BatteryCare 0.9.8.11 – De olho no seu portátil
Com a preocupação de caminhar para uma maior robustez e compatibilidade com os milhares de sistemas em todo o mundo, eis o novo BatteryCare, mais rápido que nunca! Este já conhecido utilitário, desenvolvido em Portugal por Filipe Lourenço, permite monitorizar todos os aspectos relacionados com a bateria do computador portátil e dispõe de funcionalidades que ajudam a maximizar a sua longevidade e autonomia.
Esta ferramenta vem preencher uma das lacunas do Windows, que é o quase desprezo por um dos elementos mais importantes deste aparelho. Simples e fácil de usar, além de leve e não intrusivo, é sem dúvida um "must have" para qualquer utilizador de computador portátil que deseje ter mais conhecimento sobre a manutenção e cuidados com a bateria.
Esta nova versão consiste numa actualização de manutenção onde foram corrigidos problemas conhecidos, que ocorriam em sistemas Windows XP. Este sistema apesar de antigo continua a ser usado por uma grande percentagem de utilizadores do BatteryCare, muito por culpa dos netbooks, e é meu objectivo continuar a prestar suporte a este sistema.
Foi também melhorado o guia na parte de "Como fazer uma calibração", que suscitava dúvidas aos utilizadores. Espera-se que agora se torne mais claro o processo de fazer uma calibração, com a ajuda de screenshots. Actualmente a calibração é feita de forma manual, mas no futuro conto implementar um assistente de calibração para facilitar este processo.
Está já em desenvolvimento, paralelamente ao desenvolvimento desta versão, um novo "motor" para o BatteryCare que permitirá ainda mais rapidez e estabilidade, especialmente em sistemas que raramente são reiniciados e obrigam o programa a correr continuamente ao longo de vários dias. Grande parte da arquitectura do programa foi reestruturada para este efeito.
Na próxima versão, uma major release, para além de contar com este novo "motor", serão apresentadas também novas funcionalidades.
Quem quiser acompanhar mais de perto o decorrer do projecto, pode seguir-me nas páginas twitter ou facebook do projecto BatteryCare.
Actualmente o programa tem as seguintes funcionalidades:
- Monitorização dos ciclos de descarga da bateria;
- Informação completa da bateria;
- Cálculo estatístico do tempo restante;
- Leitura da temperatura do CPU e do Disco Rígido;
- Comutação automática dos planos de energia;
- Controlo sobre Windows Aero e Serviços exigentes;
- Informação rápida na área de notificação, ao alcance de um movimento de rato;
- Actualizações automáticas;
- Leve e imperceptível no sistema.
Novidades a implementar para futuras versões
Como se sabe, este projecto está em constante desenvolvimento e tenho uma panóplia de novas funcionalidades já registadas no meu roadmap, que quero implementar para versões futuras. Vou partilhar convosco algumas das mais importantes funcionalidades, de entre as muitas, que quero implementar até atingir a versão 1.0 do programa:
- Calibração automática da bateria.
- Possibilidade de escolher quais os serviços a serem pausados em modo de bateria.
- Melhorar o sistema de notificações e passar a incluir avisos sonoros.
- Possibilidade de personalizar a aparência de certos elementos da interface.
- Uma nova interface para a janela principal.
Peço a todos os que utilizem o programa que me contactem através do site se detectarem algum problema ou tiverem alguma sugestão.
Acerca do benefício da suspensão de serviços e do tema Aero em Windows Vista/7
O serviço SuperFetch em conjunto com o ReadyBoost, no arranque do sistema ou no resumo da hibernação indexa os ficheiros mais usados durante cerca de 2 a 3 minutos. São estes minutos de intensa actividade no disco e processador que no meu caso consomem logo 5% da bateria sem necessidade. Assim, sempre que ligo o portátil e ele está em bateria, os serviços são suspensos e tenho esses 5% preciosos de autonomia. A desactivação do tema Windows Aero em bateria também contribui para maior autonomia pois retira a carga sobre a placa gráfica que, ainda que esta seja mínima, consome energia.
Em ambos os casos, assim que se liga o portátil à corrente, os serviços são retomados normalmente e o tema Aero é reposto.
Sintam-se livres para fazer o download e espalhar pelos vossos amigos! E apoiem o software nacional!
Novidades desta versão
- Corrigido um bug crítico que causava um crash ao encerrar nalguns sistemas Windows XP.
- Corrigido um bug que causava um crash, relacionado com a numeração dos esquemas de energia em Windows XP.
- Melhorado o Guia de como fazer uma calibração, disponível no website.
Um muito obrigado ao Pplware por apoiar o meu trabalho.
Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/7 (x86 e x64) Guia: BatteryCare Download: BatteryCare 0.9.8.11 [1.1MB] Homepage: BatteryCare
Este artigo tem mais de um ano
Obrigado Filipe por este belo programa. Actualizado
Grande software, usado há muito!
Apesar de ser um excelente programa, e sem dúvida um must have em qualquer portátil, fiquei desapontado por verificar que já está “entulhado” com adware.
É certo que é preciso gerar lucro etc., mas considerando que este é um programa para aumentar a autonomia das baterias, o adware vai contra todos esses princípios. E claro, é uma pena ver um software tão bom já estar manchado com o adware, pois quem não tiver conhecimentos, não o desactiva durante a instalação.
De qualquer das formas, bom trabalho 🙂
Permite-me corrigir-te, pois vejo que te encontras mal informado. 🙂
O instalador do BatteryCare fornece ao utilizador a opção de escolher se quer ou não quer instalar a aplicação sugerida. Cabe ao utilizador fazer a escolha, uma vez que a aplicação sugerida nunca está seleccionada por defeito para instalação.
Antigamente é que se instalavam toolbars e “entulho” por acidente, porque estas aplicações estavam marcadas para instalação por defeito, e o utilizador mais distraído instalava sem querer.
Portanto temos sim este “software tão bom”, como referes, mas livre de “manchas”.
O instalador demora exactamente o mesmo tempo a instalar o BatteryCare, e não tem um maior tamanho, portanto a palavra “entulhado” também não se adequa.
A OpenCandy, é uma empresa transparente e que se rege pelas melhores práticas de publicidade, não fosse ela fundada em grande parte por capitais da Google, através da Google Ventures: http://www.googleventures.com/open-candy.html
Grande parte dos fabricantes de software e developers independentes estão a adoptar este sistema de recomendações de software, de forma de permitir que os seus produtos, disponibilizados a maior parte deles de forma GRATUITA, continuem a sofrer melhoramentos e suporte.
Eu próprio sou contra o adware e nunca teria embarcado nesta parceria sem saber de antemão que o modelo de publicidade, agora em utilização, era eticamente respeitador do utilizador final.
Espero que com esta explicação fiques esclarecido e, já agora, recomendo-te que faças o teste e que comproves aquilo que estou a dizer.
Abraço! 🙂
Sim, eu testei e comprovei o que dizias. O conceito de “entulho” que me referia tinha a ver com o facto de o sistema ficar com software desnecessário – entulho. Não me referia ao tamanho do programa, muito menos ao tempo de instalação. O programa mantém-se tão bom como dantes.
Como disse, é sempre bom poder gerar receitas com software gratuito, e de facto foi de boa fé teres colocado este modelo de publicidade mais user-friendly.
No entanto, continuo a achar que o facto da presença da opção do software “extra” irá confundir algumas pessoas. Mas nada por aí além.
O importante é que o programa está excelente, e cada vez a ficar ainda melhor, e isso não foi alterado.
Abraço.
Pois, mas aí o utilizador só fica com software a mais se assim o entender, pois o instalador só prossegue no fim de ser feita a escolha se é pretendido ou não instalar a aplicação recomendada.
Concordo contigo quando dizes que pode causar estranheza a alguns utilizadores e pode ser confundido com adware, mas da maneira que está implementado é um modelo que tem sucesso e nos últimos meses em que tenho analisado e investigado este assunto, a fase da controvérsia já parece ter sido ultrapassada e começa a banalizar-se este tipo de publicidade.
No caso do freeware é a melhor coisa que podiam ter inventado, pois ambas as partes ficam a ganhar, o criador e o utilizador final.
Filipe, tens é de fazer uma versão para Mac OS X 😀 isso sim. Submetias à App Store e cobravas 79 centimos pela aplicação. Ficavas rico 😉
Um dos primeiros programas a instalar aquando da formatação do meu portátil!!
Excelente software, já não passo sem ele! 😀
Um “must have” no portátil.
Obrigado.
Olá,
Como calibro a bateria ?
(visto que é uma funcionalidade a implementar)
Cumps
Olá,
basta seguir as instruções disponíveis no Guia, aqui: http://batterycare.net/guia.html