Brackets: O editor de texto que faz esquecer o Notepad++
Um editor de texto é sempre uma ferramenta essencial em qualquer sistema. Neste segmento as ofertas são muitas e há editores de texto que já fazem parte da história/evolução dos próprios sistema operativos.
A Adobe quis também entrar neste segmento e lançou em 2013 o Brackets – um editor Open Source que também serve para web design. Hoje vamos conhecer as novidades do novo Brackets 1.9.
Editores de texto/código Open Source , são ferramentas que existem com alguma abundância no mundo open source. Os populares vi, vim, nano, joe, gedit continuam a ser os mais utilizados por quem usa Linux.
Considerado como o substituto do gedit (editor de texto com interface gráfica), o Brackets é um editor muito versátil, leve e pode ser facilmente artilhado através das mais diversas extensões disponíveis.
O Brackets oferece um conjunto de funcionalidades interessantes, das quais se destacam o resultado, em tempo real, do código desenvolvido (Live Preview via browser) a opção quick edit que permite editar rapidamente classes CSS e funções Javascript.
A nova versão do Brackets inclui um conjunto de novidades das quais se destacam:
- Inspeção reversa de código via Live Preview
- Possibilidade de organizar as extensões com base na data da download ou publicação
- Github organization com suporte para desenvolvimento de extensões para o Brackets
- Todas as novidades aqui
Se nunca experimentaram este editor aqui têm uma oportunidade pois é simplesmente fantástico.
Leia também
Download
Download: Brackets
Este artigo tem mais de um ano
Brackets é giro para html CSS é JS. Mas atom é muito melhor!
Como substituto ao Notepad++ há o Atom, como referiste, o Sublime Text… Este não traz nada de novo e possivelmente ficará significantemente atrás quer do sublime quer do atom.
Adobe… não obrigado!
Pois, o problema da Adobe é o risco de daqui a uns tempos se lembrarem de cobrar uma subscrição e não permitirem comprar o programa de uma vez, como fizeram com os outros programas.
Dificilmente isso acontecerá com o Atom ou o VS Code.
Sim, a Adobe está envolvida no desenvolvimento do Brackets. Quando estava a trabalha em Web Development, experimentei de tudo, o Dreamweaver foi dos mais completos, dos mais fáceis de usar, mas ao mesmo tempo o mais irritante, especialmente pela baixa fiabilidade, algumas limitações, e o código (lixo) adicionado (teimosamente) pelo Dreamweaver.
A certa altura testei o Brackets e adorei, so passado uns dias reparei que a Adobe estava envolvida no desenvolvimento desta fantástica ferramenta. Parecido com o Atom, mas melhor ainda, mais profissional. Testa, explora, não tem nada a ver com o Dreamweaver.
para windows / macOS / linux uma alternativa é o atom, disponivel em
https://atom.io/
o Brackets também esta disponível nas 3 plataformas
“Brackets: O editor de texto que faz esquecer o Notepad++”
Não, não faz…
Depende do que queres fazer, se precisares apenas de um editor simples, o Notepad++ chega bem, mas se precisares de funcionalidades mais avançadas, mais produtividade, o Brackets, Atom, Sublime Text, etc, fazem todo o sentido, o Notepad++ já não acompanha esta concorrência.
No que toca a editores de texto feitos com linguagens Web, o meu voto vai para o Visual Studio Code (https://code.visualstudio.com/) e muito por causa do IntelliSense e por incluir Git de origem 😉
O Atom (https://atom.io/) também é muito bom, mas na altura em que o utilizava demorava muito tempo a carregar…
Demorava e demora.
Se trabalhares com ficheiros gigantes o atom arrasta-se todo enquanto o sublimete e o notepad++ funcionam que e uma maravilha.
Estou contigo, VS Code é muito melhor que Atom, pelo menos não crasha e abre bem qualquer ficheiro de qualquer tamanho
Agradeço, mas fico com o Notepad ++
JetBrains sem dúvida
porque?
Depende, se for para Web Development acho que não faz sentido, ha soluções mais leves e muito boas, tais como o Atom e o Brackets.
Estás a comprar um IDE com um editor, mas tá-se bem…
*comparar
Nada me fará abandonar o Notepad++. Já o uso há vários anos e faz tudo o que eu preciso com bom desempenho.
Concordo com a tua opcao, tendo em conta a tua justificação, mas para quem precise de funcionalidades mais avançadas o Notepad++ não chega. Por exemplo, para desenvolver CSS para Tablet ou Mobile, o Brakets poupa-te algumas horas em poucos minutos, ha uma ferramenta de design que é o mais simples que poderias usar, e sem a necessidade de usar Bootstrap, tens maior controlo sobre o posicionamento e dimensionamento dos elementos, sem o desnecessário aumento de trafego na rede, menos consumo de memoria (website mais leve), tens um vasto leque de plugins que te ajudam imenso em coisas mais, ou menos simples, mas sobretudo, aumentam a produtividade ao fazerem-te poupar muito tempo com poucos clicks.
So por curiosidade, instala-o, experimenta e explora quando tiveres um tempinho livre, acho que vais adorar.
Comparações com o WebStorm ou o PHPStorm da Jetbrains??
O brackets é muito bom, mas não é flexível numa funcionalidade tão básica como o suporte a vários encodings.
Ainda prefiro o EditPlus, apesar de ser pago.
Podiam fazer uma comparação deste com o VS Code? Tenho os dois neste momento, mas ainda estou no início do iceberg por isso não sei ao certo qual deles o mais indicado para mim. estou a usar mais o vs code, parece-me mais rápido
Serão REMOVIDOS os seguintes pacotes:
brackets* libgcrypt11*
0 pacotes actualizados, 0 pacotes novos instalados, 2 a remover e 16 não actualizados.
Após esta operação, será libertado 170 MB de espaço em disco.
é o melhor uso para ele…
Atom e Sublime, os editores que fazem esquecer o Brackets.
Visual Studio Code, o editor que faz esquecer o resto.
Eu gostaria de recomendar o Codelobster IDE – http://www.codelobsteride.com