Autoruns da Microsoft chegou à versão 11
Controle as suas aplicações no arranque do sistema operativo
Já lhe aconteceu instalar uma aplicação e esta arrancar junto com o Windows e mesmo depois de dar voltas e mais voltas não a consegue retirar do arranque? Calma, nós temos a solução.
Com o AutoRuns em poucos segundos poderá resolver essa situação. A aplicação mostra todos os programas, Dll’s e drivers encontrados no arranque do Windows e permite apagar ou deixar inactiva essa acção directamente na chave do registo do Windows. Este comportamento previne em muitos casos a duplicação de chaves o que leva a um ‘congestionamento’ do Windows.
Recomendo também esta ferramenta no combate ao spyware e adware, pois muitas vezes no arranque este ‘malware’ é instalado e executa à nossa revelia acções programadas de âmbito danoso, tanto para a nossa máquina, como para a nossa privacidade. Leve, não precisa de instalação, uma ferramenta sempre pronta para ajudar.
A versão 11.1 do AutoRuns veio trazer algumas novidades interessantes. Em primeiro lugar foram adicionados novos locais onde são procuradas as entradas de arranque de sistema. Os filtros activos passaram a estar presentas na barra de status, para que possam de forma fácil verificar os filtros activos.
O AutoRuns passou também a incluir a marcação de entradas não assinadas e aquelas que não tiverem nome de companhia ou descrição associada. Fica assim mais fácil detectar eventuais entradas que possam não ser autorizadas.
Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows 2k/XP/Vista/Win7 Download: AutoRuns 11.1 [564.38KB] Homepage: Microsoft
Este artigo tem mais de um ano
Excelente ferramenta e excelente artigo. Faltou na minhha opinião só dizer que este software faz/fazia parte de uma suite fantástica que tinha o nome de SysInternals que é um “must have” de todos os administradores de sistemas.
Muitas das ferramentas incluindo esta foram desenvolvidas pelo guru que à poucos anos começou a trabalhar para a Microsoft, com o nome Mark Russinovich!
CCleaner não faz o mesmo? (Ferramentas–>Arranque)
Este é muito mais completo.”A aplicação mostra todos os programas, Dll’s e drivers encontrados no arranque do Windows”, o Ccleaner só mostra os programas.
Exacto, e para os programas nem precisamos do CCleaner, basta o msconfig que já vem por defeito no Windows.
Ok, obrigado. Já saquei e realmente é muito mais completo. Desactivei algumas coisas desnecessárias do arranque e ele agora está mais rápido.
Tenho que arranjar este =D