Aviary com novas “aves” disponíveis
O Aviary é um “aviário” de aplicações criadas a pensar nos criadores de várias áreas desde as imagens à música. Estas aplicações são web based logo estão disponíveis para todos os Sistemas Operativos.
Como eu já tinha dito aqui, existem 16 "pássaros" em desenvolvimento mas só estavam disponíveis 3 (Peacock, Toucan e Phoenix).
Desde o dia em que eu falei até agora foram lançadas mais 3 aplicações:
- Raven - Editor de vectores (similar ao nosso conhecido adobe illustrator)
- Falcon - A maneira mais fácil de se tirar screenshots e edita-las (utiliza uma extensão do firefox para uma experiência ainda melhor)
- Myna - Editor de Áudio (similar a diversos programas deste género, como o Live ou Cubase)
Raven: Um completo editor de vectores, onde podemos trabalhar com pontos, curvas, linhas, e fazer o que nos vier à cabeça. Podemos importar ficheiros SVG e trabalhar esses vectores no raven.
Falcon: O Falcon é ideal para trabalhar screenshots. Com a ajuda de uma extensão para o firefox, podemos quase instantaneamente tirar e trabalhar a screenshot. Cortar, diminuir, criar setas, texto, linhas, rectângulos, tudo se torna simples com o Falcon.
Myna: Acabadinho de sair, e depois da aquisição da Digimix. Já se esperava esta aplicação para breve. Com este "pássaro" podemos criar as nossas músicas. Ou importamos os nossos sons que temos no computador ou usamos uma biblioteca disponibilidade pela APM music. Temos o básico disponível: efeitos como reverb e delay, automação (fade in, etc), Que é excelente para uma web app. Vai com certeza evoluir e tem todas as possibilidades para isso acontecer.
Homepage: Aviary
Este artigo tem mais de um ano
parece ser bastante interessante
@offtopic
Alguém sabe o que se passa com o Youtube?
Começou em 4:3…. depois passou a 16:10 e 16:9 …. agora que toda a gente tem monitores dessa escala, os videos estão panoramicos!…
Até onde vai o consumismo…
Com que então off-topic? E o fórum?
Espero que não estejas a dizer que 4:3 era bom e que 16:9 é só porque existem monitores para isso! As medidas optimas para imagens em movimento já estão definidas há muito, mesmo antes dos computadores. Agora é apenas acompanhar a evolução tecnológica para as massas.
Em todo o caso no youtube podes definir as tuas preferências de visualização para apresentar sempre versão não HD!
O 4:3 está ultrapassado. Se calhar não me fiz entender bem.
Os formatos 16:9 e 16:10 estão optimos, o que acontece é que agora grande parte dos videos, a janela redimensiona-se para o formato panoramico 2:40:1
Acho que já está a entrar na onda do absurdo… qualquer dia querem impingir formados que o olho humano nem consegue ver na totalidade.
Como eu te disse tens essa opção para definir no teu perfil do youtube:
Configuração da conta / Configurações de reprodução
Qualidade de reprodução do vídeo
1. Selecione a configuração padrão para exibição de vídeos
Selecionar a qualidade do meu vídeo dinamicamente, com base na velocidade da conexão atual.
2. Tenho uma conexão lenta. Nunca reproduzir vídeos de alta qualidade.
3. Tenho uma conexão rápida. Sempre reproduzir vídeos de alta qualidade, quando disponíveis.
====
Eu cá por mim não acho absurdo nenhum, mas isso sou eu que sou muito rigoroso com a qualidade dos vídeos e só agora começa a aparecer alguma coisa no youtube que não seja um atentado aos meus olhos!
Acho que continuou a não perceber o que quis dizer 😀
Eu tenho todas as configurações certas, mas o que acontece é que agora o Youtube está a usar como tamanho pré-definido dimensões superiores aos nossos proprios monitores, ou seja, aquele formato de cinema…
Fiz um printscreen para mostrar o que estou a dizer, ambas as imagens são do mesmo video em 4:3, so que a passar no player 16:9 e panoramico..
http://img193.imageshack.us/img193/2511/youtubexm.jpg
Acho que como estavam antes, tudo a 16:9 já era optimo já que é o ratio nativo da grande parte dos monitores, eles agora estão a querer aumentar o ratio e isso só nos vai dar ainda mais barras pretas do que aquelas que já existem.
Era mais fácil teres deixado o link para o vídeo!
É um vídeo 4:3 logo ficará assim se estiveres em modo conexão lenta (não HD) . nas imagens estás sempre em HD
Quanto ao aumento da qualidade, venha ela… tudo menos vídeos caseiros gravados por telemóveis! Como ficas no vídeo HOME?
https://www.youtube.com/watch?v=jqxENMKaeCU
(855×478 px mais pixel menos pixel!)
Percebes porque o Youtube não pode continuar com aqueles videozinhos?
Olha eu nos próximos dias vou retirar uma coluna lateral ao meu blogue (estava com uma de conteúdos à esquerda e duas de links à direita. Porquê?
Porque quero mostrar vídeos maiores .. incluindo o vimeo!
Eu falei no aspect ratio e nao na qualidade..
Esse link que pos é um video 16:9 em hd…e sim esse está bom… o problema é que se meterem esse mesmo video num player panoramico vai aparecer as barras pretas laterais…(que penso que é o que eles kerem por como definiçao.. videos panoramicos na escala que eu indiquei) mas acho que nao vale a pena enchermos mais o topico pk nao estamos a falar do mesmo 😉
obg na mesma..
ps.eu tenho a ligação para o maximo definido…
Acho que depende do video… Se é em HQ ou não.. Mas acho que vai começar a ser em 16:9.
Vi agora no Youtube, tem lá um botão, ao pé do video, para escolheres o tamanho que queres…
4:3 ou 16:9 (acho)..
Dá a escolha conforme o tipo monitores que tivermos !?
Sinceramente não sei o que se passa com o Youtube, mas está a perder a qualidade e simplicidade inicial.
Os videos agora parecem panoramicos, que é ridiculo.. nunca chegou-se a finalizar a implementação do 16:9 e já estão a alargar mais ainda ao estilo cinema.
Isto para não falar dos filmes que grande parte já não dá para ver, por não ser-mos norte americanos.
É ridiculo… espero que o Vimeo continue como tem sido e obtenha ainda mais popularidade…
Ontem tinha experimentado o Myna e fiquem bem impressionado para uma aplicação de mix audio online.
Simples, rápido e eficiente. Para quem já tenha trabalhado com uma aplicação equivalente nem há nada para aprender.
Dá para fazer o que se precisa mesmo sem estar no nosso computador
E para quem usa é mais rápido entrar logo na aplicação sem passar pela entrada do site que é muito lento: http://aviary.com/launch/myna
O editor Raven para desenho vectorial é muito interessante mas ainda não está ao nível do Inkscape. A exportação para SVG ainda não funciona bem, especialmente ao nível dos blend.
Uma coisa chata é ao deslocar layers termos sempre visível uma caixa contorno com os limites externos da camada. Nada como andar com layers mesmo do tamanho do objecto!
Pelo que tenho visto no site deles será uma aplicação a evoluir e já com muitos utilizadores.
Um extra considerável são as ilustrações já disponíveis pelos outros utilizadores (é só escolher e abrir no editor). Claro que muitas são variações de outros utilizadores mas é deixar assentar a poeira! E em desenho vectorial nunca é demais ter um objecto já tratado!
Para quem se quer iniciar no desenho vectorial é uma ferramenta perfeitamente viável, sendo certo que as evoluções do sistema o levarão ao encontro das aplicações offline.
O falcon vai dar para edições ocasionais (adequado à maioria das pessoas). É bom poder voltar a editar uma imagem anterior e não ter de andar de novo a fazer a mesma imagem só porque é preciso alterar um balão! Mas para fazer grandes projectos baseados em screenshots é preferível trabalhar com aplicações offline que permitam também uma reedição das marcas visuais antes adicionados. E como existem boas e gratuitas, não justifica deixar de as utilizar.
mas é uma boa aplicação para quem estiver fora do seu computador!
Já agora a extensão para o Firefox é o Talon
http://web1.aviary.com/images_orig/blog/talon/aviary-0.8.6.xpi
(adicionar no artigo)
Com o conjunto das outras aves (especialmente o editor Phoenix) esta aplicação começa a ficar interessante. A ideia de permitir a utilização dos ficheiros entre elas é boa… ou seja com mais umas aves e vamos ter uma suite multimédia online!
Só fica um alerta: a velocidade de acesso a cada aplicação não é das melhores. Depois de estarmos na aplicação é tudo super rápido e nem se nota que estamos online pois efectivamente estamos semi-online.
Realmente com os discos a aumentar de tamanho pelo mesmo preço e aplicações online tão boas cada vez mais se pode colocar a questão sobre o que fazer ao espaço em disco 🙂
E depois venham dizer que é preciso piratear software por ser muito caro!!
boas, de facto é interessante, no entanto ha que chamar á atençao de que o falcon está muito longe de ser identico ao live ou ao cubase, mas tudo bem, serve a esperiencia.
alias, myna…