PplWare Mobile

Afinal qual o Antivírus que mais afecta a performance do PC?


Pedro Pinto

Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

114 Respostas

  1. Nobitazzz says:

    Uso AVG Internet security e não tenho razão de queixa.

    • Martins says:

      Mas quem é que ainda usa e instala anti-virus no Windows???

      O Windows defender, que vem com o Windows, chega e sobra…

      Tudo o resto é só para criar lentidão no sistema e pop-ups sem sentido…

      Há 3 anos que não uso nenhum antivírus em nenhum computador, senão o que vem com o Windows, e chega e sobra.

      • André says:

        Talvez o Nobitazzz não tenha Windows 8 / 8.1 😉

      • dajosova says:

        DISCORDO!!!!!!
        o Windows Defender ainda não faz o que faz uma suite de segurança. Deixa-te lá de extremismos. Sabes bem disso, não sabes???
        Já experimentei vário consoante o tempo de colheita mas há mais de 2 anos que me mantenho fiel ao Kaspersky Internet Security. Faz tudo o que preciso. É de topo!

        • dajosova says:

          Bem… a verdade é que aqui só se falou de AV e não de suites… mas mesmo assim pelos relatórios independentes sabe-se que o Defender é bom mas há melhores… além de que a maioria das ameaças nem provém de vírus mas sim de malware e spyware… por isso, nunca fiando!

          • Bell says:

            Dejosova, quanta besteira! O melhor antivirus somos nós! Uso o windows defender, tenho somente software original e não tenho problema nenhum!

      • RM_Dragao says:

        Boas,
        Meu caro já desinfectei dezenas de computadores que apenas tinham o Windows Defender ou o Security Essentials instalado … A alguns, que estavam num estado miserável, infectados por tudo quanto era canto, tive mesmo que fazer uma instalação nova do SO.
        Mas, cada um faz o que lhe aprouver … pode ser que um dia estejas a fazer um pagamento a um banco e alguém esteja a recolher os teus dados de acesso … Boa sorte!

        Nota: Uso o Emsisoft Internet Security e de todos os que testei – sou gestor de sistemas de informação – é de longe o melhor, com uma performance magnífica. Em alternativa o Malwarebytes que também é fantástico.

      • Faustino says:

        Só facepalms meus.. o teu comentário é absurdo.. o que tu estas a dizer é que o Windows Defender defende o windows? e não precisas de um antivirus? já ouviste falar em “Bypass” ? Crypters? Rootkits? Ring0? acho que não

        Por amor de deus, como se atrevem a dizer que Windows Defender é bom? ponham a mão na consciencia e não digam barbaridades la por não apanharem vírus não quer dizer que seja bom.. desafio-te a comprares um Crypter pago e encryptares um ficheiro malicioso numa Maquina virtual com windows defender e abrires e vais ver se detecta..

        Mas que coisa lol…
        Windows Defender protege? sim.. mas deixa passar virus? deixa sem duvida.. é um dos mais podres e mais fáceis de dar bypass é pesquisar antes.

  2. transcendez says:

    Protegem mais logo mais intrusivos. Por norma e a nível subjectivo desconfio daqueles antivírus “free”. Faço uma análise e ele diz que o pc está limpo…pois está limpo porque o antivírus não detecta a ameaça.
    E amigos do osx ponham-se a pau que eles “andem” aí.
    Usem o pc/mac/linux sempre com permissões de utilizador padrão e não como administrador e assim evitam muita bicharada. Tenho dito.

    • Gonçalo Damas says:

      “Faço uma análise e ele diz que o pc está limpo…pois está limpo porque o antivírus não detecta a ameaça.”
      Essa mentalidade é a mesma que esta: “Vou ao médio ver se tenho cancro. O médico não encontrou nada… não encontrou nada porque não sabe ser médico.”

      • transcendez says:

        E quantas vezes temos alguma coisa e o médico não fez o exame adequado, por incapacidade dele? Isso não é nada amigo, não se preocupe. Vais pedir segunda opinião e já descobre algo…

        • transcendez says:

          Quantas vezes chegam-me pc’s às mãos com os antivírus free e sem nada… Instalo um panda,norton, etc e começa logo a apitar….vírus por todos os lados.

    • Dinis says:

      O Bitdefender free usa o mesmo motor que o pago. A diferença é tem menos funções…

  3. Mike says:

    o Kaspersky na lista dos que afectam pouco o rendimento só pode estar ali por engano…

  4. Pedra says:

    Norton! nunca me deixou ficar mal, mas cada um têm o seu preferido 🙂

  5. Paulo silva says:

    Gostava de saber qual a versão do trendmicro usada no teste.

  6. Xico Fininho says:

    Os testes mudam mas o BitDefender apresenta sempre bons resultados

  7. Morais says:

    Boa noite,
    Eu uso o Windows Defender, que já vem em todos os pc’s windows. Há mesmo a necessidade de ter um antivírus dos referidos?

    • Ângelo says:

      Já faz dois anos que uso apenas o Windows Defender que vem com o Windows 8 e 8.1. Nunca tive problemas até agora.

    • Rogerio Machado says:

      Depende do que andas a fazer na Internetji. O melhor anti-vírus é o bom senso 😛

      • Luis Costa says:

        Verdade, eu como não ando na pirataria o risco de intrusão é quase nulo. A usar Linux Mint 17.2 (funciona 5 estrelas) com aplicações populares

        • Dinis says:

          Não são só os sites de pirataria que te infectam o computador. Ainda há poucos anos o site da PT estava infectado e todos os clientes que usavam a PT como service provider que não tinha anti virus só de entrar no email ficava infectados. Qualquer das formas tu usas Linux que tem muitos menos vírus que o windows ….

      • Cesar Lopes says:

        Nem sempre.
        Ao entrar numa página segura da internet, nada te garante que não vais ter uma página derrubada a sofrer um ataque de spoofing (“falsificada”), e o primeiro sinal que vais receber do ataque chegará quando a página já estiver no teu ecrã totalmente assemblada, então já era…

      • RM_Dragao says:

        +1 muito bem acerca do bom senso …

    • Cesar Lopes says:

      Sim
      O Windows defender é apenas um antispyware, não é um antivírus, antivírus é o Microsoft security essential que ja podes ter incluido no teu sistema dependendo de qual é, em outros tens que instalar.

  8. José says:

    Uso Kaspersky Internet Security já há alguns anos e nunca tive problemas.

  9. Celso says:

    Por que razão o Comodo nunca vem nestes testes? Sem dúvida, o melhor que já tive até hoje!

  10. Homo Erectíssimo says:

    O Avast leve no sistema ?? Devem estar é a brincar !! Só se for em máquinas com processadores de última geração,como o que foi utilizado neste estudo da AV Comparatives.Já o tive e verifiquei de imediato,na altura,que a performance do meu PC era baixíssima !! Por isso durante tempos utilizei o Microsoft Security Essentials,antes de mudar há uns tempos para o Windows Defender quando migrei para o programa Windows 10 Pro Insider Preview.Também utilizei durante um tempo,como oferta de um website,o Webroot SecureAnywhere AntiVírus,e foi o melhor antivírus que usei até hoje,mas de longe !! Excelente em tudo !! Em tudo,nunca me deixou mal !! Neste momento utilizo o 360 Total Security da Qihoo,versão 6.8.0.6012 para Windows 10 e estou bastante satisfeito.É bem leve com o benefício de ter protecção suplementar de dois excelentes antivírus como são a Avira e o Bitdefender,junto do motor antivírus da Qihoo.é o chamado três em um,sem se notar nada de especial na performance do PC.Todos os dias este antivírus actualiza a sua base de dados com os três motores o que lhe confere uma poderosa protecção.Deste modo,posso afirmar que estou satisfeito. 🙂

  11. Pedro says:

    Se querem estar a par com os resultados mensais de cada antivirus vão a http://www.av-test.org/en/

    Para scan de urls, ficheiros, hash, domain, ip… usem o https://www.virustotal.com/

    Pedro out!
    (drops the mic)

  12. Anticorporativista says:

    Aqui a uns 4 meses mudei de Avast para Avira e noto o PC bem mais rápido no entanto os resultados daí contradizem a minha experiencia… O avast neste momento acho que pesa bem mais no sistema porque para alem de antivirus vem com multiplas funções extra que a mim não me faem falta ( actualização de aplicações, limpeza de browser, etc)

    @ Celso

    O comodo tens razão raramente aparece nestes testes, já o vi a aparecer e tinha um resultado razoavel, usei durante uns tempos, mas mudei porque dava vários falsos positivos. No entanto ainda uso a firewall comodo com o avira

  13. Homo Erectíssimo says:

    Esqueci-me de referir que também utilizei o COMODO Internet Security Premium e era muito bom.Se o Windows 10 for,de facto,um sistema que me agrade voltarei para este antivírus.E por ser gratuito(freeware),ainda mais é apelativo.

  14. 123gdvbnn says:

    dos que usei, mcafee pareceu-me ser o mais “pesado”

  15. André Martins says:

    Uso Kaspersky Internet Security já há alguns anos e nunca tive problemas.

  16. Francisco says:

    Por haver tanta concorrência entre eles, está visto que são as empresas de anti-virus que criam os virus cada vez mais sofisticados, para manter o próprio negócio. Tal e qual como os advogados, quanto mais confusão e pontas soltas deixarem em todos os assuntos mais trabalho têm… o ganha pão está garantido. Para os técnicos de informática também é bom, “venha a nós o vosso reino!”, pois é, é vida.

  17. Francisco says:

    Por haver tanta concorrência entre eles, está visto que são as empresas de anti-virus que criam os virus cada vez mais sofisticados, para manter o próprio negócio. Tal e qual como os advogados, quanto mais confusão e pontas soltas deixarem em todos os assuntos mais trabalho têm… o ganha pão está garantido. Para os técnicos de informática também é bom, “venha a nós o vosso reino!”, pois é, é vida.

  18. diogo says:

    Uso o BitDefender e até agora tudo certo!

  19. Pedro Rito says:

    Panda Free, simplesmente impecavel!

  20. Renato says:

    Não uso nenhum há 5 anos. Deixei de usar porque a minha máquina era muito limitada. Com o passar dos anos comprei varias máquinas e nunca mais usei. O bom senso como um utilizador já comentou acima é o melhor anti-virus.

    • Antonio Ferreira says:

      Renato!!!! Tu é o que tem razão! Eu transcrevo tudo o que dizes!
      Não instalem Antivirus !!!!… Mudem de Sistema operativo!!!!

    • Antonio Ferreira says:

      Renato!!!! Tu é o que tem razão! Eu transcrevo tudo o que dizes!
      Não instalem Antivirus !!!!… Mudem de Sistema operativo!!!!

    • Paulo says:

      O espanhol comprou um burro e como o animal dava muita despesa, parou de lhe dar de comer, passados alguns dias o burro morreu … o espanhol foi a correr para o “face” e logo desabafou … “Ora bolas (em espanhol) agora que já estava desabituado de comer, é que morreu … (em espanhol).

  21. Jonas says:

    Então o avast é o melhor? Não percebi

  22. NaRoça says:

    Me agradei com o Baidu AV, como instalo no Mint ?

  23. Jose says:

    Qual o Antivírus que tem instalado no seu sistema?
    – Eu mesmo.

    Acha a avaliação da AV Comparatives justa?
    – Justa? Não, as empresas pagam para os Anti-Virus serem testados pela a AV Comparatives. Logo quem não paga não tem direito a aparecer no teste.

    – Credível? Sim, tanto o Kaspersky como o Avira, sempre foram reconhecidos como os melhores Anti-Virus do mundo, quem diz o contrário são os fanboys e a malta que anda a dormir no mundo da informática.

  24. rmcrys says:

    Ja usei vários, e os que pareceram sempre equilibrados foram o ESET e Bitdefender, mas o segundo era um pouco instável há uns anos, daí que troquei para o ESET e até hoje parece-me ligeiro e protector.

  25. Asdrubal says:

    Uso Avast e Security Essencials.
    O Avast é extremamente fluído para máquinas antigas.

  26. Alex says:

    E o antivirus “nenhum”? qual o seu impacto?

    • daiquiri says:

      é a linha branca a picotado. Sim, não ter nenhum fica activado o security essentials ou defender nativo do windows, mais lento que alguns pagos

  27. Victor Matias says:

    Um segundo antivirus a trabalhar com o Windows Defender, não é de excluir como vantajoso. Quanto á eficácia dos free antivirus á nossa disposição, tudo o que se possa dizer não passa de expeculações. Basta ver o que aqui se opina àcerca disso. Eu uso o Avast e recentemente tive de recorrer ao Trend micro housecall para me livrar de uma infecção que o Avast deixou passar.

  28. RuiB says:

    Aqui na rede do meu trabalho com cerca de 70 PCs e 20 servidores Windows posso dizer que quando cheguei tinham o Panda, era muito “bonito” mas demasiado permissivo, apanhava só as ameaças base o resto nem dava por isso. Isto para não falar que uma vez isolou um servidor do resto da rede porque o ficheiro das assinaturas estava desactualizado.
    Depois mudamos para o Kaspersky que era optimo a detectar e limpar viroses, mas demasiado pesado nos sistemas. Neste momento temos o Avast, versão paga para empresas e tem cumprido bem mas a consola de administração quanto a mim tem algumas falhas e não é muito prática.

  29. censo says:

    Só uso o defender. O resto so serve para sacrificar o desempenho da máquina. Defender e bom senso, claro.

    • Bell says:

      Correto! O indivíduo te, que sempre usar o bom senso. O windows 10 já vem com AV, cheio de proteção etc.. Se você tiver os softwares originais, windows, jogos e outros e acessar somente sites confiáveis, vai fircar tranquilo, nem precisa de AV. Somente um indivíduo que acessar sites pornos e tem tudo craqueado em sua maquina reclama de desempenho, malwares e outras porcarias! Mude seu estilo de vida e pare de usar AV.

  30. Cesar Lopes says:

    Repito aqui o que já disse em parte, em reply para ficar mais acessível.
    O Windows defender não é antivírus, é antispyware, as “funções” sobrepõem-se parcialmente mas não totalmente.

    A quem não usa antivírus por fazer uma navegação responsável, fique a saber que é bastante possível falsificar uma página da internet para disponibilizar material perigoso, que o utilizador só vai saber quando o material estiver dentro do seu computador, entenda-se a página no ecrã (spoofing).

  31. Manuel Silva says:

    Há vários anos uso o MSE/Defender sem problemas de maior.

    Os problemas que tive nunca foram graves… E os 4 vírus que lhe escaparam (no “tempo” do Windows 7) não foram detectados por outros… Um deles foi a primeira variante do Banker32 para bancos portugueses e brasileiros. As definições foram actualizadas mais rapidamente no MSE do que noutros AVs (após submissão das amostras, claro).

    Lembro-me que começou com outro nome… Mas não me lembro qual… Seria Gordian?… Surgiu da compra de uma empresa!

    Quando se fala de malwares, vejo que se nunca se fala em segurança preventiva. A prudência do utilizador e a imunização do sistema são tão fundamentais como ter um antivírus! No que concerne ao segundo ponto, aconselho o Spyware Blaster ou ou o SpyBot Search and DestroyDestroy – Imunização apenas.

    De resto, impacto negativo num sistema ou a eficácia dos antivírus irá sempre ser motivo de debates como este… Podemos aprender com eles e até contribuir positivamente… Ou apenas exercitar a retórica!

    • TiagoC says:

      O nome era Giant Antispyware. Mas isso é o Windows defender. O MSE foi feita com a parceria com a Kaspersky.

      • Manuel Silva says:

        Toda a razão! Obrigado pela info!

        Esse inicial Giant Antispyware não era mau… Acho! Mas depois piorou muito quando virou o primeiro Windows Defender!…

        • TiagoC says:

          Sim. Eu adorava o Giant antispyware. Adora o windows defender não presta. Até o Spybot ou o Malwarebytes Anti-Malware são muito melhores.

          • TiagoC says:

            Correcção: Sim. Eu adorava o Giant antispyware. Agora o windows defender não presta. Até o Spybot ou o Malwarebytes Anti-Malware são muito melhores.

  32. Mordor says:

    Eset…. Nunca me falhou e no meu sistema é leve e raramente o vejo.
    Avira por razões que não consigo explicar é pesado e torna o meu computador lento. Win 8.1 16gb ram i7

    • Homo Erectíssimo says:

      Você deve estar é a brincar !! Então com uma máquina com um processador intel i7,com 16 GB de RAM e a correr o Windows 8.1,e ainda vem dizer para aqui que um simples antivírus torna o seu computador lento ?? Olhe,poupe-nos à sua ironia !! Por favor,goze com ignorantes,não com nós !!

  33. PTO says:

    Não testaram o Norton? Estranho…

  34. Luis says:

    Uso Kaspersky e nao quero outra coisa…

  35. MManuelito says:

    Eu uso o Microsoft Endpoint Protection em toda a rede e não há razões de queixa, não será dos melhores, mas cumpre a sua função 🙂

  36. Bruno Tavares Silva says:

    E Comodo Free ?!? O que acham ?

  37. Dinis says:

    O Bit defender, que por algumas publicações e testes é melhor anti vírus (http://www.av-test.org/en/antivirus/home-windows/windows-7/) que a porcaria do Panda e da Trend Micro (só recomenda o Panda quem nunca o usou no final dos anos 90 – Era conhecido por tornart os computadores uma tartaruga e “comer” dll’s essenciasi do Windows) , e nunca foi mencionado no texto, tem a versão free, que não pesa nada no computador, desliga certos serviços quando tenho uma aplicação de ecrã inteiro (=jogos), e em comparação ao avast (que era o que eu usava) ganhei uns 3 segundos no arranque (não parece muito mas tenho um SSD) no computador principal e cerca de 1 min no meu htpc (disco rígido normal). Outra coisa que me parece muito estranha é vocês usarem imagens de outros sites e nem sequer têm uma resolução como deve de ser. Parece sempre que andam “à cata” dos testes que favorecem as vossas marcas “favoritas” (como é possível a Panda ser uma delas, enfim)

  38. Dinis says:

    Só mais uma coisa na av-test.org o Bitdefender é, à vários meses, o com melhor performance (e estou a falar do programa completo e não só o free que ainda é mais leve.

    • Dinis says:

      De referir que a trendmicro, apesar de ter mais impacto no sistema do que o Bitdefender, é MUITO melhor que o Panda (que na performance fica sempre para os últimos em todos os testes, excepto os que a pplware arranja…

  39. João says:

    Sistema em Linux com conta padrão e só instalar software dos repositórios pois assim é mais seguro. Windows…. ugh…

  40. Marinho says:

    Tenho o W8.1 e ontem tive problemas em desligar o pc (fica parado no ecrã azul a dizer que está a desligar mas nunca desliga), estive a pesquisar e encontrei que podia ser da nova actualização do Avast, pelo sim pelo não experimentei desinstalar e o problema ficou resolvido (voltei a instalar e o problema de desligar voltou), alguém já teve esse mesmo problema?

  41. Jose says:

    Também Uso o Norton IS.
    Para quem não sabe a Norton/Symantec não quer participar nos testes da Av Comparatives.
    Participa por exemplo nos da AV-Test com bons resultados.

  42. Raul Lopes says:

    Uso o Norton Internet Security há 3 anos e não tenho do reclamar.

    Deus os abençoe!

  43. Reginaldo Barreto says:

    Desde de 2005 venho usando o Eset NOD32 e nunca tiver problemas com performance ou problemas com vírus.
    Tenho ele instalado em servidores e estações de trabalho.

  44. Antonio Ferreira says:

    Tenho muitos anos de experiência com a informática e garanto que o problema não está nos antivirus mas sim no sistema operativo que por ser fraco precisa de antivírus. Tenho a dizer que por vezes o maior vírus do nosso comprador é o próprio antivírus! SIM é verdade! Desde o computador que deixa de se mexer , portas de Internet bloqueadas, aplicações algemadas e até o esquema de dizer gratuito nos primeiros tempos e depois propor a compra para poder estar descansado com a protecção! Deixem-se de cenas!…. Instalem em vossos computadores sistemas operativos de verdade e não preciserao de extras para poder trabalhar descansado. O Antivirus é como um ‘bufo’ e o ‘corno’, se não nos dissesse que temos virus ou que a nossa mulher nos anda a trair não saberíamos e seriamos felizes sempre !!!!!!!!!!!!!!!!

  45. Antonio says:

    Boas a todos,
    O melhor AV para qualquer equipamento é ele estando desligado e não funcionando.
    Trabalho com Suporte Técnico e Conheço os AV: AVG. Avast, Microsoft. Todos deixam brechas para invasão das pragas. Tenho instalado o ESET NOD32 e até agora mostra muita competencia em sua proteção. Para completar essa proteção em meu micro, tenho instalado o Malwarebytes. É importante sempre proteger a inicialização e a pagina inicial do seu navegador, assim como a navegação pela Internet. Instale em seu navegador extensões que o proteja.
    Eu utilizo O Chrome.
    WOT 2.6.0
    O WOT mostra em que sites você pode confiar com base nas experiências de milhões de usuários no mundo inteiro.
    Adblock Plus 1.9
    Usado por mais 50 milhões de pessoas, um bloqueador de anúncios grátis para o Chrome que bloqueia anúncios, malware e rastreamento.
    Adblock Super 2.7.6
    A extensão mais popular Chrome: Bloqueie anúncios irritantes no YouTube, Facebook, banners e muito mais.
    Avast Online Security 10.2.0.190
    Avast Browser Security and Web Reputation Plugin.
    Esses são alguns que eu utilizo para minha proteção, para poder localizar-los, entrar em Ferramentas> Configurações> Extensões e pesquisar quais você quer e instalar.

    • Paulo says:

      Ó Pai, a Lua que “alumia” as noites aqui em Coimbra (tem mais encanto) é a mesma que “alumia aí na nossa terra ?
      — Ai por onde anda o meu rico dinheirinho …

  46. TiagoDm says:

    Como é sabem se o quioo 360 já entra outravez na lista de avs? Para mim é o melhor gratuito

  47. jonas says:

    Que lista ruim… Melhor e mais rápido do mundo ha 3 anos é o webroot!

  48. Pedro says:

    Mas alguém reparou que o teste foi feito em 2015 !?!?!? why in the world we still listen to these litle $%&$%&

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.