Battery Eater – Coloque a sua bateria em stress
As baterias são o "calcanhar de Aquiles", dos dispositivos portáteis. São a fonte energética e sem esse recurso a portabilidade perde a expressão. É uma verdade bem ao estilo Jacques de la Palice mas o que mais se tem tentado é potenciar a vida útil deste componente. Por norma, os fabricantes dos portáteis tendem a "exagerar" quando informam sobre a capacidade de autonomia das baterias, uns exageram poucos, outros abrem a boca até às orelhas.
Na verdade, qual é a vida útil da sua bateria?
Aposto que não sabe... aliás, nunca o conseguirá saber, pois são muitos os factores que influem nessa preciosa informação.
O Battery Eater poderá ajudar. Esta ferramenta irá verificar a vitalidade da bateria em carga e quando está numa utilização normal, obtendo desta forma alguns resultados interessante, para podermos ter uma ideia de como se comporta sob stress, sabendo assim qual é o limite real da bateria.
Os testes elevam ao extremo o consumo da bateria, fazendo com que o GPU e o CPU estejam a consumir no limite das suas capacidades, consumindo o máximo possivel da energia guardada na bateria.
Deve deixar o teste correr até ao limite da energia, após o computador desligar, ligue o carregador e ao fazer o boot, verá uma gráfico onde está assinalado o ponto de ruptura e o tempo exacto que leva do cheio ao vazio total. É a forma mais clara de obter uma valor sobre a autonomia da sua máquina.
Portanto, o teste começa quando desliga o portatil da corrente eléctrica. Então, o benchmark será desenvolvido tendo como base uma simples renderização em 3D, onde irá ver uma pilha normal em rotação, acelerando o GPU. Será esta tarefa que irá levar ambos os processadores a consumir energia de forma contínua e nos limites.
Há outros teste que pode desenvolver e dados que poder obter. Experimente verificar as opções e terá mais informação desta ferramenta que nem precisa de ser instalada.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/ Vista/ 7
Download: Battery Eater Pro 2.70 [713.53KB]
Homepage: Battery Eater
Este artigo tem mais de um ano
Isto será sempre a autonomia mínima da bateria.
Uma vez que numa utilização normal do dispositivo, nem o CPU nem a GPU estão a consumir sempre no limite das suas capacidades. Ainda assim bom artigo Pedro.
nem mais. De qualquer modo, já podes saber o que na pior das hipóteses durará a tua bateria 😉
cumps
Sim a utilidade deste programa, para alem de fazer uma descarga rápida, é saber o tempo mínimo a esperar da bateria.
Um programa melhor seria o já anunciado pelo pplware o Batterycare, esse estima a duração media da bateria em função do uso actual da mesma.
Já para não falar de que a performance do pc é inferior se em uso de bateria. Por exemplo num jogo em que eu tenha 50/60fps, se desligar o cabo fico com 25fps.
Acontece a um colega meu isso também, ele usa uma gráfica ATi (é a única diferença de hardware comparado ao meu) e quando ele tira o cabo do portátil (mesmo que de seguida meta Elevado Desempenho) os jogos dão-lhe MUITO mas mesmo MUITO lentos. Já a mim nada disso acontece e não perco FPS nenhuns…
Será alguma coisa a configurar no Catalyst Center? (Sou um n00b em ATi)
isso acontece porque o driver da gráfica limita o processamento do GPU quando alimentado pela bateria.
Deve haver hipotese de desligar essa função, seja nas opções do driver gráfico seja através de alguma aplicação.
Com a Nvidia essa opção pode ser desligada, existe uma opção no painel de controlo da gráfica. É o chamado “Powermizer”.
Pode ser que alguem que tenha uma ATI e que conheça bem o seu software te possa dar uma ajuda.
Mas assim sabes sempre com o que podes contar, o que vier é lucro…
qual o record até agora? 😀
“Os testes elevam ao extremo o consumo da bateria…”, não percebi a utilidade deste software…aliás…percebi…serve para saber como estoirar uma bateria em dois meses!!! Ainda não á muito tempo falou-se aqui em baterias e dizia-se que para uma bateria ter uma vida útil o mais prolongada possível tinha de ter carregamentos certos e descarregamentos não forçados e agora vem um soft destes!!!! Depois de um software destes escrevam um post com o site que vende as baterias mais baterias mais baratas na net!!!! 😉
Cumps,
Paulo Carvalho
loool, isto é apenas uma aplicação para te dar uma noção da autonomia da bateria em casos extremos, isto é, numa emergência, em que precises tirar o máximo partido do portátil, sabes o máximo de tempo disponível. Como é óbvio, é muito difícil numa utilização dita normal puxar a maquina aos limites, logo, tudo o que vier a mais como já tinha dito é lucro, em todo o caso sabes que sempre podes contar com aquele X tempo que a aplicação te deu…
Isto é para ser utilizado de tempos em tempos caso estejas curioso para ver a degradação da bateria, ex. usas isso agora, guardas o valor, daqui a 6 meses usas de novo e comparas 😉
Mas se descarregar totalmente a bateria, isto não irá degradá-la?