Chegou o Firefox 52 – Mais poderoso e seguro que nunca
O Firefox da Mozilla é inquestionavelmente um dos melhores browsers da atualidade. Apesar de não ser o mais usado à escala mundial, este browser tem evoluído significativamente tanto ao nível de performance como ao nível de funcionalidades.
Recentemente, a Mozilla lançou o novo Firefox 52 que está ainda mais rápido, poderoso e seguro.
A última versão do Firefox inclui várias novidades interessantes das quais se destacam o suporte para o novo standard WebAssembly, que permite executar web apps com um desempenho muito próximo de apps nativas, assim como passa a alertar os utilizadores quando uma página com formulário não tem HTTPs.
Esta versão traz também suporte para a arquiteturas multiprocesso em PCs com ecrãs touchscreen.
Mas o que é o WebAssembly?
De acordo com a própria Mozilla, este novo standard garante um fantástico desempenho no browser de aplicações 3D, jogos, aplicações complexas e pesadas de audio e vídeo. Desta forma, a Mozilla diz estar muito perto de conseguir a mesma performance aquando da utilização de apps nativas (que necessitam de ser instaladas no sistema).
Veja uma pequena DEMO do WebAssembly
O Firefox 52 para Windows, Mac, Linux e Android têm já suporte para WebAssembly. Se o WebAssembly cumprir o que a Mozilla refere, talvez agora as Web apps ofereçam finalmente uma concorrência real às apps desenvolvidas para dispositivos móveis disponíveis. Depois de instalar o Firefox 52 carregue aqui para testar o WebAssembly.
Firefox
Download: Firefox 52
Este artigo tem mais de um ano
Tão poderoso que ninguem usa pois o chrome é melhor..nem da para mudar o zoom permanentemente das paginas
Ninguém usa lol.. Adoro esses comentários o Firefox depois do Chrome é um dos mais usados
Eu uso *ninguém usa* cough cough
O Firefox é mais seguro que o Chrome não é ao acaso que é usado no tor e em sistemas Linux tais como tais whoenix e em outras distros
Não sabes o que dizes… CTRL + (Zoom In), CTRL – (Zoom Out) e o Zoom fica memorizado para cada website. A indicação do nível de Zoom é mostrada no extremo direito da barra de endereço e clicando lá volta-se ao valor por defeito (100 %) e a indicação desaparece. Também se pode usar a combinação CTRL 0.
obrigado…também não sabia 🙂
De nada.
Consoante a preferência do utilizador, podemos ter diferentes websites com diferentes níveis de Zoom. Estes ficam memorizados (guardados) quando fechamos o Firefox. São mantidos até que os voltemos a alterar…
Lá diz o ditado “Quem não sabe é como quem não vê” .
Exatamente Blue. É facil e é básico, mesmo não se sabendo seria 1ª coisa a experimentar ;).
Ignorancia é muito feia.Para teres ideia o firefox neste momento é muito mais estável no youtube do que o google chrome que se farta de crashar.
Não tenho preferência nem pelo CHR ou FIR. Mas informo que instalei o FIR52 e crashou logo à primeira! Resultado, já foi…
Não sei de onde tiraste essa conclusão, Pedro. Num i7 com 16gb de ram o firefox “borra-se” bastante em sites com html5. Tanto tempo depois ainda continua com esse problema, ao passo que o chrome funciona perfeitamente bem e fluído.
Quando fizer o IRS continue com o chrome …. por exemplo 😉
Nem mais! Ou utilizar o Chrome para entrar em portais de homebanking que requerem autenticação baseada em certificados. Conheço pessoalmente o caso do Millennium…
O chrome há muito tempo que não permite correr JAVA.
Bom… agora que o Firefox acabou com a execução de plug-ins NPAPI, as alternativas para o JAVA na web são quase nulas!
???IRS???… Anyone??? ???Java em Linux… Alternativas???
Alguém sabe se há intenções nos portais oficiais para substituir o Java por outra tecnologia?
Obrigado.
tens o browser “avant” que carrega java como se fosse o IE
Sem stress!
Recorre ao velhinho Internet Explorer, que vem com o W10!
E parece que o Safari também permite a utilização do Java.
Sim contactar os portais e pedir que deixem de utilizar Java Chrome já bloqueava agora é a vez do Firefox
E quem não usa windows?
Eu uso Mac e Linux. No Mac, o safari ainda desenrasca com o java, mas no Linux, vai mesmo deixar de haver alternativa! (O
O governo tem vários serviços ainda a correr sobre java applets! E em windows, já nem o edge suporta !!
Firefox ESR.
A culpa é das gestões: o valor gasto nas equipas informáticas é brutal e suficiente para se actualizarem os portais para métodos mais seguros e compatíveis.
As finanças já não usam java desde o ano passado.
O quê?! Veja lá bem!
No portal das finanças, se tentar preencher o IRS, pede JAVA!
saca a aplicação, instalas e já está. Sem stress e fácil 🙂
isso é que era bom, claro que usam
@Paulo Horta e restantes:
Podem sempre fazer download da aplicação no Portal e instalar no PC.
Assim ela deixa executar o Java, pois é usada fora do browser! 🙂
Sim. Há algumas aplicações que estão disponíveis com download independente, mas isso obriga a instalar as várias aplicações e a actualizações constantes. Há serviços que não têm alternativa sem ser no browser!
Penso que vai ter que haver alguma alteração. A versão ESR vai estar disponível por tempo limitado e haverão muito utilizadores que nem sequer vão perceber o que aconteceu, nem que existe a ESR!
Sim, do ponto de vista profissional, poderá ser importante procurar outras soluções! 🙂
Do ponto de vista pessoal, a aplicação instalada quase resolve o dilema, dado que é só uma vez por ano, em muitos casos.
por norma até em gabinetes de contabilidade é muito mais fácil e rápido utilizar as aplicações offline. mesmo com o ónus de ter que instalar as sucessivas versões. a instalaçao é super rápida e acabam-se os problemas dos timouts, etc
O envio do ficheiro SAF-T referente à facturação mensal só é possível com recurso a applet java no browser, não existindo nenhuma app alternativa para instalação no SO.
Eu instalei a versão 51 do firefox:
https://ftp.mozilla.org/pub/firefox/releases/51.0/win32/pt-PT/
(Tem que ser a de 32 bits)
Poderemos sempre usar o FF 52 ESR até 2018.
e que tal deixar de comer recursos como uma besta faminta? um browser que so por abrir como 300MB de ram acho exagerado….
Cada vez mais os browser são mais evoluídos, tal como o office, etc etc e como tal aumenta o tamanho. Mas hoje em dia é raro o PC com menos de 4 GB RAM e o Edge (que é o que eu uso) está topo e muito fluído. Já usei o Chrome e Firefox mas a performance era sempre inferior e menos fluída. Honestamente para mim (não testei este FF12) fluido só o edge no PC e safari em Mac.
Qual é o problema de os programas usarem RAM? Tens 8GB de RAM para quê? Para ganharem pó?
Pela minha experiência, o poderoso Firefox engasga-se todo com vídeos. O leitor de HTML5 é uma desgraça.
No Youtube funciona muito bem…
Haja alguém com o mesmo problema que eu. No youtube “atrapalha-se”. No twitch muito pior. E isto só dando esses dois como exemplo. Quem usa o browser só para ir ver o email e ir ao facebook ou outra rede social qualquer, claro que não se queixa.
Também estou tendo problemas no Youtube desde a atualização. Travamentos na execução dos vídeos. Alguma solução?
Acho que é desta que vou dizer adeus ao Chrome.
Vou ficar pelo Brave, até agora não falhou!
Claro que não todas as funções do Firefox (ou Chrome) mas para quem pretende apenas navegar sem anuncios ou trackers é uma boa alternativa a muitos outros.
O objectivo do Brave não é uma internet sem anúncios e sem seres seguido!
Se fosse esse o meu objetivo basta usar o Tor e afins. Mas não é esse o meu ponto de vista 😉
Sem dúvida o melhor browser – de longe… E como alguém já disse, quem quiser continuar a ter suporte à API de Plugins Netscape (NPAPI) para além do Flash, tais como Java (utilizado no Portal das Finanças, entre outros), Acrobat, Silverlight, etc, pode usar a versão 52.0 ESR (Extended Support Release) do Firefox.
A versão ESR pode ser instalada sobre qualquer outra versão. Basta escolher a versão adequada ao SO (apesar de que aconselho a versão 32 bits para SOs de 64 bits, porque existe maior diversidade e melhor compatibilidade com Plugins) e escolher a linguagem pretendida. Todas as definições do utilizador são mantidas.
Link: https://ftp.mozilla.org/pub/firefox/releases/52.0esr/
Gosto do firefox. Mas nas dev tools, ou é por usar mais, ou simplesmente o chrome está muito à frente.
O Firefox é, sem dúvida, o melhor browser – e de longe… E como alguém já disse, quem quiser continuar a ter suporte à API de Plugins Netscape (NPAPI) para além do Flash, tal como Java (utilizado no Portal das Finanças, entre outros), Acrobat, Silverlight, etc, pode usar a versão 52.0 ESR (Extended Support Release) do Firefox.
A versão ESR pode ser instalada sobre qualquer outra versão do Firefox. Basta escolher a versão adequada ao SO (aconselho a versão de 32 bits, mesmo para SOs de 64 bits, porque existe maior diversidade e maior compatibilidade com Plugins) e escolher a linguagem pretendida.
Todas as definições do utilizador são mantidas.
Link (Linux, Win, Mac): https://ftp.mozilla.org/pub/firefox/releases/52.0esr/
Existe uma outra maneira usando o about:config , adicione 1 nova string Borlean “plugin.load_flash_only” e deixe como false. Reiniciar o navegador e pronto.
O Problema de instalar o Firefox ESR é quevai ter suporte só até 2018 apenas, assim que sair o 53 o NPAPI vair ser totalmente extinguido.
Alguém sabe porque é que os comentários do Youtube (e outas funcionalidades), nem sempre carregam no Firefox?
Já tenho este problema há algum tempo e até já tive de usar o Explorer várias vezes para ver alguns videos porque estes abriam como se fosse em duplicado com um em backgound e provoca sobreposição não sincronizada de som.
Alguém sabe como resolver o problema do youtube no Firefox?
Baixei a versão 54 do firefox, muito melhor.
Acho que a ideia é acabar com o flash player… pk o java… ainda dá no chrome…alguns sites!
Mas para o IRS não é por umas horas que o IE vai fazer mal… sempre fiz o IRS pelo IE e nunca tive problemas!
E com a extensão IETab, não funciona?
Para quem quiser activar o JAVA no FIREFOX 52, basta efectuarem da forma seguinte:
1) Abra o Firefox e digite “about:config” na barra de endereços e pressione enter
2) Clique em “Eu aceito o risco!”
3) Clique com o botão direito em qualquer lugar e selecione Novo > Booleano
4) Digite “plugin.load_flash_only” na caixa que aparece
5) Defina o valor como “false”
6) Limpe todo o histórico e reinicie o Firefox
Testado e a funcionar no portal das finanças.
Fonte:
http://askubuntu.com/questions/890603/how-to-install-firefox-32-bit-esr-52-on-ubuntu-16-04-64-bit-without-uninstalling
muito obrigado!
Muito obrigado amigo! Até funciona no linux (Ubuntu Mate 16.04) 🙂
Uso o firefox há anos, nunca me deu razões para mudar!