Adobe Flash 9 com H.264, AAC e hardware
Foi anunciado esta semana o lançamento do novo Flash player da Adobe.
Esta versão tem o nome de código Moviestar, ainda só está disponível em beta e apresenta novidades capazes de revolucionar a web pelo menos nos tempos mais próximos.
Dessas novidades salientam-se a adição de suporte para o codec H.264. Este codec de vídeo é "apenas" o que é usado no Blu-ray, HD DVD e muitos outros formatos de HD.
Foi tida também especial atenção ao melhoramento da eficácia do som com a adição do compressor de áudio ACC. Para terminar salienta-se o suporte para a aceleração gráfica de determinado hardware para melhorar o visionamento de vídeos em fullscreen
Todos este melhoramentos vão trazer-nos melhorias que, pelo que foi prometido vão melhorar em muito a qualidade dos vídeos que vamos assistir na net, utilizando para isso as nossas placas de vídeo super-artilhadas.
A introdução do super optimizado codec de áudio AAC vai permitir a libertação de recursos de CPU para a renderização do vídeo. Foi ainda optimizado pela Adobe o suporte para processadores multicore.
Esta versão é ainda beta e está disponivel para download no site da Adobe. A versão final deverá ser disponibilizada no Outono e será lançada como outro qualquer update do flash.
Sistemas Operativos: Windows, Mac OS e Linux Download: Adobe Flash 9 Homepage: Adobe Labs
Este artigo tem mais de um ano
Já tinha visto mas ainda não experimentei … mas a Adobe promete 😉 Estou mesmo a precisar de um CPU multi-core para começar a aproveitar estas optimizações 😛
Tenham em atenção que tal como diz o post é uma versão beta.
Notem também que é preciso desinstalar a versão anterior do Adobe Flash Player (AFP) – com o desistalador próprio da Adobe.
Chamo a atenção que, na versão anterior, quando por qualquer razão, se utiliza o desinstalador da Adobe, não basta depois reinstalar o AFP. Normalmente, mesmo reinstalando o AFP, os ficheiros de vídeo “embebed” nos sites (como os vídeos do Youtube) não se conseguem ver. Neste caso é necessário apagar outros icheiros *.ocx, deixando apenas o flash.ocx e tem que se fazer com que o registo do windows o “registe” (há uma página de ajuda da Adobe que explica, como, indo por Iniciar/Executar).
A propósito ainda do AFP, uma vez o @ Pardalito contou que instalou o Windows noutra partição (ou disco) e não conseguia apagar a pasta do Windows da antiga partição/disco (que agora era inútil), porque não conseguia apagar o ficheiro flash9d.ocx (se não estou em erro é esta designação).
Ele na altura encontrou uma forma de o fazer, bastante complicada. Encontrei uma forma mais simples de fazer isso: fazer subir o ficheiro um passo de cada vez (cortar e colar ou arrastar) ao longo da árvore da pasta/subpastas Windows até chegar à raiz do disco, seja C: Agora já se pode apagar o ficheiro flash9d.ocx e a pasta Windows. Se não querem ter esse trabalho todo, se o windows antigo é para morrer e reinstalar noutro disco/partição, é melhor primeiro desinstalar o AFP com o desinstalador da Adobe. Certamente não deram por isso se reinstalam o windows sempre no mesmo disco/partição.
Notem que, eventualmente, no novo desinstalador e na nova versão do AFP estes problemas já não se põem, mas fica o aviso. O “simples” AFP, que usa Controlos Active X, pode complicar a vida.
Fantático. Tinha o mesmo problema de remover o flash9d.ocx e a dica do AVER foi perfeita. Thks
Grato sua dica valeu mesmo, smente subi um nivel os arquivos e ja conegui eliminar.
abraço!