Chegou o Apache NetBeans 10 (incubating) com suporte para o JDK 11
O mundo da programação de aplicações está em constante mudança. Se há uns anos uma aplicação nativa era o ideal para correr numa máquina, hoje em dia a vertente Web e os dispositivos móveis mudaram por completo todo o paradigma associado ao desenvolvimento de aplicações.
Quando se fala em plataformas para desenvolvimento, o Netbeans é sem dúvida uma das mais robustas, completas e populares, pois dá suporte a um conjunto vasto de tecnologias. Vamos conhecer as novidades do recente Netbeans 10.
O Netbeans é hoje um dos IDEs mais populares oferecendo as melhores ferramentas para escrita de código PHP, Java, JavaScript e também para HTML5 e CSS3.
Recentemente a Apache disponibilizou o NetBeans 10 que se destaca por incluir suporte para o JDK 11 e também para o PHP 7 (PHP 7.3/7.2/7.1).
Com o suporte para JDK 11, passou também a existir integração com o projeto nb-javac,; os módulos COBRA foram eliminados; e suporte foi adicionado para as constantes dinâmicas de classes de ficheiros, sintaxe de variável local para parâmetros lambda, suporte para LVTI para parâmetros lambda e...
..."auto-complete" de código para parâmetros lambda.
O JUnit 5.3.1 foi adicionado ao NetBeans como uma nova biblioteca, sendo assim muito fácil adicionar a projetos Java. Podem ver todas as novidades aqui.
O NetBeans tem um interface bem organizado e disponibiliza um conjunto de funções que permitem aos programadores desenvolver aplicações de alto nível.
Este artigo tem mais de um ano
Usei muito na faculdade por ser gratuito mas desde que passei para o IntelliJ (versão paga) já não me conquista.
Ainda assim, continuo a achar o NetBeans bem melhor que o Eclipse como versão gratuita.
Pedro, do maior blog de tecnologia de língua portuguesa, é uma pena seres o único com posts que não sejam de saída de novos telemóveis e mais tretas para se comprar.
Olha, relativo a esta notícia, aqui vai uma dica de alguém que até detesta o que a Microsoft representa.
A Microsoft, e mais algumas grandes empresas estão activamente a desenvolver isto https://microsoft.github.io/language-server-protocol/
O language server protocol é das melhores coisas que já saiu da Microsoft, e que vai a curto médio prazo rivalizar com todos os IDEs que por aí andam. O visual code ė construído em cima disto.
Ainda é um tanto complicado às vezes configurar diferentes IDEs e editores de texto para correr o lsp por baixo, mas está a caminhar rapidamente.
Aqui está uma implementação do eclipse https://github.com/eclipse/eclipse.jdt.ls
Até editores como Atom, ou Vim ou Emacs podem correr o lsp por baixo, ou seja, vai ser possível (já é, com pequenas limitações) a curto prazo programar por exemplo em Java num Atom, ou num Vim, ou num Emacs tal como num NetBeans ou como num Eclipse.
E quem diz Java, diz outras linguagens, mas no caso, Java sempre foi o calcanhar de Aquiles de praticamente todos os editores.
Calma, isso não é verdade 😉 mas é interessante saber que mesmo criticando, só os posts de telemóveis lhe chamaram à atenção! Mas vou aqui dar uma ajuda ao caríssimo Devsys. Seguindo categoria em categoria, temos aqui http://bit.ly/2Ss9wvK muito material que nada tem a ver com telemóveis e com artigos permanente. Aposto que lhe passou ao lado, mas é pena.
Depois, não podemos deixar de referir esta categoria http://bit.ly/2SvXUbq que fala de Windows, macOS, iOS, Linux, Android, e um vasto leque de outras tecnologias que podem ou não ter a ver com telemóveis.
Passando um pouco para outra área, temos esta categoria: http://bit.ly/2aGuiUG onde poderá encontrar informação que não encontra em mais lado algum com o detalhe, o número de ofertas e presenças atualizadas.
Não querendo alongar a conversa, deixo apenas mais esta, fantástica, http://bit.ly/2Slp6JE que desde há coisa de 15 anos, damos especial importância.
Em jeito de despedida, com votos de bom ano, deixo esta: http://bit.ly/29SnK4e
Bom ano de 2019 e olhos bem abertos. Abraço.
Já fui bastante fã do NetBeans. Não uso desde a versão 7 acho eu.
Os IDEs da IntelliJ são muito bons e o Visual Studio Code está a ficar cada vez melhor.
Mas tenho curiosidade de ver como está o NetBeans, sou capaz de instalar só para ver.
Acredito que você tenha se referido ao módulo CORBA. Não existe módulo COBRA.