PplWare Mobile

Chegou o espetacular Kodi 18 Alpha 1. Atualize já o seu sistema


Pedro Pinto

Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

61 Respostas

  1. Spoky says:

    Sejamos sinceros e honestos a grande maioria utiliza para ver filmes, séries e canais televisivos com os recentes ataques e ameaças de ações legais contra aos criadores de addons (plugins) whatever. O Kodi perdeu terreno.

    Não tapemos os olhos a realidade, se não fossem os addons de filmes e séries, e televisão o Kodi dificilmente teria a fama que tem hoje (basta uma simples pesquisa no YouTube e só vês vídeos disso) e em fóruns a mesma coisa.

    Nao estou a dizer que ninguem usa para coisas legais, porque existe quem use. Mas são uma minoria comparado com quem vê e assiste a outras vias.

    Muitos negam, mas é a pura realidade. Pesquisem acerca das ameaças legais contra os criadores de addons (que nada têm a haver) com o que os utilizadores fazem. Mas mesmo assim foram alvo de ameaças por parte de associações anti pirataria.

    Muitos deles pararam de desenvolver, actualizar e a manter o projecto vivo. Muitos deles acabaram por morrer ou serem desactivados.

    Quem diz que o Kodi cresceu devido a ser uma boa biblioteca não sabe certamente o que diz. É quem diz que o Kodi continuaria vivo sem addons de terceiros para assistir a filmes, séries e TV online sem pagar, esta redondamente enganado.

    Pura e dura realidade, mas como é óbvio muitos ou poucos querem admitir que o Kodi morreria em certa parte ou não teria a fama que tem hoje graças aos addons “piratas” diria o poder de assistir filmes, séries etc etc

    • José Canastro says:

      A fundação Kodi diz o que diz para manter a imagem limpa e não perder patrocínios. Apenas isso. Eles próprios sabem o porquê do sucesso do Kodi. O problema são as pessoas que não sabem desfrutar e estar calados, pois assim é que se chama a atenção desnecessária para o projeto e a praga dos youtubers só piora a situação.

    • Xis says:

      Discordo disso…Uso o kodi desde que se chamava xbmc e ia na versão 9 (babylon).
      Já tive instalado o Exodus durante uns dias para experimentar e desinstalei logo. Esses add-ons têm sempre uma qualidade muito rapeta, de longe é melhor sacar e ver…

  2. Carlos Costa says:

    Porque é que estão recomendar “Actualize já” fazer actualizações para uma versão ALPHA?

    • Belmiro says:

      Lol pensei o mesmo.

      • Pedro Pinto says:

        Apesar de ser alpha, é bastante estável. De relembrar que o desenvolvimento desta versão começou há 2 anos. As correções e melhorias são mais que muitas. Eu atualizei o meu é até agora tudo ok. Podem sempre ter as duas versões

        • carlos p says:

          não não esta bastante estável. se não era alpha

          • Pedro Pinto says:

            Testei no MacOS e até agora impecável. O ser alpha não quer dizer que seja instável. Repara:

            To this point in time we’ve done

            More than 6140 (code chunks changed)
            More than 1911 pull-requests (collection of commits that were included in one go)
            More than 7776 changed files
            More than 350.000 code lines removed
            More than 397.000 code lines added
            Over 35 opensource developers
            A lot of free time developing and testing these changes
            Quite likely several cases of beer or wine

        • Miguel Ribeiro says:

          Não está nem de perto estável. Se têm o 17.6 a funcionar correctamente e não necessitam das novas funcionalidades, aguardem um pouco mais antes de actualizar.

    • arc says:

      Pois é…eu ainda vou na 16.7 no meu Debian e Arch Linux e na RasPi.
      Por falar em alpha…só me estou a recordar do Alpha (Lisboa -> Porto e vice-versa)!!

    • d4rc says:

      Vinha aqui dizer o mesmo…

      PPware é muito bom em muita coisa, mas em certas materias parecem pitas estericas…
      Custa assim tanto fazer um bom artigo, falar das diferencas e ter um titulo “normal”, sem esterias nem algo do genero?

      É que só fica mal, ainda pra mais, para actualizar algo estavel para uma versao “alpha”

  3. Fábio Lindeza says:

    Eu já tenho a versão 17. Como dou agora o upgrade ? Basta instalar por cima ou tenho que fazer outro processo? Ao instalar o 18 não perco nada do que lá tenho caso só seja necessário instalar por cima do 17? Já tentei fazer backup mesmo com o addon deles mas nunca consegui. Sempre deu erro, não sei porquê. Vi imensos vídeos e tutoriais mas nada resolveu. Queria atualizar mas sem perder o que já lá tenho. Cumprimentos.

    • José Canastro says:

      Espera até a versão final. Ao contrário do que foi escrito a versão alpha ainda não está assim tão estável.

      • Fábio Lindeza says:

        Ok, bem-haja. Mas responde-me ao seguinte, caso saibas: daqui em diante, posso instalar por cima do 17 ou tenho que fazer uma instalação ‘limpa’? Cumprimentos meu caro e obrigado.

        • José Canastro says:

          Podes instalar por cima. Pelo menos foi sempre assim até aqui. Mas existe uma software no repositorio do Kodi para fazeres backup dos Addons e tuas definições. Assim estás do lado seguro se algo correr mal. Procura por “backup” e encontras logo.

      • Fábio Lindeza says:

        Ok, bem-haja. Mas responde-me ao seguinte, caso saibas: daqui em diante, posso instalar por cima do 17 ou tenho que fazer uma instalação ‘limpa’? Cumprimentos meu caro

      • Fábio Lindeza says:

        Achas que já não fiz isso 1001 vezes? Esse foi o primeiro método que fiz, comigo, não resultou. Daí perguntar se posso instalar por cima do 17 e assim evitar perdas. Mas vou esperar por algo mais estável como falou o José Canastro.

        • Belmiro says:

          Até sair a versão final estável e a correr bem ainda vão existir muitas modificações. Para já não vão haver grandes novidades fora do capô, daí que para quê arriscar??

          • arc says:

            Belmiro, obviamente essa é a opinião mais sensata. E até acontece, que por vezes, a versão sai, como sendo final… e o “forno estava tão quente”, que os pãozinhos saem “esturricados”!

        • arc says:

          Eu não sei se fez ou deixou de fazer. Como em qualquer situação de alteração prévia de ficheiros, sejam eles de que tipo forem, a 1 premissa, é o BACKUP.
          Ambos os addons para backup, disponibilizados no KODI, fazem essa tarefa de forma consistente e sem qualquer tipo de problema à posteriori., contudo carecem de configuração prévia, o que é fácil.

          Ao contrário do que afirma o Pedro Pinto (mas ele sabe muito bem), a boa prática, em máquinas de produção, onde por isso mesmo se requer estabilidade o mais possível, é SEMPRE NUNCA, utilizar versões nos estágios alfa/beta, ou até mesmo as RCs.

  4. Luís M. says:

    Despois de os addons que usava terem sido “descontinuados” deixei de ter interesse pelo kodi.

  5. Filipe says:

    E que tal um guia de como actualizar no Pipplware (raspberry)?

  6. Fernando Martins says:

    e quem quer uma coisa assim protegida contra direitos de autor ? o kodi é popular por causa dos addons de terceiros que permitem ver muitos conteúdos

  7. Rodrigo says:

    O kodi e uma treta n faz stream, plex e muito superior pois permite aceder a biblioteca de filmes em qq lado. Para streaming usem tugaflix

    • arc says:

      Hein??? Ambos fazem streaming…onde o Plex ganha é nas opções de transcoding, já que suporta aceleração de hardware melhorada no servidor, portanto mesmo que o CPU em causa seja lento, o Plex ainda é capaz de exercer o transcoding sem que o dispositivo (TV ou outro qualquer) entrem em pausa ou experimentem situações de buffer.

    • Hugo says:

      Bem, depois de tantos comentários depreciativos, já não me espantou este lol
      Se é uma treta não uses, boa? Se fôssemos a dizer mal de tudo o que não gostamos já se tinha extinto a raça humana.
      Para mim publicidade exaustiva e popups constantes são uma “treta”…e como tal não uso tugaflix.

  8. arc says:

    Em boa medida, tenho de concordar com a opinião do Spoky, no entanto…

    Desde o início da apresentação e disponibilização pública do XBMC/KODI, que a funcionalidade para qualquer pessoa, poder criar os seus addons, foi sempre encorajada, como se pode verificar em (https://kodi.tv/create-an-addon) e ainda um guia descritivo em como o fazer (https://kodi.wiki/view/Add-on_development) e mais ainda em (https://forum.kodi.tv/showthread.php?tid=305664) e (https://forum.kodi.tv/showthread.php?tid=160975).

    Assim, são apresentadas as formalidades, para qualquer utilizador poder iniciar o processo criativo, caso queira e sinta capacidade para tal.

    Obviamente, que existem addons não oficiais (Third-Party) , os quais não fazem parte, do core de addons do XBMC/KODI, e por isso mesmo, estes não possuem o aval completo, para serem integrados como oficiais.

    É claro, que o incremento major atribuído à expansão do KODI, foi precisamente devido, aos addons, que permitiam e permitem a visualização de conteúdos protegidos pelos direitos de autor, etc., etc.

    Para que fique claro, sou totalmente a favor da preservação dos direitos de autor, do copyright, copyleft, etc.

    E a prova que não se encontram mortos (estão é desde agora, bastante mais “complicados” de encontrar), mas ainda altamente funcionais, é que addons como o Milhano, SecretTvVip, AmerikanoTuga, AceBox, TeamBlue, só para citar alguns dedicados aos Portugueses e a Portugal, estão em bom funcionamento.

    Talvez, se os ISPs, tivessem uma postura mais adequada ao nosso mercado, com preços mais convidativos, diminuindo ou até mesmo excluindo o período de fidelização ao cliente, com campanhas de marketing/publicidade, que não se encontrem manchadas com informações no mínimo contraditórias, com um help desk, com formação mais profissionalizada, deixando de tributar a chamada para o pedido de ajuda ao cliente, com empresas subcontratadas de qualidade duvidosa na prestação do serviço em casa do cliente, etc., etc.

    (Não faltam relatos no pplware e noutros espaços de divulgação de conteúdos, onde estes temas são abordados e na grande maioria das vezes os ISPs , todos os problemas são da parte dos ISPs).

    Assim, se um dia tudo isto vier a acontecer, talvez não fosse necessário recorrer no caso Português, a este tipo de addons piratas.

  9. Rodrigo says:

    Estou indeciso entre um nuc com j3455 ou um raspberri pi para fazer de plex server para 4k, o que aconselham?

  10. torrenteemdemaisadacadia says:

    o problema do Kodi e dos add-ons é só um. Tu vais de férias e quando voltas passado 1 semana já tá tudo a boiar na rua da amargura.. Não vale a pena. Ainda ontém vi um documentário no google e paguei 3€. Não preciso de box, de kodi, de comando com rato air, de chatice, da possibilidade da bófia bater à porta… Até porque ir ao cinema é fixe. Já tive o netflix a pagar 11,90 por mês durante 1 mês depois cancelei. Aquilo tem muita coisa pelo preço.

  11. JP says:

    Esta versão já está disponível há um bom tempo, talvez mais de um mês, na Xbox One!
    Talvez devido a algumas limitações da Xbox, nem todos os add-ons funcionam convenientemente, mas reconheço que não domino as entranhas do KODi.

  12. CMatomic says:

    Com esta nova versão consigo ver a netflix .

  13. Came says:

    Quando vamos ver com o chromecast?

  14. maria vieira a atriz says:

    infelizmente o Kodi esta perdendo o glamour de outros tempos a muito melhor agora disponivel o era ja nao volta mais

  15. Joaquim Gomes says:

    Já é possível instalar o kodi numa Apple TV 4 ?

  16. Gustavo Garcia says:

    Para quem veio questionar a validade do Kodi além do uso de add-ons “ilegais” – os add-ons são legais e a sua utilização também, ilegal é distribuir conteúdo pirateado, que é outra coisa – qual a alternativa que recomendam?
    Pois…

  17. arc says:

    Alternativa a quê?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.