B4x: IDEs de Programação para Android, iOS, Arduino e Raspberry Pi
A programação é uma das áreas fundamentais do mundo da tecnologia. Neste momento, em Portugal, a procura de programadores é elevada, especialmente para o desenvolvimento de apps para dispositivos móveis, para construção de APIs/Webservices, desenvolvimento de plataformas para IoT, etc.
Para quem procura uma suite de IDEs, fiquem a conhecer o projecto B4x.
Chama-se B4x e é uma suite de IDEs (Ambiente de Desenvolvimento Integrado) para programação que serve para quase tudo. Com o B4x pode programar para Android, iOS, Arduino, Raspberry Pi, boards ESP8266, Desktops e Servers.
Tirando o suporte para Android e iOS (que pode experimentar gratuitamente durante um período), as restantes versões são gratuitas.
B4J - Programação para desktop, server e IoT
Por exemplo, usando o B4J, é possível desenvolver aplicações para desktop, server e IoT, de forma gratuita. Pode criar aplicações com ambiente gráfico, aplicações de linha de comandos, tendo estas suporte para serem executadas em máquinas com Windows, Linux ou macOS e até em boards ARM, como é o caso do popular Raspberry Pi.
B4R - Programação para Arduino e ESP8266
Com o B4R pode programar gratuitamente para dispositivos Arduino ou desenvolver aplicações para a board ESP8266.
Se procuram por IDEs robustos, simples de usar, e com poucos MB, experimentem a suite B4x. O Pplware agradece ao leitor António Campos pela sugestão desta ferramenta.
Além do B4x podem também experimentar o Android Studio, para desenvolver app para a Web ou então criar apps nativas para dispositivos móveis. Para Arduino podem sempre usar o popular Arduino IDE ou o Arduino Create.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Excelente! Algumas incorreções e algo incompleto mas já merecia um artigo aqui no Pplware. B4X não é um IDE, é sim o nome dado à suite de desenvolvimento composta por 4 IDE’s: o B4J, como muito bem dito para programar para desktop, server e Raspberry Pi, o B4R para programar para Arduino e boards ESP8266 (não é para Android, está errado no artigo) e faltou mencionar o B4A, este sim para programação para Android e o B4i para programação para iOS, sendo que estes dois últimos requerem o pagamento de uma licença para uso perpétuo, que, na minha opinião está a um preço bastante justo tendo em conta o poderio da ferramenta.
De referir também que a linguagem usada para programar é uma versão moderna do Visual Basic e que, a par da Microsoft, esta e a Anywhere Software são as duas empresas que mantêm esta linguagem viva atualmente (ou pelo menos eu não tenho conhecimento de mais ninguém que o faça). Para finalizar, parabéns pelo artigo, a quem sugeriu e escreveu, por darem a conhecer estes IDE’s top e que eu pessoalmente recomendo. A linguagem é muito simples e prática, é quase como escrever inglês e o “look and feel” para quem como eu está habituado ao Visual Studio vai sentir-se em casa 🙂
Obrigado Rui.
Quem ainda mantém uma “espécie” de Basic em funcionamento, é a Fantaisie Software com o seu PureBasic, MUITO poderoso para desktop Windows/Linux/OSX:
https://www.purebasic.com/index.php
Desconhecia, obrigado pela partilha nfu!
Muito poderoso?
Em que sentido? Quais são as características da linguagem que a torna poderosa?
Boa!
mais conteúdos assim…
Colocaram links para IDEs concorrentes, links para outros artigos mas não para o B4x (https://www.b4x.com)
B4R interessava-me. Mas aquilo pelo que estou a ver não dá para correr em computadores a sério, só dá para aqueles com o windows, não é?
Sim Joaquim Alcobaia, visto ter sido desenvolvido em .NET só corre em Windows, o que para mim é o único handicap e muito sinceramente o único motivo que ainda me faz utilizar o windows (a par do Visual Studio pontualmente). É mesmo uma pena não existir versão para Mac OS e Linux…
Bom dia,
Sou brasileiro e desenvolvo em Java, Swift e conheço bem IoT. Quero deixar o Brasil e ir morar em Portugal.
Qual a dica que os srs. me dão?
Muito grato
Olá Manoel. De momento em Portugal temos falta de programadores e toda a gente que conheço na área está a trabalhar. Se optar por vir imediatamente e procurar estando cá, acredito que não tardará muito em arranjar trabalho principalmente se tiver experiência e for realmente bom no que faz. Mas pode também procurar estando aí no Brasil. O meu conselho é que crie um perfil no Linkedin o mais detalhado possível sobre os seus desenvolvimentos e tecnologias que usa, a sua experiência, e siga as empresas que lhe interessam e os eventos que vamos tendo por cá. Na próxima semana vamos ter vários eventos no Porto. Aqui deixo os links para alguns deles. Boa sorte!
https://hackacity.eu/porto/
https://www.eventbrite.com/e/developing-skills-for-the-future-tech-industry-tickets-57270102418
https://www.eventbrite.com/e/cybersecurity-when-data-is-money-tickets-57278613876
https://www.eventbrite.com/e/workshop-iot-dash-button-with-esp8266-tickets-58634607690
https://www.eventbrite.com/e/workshop-smart-lighting-with-arduino-tickets-58634699966