AutoSaver – Gravações automáticas
A facilidade com que perdemos o trabalho de horas é impressionante. Basta que a energia falhe ou que o sistema operativo, por alguma razão estranha, resolva descansar. É uma das piores situações que pode acontecer a quem trabalha com computadores, pois são horas perdidas e que não têm recuperação. Felizmente algum software tem a capacidade de criar cópias do que se vai realizando, muitas vezes à revelia dos utilizadores.
Mas e todo o restante software que não tem essa capacidade? Simples, está nas mãos dos utilizadores. Ou se lembram de periodicamente realizar cópias dos seus trabalhos ou recorrem ao AutoSaver.
Esta pequena aplicação, de apenas 70KB, consegue simular a famosa sequência de teclas CTRL + S. Desta forma, e na aplicação em que estiverem a trabalhar, é despoletado um processo de gravação. Consegue-se assim que, de forma automática, fiquem imunes a problemas.
Naturalmente que na primeira gravação que for realizada será apresentada a janela de definição de local e nome a ser utilizado na gravação, mas desta forma conseguem garantir que o processo foi iniciado.
Sempre que pretenderem ter gravações automáticas só têm de lançar o AutoSaver e ele irá ser lançado em background e arrumado sob a forma de um ícone na Área de Notificação.
A partir desse momento o processo de gravação automática está lançado e ao fim do tempo definido será efectuada uma gravação automática.
Se pretenderem alterar o tempo entre CTRL + S, só têm de aplicar um duplo clique no ícone do AutoSaver (o ícone com a forma de uma disquete) e será aberta a janela de definições. Ai podem alterar então o tempo entre os valores pré-definidos.
Podem ainda definir o arranque do AutoSaver no início do Windows e fechar ou esconder a aplicação.
Por ser completamente portátil deve ser colocada no vosso PC para uma utilização diária e colocá-la na vossa pen que vos acompanha no dia-a-dia para vos ajudar em situações em que estão a trabalhar fora dos vossos PC's e precisam de um "ajudante" para realizar as gravações dos vossos ficheiros.
Dos testes que fiz aconselho que a utilizem apenas nos momentos chave (edição de ficheiros) e não durante uma utilização normal do Windows pois é bastante irritante terem o browser a pretender gravar a página que estão a navegar a cada 10 minutos.
PS: Ana, esta aplicação é para ti. Se já a tivesses a usar tinhas poupado muitas horas de trabalho perdido...
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/ Vista/ 7
Download: AutoSaver (EXE) [768KB]
Download: AutoSaver (ZIP) [71KB]
Homepage: AutoSaver
Este artigo tem mais de um ano
Esta aplicação prova que, muitas vezes, as ideias simples são de uma tremenda eficácia.
upss…no office 2010 (word) em vez de gravar activa-me o sublinhado das palavras 🙁
É o que dá utilizar software em português.
Aplicação deveras útil, sem dúvida. 😀 Só é pena que o site esteja com problemas, não sendo possível, portanto, descarregá-la de momento…
http://www.door2windows.com/autosaver-save-the-file-you-are-working-on-automatically/ – descarreguem daqui
Obrigado, Pedro! 🙂 Por algum motivo, os links resultavam em erros de permissão mas agora estão a funcionar normalmente. 😀
Interessante. Pena não dar para definir qual a sequência de teclas a simular. Isto porque, tal como o amigo M.Manuelito disse, há programas (principalmente os traduzidos) em que as sequências são diferentes..
Se o programa é útil e para mim é, sem dúvida, então porque não os programadores portugueses fazerem algo do género mas com a opção para se poder escolher as sequências de teclas. Fica a ideia! Eu não faço porque não percebo nada (ou quase nada) de programação.
E para quem tem os programas em português (ctrl+g) funciona? 😛
Pois, foi logo o que pensei. Quem criou o software devia ter pensado numa maior distribuição da sua aplicação. Poderia simplesmente existir uma lista de paises e consoante o escolhido a aplicação aplicava um atalho de teclas diferente.
Não foi feita uma aplicação semelhante numa espécie de tutorial aqui no pplware?
” na aplicação em que estiverem a trabalhar, é despoletado um processo de gravação.”
Presumo que ao ser “despoletado” o programa fique inactivo. Daí as reclamações acima. É que quando se despoleta, por exemplo, uma granada ou uma mina, estes engenhos passam a dar, perfeitamente, para as crianças brincarem.Ficam inactivos, não funcionam.
Tu querias dizer que “na aplicação em que estiverem a trabalhar, é ACTIVADO, ACCIONADO, DESENCADEADO, um processo de gravação.
PS: Ainda não aderi ao A.O.
Procura um pouco antes de falar. O “despoletar” não está incorrecto nesse contexto. Ora vê a terceira definição:
http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=despoletar
Com a devida vénia, faço copy/paste de um artigo do “Ciberdúvidas”:
“1. Negação: desaprovar (= «não aprovar»); desleal (= «não leal»);
2. Acção contrária: desmentir (= «acção inversa de mentir); desarrumar (acção inversa de arrumar).
Ora, é neste segundo quadro semântico que o verbo despoletar se inclui, exprimindo precisamente a acção contrária de espoletar: «tirar a espoleta a, travando ou impedindo o disparo de».
O significado de reforço, de intensidade que o prefixo des- passou a assumir (por exemplo, na palavra desinquieto) é resultado da produtividade deste prefixo, mas não é esse significado que despoletar acarreta, como muita gente julga.
Por conseguinte, os factos falam por si. “Despoletar”, como sinónimo de desencadear, é um uso incorrecto da língua, apesar de alguns dicionários registarem este barbarismo, devido ao uso generalizado dos falantes.
Resta uma tomada de decisão por parte da comunicação social: ou continuar a difundir o erro ou, pelo contrário, privilegiar a correcção, o bom uso da língua, que é o que todos nós esperamos daquilo que acreditamos ser uma referência — como deve ser o caso da agência de notícias portuguesa Lusa.2″
Peço desculpa por “inundar” o blogue, mas o “copy/paste” não foi completo. Aqui vai ele:
«Começa a preocupar-me o ritmo com que os erros grosseiros se vão instalando na língua. Já não bastam o «dia solarengo» em vez de soalheiro, a cessão do contrato» em vez de cessação, a «factura descriminada» em vez de discriminada», e agora também o «despoletar» significando «deflagrar, desencadear».
Vamos primeiro aos factos lexicais.
Espoleta é um termo militar que designa o dispositivo que produz a detonação das cargas explosivas, como por exemplo, uma granada. Quando activamos esse dispositivo, usamos o verbo espoletar, que significa «pôr a espoleta em», logo, «fazer deflagrar a granada». Se tirarmos a espoleta, a granada fica inactiva.1 Para esta acção, usamos o verbo despoletar, que significa, portanto, «tirar a espoleta a; tornar impossível o disparo de»; «(Figurado) anular algo, travar o desencadeamento de».2
Agora, os factos morfológicos.
Despoletar é um verbo derivado por prefixação, por intermédio do prefixo des-, que, tal como tantos outros elementos gramaticais, é polissémico, ou seja, veicula diferentes significados dependendo da base a que se agrega. Pode significar:
1. Negação: desaprovar (= «não aprovar»); desleal (= «não leal»);
2. Acção contrária: desmentir (= «acção inversa de mentir); desarrumar (acção inversa de arrumar).
Ora, é neste segundo quadro semântico que o verbo despoletar se inclui, exprimindo precisamente a acção contrária de espoletar: «tirar a espoleta a, travando ou impedindo o disparo de».
O significado de reforço, de intensidade que o prefixo des- passou a assumir (por exemplo, na palavra desinquieto) é resultado da produtividade deste prefixo, mas não é esse significado que despoletar acarreta, como muita gente julga.
Por conseguinte, os factos falam por si. “Despoletar”, como sinónimo de desencadear, é um uso incorrecto da língua, apesar de alguns dicionários registarem este barbarismo, devido ao uso generalizado dos falantes.
Resta uma tomada de decisão por parte da comunicação social: ou continuar a difundir o erro ou, pelo contrário, privilegiar a correcção, o bom uso da língua, que é o que todos nós esperamos daquilo que acreditamos ser uma referência — como deve ser o caso da agência de notícias portuguesa Lusa.2»
Definição do site Priberam:
despoletar – Conjugar
(de- + espoletar)
v. tr.
1. Desarmar a espoleta ou o detonador, impedindo a explosão. ≠ espoletar
2. Fig. Retirar aquilo que permite uma acção!. = anular, travar
3. Fig. Fazer surgir. = desencadear, ocasionar
Como podes ver, despoletar também quer dizer fazer surgir, desencadear…
Vem mesmo a propósito! Utilizo este à alguns anos e estou bastante satisfeito 🙂
http://www.filehamster.com/
Cumps,
Flin
Programa simples e eficaz, o unico problema reside nos programas que não usam CTRL+S para gravar…agora que vi isto lembrei-me de um programa semelhante, para foi feito para um jogo chamado Live For Speed mas que na pratica aquilo dá para tudo, o funcionamento é o mesmo…
http://www.megaupload.com/?d=3GCM9ZA0
Fazem ambos a mesma coisa, de X em X tempo mandam um “keyStroke” (previamente escolhido)… Esta até tem um funcionamento mais avançado, o unico “problemazinho” é que trabalha com milisegundos mas tambem basta fazerem umas continhas e orientam-se 😉
Após verificar esta aplicação e ler alguns dos comentários sobre a incapacidade de seleccionar a combinação, decidi rapidamente programar um programa capaz disso…
Este programa requer .Net Framework 4!
Se encontrarem erros, relatem! Obrigado
http://hotfile.com/dl/56354167/4819704/AutoSaveExtended.rar.html
http://hotfile.com/dl/56356302/5555469/AutoSaveExtended.rar.html
uma pequena correçao
Não tens DropBox? Metias isso na pasta Public, partilhavas o link e era mais fácil fazer o download sem ter que estar à espera N segundos.
Já estou a instalar o .Net 4 para experimentar.
porque é que fizeste em .NET framework 4.0? oO
Podias ter feito em 2.0 penso eu.
Penso que esta ferramenta tem tanto de útil como de irritante.
Principalmente, se estamos trabalhar num programa que por ser pesado para a máquina ou por característica própria, pausa sempre que está a gravar, ou se em vez de tentar gravar quando estamos a trabalhar, tenta gravar quando estamos a investigar num pdf ou net.
Curiosíssima peleja em torno do vernáculo nos comentários.
Adotassem o inglês para termos específicos de informática e muito tempo e dinheiro seria poupado.
Obrigado pela dica!!!