no about:config faz, alguns são autoexplicativos, outros nem tanto…

          @Zedoido

          alguns estão desatualizados então, os tweaks foram fruto de pesquisas passadas, guardo isso tudo num bloco de notas no windows, fiz copy paste, apenas melhorei a leitura, mas como o about:config já é o mesmo desde antes do Quantum, não sabia que haviam alguns que se tornaram boolean, mas também não me preocupei muito já que disse para verem todos 1 a 1 para saberem melhor para que servem, porque alguns dos que estão aí vão mais além do que consumo de ram ou animações.

          • zedoido says:

            @fak, obrigado por reconheceres alguns erros nos teus tweaks, e mesmo com alguns erros, é de louvar a tua iniciativa, pelo interesse no about:config do Firefox.

            Realmente, quase todo o segredo em termos de melhoramentos, no que respeita a Segurança, Privacidade, Anonimato e Outro tipo de configuraçaoes, como seja o caso, da minimizaçao do impacto em termos de gastos de memoria RAM no SO em causa, passa por aí mesmo.

            Mas como és interessado, aí ficam mais uns “about” para estudares:

            about:about
            about:addons
            about:cache
            about:crashes
            about:memory
            about:networking
            about:preferences
            about:profiles
            about:telemetry

            etc., etc.

            Deves antes de tudo, realizar um backup ao profile corrente, o qual podes ver em:

            about:profiles, o qual se deve encontrar em /firefox (desculpa, nao uso MS Windows) e realizares a cópia e depois fazeres o paste desse directorio, mas com um nome totalmente diferente, ou se quiseres, colocas .bak no final desse ficheiro original.

            Assim, todas as alteraçoes, passam a ser realizadas no ficheiro original, e NUNCA no ficheiro xxxx.bak (pois este é cópia original), se algo der “torto”, podes repor facilmento o ficheiro original.

            Seguidamente, deves exxcluir tudo o que se encontra no ficheiro original, mantendo unicamente os teus favoritos e tudo o que necessitas.

            Outro ponto importante, existem umas extensoes tipo:

            formautofill@mozilla.org.xpi
            fxmonitor@mozilla.org.xpi
            screenshots@mozilla.org.xpi
            webcompat@mozilla.org.xpi
            webcompat-reporter@mozilla.org.xpi

            Estas extensoes, encontram-se escondidas, nem aparecer em algum “about”, mais não fazem que a recolha de dados, sempre que interagirmos, seja qual for a search engine. DEVEM ser removidas.

            NOTA: sempre que exista uma actualizaçao ao Firefox, ficas a saber que essas mesmas extensoes que no meu caso, ficam alocadas em /usr/lib/firefox/browser/features/, voltam sempre a serem repostas.

            Tens de eliminar novamente em modo manual.

            Boa aprendizagem

          • fak says:

            @Zedoido

            wow! muito obrigado pela informação, alguns já conhecia, como o about:cache, mas nunca lá mexi com medo de brikar o firefox… não sabia que era possivel fazer backups. about:profiles não existe no FF windows, no entanto, fui pesquisar e encontrei a pasta C:\\users\*user*\appdata\mozilla\firefox\profiles.

            vou ver se arranjo tempo de ver esses about todos e arranjar info de confiança para lá mexer.

            Obrigado pela info.

      • zedoido says:

        fak, esqueceste de dizer que em (nglayout.initialpaint.delay -> 0), essa mesma directiva, não existe por default no Firefox, contudo pode ser criada, sendo que o incremento, só é benéfico para todos os users que possuirem uma boa ligação de Banda Larga.

        (http://kb.mozillazine.org/Nglayout.initialpaint.delay), verifica especificamente em Caveats.

        No tocante às tuas restantes recomendaçoes, estão correctas, mas existe muito mais a melhorar.

        Aliás, eu vinha a debeter com o Danilo (https://pplware.sapo.pt/internet/firefox-fenix-android/), mais a vertente para incrementar mais segurança ao Firefox.

      • Luís Rodrigues says:

        A minha questão é, quando o Firefox actualizar, não temos de meter esses comandos todos de novo?

        • Paulo Silva says:

          Não quando atualizar não tens de colocar os comandos todos.
          Contudo se por algum motivo houver necessidade de “restaurar o firefox” ou reinstalo-lo é necessário fazer tudo de novo.
          Aproveito para atualizar o meu comentário em cima e dizer que nesta versão o tweek que se faz ao readahed limit de 60 para 99999 não funciona como em versões anteriores. Dantes em streaming ele carregava o filme todo em segundos o que eu achava muito bom. Agora o comportamento é ligeiramente diferente ainda assim é de experimentar…
          Recorri ao Waterfox e ao CLiQZ (que são versões anteriores do firefox) e também já não usam uma versão que faça o “download” de uma acentada do filme para que não haja travamentos.
          Caso queiram ver como isso funcionava podem ir ao site filehorse ou filehippo e utilizar uma versão anterior do Firefox para “turbinar” o video/filme em streaming.

          • Joao Ptt says:

            about:config
            media.cache_readahead_limit

            não parece fazer diferença… mas realmente tem lá a opção.

  9. Diniz says:

    Actualizado. Muito bom.

  10. Claudio says:

    O Firefox é e sempre será o melhor navegador, o unico que faz concorrencia contra ele é o Chrome mas mesmo assim não chega a ser melhor que o Firefox. Toda a interface do Firedox é muito mais atrativa dinamica, rápida e de facil manuseio se comparando com o Chrome. Por isso que milhões de pessoas a volta do mundo continuam a usar o Firefox. Não uso mais nenhum navegador para além do Firefox, pelo menos até ao momento continua a ser o melhor e não o troco por outro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.